"A gente se vê por aqui": a captura do sujeito através das imagens na televisão

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Galbiatti, Maria Odete
Orientador(a): Cesarotto, Oscar
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Departamento: Comunicação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4724
Resumo: This paper aims on thinking over the slogan power of Globo TV network, considering a semiotics perspective and also the psychoanalytical listening. The purpose is to show that TV works as an alienating discourse in constructing the experience of the psycho reality replacing the living actions with the passive contemplation of images. Thus entailing a whole lifestyle towed by the market as well as by an esthetic pattern orchestrated by the communication technology. Through a semiotic view the TV and the public mix themselves up because when in front of the TV set we are captured by images which dominate the appearance of our body, our ego, our imagination. Such images which multiply infinitely make us lose our sight of the esthetic value of life. The message from TV determines the social ideals and heads the audience wishes. Excessive TV however swells the imaginary and it may be viewed as a cultural symptom.
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spelling Cesarotto, OscarGalbiatti, Maria Odete2016-04-26T18:15:17Z2006-10-062006-03-10Galbiatti, Maria Odete. "A gente se vê por aqui": a captura do sujeito através das imagens na televisão. 2006. 106 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4724This paper aims on thinking over the slogan power of Globo TV network, considering a semiotics perspective and also the psychoanalytical listening. The purpose is to show that TV works as an alienating discourse in constructing the experience of the psycho reality replacing the living actions with the passive contemplation of images. Thus entailing a whole lifestyle towed by the market as well as by an esthetic pattern orchestrated by the communication technology. Through a semiotic view the TV and the public mix themselves up because when in front of the TV set we are captured by images which dominate the appearance of our body, our ego, our imagination. Such images which multiply infinitely make us lose our sight of the esthetic value of life. The message from TV determines the social ideals and heads the audience wishes. Excessive TV however swells the imaginary and it may be viewed as a cultural symptom.Este estudo visa refletir sobre o poder dos slogans da Rede Globo, lidos segundo uma perspectiva semiótica, e escutados psicanaliticamente. O objetivo é mostrar que a televisão funciona como um discurso alienante na construção da experiência da realidade psíquica, substituindo o vivido pela contemplação passiva de imagens; implicando todo um estilo de vida, a reboque do mercado e da estetização orquestrada pela tecnologia comunicacional. Semioticamente, a televisão e o público terminam confundindo-se, pois na frente dela, estamos capturados por imagens que dominam a aparência do nosso corpo, nosso Eu, nossa imaginação; multiplicando-se infinitamente, essas imagens nos fazem perder de vista o valor estético da vida. Sua mensagem determina os ideais sociais, e norteia os desejos da audiência. Seus excessos, porém, inflacionam o imaginário, e isto pode ser lido como um sintoma da cultura.application/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/12555/MARIA%20ODETE%20GALBIATTI.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e SemióticaPUC-SPBRComunicaçãoImagemImaginárioTelevisãoSemiótica PsicanálíticaSintoma da Cultura.Rede Globo de Televisao -- SlogansComunicacao e semioticaTelevisao -- SemioticaSemiotica psicanaliticaTelevisionImageImaginaryPsychoanalytic SemioticCultural symptomCNPQ::CIENCIAS HUMANAS"A gente se vê por aqui": a captura do sujeito através das imagens na televisãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTMARIA ODETE GALBIATTI.pdf.txtMARIA ODETE GALBIATTI.pdf.txtExtracted texttext/plain248417https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4724/3/MARIA%20ODETE%20GALBIATTI.pdf.txt62c242198fa0b1f5f44fa1e9ab691370MD53ORIGINALMARIA ODETE GALBIATTI.pdfapplication/pdf618970https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4724/1/MARIA%20ODETE%20GALBIATTI.pdf4a391e063a35cf7dd113bb4859cae4f0MD51THUMBNAILMARIA ODETE GALBIATTI.pdf.jpgMARIA ODETE GALBIATTI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4724/2/MARIA%20ODETE%20GALBIATTI.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/47242023-06-28 08:32:24.95oai:repositorio.pucsp.br:handle/4724Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-06-28T11:32:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
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