A formação docente em geografia na PUCSP a partir do projeto de reorientação curricular da licenciatura no periodo de 2005 a 2009
Ano de defesa: | 2011 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
|
Departamento: |
Educação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9625 |
Resumo: | This thesis follows and analyzes the debates and activities involved in the building of a new Major curriculum by the Geography Department of PUCSP, between 2005 through 2009. It seeks to highlight the resulting conceptions about teacher training in this area of knowledge. It covers the very first discussions about the needs for change in the Major courses across the university in the period studied, starting with its conceptual construction when there was an intense concern with the Brazilian federal legislation for Higher Education, and reaching its approval in the decision-making bodies of the Institution and, afterwards, its implementation made explicit in the new Project for the Major in Geography. This is a theoretical effort based on qualitative research which utilizes the procedure of documental analysis of a portion of the federal legislation on the matter, and also internal documents from PUCSP, required to normalize the several undergraduate courses provided by the university. The thesis is focused on the issue of teacher training, taken from a specific viewpoint: the building of project for curriculum reorientation in the course of Geography as a Major, which sought to give new meanings to the practices of teacher training with the purpose of providing broader thinking over the role of geography teaching |
id |
PUC_SP-1_be2b0c1cb11fc77fcb6a877874042ca0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/9625 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Abramowicz, Merehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723683D2Ramires, Regina Rizzo2016-04-27T14:30:50Z2011-12-052011-11-04Ramires, Regina Rizzo. A formação docente em geografia na PUCSP a partir do projeto de reorientação curricular da licenciatura no periodo de 2005 a 2009. 2011. 510 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9625This thesis follows and analyzes the debates and activities involved in the building of a new Major curriculum by the Geography Department of PUCSP, between 2005 through 2009. It seeks to highlight the resulting conceptions about teacher training in this area of knowledge. It covers the very first discussions about the needs for change in the Major courses across the university in the period studied, starting with its conceptual construction when there was an intense concern with the Brazilian federal legislation for Higher Education, and reaching its approval in the decision-making bodies of the Institution and, afterwards, its implementation made explicit in the new Project for the Major in Geography. This is a theoretical effort based on qualitative research which utilizes the procedure of documental analysis of a portion of the federal legislation on the matter, and also internal documents from PUCSP, required to normalize the several undergraduate courses provided by the university. The thesis is focused on the issue of teacher training, taken from a specific viewpoint: the building of project for curriculum reorientation in the course of Geography as a Major, which sought to give new meanings to the practices of teacher training with the purpose of providing broader thinking over the role of geography teachingA presente tese trata do acompanhamento do processo de debates e atividades envolvidas na construção de um novo currículo de licenciatura pelo Departamento de Geografia da PUCSP, no período de 2005 a 2009, buscando evidenciar as concepções resultantes sobre formação docente nessa área do conhecimento. Foram abordadas desde as primeiras discussões sobre as necessidades de mudanças nos cursos de licenciatura ocorridas em toda a universidade no período estudado, passando por sua construção conceitual onde houve intensa relação com a legislação federal a respeito do Ensino Superior Brasileiro, até alcançar sua aprovação nas instâncias deliberativas da Instituição e, na seqüência, sua implementação explicitada no novo Projeto de Curso de Licenciatura em Geografia. Trata-se de um trabalho teórico, embasado na pesquisa qualitativa, utilizando como procedimento a análise documental de parte da legislação federal sobre o assunto, além de documentos internos da PUCSP, responsáveis pela normatização dos diversos cursos de graduação na universidade. O eixo central de discussão é a questão da formação docente, estudada a partir de um viés específico que foi a construção de um projeto de reorientação curricular no curso de Geografia, o qual buscou dar novos significados às práticas de formação docente, visando proporcionar uma maior reflexão sobre o papel do ensino de geografiaConselho de Ensino e Pesquisasapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22616/Regina%20Rizzo%20Ramires.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBREducaçãoCurrículoReorientação curricularFormação docenteLicenciatura em geografiaEnsino de geografiaCurriculum reorientationTeacher trainingMajor in geographyGeography teachingCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOA formação docente em geografia na PUCSP a partir do projeto de reorientação curricular da licenciatura no periodo de 2005 a 2009Teacher training intended for Major in Geography at PUCSP based on the Curriculum Reorientation Project between 2005 through 2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTRegina Rizzo Ramires.pdf.txtRegina Rizzo Ramires.pdf.txtExtracted texttext/plain298237https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9625/3/Regina%20Rizzo%20Ramires.pdf.txte27ac6b12bfd695d933cae4c27b0262aMD53ORIGINALRegina Rizzo Ramires.pdfapplication/pdf473924https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9625/1/Regina%20Rizzo%20Ramires.pdf360ba9f2b846d9504949cc58e342ecb2MD51THUMBNAILRegina Rizzo Ramires.pdf.jpgRegina Rizzo Ramires.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9625/2/Regina%20Rizzo%20Ramires.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/96252022-04-28 04:07:11.386oai:repositorio.pucsp.br:handle/9625Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T07:07:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A formação docente em geografia na PUCSP a partir do projeto de reorientação curricular da licenciatura no periodo de 2005 a 2009 |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Teacher training intended for Major in Geography at PUCSP based on the Curriculum Reorientation Project between 2005 through 2009 |
title |
A formação docente em geografia na PUCSP a partir do projeto de reorientação curricular da licenciatura no periodo de 2005 a 2009 |
spellingShingle |
A formação docente em geografia na PUCSP a partir do projeto de reorientação curricular da licenciatura no periodo de 2005 a 2009 Ramires, Regina Rizzo Currículo Reorientação curricular Formação docente Licenciatura em geografia Ensino de geografia Curriculum reorientation Teacher training Major in geography Geography teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
title_short |
A formação docente em geografia na PUCSP a partir do projeto de reorientação curricular da licenciatura no periodo de 2005 a 2009 |
title_full |
A formação docente em geografia na PUCSP a partir do projeto de reorientação curricular da licenciatura no periodo de 2005 a 2009 |
title_fullStr |
A formação docente em geografia na PUCSP a partir do projeto de reorientação curricular da licenciatura no periodo de 2005 a 2009 |
title_full_unstemmed |
A formação docente em geografia na PUCSP a partir do projeto de reorientação curricular da licenciatura no periodo de 2005 a 2009 |
title_sort |
A formação docente em geografia na PUCSP a partir do projeto de reorientação curricular da licenciatura no periodo de 2005 a 2009 |
author |
Ramires, Regina Rizzo |
author_facet |
Ramires, Regina Rizzo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Abramowicz, Mere |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723683D2 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramires, Regina Rizzo |
contributor_str_mv |
Abramowicz, Mere |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Reorientação curricular Formação docente Licenciatura em geografia Ensino de geografia |
topic |
Currículo Reorientação curricular Formação docente Licenciatura em geografia Ensino de geografia Curriculum reorientation Teacher training Major in geography Geography teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Curriculum reorientation Teacher training Major in geography Geography teaching |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
description |
This thesis follows and analyzes the debates and activities involved in the building of a new Major curriculum by the Geography Department of PUCSP, between 2005 through 2009. It seeks to highlight the resulting conceptions about teacher training in this area of knowledge. It covers the very first discussions about the needs for change in the Major courses across the university in the period studied, starting with its conceptual construction when there was an intense concern with the Brazilian federal legislation for Higher Education, and reaching its approval in the decision-making bodies of the Institution and, afterwards, its implementation made explicit in the new Project for the Major in Geography. This is a theoretical effort based on qualitative research which utilizes the procedure of documental analysis of a portion of the federal legislation on the matter, and also internal documents from PUCSP, required to normalize the several undergraduate courses provided by the university. The thesis is focused on the issue of teacher training, taken from a specific viewpoint: the building of project for curriculum reorientation in the course of Geography as a Major, which sought to give new meanings to the practices of teacher training with the purpose of providing broader thinking over the role of geography teaching |
publishDate |
2011 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-12-05 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-11-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T14:30:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Ramires, Regina Rizzo. A formação docente em geografia na PUCSP a partir do projeto de reorientação curricular da licenciatura no periodo de 2005 a 2009. 2011. 510 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9625 |
identifier_str_mv |
Ramires, Regina Rizzo. A formação docente em geografia na PUCSP a partir do projeto de reorientação curricular da licenciatura no periodo de 2005 a 2009. 2011. 510 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9625 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9625/3/Regina%20Rizzo%20Ramires.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9625/1/Regina%20Rizzo%20Ramires.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9625/2/Regina%20Rizzo%20Ramires.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e27ac6b12bfd695d933cae4c27b0262a 360ba9f2b846d9504949cc58e342ecb2 cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793424082334646272 |