Funções monotônicas: alunos da 3ª série do ensino médio frente ás Olimpíadas de Matemática das escolas públicas
Ano de defesa: | 2010 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
|
Departamento: |
Educação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11469 |
Resumo: | The goal of this research is to analyze the performance of 20 high school seniors in the State Public School System in the resolution of four problems involving the concept of monotonic functions (increasing and decreasing). The selected problems were proposed in the Public School Mathematical Olympiads (OBMEP) of 2005, 2006, 2007, and 2008. The study has a qualitative approach. The theoretical reference for analyzing the performance was Raymond Duval s theory of Registers of Semiotic Representation (2003). The analyzed protocols contained both the resolution of the problems and the justifications presented by the students for their responses. The analyses indicated difficulties in interpreting the problem statement, as well as in the activities related to handling and changing the Registers of Semiotic Representation. This study also performed an analysis of the errors, which allowed the questions to be classified in groups based on the types of answers. The results revealed that most of the students were not familiar with the proposed problems, which required them to move among the different representations of a single mathematical object |
id |
PUC_SP-1_ac593115efe019c5edead5d3c4e940b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/11469 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Igliori, Sonia Barbosa Camargohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4420900T0Zucco, José2016-04-27T16:59:06Z2010-08-312010-07-27Zucco, José. Funções monotônicas: alunos da 3ª série do ensino médio frente ás Olimpíadas de Matemática das escolas públicas. 2010. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11469The goal of this research is to analyze the performance of 20 high school seniors in the State Public School System in the resolution of four problems involving the concept of monotonic functions (increasing and decreasing). The selected problems were proposed in the Public School Mathematical Olympiads (OBMEP) of 2005, 2006, 2007, and 2008. The study has a qualitative approach. The theoretical reference for analyzing the performance was Raymond Duval s theory of Registers of Semiotic Representation (2003). The analyzed protocols contained both the resolution of the problems and the justifications presented by the students for their responses. The analyses indicated difficulties in interpreting the problem statement, as well as in the activities related to handling and changing the Registers of Semiotic Representation. This study also performed an analysis of the errors, which allowed the questions to be classified in groups based on the types of answers. The results revealed that most of the students were not familiar with the proposed problems, which required them to move among the different representations of a single mathematical objectA presente pesquisa tem por objetivo analisar o desempenho de 20 alunos do 3º ano do Ensino Médio da Rede Pública Estadual na resolução de quatro questões envolvendo o conceito de função monotônica (crescente e decrescente). As questões escolhidas foram propostas nas Olimpíadas de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2005, 2006, 2007 e 2008. É uma pesquisa de abordagem qualitativa. A análise do desempenho teve por referência teórica a teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval (2003). Nos protocolos analisados constavam tanto a resolução das questões quanto as justificativas apresentadas pelos alunos para suas respostas. As análises indicaram dificuldades na interpretação dos enunciados das questões bem como nas ações relacionadas aos tratamentos e mudança de Registros de Representação Semiótica. Este estudo também efetivou análise dos erros, a qual possibilitou classificar as questões em grupos quanto aos tipos de respostas. Os resultados revelaram que a maioria dos alunos não estava familiarizada com as questões propostas as quais exigiam transitar pelas diferentes representação de um mesmo objeto matemáticoSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23926/Jose%20Zucco.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoFunção monotônicaOlimpíadasAnálise de errosRegistros de representação semióticaAprendizagemMatematica -- Competicoes estudantisMonotonic functionMathematical OlympiadError analysisRegisters of semiotic representationLearningCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAFunções monotônicas: alunos da 3ª série do ensino médio frente ás Olimpíadas de Matemática das escolas públicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTJose Zucco.pdf.txtJose Zucco.pdf.txtExtracted texttext/plain154823https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11469/3/Jose%20Zucco.pdf.txt7f6b09adbd154824ef8f015478a2de64MD53ORIGINALJose Zucco.pdfapplication/pdf7309797https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11469/1/Jose%20Zucco.pdfe352e60fa42fc2fb548de2f8c6f4bc2fMD51THUMBNAILJose Zucco.pdf.jpgJose Zucco.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4103https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11469/2/Jose%20Zucco.pdf.jpgbf28ad3c8613ff74b158942f9e31da87MD52handle/114692022-04-27 12:56:18.26oai:repositorio.pucsp.br:handle/11469Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T15:56:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Funções monotônicas: alunos da 3ª série do ensino médio frente ás Olimpíadas de Matemática das escolas públicas |
title |
Funções monotônicas: alunos da 3ª série do ensino médio frente ás Olimpíadas de Matemática das escolas públicas |
spellingShingle |
Funções monotônicas: alunos da 3ª série do ensino médio frente ás Olimpíadas de Matemática das escolas públicas Zucco, José Função monotônica Olimpíadas Análise de erros Registros de representação semiótica Aprendizagem Matematica -- Competicoes estudantis Monotonic function Mathematical Olympiad Error analysis Registers of semiotic representation Learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Funções monotônicas: alunos da 3ª série do ensino médio frente ás Olimpíadas de Matemática das escolas públicas |
title_full |
Funções monotônicas: alunos da 3ª série do ensino médio frente ás Olimpíadas de Matemática das escolas públicas |
title_fullStr |
Funções monotônicas: alunos da 3ª série do ensino médio frente ás Olimpíadas de Matemática das escolas públicas |
title_full_unstemmed |
Funções monotônicas: alunos da 3ª série do ensino médio frente ás Olimpíadas de Matemática das escolas públicas |
title_sort |
Funções monotônicas: alunos da 3ª série do ensino médio frente ás Olimpíadas de Matemática das escolas públicas |
author |
Zucco, José |
author_facet |
Zucco, José |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Igliori, Sonia Barbosa Camargo |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4420900T0 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zucco, José |
contributor_str_mv |
Igliori, Sonia Barbosa Camargo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Função monotônica Olimpíadas Análise de erros Registros de representação semiótica Aprendizagem Matematica -- Competicoes estudantis |
topic |
Função monotônica Olimpíadas Análise de erros Registros de representação semiótica Aprendizagem Matematica -- Competicoes estudantis Monotonic function Mathematical Olympiad Error analysis Registers of semiotic representation Learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Monotonic function Mathematical Olympiad Error analysis Registers of semiotic representation Learning |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
The goal of this research is to analyze the performance of 20 high school seniors in the State Public School System in the resolution of four problems involving the concept of monotonic functions (increasing and decreasing). The selected problems were proposed in the Public School Mathematical Olympiads (OBMEP) of 2005, 2006, 2007, and 2008. The study has a qualitative approach. The theoretical reference for analyzing the performance was Raymond Duval s theory of Registers of Semiotic Representation (2003). The analyzed protocols contained both the resolution of the problems and the justifications presented by the students for their responses. The analyses indicated difficulties in interpreting the problem statement, as well as in the activities related to handling and changing the Registers of Semiotic Representation. This study also performed an analysis of the errors, which allowed the questions to be classified in groups based on the types of answers. The results revealed that most of the students were not familiar with the proposed problems, which required them to move among the different representations of a single mathematical object |
publishDate |
2010 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-08-31 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-07-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T16:59:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Zucco, José. Funções monotônicas: alunos da 3ª série do ensino médio frente ás Olimpíadas de Matemática das escolas públicas. 2010. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11469 |
identifier_str_mv |
Zucco, José. Funções monotônicas: alunos da 3ª série do ensino médio frente ás Olimpíadas de Matemática das escolas públicas. 2010. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11469 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11469/3/Jose%20Zucco.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11469/1/Jose%20Zucco.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11469/2/Jose%20Zucco.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7f6b09adbd154824ef8f015478a2de64 e352e60fa42fc2fb548de2f8c6f4bc2f bf28ad3c8613ff74b158942f9e31da87 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793424021718564864 |