Estratégias na indústria de motocicletas: um estudo exploratório do setor de motocicletas brasileiro

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Marim, Daniel lattes
Orientador(a): Mañas, Antonio Vico
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Departamento: Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1408
Resumo: In recent years, Brazil's motorcycle industry has become highly competitive and has been prominent in the industrial economy of Brazil. With the economic and social transformations that have occurred since 1994, is possible to attend that the landscape of this sector has been transformed, making the environment more competitive industries and organizations requiring fast and effective. This research studied the evolution undergone by Brazil's motorcycle industry, from 1970 to 2008, using as a reference the first installation of the multinational motorcycles in Brazil. The research is an exploratory and descriptive and aim to examine the strategic point of view, according to the typology of Miles and Snow (1978), Porter (1980), Hamel and Prahalad (1990) and Kim and Mauborgne ( 1998), the strategies adopted by major companies operating in the Brazilian motorcycle market. The companies studied were: Honda, Yamaha, Suzuki, Kazinski, Sundown and Dafra, which together comprised 97% market share in 2008 (FENABRAVE, 2009). First, was developed a literature describing the strategic typologies. Then, through a literature review, we attempted to present a brief overview of the motorcycle industry on the world set. From this first analysis, the study describes and examines the evolution of the motorcycle industry in the Brazilian market and the major changes ocurred. After this description, the research made an analysis of development of each company studied and the strategies used by each. Concluded the research with an analysis of strategies of each company from the point of view of strategic typologies presented in the theoretical framework
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This research studied the evolution undergone by Brazil's motorcycle industry, from 1970 to 2008, using as a reference the first installation of the multinational motorcycles in Brazil. The research is an exploratory and descriptive and aim to examine the strategic point of view, according to the typology of Miles and Snow (1978), Porter (1980), Hamel and Prahalad (1990) and Kim and Mauborgne ( 1998), the strategies adopted by major companies operating in the Brazilian motorcycle market. The companies studied were: Honda, Yamaha, Suzuki, Kazinski, Sundown and Dafra, which together comprised 97% market share in 2008 (FENABRAVE, 2009). First, was developed a literature describing the strategic typologies. Then, through a literature review, we attempted to present a brief overview of the motorcycle industry on the world set. From this first analysis, the study describes and examines the evolution of the motorcycle industry in the Brazilian market and the major changes ocurred. After this description, the research made an analysis of development of each company studied and the strategies used by each. Concluded the research with an analysis of strategies of each company from the point of view of strategic typologies presented in the theoretical frameworkNos últimos anos a indústria brasileira de motocicletas tornou-se altamente competitiva e tem se destacado na economia brasileira. Com as transformações econômicas e sociais ocorridas a partir de 1994, é possível observar que o cenário do setor modificou-se, tornando o ambiente das indústrias mais competitivo e exigindo das organizações respostas rápidas e eficazes. Este trabalho buscou estudar a evolução pela qual passou a indústria brasileira de motocicletas, entre 1970 a 2008, usando como marco de referência a instalação da primeira indústria multinacional de motocicletas no Brasil. A pesquisa é um estudo exploratório e descritivo e tem o objetivo de analisar, do ponto de vista estratégico, de acordo com as tipologias de Miles e Snow (1978), Porter (1980), Hamel e Prahalad (1990) e Kim e Mauborgne (1998), as estratégias adotadas pelas principais empresas que atuam no mercado de motocicletas brasileiro. As empresas estudadas foram: Honda, Yamaha, Suzuki, Kazinski, Sundown e Dafra, que juntas somaram 97% de participação de mercado em 2008 (FENABRAVE, 2009). Inicialmente foi elaborada uma pesquisa bibliográfica descrevendo as tipologias estratégicas. Em seguida, através de pesquisa bibliográfica, buscou-se apresentar um breve panorama da indústria de motocicletas no cenário mundial. A partir dessa análise inicial, a pesquisa descreve e examina a evolução do setor de motocicletas no mercado brasileiro e as principais mudanças ocorridas. Após essa descrição, verifica-se o desenvolvimento de cada empresa estudada e as estratégias utilizadas por cada uma. Conclui-se o trabalho com uma análise das estratégias de cada empresa sob o ponto de vista das tipologias estratégicas apresentadas no referencial teóricoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/2522/Daniel%20Marim.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em AdministraçãoPUC-SPBRFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e AtuariaisIndústria de motocicletasMotocicletas -- Industria e comercioEstrategia de negociosStrategyMotorcycle industryCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOEstratégias na indústria de motocicletas: um estudo exploratório do setor de motocicletas brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTDaniel Marim.pdf.txtDaniel Marim.pdf.txtExtracted texttext/plain291580https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1408/3/Daniel%20Marim.pdf.txtd456dc7de8bb4bef325357c9ddc70778MD53ORIGINALDaniel Marim.pdfapplication/pdf1750617https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1408/1/Daniel%20Marim.pdf62f97df523e5d7ab4d7568f2cb416e24MD51THUMBNAILDaniel Marim.pdf.jpgDaniel Marim.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1408/2/Daniel%20Marim.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/14082022-12-20 13:29:37.706oai:repositorio.pucsp.br:handle/1408Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-12-20T16:29:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
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