As vicissitudes na implantação do componente curricular Sociologia no Ensino Médio da Rede Pública do Estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Almeida, Carlos Fernando de lattes
Orientador(a): Ponce, Branca Jurema
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9764
Resumo: The aim of this work is to reflect on the vicissitudes in the process of implementing the Sociology component in Senior High School in São Paulo State's public educational network, especially the difficulties encountered in everyday school life when the subject was reintroduced and within the context of the educational reform program known as "São Paulo faz Escola". Documents and recent publications on the subject were analyzed. Field research was carried out, involving state school Sociology teachers and an interview was conducted with Dr. Heloisa Helena Teixeira de Souza Martins, who coordinated the elaboration of the Sociology curriculum, on behalf of Sociedade Brasileira de Sociologia - SBS (Brazilian Sociological Society). Data collected in semi-structured interviews were analyzed using content analysis procedures, focusing on the following categories: the conditions of students in Senior High School and the conditions of teachers in state schools in São Paulo. The problems identified include the high rate of teachers employed on a temporary basis and the large contingent of Sociology teachers without specific qualifications in the area
id PUC_SP-1_af93c6b484b5d5f96ccb8f54bb498dce
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/9764
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Ponce, Branca Juremahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4358892J7Almeida, Carlos Fernando de2016-04-27T14:31:18Z2014-03-132014-02-13Almeida, Carlos Fernando de. As vicissitudes na implantação do componente curricular Sociologia no Ensino Médio da Rede Pública do Estado de São Paulo. 2014. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9764The aim of this work is to reflect on the vicissitudes in the process of implementing the Sociology component in Senior High School in São Paulo State's public educational network, especially the difficulties encountered in everyday school life when the subject was reintroduced and within the context of the educational reform program known as "São Paulo faz Escola". Documents and recent publications on the subject were analyzed. Field research was carried out, involving state school Sociology teachers and an interview was conducted with Dr. Heloisa Helena Teixeira de Souza Martins, who coordinated the elaboration of the Sociology curriculum, on behalf of Sociedade Brasileira de Sociologia - SBS (Brazilian Sociological Society). Data collected in semi-structured interviews were analyzed using content analysis procedures, focusing on the following categories: the conditions of students in Senior High School and the conditions of teachers in state schools in São Paulo. The problems identified include the high rate of teachers employed on a temporary basis and the large contingent of Sociology teachers without specific qualifications in the areaO presente trabalho faz uma reflexão sobre as vicissitudes no processo de implantação do componente curricular Sociologia no ensino médio da rede pública do Estado de São Paulo, particularmente sobre as dificuldades apresentadas no cotidiano escolar no retorno da disciplina e no contexto da reforma educacional denominada São Paulo Faz Escola. Foram analisados documentos e publicações recentes sobre o tema. Também foi realizada pesquisa de campo com professores de Sociologia da rede estadual paulista e uma entrevista com a professora Dra. Heloisa Helena Teixeira de Souza Martins, que coordenou a elaboração da proposta curricular de Sociologia, a cargo da Sociedade Brasileira de Sociologia - SBS. Os dados coletados nas entrevistas semiestruturadas foram analisados com base nos procedimentos da análise de conteúdo, com foco nas seguintes categorias: a condição de educando do ensino médio e a condição de docente na rede pública do Estado de São Paulo. Entre os problemas identificados destacam-se o alto índice de professores em regime de trabalho temporário e o grande contingente de professores de Sociologia sem formação específica na áreaapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22799/Carlos%20Fernando%20de%20Almeida.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBREducaçãoEnsino médioRede pública do Estado de São PauloReforma curricularSociologiaSenior high schoolState school network in São PauloCurriculum reformSociologyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOAs vicissitudes na implantação do componente curricular Sociologia no Ensino Médio da Rede Pública do Estado de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTCarlos Fernando de Almeida.pdf.txtCarlos Fernando de Almeida.pdf.txtExtracted texttext/plain303765https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9764/3/Carlos%20Fernando%20de%20Almeida.pdf.txtfdeba42c48afbcd5d05bccdf0256900bMD53ORIGINALCarlos Fernando de Almeida.pdfapplication/pdf1682544https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9764/1/Carlos%20Fernando%20de%20Almeida.pdf3011d9a0a4f7e40c4fe4906947b832d4MD51THUMBNAILCarlos Fernando de Almeida.pdf.jpgCarlos Fernando de Almeida.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9764/2/Carlos%20Fernando%20de%20Almeida.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/97642022-04-27 09:06:53.886oai:repositorio.pucsp.br:handle/9764Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T12:06:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv As vicissitudes na implantação do componente curricular Sociologia no Ensino Médio da Rede Pública do Estado de São Paulo
title As vicissitudes na implantação do componente curricular Sociologia no Ensino Médio da Rede Pública do Estado de São Paulo
spellingShingle As vicissitudes na implantação do componente curricular Sociologia no Ensino Médio da Rede Pública do Estado de São Paulo
Almeida, Carlos Fernando de
Ensino médio
Rede pública do Estado de São Paulo
Reforma curricular
Sociologia
Senior high school
State school network in São Paulo
Curriculum reform
Sociology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
title_short As vicissitudes na implantação do componente curricular Sociologia no Ensino Médio da Rede Pública do Estado de São Paulo
title_full As vicissitudes na implantação do componente curricular Sociologia no Ensino Médio da Rede Pública do Estado de São Paulo
title_fullStr As vicissitudes na implantação do componente curricular Sociologia no Ensino Médio da Rede Pública do Estado de São Paulo
title_full_unstemmed As vicissitudes na implantação do componente curricular Sociologia no Ensino Médio da Rede Pública do Estado de São Paulo
title_sort As vicissitudes na implantação do componente curricular Sociologia no Ensino Médio da Rede Pública do Estado de São Paulo
author Almeida, Carlos Fernando de
author_facet Almeida, Carlos Fernando de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ponce, Branca Jurema
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4358892J7
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Carlos Fernando de
contributor_str_mv Ponce, Branca Jurema
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Rede pública do Estado de São Paulo
Reforma curricular
Sociologia
topic Ensino médio
Rede pública do Estado de São Paulo
Reforma curricular
Sociologia
Senior high school
State school network in São Paulo
Curriculum reform
Sociology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
dc.subject.eng.fl_str_mv Senior high school
State school network in São Paulo
Curriculum reform
Sociology
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
description The aim of this work is to reflect on the vicissitudes in the process of implementing the Sociology component in Senior High School in São Paulo State's public educational network, especially the difficulties encountered in everyday school life when the subject was reintroduced and within the context of the educational reform program known as "São Paulo faz Escola". Documents and recent publications on the subject were analyzed. Field research was carried out, involving state school Sociology teachers and an interview was conducted with Dr. Heloisa Helena Teixeira de Souza Martins, who coordinated the elaboration of the Sociology curriculum, on behalf of Sociedade Brasileira de Sociologia - SBS (Brazilian Sociological Society). Data collected in semi-structured interviews were analyzed using content analysis procedures, focusing on the following categories: the conditions of students in Senior High School and the conditions of teachers in state schools in São Paulo. The problems identified include the high rate of teachers employed on a temporary basis and the large contingent of Sociology teachers without specific qualifications in the area
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014-03-13
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-02-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T14:31:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Almeida, Carlos Fernando de. As vicissitudes na implantação do componente curricular Sociologia no Ensino Médio da Rede Pública do Estado de São Paulo. 2014. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9764
identifier_str_mv Almeida, Carlos Fernando de. As vicissitudes na implantação do componente curricular Sociologia no Ensino Médio da Rede Pública do Estado de São Paulo. 2014. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9764/3/Carlos%20Fernando%20de%20Almeida.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9764/1/Carlos%20Fernando%20de%20Almeida.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9764/2/Carlos%20Fernando%20de%20Almeida.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fdeba42c48afbcd5d05bccdf0256900b
3011d9a0a4f7e40c4fe4906947b832d4
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423931172978688