A reforma da educação e a instituição do vestibular na ditadura militar brasileira: um caso de "revolução passiva"?

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Lima, Marcos Eduardo Gomes de lattes
Orientador(a): Silva, Ana Amélia da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Departamento: Ciências Sociais
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3245
Resumo: This dissertation aims to discuss the educational counter-reform imposed by the Military Regime (1964-1985), and the meaning of the privatization of education, especially on de College Education. The research was structured around the granting of the Decree 68.908/71, that held on the vestibular exam (similar to the American SAT exam), modifying its character of test or approval exam, turning into a qualifying contest of individualist and competitive character. Besides the educational counter-reform for the College Education, awarded by the Law 5.540/68, the Law 5.692/71, on Basic Education and the other legislative measures of the same historical period, was analyzed. The research sought to explore the reasons that led the National Constituent Assembly from 1988 to tacitly accept the Decree 68.908/71, considering this position as a case of Brazilian passive revolution in the context of political opening. In this perspective, the research seeks to discuss the consolidation and dissemination of referred model of vestibular exam in the institutions of Colleges Education in Brazil, and its economic, political and ideological linkages
id PUC_SP-1_c6b167e4d9a442ca77bed1ab48b39f79
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/3245
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Silva, Ana Amélia dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4218809H6Lima, Marcos Eduardo Gomes de2016-04-26T14:52:42Z2010-12-102010-10-15Lima, Marcos Eduardo Gomes de. A reforma da educação e a instituição do vestibular na ditadura militar brasileira: um caso de "revolução passiva"?. 2010. 196 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3245This dissertation aims to discuss the educational counter-reform imposed by the Military Regime (1964-1985), and the meaning of the privatization of education, especially on de College Education. The research was structured around the granting of the Decree 68.908/71, that held on the vestibular exam (similar to the American SAT exam), modifying its character of test or approval exam, turning into a qualifying contest of individualist and competitive character. Besides the educational counter-reform for the College Education, awarded by the Law 5.540/68, the Law 5.692/71, on Basic Education and the other legislative measures of the same historical period, was analyzed. The research sought to explore the reasons that led the National Constituent Assembly from 1988 to tacitly accept the Decree 68.908/71, considering this position as a case of Brazilian passive revolution in the context of political opening. In this perspective, the research seeks to discuss the consolidation and dissemination of referred model of vestibular exam in the institutions of Colleges Education in Brazil, and its economic, political and ideological linkagesEsta dissertação tem por objetivo discutir a contra-reforma educacional imposta pelo Regime Militar (1964-1985), e o significado da privatização do ensino, em especial sobre o Ensino Superior. A pesquisa estruturou-se em torno da outorga do Decreto 68.908/71, que dispunha sobre o exame vestibular, modificando seu caráter de prova ou exame aprobatório, transformando-o em um concurso classificatório, de caráter individualizante e competitivo. Além da contra-reforma educacional para o Ensino Superior, outorgada pela Lei 5.540/68, foi analisada a Lei 5.692/71, sobre a Educação Básica e outras medidas legislativas do mesmo período histórico. A pesquisa procurou aprofundar as razões que levaram a Assembléia Nacional Constituinte de 1988 a aceitar tacitamente o Decreto 68.908/71, entendendo-se esta posição como um caso de revolução passiva brasileira no contexto de abertura política. Nesta perspectiva, busca-se discutir a disseminação e consolidação do referido modelo de vestibular nas Instituições de Ensino Superior no Brasil, e seus nexos econômicos, políticos e ideológicosCentro Universitário Adventistaapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/11814/Marcos%20Eduardo%20Gomes%20de%20Lima.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciências SociaisPUC-SPBRCiências SociaisEducaçãoPrivatizaçãoVestibularIdeologiaDitaduraNeoliberalismoEducationPrivatizationIdeologyDictatorshipNeoliberalismCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASA reforma da educação e a instituição do vestibular na ditadura militar brasileira: um caso de "revolução passiva"?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTMarcos Eduardo Gomes de Lima.pdf.txtMarcos Eduardo Gomes de Lima.pdf.txtExtracted texttext/plain458826https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3245/3/Marcos%20Eduardo%20Gomes%20de%20Lima.pdf.txt8d0d5eabd88ffe33e395b44171377111MD53ORIGINALMarcos Eduardo Gomes de Lima.pdfapplication/pdf1066305https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3245/1/Marcos%20Eduardo%20Gomes%20de%20Lima.pdfee947b737c8ed57f90e687ed08678ae0MD51THUMBNAILMarcos Eduardo Gomes de Lima.pdf.jpgMarcos Eduardo Gomes de Lima.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3245/2/Marcos%20Eduardo%20Gomes%20de%20Lima.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/32452022-04-27 10:39:33.22oai:repositorio.pucsp.br:handle/3245Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T13:39:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv A reforma da educação e a instituição do vestibular na ditadura militar brasileira: um caso de "revolução passiva"?
title A reforma da educação e a instituição do vestibular na ditadura militar brasileira: um caso de "revolução passiva"?
spellingShingle A reforma da educação e a instituição do vestibular na ditadura militar brasileira: um caso de "revolução passiva"?
Lima, Marcos Eduardo Gomes de
Educação
Privatização
Vestibular
Ideologia
Ditadura
Neoliberalismo
Education
Privatization
Ideology
Dictatorship
Neoliberalism
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short A reforma da educação e a instituição do vestibular na ditadura militar brasileira: um caso de "revolução passiva"?
title_full A reforma da educação e a instituição do vestibular na ditadura militar brasileira: um caso de "revolução passiva"?
title_fullStr A reforma da educação e a instituição do vestibular na ditadura militar brasileira: um caso de "revolução passiva"?
title_full_unstemmed A reforma da educação e a instituição do vestibular na ditadura militar brasileira: um caso de "revolução passiva"?
title_sort A reforma da educação e a instituição do vestibular na ditadura militar brasileira: um caso de "revolução passiva"?
author Lima, Marcos Eduardo Gomes de
author_facet Lima, Marcos Eduardo Gomes de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Ana Amélia da
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4218809H6
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Marcos Eduardo Gomes de
contributor_str_mv Silva, Ana Amélia da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Privatização
Vestibular
Ideologia
Ditadura
Neoliberalismo
topic Educação
Privatização
Vestibular
Ideologia
Ditadura
Neoliberalismo
Education
Privatization
Ideology
Dictatorship
Neoliberalism
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Privatization
Ideology
Dictatorship
Neoliberalism
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description This dissertation aims to discuss the educational counter-reform imposed by the Military Regime (1964-1985), and the meaning of the privatization of education, especially on de College Education. The research was structured around the granting of the Decree 68.908/71, that held on the vestibular exam (similar to the American SAT exam), modifying its character of test or approval exam, turning into a qualifying contest of individualist and competitive character. Besides the educational counter-reform for the College Education, awarded by the Law 5.540/68, the Law 5.692/71, on Basic Education and the other legislative measures of the same historical period, was analyzed. The research sought to explore the reasons that led the National Constituent Assembly from 1988 to tacitly accept the Decree 68.908/71, considering this position as a case of Brazilian passive revolution in the context of political opening. In this perspective, the research seeks to discuss the consolidation and dissemination of referred model of vestibular exam in the institutions of Colleges Education in Brazil, and its economic, political and ideological linkages
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-12-10
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-10-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-26T14:52:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Lima, Marcos Eduardo Gomes de. A reforma da educação e a instituição do vestibular na ditadura militar brasileira: um caso de "revolução passiva"?. 2010. 196 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3245
identifier_str_mv Lima, Marcos Eduardo Gomes de. A reforma da educação e a instituição do vestibular na ditadura militar brasileira: um caso de "revolução passiva"?. 2010. 196 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências Sociais
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3245/3/Marcos%20Eduardo%20Gomes%20de%20Lima.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3245/1/Marcos%20Eduardo%20Gomes%20de%20Lima.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3245/2/Marcos%20Eduardo%20Gomes%20de%20Lima.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8d0d5eabd88ffe33e395b44171377111
ee947b737c8ed57f90e687ed08678ae0
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424101870665728