A urna de Bernoulli como modelo fundamental no ensino de probabilidade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Rodrigues, Marcelo Rivelino
Orientador(a): Coutinho, Cileda de Queiroz e Silva
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11197
Resumo: In this work I am considering the use of the Urn of Bernoulli, as a basic model in the education of Probability. For the concrete representation of the urn I will use the so called activity The Bottle of Brousseau . The theoretical basis present in this research is composed by two main theories: The Conceptual Fields Theory, which belongs to Gerard Vergnaud, and the Theory of the Situations, developed by Guy Brousseau. The present research was accomplished with students of the last series of the room cycle of Basic Education in order to verify if they, through an education sequence, can be able to construct the probabilistic concepts of base, when these concepts are boarded for two approaches: the Laplaciano approach and the frequency approach
id PUC_SP-1_c9453f50b2919e38d825c17f597b4e54
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/11197
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Coutinho, Cileda de Queiroz e SilvaRodrigues, Marcelo Rivelino2016-04-27T16:58:14Z2007-07-232007-05-31Rodrigues, Marcelo Rivelino. A urna de Bernoulli como modelo fundamental no ensino de probabilidade. 2007. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11197In this work I am considering the use of the Urn of Bernoulli, as a basic model in the education of Probability. For the concrete representation of the urn I will use the so called activity The Bottle of Brousseau . The theoretical basis present in this research is composed by two main theories: The Conceptual Fields Theory, which belongs to Gerard Vergnaud, and the Theory of the Situations, developed by Guy Brousseau. The present research was accomplished with students of the last series of the room cycle of Basic Education in order to verify if they, through an education sequence, can be able to construct the probabilistic concepts of base, when these concepts are boarded for two approaches: the Laplaciano approach and the frequency approachNeste trabalho propomos a utilização da Urna de Bernoulli como modelo fundamental no ensino de Probabilidade. Para a representação concreta da urna, usarei a atividade denominada Garrafa de Brousseau . A base que permea este trabalho foi composta por duas teorias: a de Campos Conceituais , de Gerard Vergnaud, e a Teoria das Situações , de Guy Brousseau. Realizamos esta pesquisa com alunos da última série do quarto ciclo do Ensino Fundamental, com o intuito de verificar se esses alunos, por meio de uma seqüência de ensino, puderam construir os conceitos probabilísticos de base quando estes são abordados por dois enfoques: o laplaciano e o freqüentistaSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22108/Marcelo%20Rivelino%20Rodrigues.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoProbabilidadeCampos ConceituaisUrna de BernoulliEducacao matematicaMatematica -- Estudo e ensinoProbabilidadesConceptual ProbabilityConceptual FieldsUrn of BernoulliCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAA urna de Bernoulli como modelo fundamental no ensino de probabilidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTMarcelo Rivelino Rodrigues.pdf.txtMarcelo Rivelino Rodrigues.pdf.txtExtracted texttext/plain131301https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11197/3/Marcelo%20Rivelino%20Rodrigues.pdf.txt42513ebb25fd09830c45a1e6b637e7e0MD53ORIGINALMarcelo Rivelino Rodrigues.pdfapplication/pdf515906https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11197/1/Marcelo%20Rivelino%20Rodrigues.pdf0b54cbbd6b99bd2a08b96bb98277ace9MD51THUMBNAILMarcelo Rivelino Rodrigues.pdf.jpgMarcelo Rivelino Rodrigues.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3279https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11197/2/Marcelo%20Rivelino%20Rodrigues.pdf.jpga70a9374f953cb14f40774eb4c48119bMD52handle/111972022-04-27 23:38:32.674oai:repositorio.pucsp.br:handle/11197Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T02:38:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv A urna de Bernoulli como modelo fundamental no ensino de probabilidade
title A urna de Bernoulli como modelo fundamental no ensino de probabilidade
spellingShingle A urna de Bernoulli como modelo fundamental no ensino de probabilidade
Rodrigues, Marcelo Rivelino
Probabilidade
Campos Conceituais
Urna de Bernoulli
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Probabilidades
Conceptual Probability
Conceptual Fields
Urn of Bernoulli
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short A urna de Bernoulli como modelo fundamental no ensino de probabilidade
title_full A urna de Bernoulli como modelo fundamental no ensino de probabilidade
title_fullStr A urna de Bernoulli como modelo fundamental no ensino de probabilidade
title_full_unstemmed A urna de Bernoulli como modelo fundamental no ensino de probabilidade
title_sort A urna de Bernoulli como modelo fundamental no ensino de probabilidade
author Rodrigues, Marcelo Rivelino
author_facet Rodrigues, Marcelo Rivelino
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Coutinho, Cileda de Queiroz e Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Marcelo Rivelino
contributor_str_mv Coutinho, Cileda de Queiroz e Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Probabilidade
Campos Conceituais
Urna de Bernoulli
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Probabilidades
topic Probabilidade
Campos Conceituais
Urna de Bernoulli
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Probabilidades
Conceptual Probability
Conceptual Fields
Urn of Bernoulli
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Conceptual Probability
Conceptual Fields
Urn of Bernoulli
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description In this work I am considering the use of the Urn of Bernoulli, as a basic model in the education of Probability. For the concrete representation of the urn I will use the so called activity The Bottle of Brousseau . The theoretical basis present in this research is composed by two main theories: The Conceptual Fields Theory, which belongs to Gerard Vergnaud, and the Theory of the Situations, developed by Guy Brousseau. The present research was accomplished with students of the last series of the room cycle of Basic Education in order to verify if they, through an education sequence, can be able to construct the probabilistic concepts of base, when these concepts are boarded for two approaches: the Laplaciano approach and the frequency approach
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-07-23
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-05-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:58:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Rodrigues, Marcelo Rivelino. A urna de Bernoulli como modelo fundamental no ensino de probabilidade. 2007. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11197
identifier_str_mv Rodrigues, Marcelo Rivelino. A urna de Bernoulli como modelo fundamental no ensino de probabilidade. 2007. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11197/3/Marcelo%20Rivelino%20Rodrigues.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11197/1/Marcelo%20Rivelino%20Rodrigues.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11197/2/Marcelo%20Rivelino%20Rodrigues.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 42513ebb25fd09830c45a1e6b637e7e0
0b54cbbd6b99bd2a08b96bb98277ace9
a70a9374f953cb14f40774eb4c48119b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423936877232128