Arte, estética e design nos games: a arte de conceito como forma de expressão poética no processo de design dos jogos digitais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Blanco, Felipe lattes
Orientador(a): Petry, Luís Carlos
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Departamento: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20534
Resumo: meanings, and relevance to digital games. Investigating the theme and perspectives ranging from the classical Renaissance proposal to an approach to hermeneutic phenomenology, it meets the approach of current concept artists for games. In this sense, it carries out the positions of concept artists for games that present a variety and a rich panorama of the issue in the field of the artistic production oriented to digital games. From there the research goes towards the problem of concept art in two significant digital productions. The first of them, consecrated in the PlayStation platform amongst the entertainment, shows that it is possible that digital games can be oriented to an artistic perception within the field of the entertainment media positioning itself next to blockbuster productions. The second case, in reverse of the first one, shows the importance of the concept art within the academic research developed in research groups inside Brazilian universities. The research closes its perspective analyzing the position of the artists, the concept art inside the international industry field and its academic perspectives showing its relevance and concluding by its own defense to promote the culture and the thought of the poetic perspective in games
id PUC_SP-1_a222791a5ba2f054788e078416235425
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/20534
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Petry, Luís Carloshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4930219A3Blanco, Felipe2017-10-23T12:21:45Z2017-09-28Blanco, Felipe. Arte, estética e design nos games: a arte de conceito como forma de expressão poética no processo de design dos jogos digitais. 2017. 274 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20534meanings, and relevance to digital games. Investigating the theme and perspectives ranging from the classical Renaissance proposal to an approach to hermeneutic phenomenology, it meets the approach of current concept artists for games. In this sense, it carries out the positions of concept artists for games that present a variety and a rich panorama of the issue in the field of the artistic production oriented to digital games. From there the research goes towards the problem of concept art in two significant digital productions. The first of them, consecrated in the PlayStation platform amongst the entertainment, shows that it is possible that digital games can be oriented to an artistic perception within the field of the entertainment media positioning itself next to blockbuster productions. The second case, in reverse of the first one, shows the importance of the concept art within the academic research developed in research groups inside Brazilian universities. The research closes its perspective analyzing the position of the artists, the concept art inside the international industry field and its academic perspectives showing its relevance and concluding by its own defense to promote the culture and the thought of the poetic perspective in gamesA presente investigação de mestrado trata da arte de conceito, seu sentido e relevância para os jogos digitais. Investigando o tema e perspectivas que vão desde a proposta clássica do Renascimento passando por uma abordagem da fenomenologia hermenêutica, ela encontra o pensamento dos atuais artistas de conceito para games. Nesse sentido realiza um levantamento de posições de artistas de conceito para jogos que apresentam um panorama variado e rico da questão no campo da produção artística orientada para os jogos digitais. A partir daí a pesquisa se direciona para o exame da questão da arte de conceito em duas produções digitais significativas. A primeira delas consagrada na plataforma PlayStation e que adentra a esfera do entretenimento, mostrando que é possível o trabalho de jogos digitais orientado a uma percepção artística dentro do campo das mídias do entretenimento se colocando paripasso ao lado de produções blockbusters. O segundo caso analisado, ao avesso do primeiro, mostra a importância da arte de conceito dentro da própria pesquisa acadêmica desenvolvida em núcleos de pesquisa na universidade brasileira. A pesquisa encerra a sua perspectiva analisando a posição dos artistas, a arte de conceito no campo da indústria internacional e a sua perspectiva acadêmica mostrando a sua relevância e concluindo por uma defesa da mesma dentro deu uma promoção da cultura e do pensamento da perspectiva poética no interior dos jogos digitaisapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/43716/Felipe%20Blanco.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design DigitalPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaArte de conceitoGamesFenomenologiaConcept artGamesPhenomenologyCNPQ::ENGENHARIASArte, estética e design nos games: a arte de conceito como forma de expressão poética no processo de design dos jogos digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTFelipe Blanco.pdf.txtFelipe Blanco.pdf.txtExtracted texttext/plain453503https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/20534/4/Felipe%20Blanco.pdf.txtc0ba2958e05b76bd44e3231375281693MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82165https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/20534/1/license.txtbd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468MD51ORIGINALFelipe Blanco.pdfFelipe Blanco.pdfapplication/pdf183609165https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/20534/2/Felipe%20Blanco.pdf09ec42b1db97ac1c7d0a3409c9d4adb5MD52THUMBNAILFelipe Blanco.pdf.jpgFelipe Blanco.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3955https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/20534/3/Felipe%20Blanco.pdf.jpg0e70f8d8883767b3a0cf7d2928d022a5MD53handle/205342022-06-13 10:24:32.271oai:repositorio.pucsp.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-06-13T13:24:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Arte, estética e design nos games: a arte de conceito como forma de expressão poética no processo de design dos jogos digitais
title Arte, estética e design nos games: a arte de conceito como forma de expressão poética no processo de design dos jogos digitais
spellingShingle Arte, estética e design nos games: a arte de conceito como forma de expressão poética no processo de design dos jogos digitais
Blanco, Felipe
Arte de conceito
Games
Fenomenologia
Concept art
Games
Phenomenology
CNPQ::ENGENHARIAS
title_short Arte, estética e design nos games: a arte de conceito como forma de expressão poética no processo de design dos jogos digitais
title_full Arte, estética e design nos games: a arte de conceito como forma de expressão poética no processo de design dos jogos digitais
title_fullStr Arte, estética e design nos games: a arte de conceito como forma de expressão poética no processo de design dos jogos digitais
title_full_unstemmed Arte, estética e design nos games: a arte de conceito como forma de expressão poética no processo de design dos jogos digitais
title_sort Arte, estética e design nos games: a arte de conceito como forma de expressão poética no processo de design dos jogos digitais
author Blanco, Felipe
author_facet Blanco, Felipe
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Petry, Luís Carlos
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4930219A3
dc.contributor.author.fl_str_mv Blanco, Felipe
contributor_str_mv Petry, Luís Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Arte de conceito
Games
Fenomenologia
topic Arte de conceito
Games
Fenomenologia
Concept art
Games
Phenomenology
CNPQ::ENGENHARIAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Concept art
Games
Phenomenology
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS
description meanings, and relevance to digital games. Investigating the theme and perspectives ranging from the classical Renaissance proposal to an approach to hermeneutic phenomenology, it meets the approach of current concept artists for games. In this sense, it carries out the positions of concept artists for games that present a variety and a rich panorama of the issue in the field of the artistic production oriented to digital games. From there the research goes towards the problem of concept art in two significant digital productions. The first of them, consecrated in the PlayStation platform amongst the entertainment, shows that it is possible that digital games can be oriented to an artistic perception within the field of the entertainment media positioning itself next to blockbuster productions. The second case, in reverse of the first one, shows the importance of the concept art within the academic research developed in research groups inside Brazilian universities. The research closes its perspective analyzing the position of the artists, the concept art inside the international industry field and its academic perspectives showing its relevance and concluding by its own defense to promote the culture and the thought of the poetic perspective in games
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-23T12:21:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-09-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Blanco, Felipe. Arte, estética e design nos games: a arte de conceito como forma de expressão poética no processo de design dos jogos digitais. 2017. 274 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20534
identifier_str_mv Blanco, Felipe. Arte, estética e design nos games: a arte de conceito como forma de expressão poética no processo de design dos jogos digitais. 2017. 274 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/20534/4/Felipe%20Blanco.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/20534/1/license.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/20534/2/Felipe%20Blanco.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/20534/3/Felipe%20Blanco.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c0ba2958e05b76bd44e3231375281693
bd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468
09ec42b1db97ac1c7d0a3409c9d4adb5
0e70f8d8883767b3a0cf7d2928d022a5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424095563481088