Igualdade e discriminação e o direito fundamental à educação: o acesso ao ensino superior e o sistema de cotas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Quilis, Rita de Cássia Zangerolamo lattes
Orientador(a): Garcia, Maria
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito
Departamento: Faculdade de Direito
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/8679
Resumo: This present work was done to ascertain concepts, chains and doctrines concerning the Principle of Equality and Discrimination; having the fundamental right to educations main capacity turned to Superior Education and the System of Quotas. Analyzing the Principle of Equality and Discrimination in all Brazilian Constitution, from the Empire until the actual valid Federative; accepting the starting point of doctrines and the home land legislations, always, the equality in the presence of the law. Inside the Fundamental Right of Education, an historical analyzes of past Constitutions. We present the pros and cons of the program that inserts the system of quotas on the, public and private universities, further analyzing the temporary measures, the actual laws and the jurisprudences. We defend the acceptance on an university thru a meritocratic system, thru the governmental politics of elementary and middle schools of public education, that would prepare an individual since childhood, so one have the intellectual condition to dispute a place in a public or private university, in equality and condition of the candidate that had attended a private elementary and middle schools. At last, we have to improve our public elementary and middle schools, so that the students will get to a superior education, thru their own merits, without depending on palliatives or discriminatory measures
id PUC_SP-1_bd0d98f0fd13a3f24d1d0d3e9ba23c55
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/8679
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Garcia, Mariahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4267329T6Quilis, Rita de Cássia Zangerolamo2016-04-26T20:29:26Z2009-08-032009-06-19Quilis, Rita de Cássia Zangerolamo. Igualdade e discriminação e o direito fundamental à educação: o acesso ao ensino superior e o sistema de cotas. 2009. 241 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/8679This present work was done to ascertain concepts, chains and doctrines concerning the Principle of Equality and Discrimination; having the fundamental right to educations main capacity turned to Superior Education and the System of Quotas. Analyzing the Principle of Equality and Discrimination in all Brazilian Constitution, from the Empire until the actual valid Federative; accepting the starting point of doctrines and the home land legislations, always, the equality in the presence of the law. Inside the Fundamental Right of Education, an historical analyzes of past Constitutions. We present the pros and cons of the program that inserts the system of quotas on the, public and private universities, further analyzing the temporary measures, the actual laws and the jurisprudences. We defend the acceptance on an university thru a meritocratic system, thru the governmental politics of elementary and middle schools of public education, that would prepare an individual since childhood, so one have the intellectual condition to dispute a place in a public or private university, in equality and condition of the candidate that had attended a private elementary and middle schools. At last, we have to improve our public elementary and middle schools, so that the students will get to a superior education, thru their own merits, without depending on palliatives or discriminatory measuresO presente trabalho visa averiguar conceitos, correntes e doutrinas acerca do princípio da igualdade e a discriminação; tendo o direito fundamental à educação como aporte principal voltado para o ensino superior e ao sistema de cotas. Analisamos o princípio da igualdade e a discriminação em todas as Constituições brasileiras, do Império até a Federativa vigente; partindo do ponto aceito pela doutrina e legislação pátria, desde sempre, que é o da igualdade perante a lei. Adentramos ao Direito Fundamental à Educação fazendo uma análise histórica das Constituições passadas. Apresentamos os prós e os contras do programa que insere o sistema de cotas nas universidades públicas e privadas, além de analisarmos as medidas provisórias, as leis vigentes e as jurisprudências. Defendemos o ingresso na universidade por um sistema meritocrático, através de políticas governamentais de ensino público fundamental e médio, que prepare o indivíduo desde a sua infância, para que este tenha condições intelectuais de disputar uma vaga em universidade pública ou privada em igualdade de condições com o candidato que tenha cursado o ensino fundamental e médio em escola particular. Enfim, precisamos melhorar o ensino público fundamental e médio para que o aluno ingresse no superior, por seus próprios méritos, sem depender de medidas paliativas entendidas por nós, como discriminatóriasCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/16282/Rita%20de%20Cassia%20Zangerolamo%20Quilis.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em DireitoPUC-SPBRFaculdade de DireitoDireito fundamental à educaçãoAcesso ao ensino superiorSistema de cotasDireito a educacao -- BrasilIgualdade na educacao -- BrasilDiscriminacao em educacao -- BrasilEqualityDiscriminationFundamental rights to educationAccess to superior educationQuota systemCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONALIgualdade e discriminação e o direito fundamental à educação: o acesso ao ensino superior e o sistema de cotasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTRita de Cassia Zangerolamo Quilis.pdf.txtRita de Cassia Zangerolamo Quilis.pdf.txtExtracted texttext/plain728772https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/8679/3/Rita%20de%20Cassia%20Zangerolamo%20Quilis.pdf.txt444a70ded9d5eac69069f2dc88393700MD53ORIGINALRita de Cassia Zangerolamo Quilis.pdfapplication/pdf1890896https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/8679/1/Rita%20de%20Cassia%20Zangerolamo%20Quilis.pdf84e17c081e01b1aceb3586566a14c4fdMD51THUMBNAILRita de Cassia Zangerolamo Quilis.pdf.jpgRita de Cassia Zangerolamo Quilis.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3563https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/8679/2/Rita%20de%20Cassia%20Zangerolamo%20Quilis.pdf.jpge5a9b93aef9dd5e4f3c3d5589426824fMD52handle/86792022-08-22 18:11:39.555oai:repositorio.pucsp.br:handle/8679Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-08-22T21:11:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Igualdade e discriminação e o direito fundamental à educação: o acesso ao ensino superior e o sistema de cotas
title Igualdade e discriminação e o direito fundamental à educação: o acesso ao ensino superior e o sistema de cotas
spellingShingle Igualdade e discriminação e o direito fundamental à educação: o acesso ao ensino superior e o sistema de cotas
Quilis, Rita de Cássia Zangerolamo
Direito fundamental à educação
Acesso ao ensino superior
Sistema de cotas
Direito a educacao -- Brasil
Igualdade na educacao -- Brasil
Discriminacao em educacao -- Brasil
Equality
Discrimination
Fundamental rights to education
Access to superior education
Quota system
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL
title_short Igualdade e discriminação e o direito fundamental à educação: o acesso ao ensino superior e o sistema de cotas
title_full Igualdade e discriminação e o direito fundamental à educação: o acesso ao ensino superior e o sistema de cotas
title_fullStr Igualdade e discriminação e o direito fundamental à educação: o acesso ao ensino superior e o sistema de cotas
title_full_unstemmed Igualdade e discriminação e o direito fundamental à educação: o acesso ao ensino superior e o sistema de cotas
title_sort Igualdade e discriminação e o direito fundamental à educação: o acesso ao ensino superior e o sistema de cotas
author Quilis, Rita de Cássia Zangerolamo
author_facet Quilis, Rita de Cássia Zangerolamo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garcia, Maria
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4267329T6
dc.contributor.author.fl_str_mv Quilis, Rita de Cássia Zangerolamo
contributor_str_mv Garcia, Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Direito fundamental à educação
Acesso ao ensino superior
Sistema de cotas
Direito a educacao -- Brasil
Igualdade na educacao -- Brasil
Discriminacao em educacao -- Brasil
topic Direito fundamental à educação
Acesso ao ensino superior
Sistema de cotas
Direito a educacao -- Brasil
Igualdade na educacao -- Brasil
Discriminacao em educacao -- Brasil
Equality
Discrimination
Fundamental rights to education
Access to superior education
Quota system
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Equality
Discrimination
Fundamental rights to education
Access to superior education
Quota system
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL
description This present work was done to ascertain concepts, chains and doctrines concerning the Principle of Equality and Discrimination; having the fundamental right to educations main capacity turned to Superior Education and the System of Quotas. Analyzing the Principle of Equality and Discrimination in all Brazilian Constitution, from the Empire until the actual valid Federative; accepting the starting point of doctrines and the home land legislations, always, the equality in the presence of the law. Inside the Fundamental Right of Education, an historical analyzes of past Constitutions. We present the pros and cons of the program that inserts the system of quotas on the, public and private universities, further analyzing the temporary measures, the actual laws and the jurisprudences. We defend the acceptance on an university thru a meritocratic system, thru the governmental politics of elementary and middle schools of public education, that would prepare an individual since childhood, so one have the intellectual condition to dispute a place in a public or private university, in equality and condition of the candidate that had attended a private elementary and middle schools. At last, we have to improve our public elementary and middle schools, so that the students will get to a superior education, thru their own merits, without depending on palliatives or discriminatory measures
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-08-03
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-06-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-26T20:29:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Quilis, Rita de Cássia Zangerolamo. Igualdade e discriminação e o direito fundamental à educação: o acesso ao ensino superior e o sistema de cotas. 2009. 241 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/8679
identifier_str_mv Quilis, Rita de Cássia Zangerolamo. Igualdade e discriminação e o direito fundamental à educação: o acesso ao ensino superior e o sistema de cotas. 2009. 241 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/8679
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Direito
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/8679/3/Rita%20de%20Cassia%20Zangerolamo%20Quilis.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/8679/1/Rita%20de%20Cassia%20Zangerolamo%20Quilis.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/8679/2/Rita%20de%20Cassia%20Zangerolamo%20Quilis.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 444a70ded9d5eac69069f2dc88393700
84e17c081e01b1aceb3586566a14c4fd
e5a9b93aef9dd5e4f3c3d5589426824f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423939495526400