Consumismo e sustentabilidade, um paradoxo para os profissionais de marketing
Ano de defesa: | 2014 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
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Departamento: |
Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
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País: |
BR
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Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1111 |
Resumo: | The present dissertation addressed the sustainability challenges, under the planet environmental limitations point of view, to meet the corporations continuous profit and revenue growth objectives as well a potential paradox that some marketing executives have been facing, considering he/she is responsible to lead the communication initiative that many times encourages 'consumerism'. The idea was to understand if this topic is relevant to these professionals, hence their companies, and raise some hypotheses on how to approach this problem in order to provoke those companies to practice conscious marketing . Moving one step further, the type of organizational paradigm in which the executive s company acts influenced the way to approach this professional when conducting the personal interviews to collect data. Considering that, three organizational paradigms were considered: Funcionalism, Interpretativism and Radical Humanism. The cross analysis of existing marketing theories and how those professionals envisioned facing the challenges mentioned above revealed points and suggestions for future marketing strategiess |
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Hoyos Guevara, Arnoldo José dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4320840U8Braga, Afonso Carlos2016-04-25T16:44:40Z2014-10-212014-09-17Braga, Afonso Carlos. Consumismo e sustentabilidade, um paradoxo para os profissionais de marketing. 2014. 128 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1111The present dissertation addressed the sustainability challenges, under the planet environmental limitations point of view, to meet the corporations continuous profit and revenue growth objectives as well a potential paradox that some marketing executives have been facing, considering he/she is responsible to lead the communication initiative that many times encourages 'consumerism'. The idea was to understand if this topic is relevant to these professionals, hence their companies, and raise some hypotheses on how to approach this problem in order to provoke those companies to practice conscious marketing . Moving one step further, the type of organizational paradigm in which the executive s company acts influenced the way to approach this professional when conducting the personal interviews to collect data. Considering that, three organizational paradigms were considered: Funcionalism, Interpretativism and Radical Humanism. The cross analysis of existing marketing theories and how those professionals envisioned facing the challenges mentioned above revealed points and suggestions for future marketing strategiessA presente dissertação explora qual o impacto do tema sustentabilidade, sob a perspectiva dos limites ambientais do planeta, entre executivos e executivas de marketing de grandes empresas, de modo a obter respostas confiáveis, se as estratégias de crescimento de mercado de suas respectivas companhias podem ser limitadas se houver necessidade de se reduzir o consumo ou mesmo o consumismo , algumas vezes incentivado por essas próprias companhias. A idéia é entender se esse tema é relevante para esses profissionais e organizações e levantar hipóteses de como abordar a problemática no sentido de sensibilizar essas companhias a praticar o marketing consciente . Indo um pouco além, o tipo de paradigma organizacional no qual o executivo atua influencia a maneira de se abordar o assunto com o profissional e, para tanto, nesta pesquisa foi adotado como referência para análise três paradigmas presentes na atualidade que são o Funcionalista, o Interpretativo e o Humanismo Radical. Para essa finalidade foram selecionadas empresas/executivos atuantes nestes enfoques para avaliar possíveis diferenças de percepção. Ao interpretar os resultados chega-se a algumas conclusões e sugestões a serem consideradas futuramente pelos profissionais da áreaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/2294/Afonso%20Carlos%20Braga.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em AdministraçãoPUC-SPBRFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e AtuariaisConsumismoSustentabilidadeMarketingParadigmas das organizaçõesConsumerismSustainabilityMarketingOrganizational paradigmCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOConsumismo e sustentabilidade, um paradoxo para os profissionais de marketinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTAfonso Carlos Braga.pdf.txtAfonso Carlos Braga.pdf.txtExtracted texttext/plain230143https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1111/3/Afonso%20Carlos%20Braga.pdf.txt86b13902bd4e0ff7098bd19d16c51b4dMD53ORIGINALAfonso Carlos Braga.pdfapplication/pdf2490707https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1111/1/Afonso%20Carlos%20Braga.pdf1bad16493bfabedde7e2927d9efb566eMD51THUMBNAILAfonso Carlos Braga.pdf.jpgAfonso Carlos Braga.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1956https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1111/2/Afonso%20Carlos%20Braga.pdf.jpgae285dfb5e4bc9751633412667f6407eMD52handle/11112022-12-20 11:31:34.521oai:repositorio.pucsp.br:handle/1111Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-12-20T14:31:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
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