O retorno à escola: um estudo com alunos da educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Rodrigues, Cristiane Aparecida Lopes
Orientador(a): Almeida, Laurinda Ramalho de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Departamento: Psicologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16279
Resumo: The intent of this research was to analyze adult and young student s feelings and emotions on their first day back to school. This research took place in a public school located in São Paulo and analyzed a group of 15 pupils in the 4th grade of Fundamental Education. Questionnaires to the characterization of the pupils, and writing compositions were utilized to gather the data on natural situations in the classroom. This study leans on Henri Wallon s Theory, which reveals remarkable classroom emotions on the first day of school, such as: fear, shyness, shame, happiness, calmness, nervousness, wellbeing, and sadness. This research points out that the students that are returning to school need to find a tender place to make them feel welcome and secure at this important moment in their life
id PUC_SP-1_a4de076ea49e67817845cc888862a041
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/16279
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Almeida, Laurinda Ramalho deRodrigues, Cristiane Aparecida Lopes2016-04-28T20:57:09Z2007-05-172006-11-10Rodrigues, Cristiane Aparecida Lopes. O retorno à escola: um estudo com alunos da educação de jovens e adultos. 2006. 117 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16279The intent of this research was to analyze adult and young student s feelings and emotions on their first day back to school. This research took place in a public school located in São Paulo and analyzed a group of 15 pupils in the 4th grade of Fundamental Education. Questionnaires to the characterization of the pupils, and writing compositions were utilized to gather the data on natural situations in the classroom. This study leans on Henri Wallon s Theory, which reveals remarkable classroom emotions on the first day of school, such as: fear, shyness, shame, happiness, calmness, nervousness, wellbeing, and sadness. This research points out that the students that are returning to school need to find a tender place to make them feel welcome and secure at this important moment in their lifeEste estudo procurou analisar os sentimentos e emoções dos alunos da Educação de Jovens e Adultos no seu primeiro dia de aula, ao retornar à escola para reiniciar os estudos. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede pública municipal de São Paulo, com um grupo de 15 alunos que freqüentam o 4. termo do Ciclo I. Os dados foram coletados através de questionário de caracterização e redações, em situação natural de sala de aula. A análise dos dados foi realizada à luz da teoria de Henri Wallon e revelou, no primeiro dia de aula, situações marcantes em sala de aula, provocadoras de sentimentos como: medo, timidez, vergonha, alegria, calma, nervosismo, bem-estar e tristeza. A pesquisa aponta a necessidade que tem o aluno de um olhar acolhedor da escola, nesse momento importante de sua trajetória de vidaSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32492/Cristiane%20Aparecida%20Lopes%20Rodrigues.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiajovem e adultoescolasentimentosemoçõesWallon, Henri -- 1879-1962AprendizagemPsicologia do adolescentePsicologia educacionaladult and youngschoolfeelingsemotionsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALO retorno à escola: um estudo com alunos da educação de jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTCristiane Aparecida Lopes Rodrigues.pdf.txtCristiane Aparecida Lopes Rodrigues.pdf.txtExtracted texttext/plain111612https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16279/3/Cristiane%20Aparecida%20Lopes%20Rodrigues.pdf.txt6c5b1198957e996bd62a4e792c3b5ceaMD53ORIGINALCristiane Aparecida Lopes Rodrigues.pdfapplication/pdf1405399https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16279/1/Cristiane%20Aparecida%20Lopes%20Rodrigues.pdfb789c2ec4fb24794d383557356aba991MD51THUMBNAILCristiane Aparecida Lopes Rodrigues.pdf.jpgCristiane Aparecida Lopes Rodrigues.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3848https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16279/2/Cristiane%20Aparecida%20Lopes%20Rodrigues.pdf.jpg0d046c9e505863c360c5e8e3a0413b94MD52handle/162792022-04-28 13:39:35.99oai:repositorio.pucsp.br:handle/16279Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T16:39:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv O retorno à escola: um estudo com alunos da educação de jovens e adultos
title O retorno à escola: um estudo com alunos da educação de jovens e adultos
spellingShingle O retorno à escola: um estudo com alunos da educação de jovens e adultos
Rodrigues, Cristiane Aparecida Lopes
jovem e adulto
escola
sentimentos
emoções
Wallon, Henri -- 1879-1962
Aprendizagem
Psicologia do adolescente
Psicologia educacional
adult and young
school
feelings
emotions
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
title_short O retorno à escola: um estudo com alunos da educação de jovens e adultos
title_full O retorno à escola: um estudo com alunos da educação de jovens e adultos
title_fullStr O retorno à escola: um estudo com alunos da educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed O retorno à escola: um estudo com alunos da educação de jovens e adultos
title_sort O retorno à escola: um estudo com alunos da educação de jovens e adultos
author Rodrigues, Cristiane Aparecida Lopes
author_facet Rodrigues, Cristiane Aparecida Lopes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Laurinda Ramalho de
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Cristiane Aparecida Lopes
contributor_str_mv Almeida, Laurinda Ramalho de
dc.subject.por.fl_str_mv jovem e adulto
escola
sentimentos
emoções
Wallon, Henri -- 1879-1962
Aprendizagem
Psicologia do adolescente
Psicologia educacional
topic jovem e adulto
escola
sentimentos
emoções
Wallon, Henri -- 1879-1962
Aprendizagem
Psicologia do adolescente
Psicologia educacional
adult and young
school
feelings
emotions
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
dc.subject.eng.fl_str_mv adult and young
school
feelings
emotions
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
description The intent of this research was to analyze adult and young student s feelings and emotions on their first day back to school. This research took place in a public school located in São Paulo and analyzed a group of 15 pupils in the 4th grade of Fundamental Education. Questionnaires to the characterization of the pupils, and writing compositions were utilized to gather the data on natural situations in the classroom. This study leans on Henri Wallon s Theory, which reveals remarkable classroom emotions on the first day of school, such as: fear, shyness, shame, happiness, calmness, nervousness, wellbeing, and sadness. This research points out that the students that are returning to school need to find a tender place to make them feel welcome and secure at this important moment in their life
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-11-10
dc.date.available.fl_str_mv 2007-05-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T20:57:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Rodrigues, Cristiane Aparecida Lopes. O retorno à escola: um estudo com alunos da educação de jovens e adultos. 2006. 117 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16279
identifier_str_mv Rodrigues, Cristiane Aparecida Lopes. O retorno à escola: um estudo com alunos da educação de jovens e adultos. 2006. 117 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16279/3/Cristiane%20Aparecida%20Lopes%20Rodrigues.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16279/1/Cristiane%20Aparecida%20Lopes%20Rodrigues.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16279/2/Cristiane%20Aparecida%20Lopes%20Rodrigues.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6c5b1198957e996bd62a4e792c3b5cea
b789c2ec4fb24794d383557356aba991
0d046c9e505863c360c5e8e3a0413b94
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424123177730048