A formação docente em geografia na PUCSP a partir do projeto de reorientação curricular da licenciatura no periodo de 2005 a 2009

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Ramires, Regina Rizzo lattes
Orientador(a): Abramowicz, Mere
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9625
Resumo: This thesis follows and analyzes the debates and activities involved in the building of a new Major curriculum by the Geography Department of PUCSP, between 2005 through 2009. It seeks to highlight the resulting conceptions about teacher training in this area of knowledge. It covers the very first discussions about the needs for change in the Major courses across the university in the period studied, starting with its conceptual construction when there was an intense concern with the Brazilian federal legislation for Higher Education, and reaching its approval in the decision-making bodies of the Institution and, afterwards, its implementation made explicit in the new Project for the Major in Geography. This is a theoretical effort based on qualitative research which utilizes the procedure of documental analysis of a portion of the federal legislation on the matter, and also internal documents from PUCSP, required to normalize the several undergraduate courses provided by the university. The thesis is focused on the issue of teacher training, taken from a specific viewpoint: the building of project for curriculum reorientation in the course of Geography as a Major, which sought to give new meanings to the practices of teacher training with the purpose of providing broader thinking over the role of geography teaching
id PUC_SP-1_be2b0c1cb11fc77fcb6a877874042ca0
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/9625
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Abramowicz, Merehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723683D2Ramires, Regina Rizzo2016-04-27T14:30:50Z2011-12-052011-11-04Ramires, Regina Rizzo. A formação docente em geografia na PUCSP a partir do projeto de reorientação curricular da licenciatura no periodo de 2005 a 2009. 2011. 510 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9625This thesis follows and analyzes the debates and activities involved in the building of a new Major curriculum by the Geography Department of PUCSP, between 2005 through 2009. It seeks to highlight the resulting conceptions about teacher training in this area of knowledge. It covers the very first discussions about the needs for change in the Major courses across the university in the period studied, starting with its conceptual construction when there was an intense concern with the Brazilian federal legislation for Higher Education, and reaching its approval in the decision-making bodies of the Institution and, afterwards, its implementation made explicit in the new Project for the Major in Geography. This is a theoretical effort based on qualitative research which utilizes the procedure of documental analysis of a portion of the federal legislation on the matter, and also internal documents from PUCSP, required to normalize the several undergraduate courses provided by the university. The thesis is focused on the issue of teacher training, taken from a specific viewpoint: the building of project for curriculum reorientation in the course of Geography as a Major, which sought to give new meanings to the practices of teacher training with the purpose of providing broader thinking over the role of geography teachingA presente tese trata do acompanhamento do processo de debates e atividades envolvidas na construção de um novo currículo de licenciatura pelo Departamento de Geografia da PUCSP, no período de 2005 a 2009, buscando evidenciar as concepções resultantes sobre formação docente nessa área do conhecimento. Foram abordadas desde as primeiras discussões sobre as necessidades de mudanças nos cursos de licenciatura ocorridas em toda a universidade no período estudado, passando por sua construção conceitual onde houve intensa relação com a legislação federal a respeito do Ensino Superior Brasileiro, até alcançar sua aprovação nas instâncias deliberativas da Instituição e, na seqüência, sua implementação explicitada no novo Projeto de Curso de Licenciatura em Geografia. Trata-se de um trabalho teórico, embasado na pesquisa qualitativa, utilizando como procedimento a análise documental de parte da legislação federal sobre o assunto, além de documentos internos da PUCSP, responsáveis pela normatização dos diversos cursos de graduação na universidade. O eixo central de discussão é a questão da formação docente, estudada a partir de um viés específico que foi a construção de um projeto de reorientação curricular no curso de Geografia, o qual buscou dar novos significados às práticas de formação docente, visando proporcionar uma maior reflexão sobre o papel do ensino de geografiaConselho de Ensino e Pesquisasapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22616/Regina%20Rizzo%20Ramires.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBREducaçãoCurrículoReorientação curricularFormação docenteLicenciatura em geografiaEnsino de geografiaCurriculum reorientationTeacher trainingMajor in geographyGeography teachingCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOA formação docente em geografia na PUCSP a partir do projeto de reorientação curricular da licenciatura no periodo de 2005 a 2009Teacher training intended for Major in Geography at PUCSP based on the Curriculum Reorientation Project between 2005 through 2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTRegina Rizzo Ramires.pdf.txtRegina Rizzo Ramires.pdf.txtExtracted texttext/plain298237https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9625/3/Regina%20Rizzo%20Ramires.pdf.txte27ac6b12bfd695d933cae4c27b0262aMD53ORIGINALRegina Rizzo Ramires.pdfapplication/pdf473924https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9625/1/Regina%20Rizzo%20Ramires.pdf360ba9f2b846d9504949cc58e342ecb2MD51THUMBNAILRegina Rizzo Ramires.pdf.jpgRegina Rizzo Ramires.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9625/2/Regina%20Rizzo%20Ramires.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/96252022-04-28 04:07:11.386oai:repositorio.pucsp.br:handle/9625Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T07:07:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv A formação docente em geografia na PUCSP a partir do projeto de reorientação curricular da licenciatura no periodo de 2005 a 2009
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Teacher training intended for Major in Geography at PUCSP based on the Curriculum Reorientation Project between 2005 through 2009
title A formação docente em geografia na PUCSP a partir do projeto de reorientação curricular da licenciatura no periodo de 2005 a 2009
spellingShingle A formação docente em geografia na PUCSP a partir do projeto de reorientação curricular da licenciatura no periodo de 2005 a 2009
Ramires, Regina Rizzo
Currículo
Reorientação curricular
Formação docente
Licenciatura em geografia
Ensino de geografia
Curriculum reorientation
Teacher training
Major in geography
Geography teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
title_short A formação docente em geografia na PUCSP a partir do projeto de reorientação curricular da licenciatura no periodo de 2005 a 2009
title_full A formação docente em geografia na PUCSP a partir do projeto de reorientação curricular da licenciatura no periodo de 2005 a 2009
title_fullStr A formação docente em geografia na PUCSP a partir do projeto de reorientação curricular da licenciatura no periodo de 2005 a 2009
title_full_unstemmed A formação docente em geografia na PUCSP a partir do projeto de reorientação curricular da licenciatura no periodo de 2005 a 2009
title_sort A formação docente em geografia na PUCSP a partir do projeto de reorientação curricular da licenciatura no periodo de 2005 a 2009
author Ramires, Regina Rizzo
author_facet Ramires, Regina Rizzo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Abramowicz, Mere
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723683D2
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramires, Regina Rizzo
contributor_str_mv Abramowicz, Mere
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Reorientação curricular
Formação docente
Licenciatura em geografia
Ensino de geografia
topic Currículo
Reorientação curricular
Formação docente
Licenciatura em geografia
Ensino de geografia
Curriculum reorientation
Teacher training
Major in geography
Geography teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
dc.subject.eng.fl_str_mv Curriculum reorientation
Teacher training
Major in geography
Geography teaching
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
description This thesis follows and analyzes the debates and activities involved in the building of a new Major curriculum by the Geography Department of PUCSP, between 2005 through 2009. It seeks to highlight the resulting conceptions about teacher training in this area of knowledge. It covers the very first discussions about the needs for change in the Major courses across the university in the period studied, starting with its conceptual construction when there was an intense concern with the Brazilian federal legislation for Higher Education, and reaching its approval in the decision-making bodies of the Institution and, afterwards, its implementation made explicit in the new Project for the Major in Geography. This is a theoretical effort based on qualitative research which utilizes the procedure of documental analysis of a portion of the federal legislation on the matter, and also internal documents from PUCSP, required to normalize the several undergraduate courses provided by the university. The thesis is focused on the issue of teacher training, taken from a specific viewpoint: the building of project for curriculum reorientation in the course of Geography as a Major, which sought to give new meanings to the practices of teacher training with the purpose of providing broader thinking over the role of geography teaching
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-12-05
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-11-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T14:30:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Ramires, Regina Rizzo. A formação docente em geografia na PUCSP a partir do projeto de reorientação curricular da licenciatura no periodo de 2005 a 2009. 2011. 510 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9625
identifier_str_mv Ramires, Regina Rizzo. A formação docente em geografia na PUCSP a partir do projeto de reorientação curricular da licenciatura no periodo de 2005 a 2009. 2011. 510 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9625
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9625/3/Regina%20Rizzo%20Ramires.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9625/1/Regina%20Rizzo%20Ramires.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9625/2/Regina%20Rizzo%20Ramires.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e27ac6b12bfd695d933cae4c27b0262a
360ba9f2b846d9504949cc58e342ecb2
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424082334646272