O retorno à escola: um estudo com alunos da educação de jovens e adultos
Ano de defesa: | 2006 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
|
Departamento: |
Psicologia
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16279 |
Resumo: | The intent of this research was to analyze adult and young student s feelings and emotions on their first day back to school. This research took place in a public school located in São Paulo and analyzed a group of 15 pupils in the 4th grade of Fundamental Education. Questionnaires to the characterization of the pupils, and writing compositions were utilized to gather the data on natural situations in the classroom. This study leans on Henri Wallon s Theory, which reveals remarkable classroom emotions on the first day of school, such as: fear, shyness, shame, happiness, calmness, nervousness, wellbeing, and sadness. This research points out that the students that are returning to school need to find a tender place to make them feel welcome and secure at this important moment in their life |
id |
PUC_SP-1_a4de076ea49e67817845cc888862a041 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/16279 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Almeida, Laurinda Ramalho deRodrigues, Cristiane Aparecida Lopes2016-04-28T20:57:09Z2007-05-172006-11-10Rodrigues, Cristiane Aparecida Lopes. O retorno à escola: um estudo com alunos da educação de jovens e adultos. 2006. 117 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16279The intent of this research was to analyze adult and young student s feelings and emotions on their first day back to school. This research took place in a public school located in São Paulo and analyzed a group of 15 pupils in the 4th grade of Fundamental Education. Questionnaires to the characterization of the pupils, and writing compositions were utilized to gather the data on natural situations in the classroom. This study leans on Henri Wallon s Theory, which reveals remarkable classroom emotions on the first day of school, such as: fear, shyness, shame, happiness, calmness, nervousness, wellbeing, and sadness. This research points out that the students that are returning to school need to find a tender place to make them feel welcome and secure at this important moment in their lifeEste estudo procurou analisar os sentimentos e emoções dos alunos da Educação de Jovens e Adultos no seu primeiro dia de aula, ao retornar à escola para reiniciar os estudos. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede pública municipal de São Paulo, com um grupo de 15 alunos que freqüentam o 4. termo do Ciclo I. Os dados foram coletados através de questionário de caracterização e redações, em situação natural de sala de aula. A análise dos dados foi realizada à luz da teoria de Henri Wallon e revelou, no primeiro dia de aula, situações marcantes em sala de aula, provocadoras de sentimentos como: medo, timidez, vergonha, alegria, calma, nervosismo, bem-estar e tristeza. A pesquisa aponta a necessidade que tem o aluno de um olhar acolhedor da escola, nesse momento importante de sua trajetória de vidaSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32492/Cristiane%20Aparecida%20Lopes%20Rodrigues.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiajovem e adultoescolasentimentosemoçõesWallon, Henri -- 1879-1962AprendizagemPsicologia do adolescentePsicologia educacionaladult and youngschoolfeelingsemotionsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALO retorno à escola: um estudo com alunos da educação de jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTCristiane Aparecida Lopes Rodrigues.pdf.txtCristiane Aparecida Lopes Rodrigues.pdf.txtExtracted texttext/plain111612https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16279/3/Cristiane%20Aparecida%20Lopes%20Rodrigues.pdf.txt6c5b1198957e996bd62a4e792c3b5ceaMD53ORIGINALCristiane Aparecida Lopes Rodrigues.pdfapplication/pdf1405399https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16279/1/Cristiane%20Aparecida%20Lopes%20Rodrigues.pdfb789c2ec4fb24794d383557356aba991MD51THUMBNAILCristiane Aparecida Lopes Rodrigues.pdf.jpgCristiane Aparecida Lopes Rodrigues.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3848https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16279/2/Cristiane%20Aparecida%20Lopes%20Rodrigues.pdf.jpg0d046c9e505863c360c5e8e3a0413b94MD52handle/162792022-04-28 13:39:35.99oai:repositorio.pucsp.br:handle/16279Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T16:39:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O retorno à escola: um estudo com alunos da educação de jovens e adultos |
title |
O retorno à escola: um estudo com alunos da educação de jovens e adultos |
spellingShingle |
O retorno à escola: um estudo com alunos da educação de jovens e adultos Rodrigues, Cristiane Aparecida Lopes jovem e adulto escola sentimentos emoções Wallon, Henri -- 1879-1962 Aprendizagem Psicologia do adolescente Psicologia educacional adult and young school feelings emotions CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
title_short |
O retorno à escola: um estudo com alunos da educação de jovens e adultos |
title_full |
O retorno à escola: um estudo com alunos da educação de jovens e adultos |
title_fullStr |
O retorno à escola: um estudo com alunos da educação de jovens e adultos |
title_full_unstemmed |
O retorno à escola: um estudo com alunos da educação de jovens e adultos |
title_sort |
O retorno à escola: um estudo com alunos da educação de jovens e adultos |
author |
Rodrigues, Cristiane Aparecida Lopes |
author_facet |
Rodrigues, Cristiane Aparecida Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Almeida, Laurinda Ramalho de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Cristiane Aparecida Lopes |
contributor_str_mv |
Almeida, Laurinda Ramalho de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
jovem e adulto escola sentimentos emoções Wallon, Henri -- 1879-1962 Aprendizagem Psicologia do adolescente Psicologia educacional |
topic |
jovem e adulto escola sentimentos emoções Wallon, Henri -- 1879-1962 Aprendizagem Psicologia do adolescente Psicologia educacional adult and young school feelings emotions CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
adult and young school feelings emotions |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
description |
The intent of this research was to analyze adult and young student s feelings and emotions on their first day back to school. This research took place in a public school located in São Paulo and analyzed a group of 15 pupils in the 4th grade of Fundamental Education. Questionnaires to the characterization of the pupils, and writing compositions were utilized to gather the data on natural situations in the classroom. This study leans on Henri Wallon s Theory, which reveals remarkable classroom emotions on the first day of school, such as: fear, shyness, shame, happiness, calmness, nervousness, wellbeing, and sadness. This research points out that the students that are returning to school need to find a tender place to make them feel welcome and secure at this important moment in their life |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-11-10 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-05-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-28T20:57:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Rodrigues, Cristiane Aparecida Lopes. O retorno à escola: um estudo com alunos da educação de jovens e adultos. 2006. 117 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16279 |
identifier_str_mv |
Rodrigues, Cristiane Aparecida Lopes. O retorno à escola: um estudo com alunos da educação de jovens e adultos. 2006. 117 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16279 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16279/3/Cristiane%20Aparecida%20Lopes%20Rodrigues.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16279/1/Cristiane%20Aparecida%20Lopes%20Rodrigues.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16279/2/Cristiane%20Aparecida%20Lopes%20Rodrigues.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6c5b1198957e996bd62a4e792c3b5cea b789c2ec4fb24794d383557356aba991 0d046c9e505863c360c5e8e3a0413b94 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793424123177730048 |