Ensino fundamental de nove anos: sentimentos revelados por professores do primeiro ano

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Jarussi, Margarete Borsi lattes
Orientador(a): Almeida, Laurinda Ramalho de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Departamento: Psicologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16103
Resumo: Since educational laws 11.11405 and 11.274 elementary education has now a nine year length and the admission of first year students at the age of six, respectively. Educational chances have direct implications on school routine, especially on first year teacher interaction. The present research aim to indentify and comprise first year teacher feelings and emotions in the nine year elementary education. Prioritizing affective dimensions, the theoretical reference adopted is Henri Wallon´s theory of development. The research was made at a state school in the São Paulo metropolitan region. The methodological approach is qualitative and, in order to produce data, two first year teachers of the new length elementary education that also taught in the first year of eight year elementary education were interviewed. Whereof interviews, charts and synthesis were elaborated to assist the data discussion. For teachers characterization, a informative questionnaire was set. The results shown teachers feel insecure when it comes to pedagogical practice and first year content, pointing little knowledge on nine year elementary education official documents. Data revealed a further training necessity that engenders teachers affective, cognitive and motor aspects, increasing communication channels, privileging listening and dialogue
id PUC_SP-1_a0b3e288d567291c1f1443e27949dfcb
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/16103
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Almeida, Laurinda Ramalho dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4973924P6Jarussi, Margarete Borsi2016-04-28T20:56:39Z2013-10-302013-10-08Jarussi, Margarete Borsi. Ensino fundamental de nove anos: sentimentos revelados por professores do primeiro ano. 2013. 108 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16103Since educational laws 11.11405 and 11.274 elementary education has now a nine year length and the admission of first year students at the age of six, respectively. Educational chances have direct implications on school routine, especially on first year teacher interaction. The present research aim to indentify and comprise first year teacher feelings and emotions in the nine year elementary education. Prioritizing affective dimensions, the theoretical reference adopted is Henri Wallon´s theory of development. The research was made at a state school in the São Paulo metropolitan region. The methodological approach is qualitative and, in order to produce data, two first year teachers of the new length elementary education that also taught in the first year of eight year elementary education were interviewed. Whereof interviews, charts and synthesis were elaborated to assist the data discussion. For teachers characterization, a informative questionnaire was set. The results shown teachers feel insecure when it comes to pedagogical practice and first year content, pointing little knowledge on nine year elementary education official documents. Data revealed a further training necessity that engenders teachers affective, cognitive and motor aspects, increasing communication channels, privileging listening and dialogueA partir das legislações 11.114/05 e 11.274/06 o Ensino Fundamental passou a ter duração de nove anos, e o ingresso de crianças no 1º ano com seis anos de idade. Mudanças educacionais têm implicações diretas no cotidiano escolar, sobretudo na atuação do professor do 1º ano. A presente pesquisa teve como objeto de estudo identificar e compreender sentimentos e emoções de professores que lecionam para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental de nove anos. Priorizou-se a dimensão afetiva, e o referencial teórico escolhido foi a teoria de desenvolvimento de Henri Wallon. A pesquisa foi realizada em uma escola pública da rede estadual de ensino da Grande São Paulo. O caminho metodológico percorrido foi de cunho qualitativo, e para a produção de informações foram realizadas entrevistas individuais com duas professoras que lecionam para o 1º ano do Ensino Fundamental de nove anos e que atuaram como professoras da 1ª série do Ensino Fundamental de oito anos. A partir das entrevistas foram elaborados quadros e sínteses para auxiliarem na discussão dos dados. Para a caracterização das professoras foi utilizado questionário informativo. Os resultados evidenciaram que as professoras se sentem inseguras no que se refere à sua prática pedagógica e aos conteúdos do 1º ano e apontaram pouco conhecimento sobre os documentos oficiais referentes ao ensino de nove anos. Os dados revelaram a necessidade de uma formação continuada que leve em consideração os aspectos afetivo, cognitivo e motor do professor, ampliando o canal de comunicação e privilegiando a escuta e o diálogoSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/31872/Margarete%20Borsi%20Jarussi.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaEnsino Fundamental de nove anosSentimentosProfessoresWallonNine-Year elementart educationTeachersWallonCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALEnsino fundamental de nove anos: sentimentos revelados por professores do primeiro anoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTMargarete Borsi Jarussi.pdf.txtMargarete Borsi Jarussi.pdf.txtExtracted texttext/plain222217https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16103/3/Margarete%20Borsi%20Jarussi.pdf.txtaea03f633863480b4846659b7e1952ffMD53ORIGINALMargarete Borsi Jarussi.pdfapplication/pdf621768https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16103/1/Margarete%20Borsi%20Jarussi.pdf6ecdc90e9fe5b1e6de3a7e2a7db6d588MD51THUMBNAILMargarete Borsi Jarussi.pdf.jpgMargarete Borsi Jarussi.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16103/2/Margarete%20Borsi%20Jarussi.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/161032022-04-28 12:48:21.391oai:repositorio.pucsp.br:handle/16103Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T15:48:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Ensino fundamental de nove anos: sentimentos revelados por professores do primeiro ano
title Ensino fundamental de nove anos: sentimentos revelados por professores do primeiro ano
spellingShingle Ensino fundamental de nove anos: sentimentos revelados por professores do primeiro ano
Jarussi, Margarete Borsi
Ensino Fundamental de nove anos
Sentimentos
Professores
Wallon
Nine-Year elementart education
Teachers
Wallon
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
title_short Ensino fundamental de nove anos: sentimentos revelados por professores do primeiro ano
title_full Ensino fundamental de nove anos: sentimentos revelados por professores do primeiro ano
title_fullStr Ensino fundamental de nove anos: sentimentos revelados por professores do primeiro ano
title_full_unstemmed Ensino fundamental de nove anos: sentimentos revelados por professores do primeiro ano
title_sort Ensino fundamental de nove anos: sentimentos revelados por professores do primeiro ano
author Jarussi, Margarete Borsi
author_facet Jarussi, Margarete Borsi
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Laurinda Ramalho de
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4973924P6
dc.contributor.author.fl_str_mv Jarussi, Margarete Borsi
contributor_str_mv Almeida, Laurinda Ramalho de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Fundamental de nove anos
Sentimentos
Professores
Wallon
topic Ensino Fundamental de nove anos
Sentimentos
Professores
Wallon
Nine-Year elementart education
Teachers
Wallon
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Nine-Year elementart education
Teachers
Wallon
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
description Since educational laws 11.11405 and 11.274 elementary education has now a nine year length and the admission of first year students at the age of six, respectively. Educational chances have direct implications on school routine, especially on first year teacher interaction. The present research aim to indentify and comprise first year teacher feelings and emotions in the nine year elementary education. Prioritizing affective dimensions, the theoretical reference adopted is Henri Wallon´s theory of development. The research was made at a state school in the São Paulo metropolitan region. The methodological approach is qualitative and, in order to produce data, two first year teachers of the new length elementary education that also taught in the first year of eight year elementary education were interviewed. Whereof interviews, charts and synthesis were elaborated to assist the data discussion. For teachers characterization, a informative questionnaire was set. The results shown teachers feel insecure when it comes to pedagogical practice and first year content, pointing little knowledge on nine year elementary education official documents. Data revealed a further training necessity that engenders teachers affective, cognitive and motor aspects, increasing communication channels, privileging listening and dialogue
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-10-30
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-10-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T20:56:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Jarussi, Margarete Borsi. Ensino fundamental de nove anos: sentimentos revelados por professores do primeiro ano. 2013. 108 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16103
identifier_str_mv Jarussi, Margarete Borsi. Ensino fundamental de nove anos: sentimentos revelados por professores do primeiro ano. 2013. 108 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16103/3/Margarete%20Borsi%20Jarussi.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16103/1/Margarete%20Borsi%20Jarussi.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16103/2/Margarete%20Borsi%20Jarussi.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv aea03f633863480b4846659b7e1952ff
6ecdc90e9fe5b1e6de3a7e2a7db6d588
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423997903306752