Timidez e exclusão-inclusão escolar: um estudo sobre identidade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Vieira, Mariana Batista lattes
Orientador(a): Antunes, Mitsuko Aparecida Makino
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Departamento: Faculdade de Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15973
Resumo: The recent study had as goal understand how is the constitution of the identity from a person who express shyness and the situations of exclusion-inclusion that this person may come to suffer at school. The theory of identity from Antonio da Costa Ciampa was used as the theoretical basis. Accordingly to Ciampa (2007), identity is metamorphosis, and metamorphosis is life, the idea of moviment and continuous transformations are part of a identity process . The shyness is defined by Wallon ([1938] 1985) as one emotion and accordingly to the materialism dialetic, theoretical basis of Ciampa (2007) and Wallon ([1938] 1985) can be understood that shyness is a human condition that can be developed in social relationships. Two participants that experienced situations involving shyness on their lives and on the school environment were chosen. Using a qualitative approach, life s narrative, autobiographical memories and non-direct and reflexives interviews were used as resource. The participant´s narratives were analyzed separately then the differences and resembles of both lives were exposed. The data demonstrate that the participants grew as shy persons on the familiar and social ´s relationships and both suffered of exclusion on the school through the visibility-invisibility and on the second participant´s narrative are situations of bullying. Can be noted that are moments that the participants remains the same or they can get over the shyness towards an emancipatory transformation
id PUC_SP-1_a62bef404ee72f603d56cfd60016baf7
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/15973
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Antunes, Mitsuko Aparecida Makinohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4489772E3Vieira, Mariana Batista2016-04-28T20:56:21Z2011-02-072010-10-20Vieira, Mariana Batista. Timidez e exclusão-inclusão escolar: um estudo sobre identidade. 2010. 192 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15973The recent study had as goal understand how is the constitution of the identity from a person who express shyness and the situations of exclusion-inclusion that this person may come to suffer at school. The theory of identity from Antonio da Costa Ciampa was used as the theoretical basis. Accordingly to Ciampa (2007), identity is metamorphosis, and metamorphosis is life, the idea of moviment and continuous transformations are part of a identity process . The shyness is defined by Wallon ([1938] 1985) as one emotion and accordingly to the materialism dialetic, theoretical basis of Ciampa (2007) and Wallon ([1938] 1985) can be understood that shyness is a human condition that can be developed in social relationships. Two participants that experienced situations involving shyness on their lives and on the school environment were chosen. Using a qualitative approach, life s narrative, autobiographical memories and non-direct and reflexives interviews were used as resource. The participant´s narratives were analyzed separately then the differences and resembles of both lives were exposed. The data demonstrate that the participants grew as shy persons on the familiar and social ´s relationships and both suffered of exclusion on the school through the visibility-invisibility and on the second participant´s narrative are situations of bullying. Can be noted that are moments that the participants remains the same or they can get over the shyness towards an emancipatory transformationO presente estudo teve como objetivo compreender a constituição da identidade da pessoa que expressa a timidez e as situações de exclusão-inclusão que essa pessoa possa vir a sofrer na escola. Utilizou-se como base teórica a teoria da Identidade elaborada por Antônio da Costa Ciampa. Segundo Ciampa (2007), identidade é metamorfose e metamorfose é vida, a ideia de movimento e de contínuas transformações constituem o processo identitário; complementando, a timidez é definida por Wallon ([1938] 1985) como sendo uma emoção e, partir do materialismo-dialético, fundamento teórico adotado por Ciampa (2007) e Wallon ([1938] 1985), entende-se a timidez como uma condição humana que se desenvolve nas relações sociais. Foram escolhidos dois participantes cujas trajetórias de vida e trajetórias escolares foram marcadas por situações de timidez. A partir de uma abordagem qualitativa, utilizou-se como método a narrativa de vida dos participantes a partir do recurso de memórias autobiográficas e de entrevistas não-diretivas e reflexivas, pois o método (auto)biográfico é uma alternativa e opção para fazer a mediação entre a história individual e a história social. As narrativas dos participantes foram analisadas separadamente e em um segundo momento levantaram-se as diferenças e semelhanças entre as duas histórias de vida. Os dados demonstram que os participantes se constituíram como pessoas tímidas nas relações familiares e sociais e ambos sofreram situações de exclusão no âmbito escolar, por meio da visibilidade-invisibilidade e, na narrativa do segundo participante, apareceram situações em que foi vítima de bullying. Constataram-se momentos em que os participantes ora permanecem na mesmice, ora superam a timidez em direção a uma metamorfose emancipatóriaConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32178/Mariana%20Batista%20Vieira.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRFaculdade de EducaçãoTimidezIdentidadeExclusão-inclusão escolarShynessIdentityExclusion-inclusionCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALTimidez e exclusão-inclusão escolar: um estudo sobre identidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTMariana Batista Vieira.pdf.txtMariana Batista Vieira.pdf.txtExtracted texttext/plain342268https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/15973/3/Mariana%20Batista%20Vieira.pdf.txt99822016a86a520bc18bee228426136dMD53ORIGINALMariana Batista Vieira.pdfapplication/pdf1714155https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/15973/1/Mariana%20Batista%20Vieira.pdf79d5543c24789064d0d7da01a33559eaMD51THUMBNAILMariana Batista Vieira.pdf.jpgMariana Batista Vieira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/15973/2/Mariana%20Batista%20Vieira.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/159732022-04-27 14:19:07.466oai:repositorio.pucsp.br:handle/15973Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T17:19:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Timidez e exclusão-inclusão escolar: um estudo sobre identidade
title Timidez e exclusão-inclusão escolar: um estudo sobre identidade
spellingShingle Timidez e exclusão-inclusão escolar: um estudo sobre identidade
Vieira, Mariana Batista
Timidez
Identidade
Exclusão-inclusão escolar
Shyness
Identity
Exclusion-inclusion
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
title_short Timidez e exclusão-inclusão escolar: um estudo sobre identidade
title_full Timidez e exclusão-inclusão escolar: um estudo sobre identidade
title_fullStr Timidez e exclusão-inclusão escolar: um estudo sobre identidade
title_full_unstemmed Timidez e exclusão-inclusão escolar: um estudo sobre identidade
title_sort Timidez e exclusão-inclusão escolar: um estudo sobre identidade
author Vieira, Mariana Batista
author_facet Vieira, Mariana Batista
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Antunes, Mitsuko Aparecida Makino
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4489772E3
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Mariana Batista
contributor_str_mv Antunes, Mitsuko Aparecida Makino
dc.subject.por.fl_str_mv Timidez
Identidade
Exclusão-inclusão escolar
topic Timidez
Identidade
Exclusão-inclusão escolar
Shyness
Identity
Exclusion-inclusion
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Shyness
Identity
Exclusion-inclusion
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
description The recent study had as goal understand how is the constitution of the identity from a person who express shyness and the situations of exclusion-inclusion that this person may come to suffer at school. The theory of identity from Antonio da Costa Ciampa was used as the theoretical basis. Accordingly to Ciampa (2007), identity is metamorphosis, and metamorphosis is life, the idea of moviment and continuous transformations are part of a identity process . The shyness is defined by Wallon ([1938] 1985) as one emotion and accordingly to the materialism dialetic, theoretical basis of Ciampa (2007) and Wallon ([1938] 1985) can be understood that shyness is a human condition that can be developed in social relationships. Two participants that experienced situations involving shyness on their lives and on the school environment were chosen. Using a qualitative approach, life s narrative, autobiographical memories and non-direct and reflexives interviews were used as resource. The participant´s narratives were analyzed separately then the differences and resembles of both lives were exposed. The data demonstrate that the participants grew as shy persons on the familiar and social ´s relationships and both suffered of exclusion on the school through the visibility-invisibility and on the second participant´s narrative are situations of bullying. Can be noted that are moments that the participants remains the same or they can get over the shyness towards an emancipatory transformation
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-10-20
dc.date.available.fl_str_mv 2011-02-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T20:56:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Vieira, Mariana Batista. Timidez e exclusão-inclusão escolar: um estudo sobre identidade. 2010. 192 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15973
identifier_str_mv Vieira, Mariana Batista. Timidez e exclusão-inclusão escolar: um estudo sobre identidade. 2010. 192 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/15973/3/Mariana%20Batista%20Vieira.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/15973/1/Mariana%20Batista%20Vieira.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/15973/2/Mariana%20Batista%20Vieira.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 99822016a86a520bc18bee228426136d
79d5543c24789064d0d7da01a33559ea
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423933924442112