Validação de sequência didática para (re)construção de conhecimentos estatísticos por professores do Ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Amaral, Fábio Muniz do lattes
Orientador(a): Silva, Maria José Ferreira da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11443
Resumo: The purpose of this study is to validates a didactic sequence verifying the forms the teachers of elementary Education understand and work the meanings of the center and spread measures, mode, arithmetic and mean average, according to the levels of operation of Aline Robert's knowledge (1998). To reach this objective we elaborated a didactic sequence that contemplates activities in order to contribute in the (re)construction of the meanings of the necessary knowledge so that the teachers have better conditions of applying them in classroom. We discussed the characteristics of the mode, Arithmetic and Medium average, besides the properties that each of those measures presents, using several registrations us to explore all possibilities. Our theoretical references are those proposed by Robert (1998) and the Theory of Semiotic Representation Registers (DUVAL, 2003) to analyze the activities to be used with the teachers. As methodology we used assumptions Didactic Engineering. The analysis of the resolutions and discussions with teachers throughout the implementation process of the sequence revealed their willingness and desire to learn as well as their participation in all the process of (re)construction of knowledge. In this sense we see that the explanation of the meanings of the measures of central tendency for teachers provided greater security for the performance of their work in the classroom, so we infer that the sequence contributed to a better training to the students
id PUC_SP-1_b6b7e55c46964afaa725f8b46de773a7
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/11443
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Silva, Maria José Ferreira dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4451297A7Amaral, Fábio Muniz do2016-04-27T16:59:02Z2010-08-042010-05-18Amaral, Fábio Muniz do. Validação de sequência didática para (re)construção de conhecimentos estatísticos por professores do Ensino fundamental. 2010. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11443The purpose of this study is to validates a didactic sequence verifying the forms the teachers of elementary Education understand and work the meanings of the center and spread measures, mode, arithmetic and mean average, according to the levels of operation of Aline Robert's knowledge (1998). To reach this objective we elaborated a didactic sequence that contemplates activities in order to contribute in the (re)construction of the meanings of the necessary knowledge so that the teachers have better conditions of applying them in classroom. We discussed the characteristics of the mode, Arithmetic and Medium average, besides the properties that each of those measures presents, using several registrations us to explore all possibilities. Our theoretical references are those proposed by Robert (1998) and the Theory of Semiotic Representation Registers (DUVAL, 2003) to analyze the activities to be used with the teachers. As methodology we used assumptions Didactic Engineering. The analysis of the resolutions and discussions with teachers throughout the implementation process of the sequence revealed their willingness and desire to learn as well as their participation in all the process of (re)construction of knowledge. In this sense we see that the explanation of the meanings of the measures of central tendency for teachers provided greater security for the performance of their work in the classroom, so we infer that the sequence contributed to a better training to the studentsO presente trabalho teve como objetivo validar uma sequência didática, verificando de que forma as professoras do Ensino Fundamental de uma Escola de Educação Básica entendem e trabalham os significados das medidas de tendência central: Moda, Média aritmética e Mediana, segundo os níveis de funcionamento dos conhecimentos de Aline Robert (1998). Para atingir este objetivo, foi elaborada uma sequência didática que contemplou atividades para contribuir na (re)construção dos significados dos conhecimentos necessários para que as professoras tenham melhores condições de aplicá-los em sala de aula. As características de Moda, Média aritmética e Mediana foram discutidas, além das propriedades que cada uma dessas medidas apresentam. Vários registros foram utilizados para explorar todas as possibilidades de aprendizagem. Como referencial teórico, os níveis propostos por Robert (1998) e a Teoria dos Registros de Representação Semiótica (DUVAL, 2003) para analisar e serem trabalhados em conjunto com as professoras que participaram do estudo. Como metodologia usamos pressupostos da Engenharia Didática. A análise das resoluções e as discussões das professoras durante todo o processo de aplicação da sequência revelaram a disposição e vontade de aprender, além da participação de todas no processo de (re)construção desses conhecimentos. Nesse sentido, percebeu-se que o esclarecimento dos significados das medidas de tendência central proporcionou às professoras maior segurança no desenvolvimento de seu trabalho em sala de aula, portanto, inferiu-se que a sequência contribuiu para que as professoras possam proporcionar melhor formação a seus alunosapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23847/Fabio%20Muniz%20do%20Amaral.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoMédia aritméticaMedianaSequência didáticaEstatística - Estudo e ensino (Ensino fundamental)Professores de matemática - Formação profissionalProfessores de ensino fundamental -- Formacao profissionalMatematica -- Estudo e ensinoEducacao matematicaModaModeAverage arithmeticMediumDidactic sequenceTeachers of elementary educationCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAValidação de sequência didática para (re)construção de conhecimentos estatísticos por professores do Ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTFabio Muniz do Amaral.pdf.txtFabio Muniz do Amaral.pdf.txtExtracted texttext/plain175625https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11443/3/Fabio%20Muniz%20do%20Amaral.pdf.txtde6635362844661716ddabd7b8119556MD53ORIGINALFabio Muniz do Amaral.pdfapplication/pdf2248512https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11443/1/Fabio%20Muniz%20do%20Amaral.pdf42a09ee45471a17734b25bc5d5ed22d8MD51THUMBNAILFabio Muniz do Amaral.pdf.jpgFabio Muniz do Amaral.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3882https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11443/2/Fabio%20Muniz%20do%20Amaral.pdf.jpgf0bc530bd557ba4ee3c097e31f20cbc9MD52handle/114432022-04-28 06:59:39.99oai:repositorio.pucsp.br:handle/11443Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T09:59:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Validação de sequência didática para (re)construção de conhecimentos estatísticos por professores do Ensino fundamental
title Validação de sequência didática para (re)construção de conhecimentos estatísticos por professores do Ensino fundamental
spellingShingle Validação de sequência didática para (re)construção de conhecimentos estatísticos por professores do Ensino fundamental
Amaral, Fábio Muniz do
Média aritmética
Mediana
Sequência didática
Estatística - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Professores de matemática - Formação profissional
Professores de ensino fundamental -- Formacao profissional
Matematica -- Estudo e ensino
Educacao matematica
Moda
Mode
Average arithmetic
Medium
Didactic sequence
Teachers of elementary education
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Validação de sequência didática para (re)construção de conhecimentos estatísticos por professores do Ensino fundamental
title_full Validação de sequência didática para (re)construção de conhecimentos estatísticos por professores do Ensino fundamental
title_fullStr Validação de sequência didática para (re)construção de conhecimentos estatísticos por professores do Ensino fundamental
title_full_unstemmed Validação de sequência didática para (re)construção de conhecimentos estatísticos por professores do Ensino fundamental
title_sort Validação de sequência didática para (re)construção de conhecimentos estatísticos por professores do Ensino fundamental
author Amaral, Fábio Muniz do
author_facet Amaral, Fábio Muniz do
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Maria José Ferreira da
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4451297A7
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Fábio Muniz do
contributor_str_mv Silva, Maria José Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Média aritmética
Mediana
Sequência didática
Estatística - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Professores de matemática - Formação profissional
Professores de ensino fundamental -- Formacao profissional
Matematica -- Estudo e ensino
Educacao matematica
Moda
topic Média aritmética
Mediana
Sequência didática
Estatística - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Professores de matemática - Formação profissional
Professores de ensino fundamental -- Formacao profissional
Matematica -- Estudo e ensino
Educacao matematica
Moda
Mode
Average arithmetic
Medium
Didactic sequence
Teachers of elementary education
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Mode
Average arithmetic
Medium
Didactic sequence
Teachers of elementary education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The purpose of this study is to validates a didactic sequence verifying the forms the teachers of elementary Education understand and work the meanings of the center and spread measures, mode, arithmetic and mean average, according to the levels of operation of Aline Robert's knowledge (1998). To reach this objective we elaborated a didactic sequence that contemplates activities in order to contribute in the (re)construction of the meanings of the necessary knowledge so that the teachers have better conditions of applying them in classroom. We discussed the characteristics of the mode, Arithmetic and Medium average, besides the properties that each of those measures presents, using several registrations us to explore all possibilities. Our theoretical references are those proposed by Robert (1998) and the Theory of Semiotic Representation Registers (DUVAL, 2003) to analyze the activities to be used with the teachers. As methodology we used assumptions Didactic Engineering. The analysis of the resolutions and discussions with teachers throughout the implementation process of the sequence revealed their willingness and desire to learn as well as their participation in all the process of (re)construction of knowledge. In this sense we see that the explanation of the meanings of the measures of central tendency for teachers provided greater security for the performance of their work in the classroom, so we infer that the sequence contributed to a better training to the students
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-08-04
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-05-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:59:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Amaral, Fábio Muniz do. Validação de sequência didática para (re)construção de conhecimentos estatísticos por professores do Ensino fundamental. 2010. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11443
identifier_str_mv Amaral, Fábio Muniz do. Validação de sequência didática para (re)construção de conhecimentos estatísticos por professores do Ensino fundamental. 2010. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11443/3/Fabio%20Muniz%20do%20Amaral.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11443/1/Fabio%20Muniz%20do%20Amaral.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11443/2/Fabio%20Muniz%20do%20Amaral.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv de6635362844661716ddabd7b8119556
42a09ee45471a17734b25bc5d5ed22d8
f0bc530bd557ba4ee3c097e31f20cbc9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423943448657920