Uma análise da estratégia de adaptação de produto considerando a influência de valores religiosos no consumo: o caso da Sadia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Ferreira, Gleriani Torres Carbone lattes
Orientador(a): Cardoso, Onésimo de Oliveira
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Departamento: Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1404
Resumo: Although most of the GDP and employment in most countries continue to depend more activities geared towards the domestic economy than activities focused on the global market, in fact what happens to competition in those foreign markets that determines the percentage wealth appropriated by business and, ultimately, by the people of each country (Castells, 1999). In this context, the export is of great importance for the company because it is the most effective way to secure their own future in a globalized environment increasingly competitive, requiring full capacity of Brazilian companies to undercut foreign competition, both in Brazil abroad. For Brazil, the export activity is also strategically important as it contributes to income generation and employment, for the entry of foreign currency needed to balance the external accounts and the promotion of economic development. Thus, our object of study is the production and export of chicken meat, making a strategic look on the shares of Sadia, a Brazilian company that was consolidated in the adaptation of fresh chicken meat, and several other products to cater to consumers Muslim adherents to Islam, where we observe the requirements according to the principles of the Quran, known as Halal Slaughter
id PUC_SP-1_a604c3207e7f8c2a9a2cae745e594c52
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/1404
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Cardoso, Onésimo de Oliveirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4755143H9Ferreira, Gleriani Torres Carbone2016-04-25T16:45:29Z2010-08-172010-06-23Ferreira, Gleriani Torres Carbone. Uma análise da estratégia de adaptação de produto considerando a influência de valores religiosos no consumo: o caso da Sadia. 2010. 95 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1404Although most of the GDP and employment in most countries continue to depend more activities geared towards the domestic economy than activities focused on the global market, in fact what happens to competition in those foreign markets that determines the percentage wealth appropriated by business and, ultimately, by the people of each country (Castells, 1999). In this context, the export is of great importance for the company because it is the most effective way to secure their own future in a globalized environment increasingly competitive, requiring full capacity of Brazilian companies to undercut foreign competition, both in Brazil abroad. For Brazil, the export activity is also strategically important as it contributes to income generation and employment, for the entry of foreign currency needed to balance the external accounts and the promotion of economic development. Thus, our object of study is the production and export of chicken meat, making a strategic look on the shares of Sadia, a Brazilian company that was consolidated in the adaptation of fresh chicken meat, and several other products to cater to consumers Muslim adherents to Islam, where we observe the requirements according to the principles of the Quran, known as Halal SlaughterEmbora a maior parte do PIB e dos empregos da maioria dos países continue a depender mais das atividades voltadas para a economia interna do que das atividades voltadas para o mercado global, na verdade o que acontece com a concorrência nesses mercados externos é que determina a porcentagem de riqueza apropriada pelas empresas e, em última análise, pelo povo de cada país (Castells, 1999a). Nesse contexto, a exportação assume grande relevância para a empresa, pois é o caminho mais eficaz para garantir o seu futuro em um ambiente globalizado cada vez mais competitivo, que exige plena capacitação das empresas brasileiras para suplantar a concorrência estrangeira, tanto no Brasil como no exterior. Para o Brasil, a atividade exportadora é estrategicamente importante, pois contribui para a geração de renda e emprego, para a entrada de moeda estrangeira necessária ao equilíbrio das contas externas e para a promoção do desenvolvimento econômico. Assim, o nosso objeto de estudo é a produção e a exportação de carne de frango, traçando um olhar estratégico sobre as ações da Sadia, empresa brasileira que se consolidou na adaptação de carne de frango in natura, e diversos outros produtos, para atender aos consumidores muçulmanos adeptos ao islamismo, onde observa-se exigências em função dos princípios do Alcorão, o chamado Abate Halalapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/2481/Gleriani%20Torres%20Carbone%20Ferreira.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em AdministraçãoPUC-SPBRFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e AtuariaisEstratégiaExportaçãoFrangoAbate halalSadiaStrategyExportChickenHalal slaughterCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOUma análise da estratégia de adaptação de produto considerando a influência de valores religiosos no consumo: o caso da Sadiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTGleriani Torres Carbone Ferreira.pdf.txtGleriani Torres Carbone Ferreira.pdf.txtExtracted texttext/plain142669https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1404/3/Gleriani%20Torres%20Carbone%20Ferreira.pdf.txt4e42eca7738a5e63575834f074f1c270MD53ORIGINALGleriani Torres Carbone Ferreira.pdfapplication/pdf3174046https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1404/1/Gleriani%20Torres%20Carbone%20Ferreira.pdf0d9f51d64a14eb2e06a8293037fdf8f9MD51THUMBNAILGleriani Torres Carbone Ferreira.pdf.jpgGleriani Torres Carbone Ferreira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1404/2/Gleriani%20Torres%20Carbone%20Ferreira.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/14042022-12-20 10:11:01.766oai:repositorio.pucsp.br:handle/1404Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-12-20T13:11:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Uma análise da estratégia de adaptação de produto considerando a influência de valores religiosos no consumo: o caso da Sadia
title Uma análise da estratégia de adaptação de produto considerando a influência de valores religiosos no consumo: o caso da Sadia
spellingShingle Uma análise da estratégia de adaptação de produto considerando a influência de valores religiosos no consumo: o caso da Sadia
Ferreira, Gleriani Torres Carbone
Estratégia
Exportação
Frango
Abate halal
Sadia
Strategy
Export
Chicken
Halal slaughter
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short Uma análise da estratégia de adaptação de produto considerando a influência de valores religiosos no consumo: o caso da Sadia
title_full Uma análise da estratégia de adaptação de produto considerando a influência de valores religiosos no consumo: o caso da Sadia
title_fullStr Uma análise da estratégia de adaptação de produto considerando a influência de valores religiosos no consumo: o caso da Sadia
title_full_unstemmed Uma análise da estratégia de adaptação de produto considerando a influência de valores religiosos no consumo: o caso da Sadia
title_sort Uma análise da estratégia de adaptação de produto considerando a influência de valores religiosos no consumo: o caso da Sadia
author Ferreira, Gleriani Torres Carbone
author_facet Ferreira, Gleriani Torres Carbone
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cardoso, Onésimo de Oliveira
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4755143H9
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Gleriani Torres Carbone
contributor_str_mv Cardoso, Onésimo de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia
Exportação
Frango
Abate halal
Sadia
topic Estratégia
Exportação
Frango
Abate halal
Sadia
Strategy
Export
Chicken
Halal slaughter
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Strategy
Export
Chicken
Halal slaughter
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description Although most of the GDP and employment in most countries continue to depend more activities geared towards the domestic economy than activities focused on the global market, in fact what happens to competition in those foreign markets that determines the percentage wealth appropriated by business and, ultimately, by the people of each country (Castells, 1999). In this context, the export is of great importance for the company because it is the most effective way to secure their own future in a globalized environment increasingly competitive, requiring full capacity of Brazilian companies to undercut foreign competition, both in Brazil abroad. For Brazil, the export activity is also strategically important as it contributes to income generation and employment, for the entry of foreign currency needed to balance the external accounts and the promotion of economic development. Thus, our object of study is the production and export of chicken meat, making a strategic look on the shares of Sadia, a Brazilian company that was consolidated in the adaptation of fresh chicken meat, and several other products to cater to consumers Muslim adherents to Islam, where we observe the requirements according to the principles of the Quran, known as Halal Slaughter
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-08-17
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-06-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-25T16:45:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Ferreira, Gleriani Torres Carbone. Uma análise da estratégia de adaptação de produto considerando a influência de valores religiosos no consumo: o caso da Sadia. 2010. 95 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1404
identifier_str_mv Ferreira, Gleriani Torres Carbone. Uma análise da estratégia de adaptação de produto considerando a influência de valores religiosos no consumo: o caso da Sadia. 2010. 95 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1404/3/Gleriani%20Torres%20Carbone%20Ferreira.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1404/1/Gleriani%20Torres%20Carbone%20Ferreira.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1404/2/Gleriani%20Torres%20Carbone%20Ferreira.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4e42eca7738a5e63575834f074f1c270
0d9f51d64a14eb2e06a8293037fdf8f9
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424098476425216