Sentidos do zero
Ano de defesa: | 2008 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
|
Departamento: |
Educação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11301 |
Resumo: | In this work, the students of Education Child Schooling including studentes Education of young people and adults were interviewed on what they think about the zero, which senses atribute him. Students from different series in ages (ETHNO), to explain (MATHEMA) zero, used different technical (TICS). Using precepts of qualitative research and based on the theory of knowledge Ethnomathematics the TICS of MATHEMA were grouped into units of meaning. The zero was perceived as: a technique mathematical, a concept, a technique in the service of social and as metaphor, The work is organized into three chapters: The chapter zero brings the thinking initials, theoretical and methodological; The chapter I brings reflections on the historical zero. And finally in chapter II are the stories of students on zero |
id |
PUC_SP-1_c528ebfe406f9ce509d9d3e76208b4f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/11301 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
D'Ambrósio, Ubiratanhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4733994Y6Guimarães, Fabiane2016-04-27T16:58:37Z2008-06-062008-05-12Guimarães, Fabiane. Sentidos do zero. 2008. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11301In this work, the students of Education Child Schooling including studentes Education of young people and adults were interviewed on what they think about the zero, which senses atribute him. Students from different series in ages (ETHNO), to explain (MATHEMA) zero, used different technical (TICS). Using precepts of qualitative research and based on the theory of knowledge Ethnomathematics the TICS of MATHEMA were grouped into units of meaning. The zero was perceived as: a technique mathematical, a concept, a technique in the service of social and as metaphor, The work is organized into three chapters: The chapter zero brings the thinking initials, theoretical and methodological; The chapter I brings reflections on the historical zero. And finally in chapter II are the stories of students on zeroNeste trabalho, alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio incluindo alunos da Educação de Jovens e Adultos foram entrevistados sobre o que pensavam sobre o zero, que sentidos atribuíam-lhe. Os alunos de diferentes séries e idades (ETNO), para explicar (MATEMA) o zero, utilizaram diferentes técnicas (TICA). Usando preceitos da pesquisa qualitativa e baseado na teoria do conhecimento Etnomatemática as TICA de MATEMA foram agrupadas em unidades de significado. O zero foi percebido como: uma técnica matemática, um conceito, uma técnica a serviço do social e como metáfora. O trabalho está organizado em três capítulos: O capítulo Zero traz as reflexões iniciais, teóricas e metodológicas; O capítulo I traz reflexões históricas sobre o zero; Por fim no capítulo II encontram-se os relatos dos alunos sobre o zeroSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23578/Fabiane%20Guimaraes.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoEtnomatemáticaHistória do zeroZeroEducacao matematicaMatematica -- Estudo e ensinoEthnomathematicsHistory of zeroCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICASentidos do zeroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTFabiane Guimaraes.pdf.txtFabiane Guimaraes.pdf.txtExtracted texttext/plain171433https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11301/3/Fabiane%20Guimaraes.pdf.txt323d14e576e46f79b5a2c3db0b95e0e9MD53ORIGINALFabiane Guimaraes.pdfapplication/pdf590364https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11301/1/Fabiane%20Guimaraes.pdf94fd201e0ae358d7c02beb2a7db423f3MD51THUMBNAILFabiane Guimaraes.pdf.jpgFabiane Guimaraes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11301/2/Fabiane%20Guimaraes.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/113012022-04-28 06:16:30.495oai:repositorio.pucsp.br:handle/11301Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T09:16:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Sentidos do zero |
title |
Sentidos do zero |
spellingShingle |
Sentidos do zero Guimarães, Fabiane Etnomatemática História do zero Zero Educacao matematica Matematica -- Estudo e ensino Ethnomathematics History of zero CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Sentidos do zero |
title_full |
Sentidos do zero |
title_fullStr |
Sentidos do zero |
title_full_unstemmed |
Sentidos do zero |
title_sort |
Sentidos do zero |
author |
Guimarães, Fabiane |
author_facet |
Guimarães, Fabiane |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
D'Ambrósio, Ubiratan |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4733994Y6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Fabiane |
contributor_str_mv |
D'Ambrósio, Ubiratan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Etnomatemática História do zero Zero Educacao matematica Matematica -- Estudo e ensino |
topic |
Etnomatemática História do zero Zero Educacao matematica Matematica -- Estudo e ensino Ethnomathematics History of zero CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Ethnomathematics History of zero |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
In this work, the students of Education Child Schooling including studentes Education of young people and adults were interviewed on what they think about the zero, which senses atribute him. Students from different series in ages (ETHNO), to explain (MATHEMA) zero, used different technical (TICS). Using precepts of qualitative research and based on the theory of knowledge Ethnomathematics the TICS of MATHEMA were grouped into units of meaning. The zero was perceived as: a technique mathematical, a concept, a technique in the service of social and as metaphor, The work is organized into three chapters: The chapter zero brings the thinking initials, theoretical and methodological; The chapter I brings reflections on the historical zero. And finally in chapter II are the stories of students on zero |
publishDate |
2008 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-06-06 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-05-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T16:58:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Guimarães, Fabiane. Sentidos do zero. 2008. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11301 |
identifier_str_mv |
Guimarães, Fabiane. Sentidos do zero. 2008. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11301 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11301/3/Fabiane%20Guimaraes.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11301/1/Fabiane%20Guimaraes.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11301/2/Fabiane%20Guimaraes.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
323d14e576e46f79b5a2c3db0b95e0e9 94fd201e0ae358d7c02beb2a7db423f3 cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809278171391983616 |