Funções monotônicas: alunos da 3ª série do ensino médio frente ás Olimpíadas de Matemática das escolas públicas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Zucco, José lattes
Orientador(a): Igliori, Sonia Barbosa Camargo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11469
Resumo: The goal of this research is to analyze the performance of 20 high school seniors in the State Public School System in the resolution of four problems involving the concept of monotonic functions (increasing and decreasing). The selected problems were proposed in the Public School Mathematical Olympiads (OBMEP) of 2005, 2006, 2007, and 2008. The study has a qualitative approach. The theoretical reference for analyzing the performance was Raymond Duval s theory of Registers of Semiotic Representation (2003). The analyzed protocols contained both the resolution of the problems and the justifications presented by the students for their responses. The analyses indicated difficulties in interpreting the problem statement, as well as in the activities related to handling and changing the Registers of Semiotic Representation. This study also performed an analysis of the errors, which allowed the questions to be classified in groups based on the types of answers. The results revealed that most of the students were not familiar with the proposed problems, which required them to move among the different representations of a single mathematical object
id PUC_SP-1_ac593115efe019c5edead5d3c4e940b0
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/11469
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Igliori, Sonia Barbosa Camargohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4420900T0Zucco, José2016-04-27T16:59:06Z2010-08-312010-07-27Zucco, José. Funções monotônicas: alunos da 3ª série do ensino médio frente ás Olimpíadas de Matemática das escolas públicas. 2010. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11469The goal of this research is to analyze the performance of 20 high school seniors in the State Public School System in the resolution of four problems involving the concept of monotonic functions (increasing and decreasing). The selected problems were proposed in the Public School Mathematical Olympiads (OBMEP) of 2005, 2006, 2007, and 2008. The study has a qualitative approach. The theoretical reference for analyzing the performance was Raymond Duval s theory of Registers of Semiotic Representation (2003). The analyzed protocols contained both the resolution of the problems and the justifications presented by the students for their responses. The analyses indicated difficulties in interpreting the problem statement, as well as in the activities related to handling and changing the Registers of Semiotic Representation. This study also performed an analysis of the errors, which allowed the questions to be classified in groups based on the types of answers. The results revealed that most of the students were not familiar with the proposed problems, which required them to move among the different representations of a single mathematical objectA presente pesquisa tem por objetivo analisar o desempenho de 20 alunos do 3º ano do Ensino Médio da Rede Pública Estadual na resolução de quatro questões envolvendo o conceito de função monotônica (crescente e decrescente). As questões escolhidas foram propostas nas Olimpíadas de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2005, 2006, 2007 e 2008. É uma pesquisa de abordagem qualitativa. A análise do desempenho teve por referência teórica a teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval (2003). Nos protocolos analisados constavam tanto a resolução das questões quanto as justificativas apresentadas pelos alunos para suas respostas. As análises indicaram dificuldades na interpretação dos enunciados das questões bem como nas ações relacionadas aos tratamentos e mudança de Registros de Representação Semiótica. Este estudo também efetivou análise dos erros, a qual possibilitou classificar as questões em grupos quanto aos tipos de respostas. Os resultados revelaram que a maioria dos alunos não estava familiarizada com as questões propostas as quais exigiam transitar pelas diferentes representação de um mesmo objeto matemáticoSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23926/Jose%20Zucco.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoFunção monotônicaOlimpíadasAnálise de errosRegistros de representação semióticaAprendizagemMatematica -- Competicoes estudantisMonotonic functionMathematical OlympiadError analysisRegisters of semiotic representationLearningCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAFunções monotônicas: alunos da 3ª série do ensino médio frente ás Olimpíadas de Matemática das escolas públicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTJose Zucco.pdf.txtJose Zucco.pdf.txtExtracted texttext/plain154823https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11469/3/Jose%20Zucco.pdf.txt7f6b09adbd154824ef8f015478a2de64MD53ORIGINALJose Zucco.pdfapplication/pdf7309797https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11469/1/Jose%20Zucco.pdfe352e60fa42fc2fb548de2f8c6f4bc2fMD51THUMBNAILJose Zucco.pdf.jpgJose Zucco.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4103https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11469/2/Jose%20Zucco.pdf.jpgbf28ad3c8613ff74b158942f9e31da87MD52handle/114692022-04-27 12:56:18.26oai:repositorio.pucsp.br:handle/11469Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T15:56:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Funções monotônicas: alunos da 3ª série do ensino médio frente ás Olimpíadas de Matemática das escolas públicas
title Funções monotônicas: alunos da 3ª série do ensino médio frente ás Olimpíadas de Matemática das escolas públicas
spellingShingle Funções monotônicas: alunos da 3ª série do ensino médio frente ás Olimpíadas de Matemática das escolas públicas
Zucco, José
Função monotônica
Olimpíadas
Análise de erros
Registros de representação semiótica
Aprendizagem
Matematica -- Competicoes estudantis
Monotonic function
Mathematical Olympiad
Error analysis
Registers of semiotic representation
Learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Funções monotônicas: alunos da 3ª série do ensino médio frente ás Olimpíadas de Matemática das escolas públicas
title_full Funções monotônicas: alunos da 3ª série do ensino médio frente ás Olimpíadas de Matemática das escolas públicas
title_fullStr Funções monotônicas: alunos da 3ª série do ensino médio frente ás Olimpíadas de Matemática das escolas públicas
title_full_unstemmed Funções monotônicas: alunos da 3ª série do ensino médio frente ás Olimpíadas de Matemática das escolas públicas
title_sort Funções monotônicas: alunos da 3ª série do ensino médio frente ás Olimpíadas de Matemática das escolas públicas
author Zucco, José
author_facet Zucco, José
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Igliori, Sonia Barbosa Camargo
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4420900T0
dc.contributor.author.fl_str_mv Zucco, José
contributor_str_mv Igliori, Sonia Barbosa Camargo
dc.subject.por.fl_str_mv Função monotônica
Olimpíadas
Análise de erros
Registros de representação semiótica
Aprendizagem
Matematica -- Competicoes estudantis
topic Função monotônica
Olimpíadas
Análise de erros
Registros de representação semiótica
Aprendizagem
Matematica -- Competicoes estudantis
Monotonic function
Mathematical Olympiad
Error analysis
Registers of semiotic representation
Learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Monotonic function
Mathematical Olympiad
Error analysis
Registers of semiotic representation
Learning
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The goal of this research is to analyze the performance of 20 high school seniors in the State Public School System in the resolution of four problems involving the concept of monotonic functions (increasing and decreasing). The selected problems were proposed in the Public School Mathematical Olympiads (OBMEP) of 2005, 2006, 2007, and 2008. The study has a qualitative approach. The theoretical reference for analyzing the performance was Raymond Duval s theory of Registers of Semiotic Representation (2003). The analyzed protocols contained both the resolution of the problems and the justifications presented by the students for their responses. The analyses indicated difficulties in interpreting the problem statement, as well as in the activities related to handling and changing the Registers of Semiotic Representation. This study also performed an analysis of the errors, which allowed the questions to be classified in groups based on the types of answers. The results revealed that most of the students were not familiar with the proposed problems, which required them to move among the different representations of a single mathematical object
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-08-31
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-07-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:59:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Zucco, José. Funções monotônicas: alunos da 3ª série do ensino médio frente ás Olimpíadas de Matemática das escolas públicas. 2010. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11469
identifier_str_mv Zucco, José. Funções monotônicas: alunos da 3ª série do ensino médio frente ás Olimpíadas de Matemática das escolas públicas. 2010. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11469
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11469/3/Jose%20Zucco.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11469/1/Jose%20Zucco.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11469/2/Jose%20Zucco.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7f6b09adbd154824ef8f015478a2de64
e352e60fa42fc2fb548de2f8c6f4bc2f
bf28ad3c8613ff74b158942f9e31da87
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424021718564864