Acesso ao ensino superior e ações afirmativas: bolsas de estudo integrais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Vasconcelos, Sílvia Andréia lattes
Orientador(a): Garcia, Maria
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito
Departamento: Faculdade de Direito
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/6724
Resumo: This research concerns the requirement for educational affirmative action, as full scholarships, to needy undergraduate. The requirement for this public policies is emphasized by the fact that only then could achieve an improvement in the Brazilian economic development, since there will be an investment in human potential that often are neglected by the Government. Higher education is included as a necessary part of the preparation of the citizen, as a practice of freedom development, whereas that knowledge liberates, "Education is freedom." In this sense, full scholarships to needy student body, interested in expanding their knowledge with deep studies, doing research and internship; enable them to achieve the same level of other students, with better opportunities in life. It will provide equality among students seeking full employment and social development, thus increasing the prospects of a democratic access to higher education and the student permanence at university. Only with this kind of public policies, directed to this population, we can achieve a better country, more equal and with a greater number of people well-formed, with wisdom and conscience to actively participate in political life
id PUC_SP-1_941b2ecf52752cf8d39fd319c7f947aa
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/6724
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Garcia, Mariahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4255216E5Vasconcelos, Sílvia Andréia2016-04-26T20:23:32Z2015-03-312015-03-03Vasconcelos, Sílvia Andréia. Acesso ao ensino superior e ações afirmativas: bolsas de estudo integrais. 2015. 241 f. Tese (Doutorado em Direito) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/6724This research concerns the requirement for educational affirmative action, as full scholarships, to needy undergraduate. The requirement for this public policies is emphasized by the fact that only then could achieve an improvement in the Brazilian economic development, since there will be an investment in human potential that often are neglected by the Government. Higher education is included as a necessary part of the preparation of the citizen, as a practice of freedom development, whereas that knowledge liberates, "Education is freedom." In this sense, full scholarships to needy student body, interested in expanding their knowledge with deep studies, doing research and internship; enable them to achieve the same level of other students, with better opportunities in life. It will provide equality among students seeking full employment and social development, thus increasing the prospects of a democratic access to higher education and the student permanence at university. Only with this kind of public policies, directed to this population, we can achieve a better country, more equal and with a greater number of people well-formed, with wisdom and conscience to actively participate in political lifeA presente pesquisa discorre sobre a necessidade de ações afirmativas educacionais, como bolsas de estudo integrais, para atender ao alunado de baixa renda do Ensino Superior. A necessidade de políticas públicas, voltadas para o atendimento desse alunado, é enfatizada pelo fato de somente assim ser possível alcançar uma melhora do desenvolvimento econômico brasileiro, já que haverá um investimento nos potenciais humanos que, muitas vezes, são deixados ao descaso do administrador público. A educação superior é inserida como elemento necessário à preparação do cidadão, como uma prática do desenvolvimento para a liberdade e, uma vez que o conhecimento liberta, educação é liberdade . Nesse sentido, bolsas de estudo integrais para o alunado de classes sociais menos favorecidas, cujo interesse em ampliar seus conhecimentos com estudos mais aprofundados, em participar de pesquisas de iniciação científica e monitorias, seja observado, possibilitar-lhe-ão conquistar um patamar de igualdade frente a outros estudantes, cujas oportunidades na vida foram melhores. Isso propiciará uma paridade em busca do pleno emprego e do desenvolvimento social, ampliando, assim, as perspectivas de democratização do acesso à educação superior e, consequentemente, a permanência dos estudantes nas universidades. Só, assim, com políticas públicas voltadas para esse público-alvo, teremos um País melhor, mais igualitário e, consequentemente, com um maior número de pessoas mais bem formadas, com discernimento e cônscias para participar mais ativamente na vida políticaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/15571/Silvia%20Andreia%20Vasconcelos.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em DireitoPUC-SPBRFaculdade de DireitoBolsas de estudo integraisEnsino superiorEducaçãoAções afirmativasFull scholarshipHigher educationEducationAffirmative actionCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOAcesso ao ensino superior e ações afirmativas: bolsas de estudo integraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTSilvia Andreia Vasconcelos.pdf.txtSilvia Andreia Vasconcelos.pdf.txtExtracted texttext/plain529397https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/6724/3/Silvia%20Andreia%20Vasconcelos.pdf.txt4ba7c9ab44d204123a91648727a4d8a2MD53ORIGINALSilvia Andreia Vasconcelos.pdfapplication/pdf1848317https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/6724/1/Silvia%20Andreia%20Vasconcelos.pdf92333d25b2a4d6a3fb0fb854b1ca6066MD51THUMBNAILSilvia Andreia Vasconcelos.pdf.jpgSilvia Andreia Vasconcelos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/6724/2/Silvia%20Andreia%20Vasconcelos.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/67242022-08-22 18:11:55.334oai:repositorio.pucsp.br:handle/6724Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-08-22T21:11:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Acesso ao ensino superior e ações afirmativas: bolsas de estudo integrais
title Acesso ao ensino superior e ações afirmativas: bolsas de estudo integrais
spellingShingle Acesso ao ensino superior e ações afirmativas: bolsas de estudo integrais
Vasconcelos, Sílvia Andréia
Bolsas de estudo integrais
Ensino superior
Educação
Ações afirmativas
Full scholarship
Higher education
Education
Affirmative action
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
title_short Acesso ao ensino superior e ações afirmativas: bolsas de estudo integrais
title_full Acesso ao ensino superior e ações afirmativas: bolsas de estudo integrais
title_fullStr Acesso ao ensino superior e ações afirmativas: bolsas de estudo integrais
title_full_unstemmed Acesso ao ensino superior e ações afirmativas: bolsas de estudo integrais
title_sort Acesso ao ensino superior e ações afirmativas: bolsas de estudo integrais
author Vasconcelos, Sílvia Andréia
author_facet Vasconcelos, Sílvia Andréia
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garcia, Maria
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4255216E5
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Sílvia Andréia
contributor_str_mv Garcia, Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Bolsas de estudo integrais
Ensino superior
Educação
Ações afirmativas
topic Bolsas de estudo integrais
Ensino superior
Educação
Ações afirmativas
Full scholarship
Higher education
Education
Affirmative action
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
dc.subject.eng.fl_str_mv Full scholarship
Higher education
Education
Affirmative action
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
description This research concerns the requirement for educational affirmative action, as full scholarships, to needy undergraduate. The requirement for this public policies is emphasized by the fact that only then could achieve an improvement in the Brazilian economic development, since there will be an investment in human potential that often are neglected by the Government. Higher education is included as a necessary part of the preparation of the citizen, as a practice of freedom development, whereas that knowledge liberates, "Education is freedom." In this sense, full scholarships to needy student body, interested in expanding their knowledge with deep studies, doing research and internship; enable them to achieve the same level of other students, with better opportunities in life. It will provide equality among students seeking full employment and social development, thus increasing the prospects of a democratic access to higher education and the student permanence at university. Only with this kind of public policies, directed to this population, we can achieve a better country, more equal and with a greater number of people well-formed, with wisdom and conscience to actively participate in political life
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-31
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-26T20:23:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Vasconcelos, Sílvia Andréia. Acesso ao ensino superior e ações afirmativas: bolsas de estudo integrais. 2015. 241 f. Tese (Doutorado em Direito) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/6724
identifier_str_mv Vasconcelos, Sílvia Andréia. Acesso ao ensino superior e ações afirmativas: bolsas de estudo integrais. 2015. 241 f. Tese (Doutorado em Direito) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/6724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Direito
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/6724/3/Silvia%20Andreia%20Vasconcelos.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/6724/1/Silvia%20Andreia%20Vasconcelos.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/6724/2/Silvia%20Andreia%20Vasconcelos.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4ba7c9ab44d204123a91648727a4d8a2
92333d25b2a4d6a3fb0fb854b1ca6066
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424048007413760