Desenvolvendo um repertório comportamental Pró Saber: estudo de caso com pai de aluno que apresenta um baixo desempenho escolar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Fernandes, Fernanda Pereira lattes
Orientador(a): Kublikowski, Ida
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica
Departamento: Psicologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15138
Resumo: Studies have indicated parental involvement and lack of appropriate contingencies to a behavioral repertoire Pro Knowing relevant variables in states of low academic performance, highlighting the importance of parental guidance in the management of these contingencies. The objective of this research was to determine whether orientation meetings with instructions on behavior analysis and behavioral repertoire planning Pro Knowing, could contribute to a parent whose child has below-average academic performance, should plan strategies that would help the child improve the behavior of study. We conducted a case study with the parent of a student of 13 years, enrolled in the 8th year of a private school in Cuiabá-MT. Initially was done an interview with the father, he replied to a questionnaire, two teachers filled out an evaluation of the student's behavior and the last test was used for school performance. Then the meetings were held with the father, and later repeated the initial procedures. After the proposed intervention, notice a few changes in parenting practices, the amount of notes on the agenda, as well as the assessment that teachers make about the student's behavior, but the same amount of grades remain below average
id PUC_SP-1_c9e3529368e3d494324707219ad80604
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/15138
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Kublikowski, Idahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4484826H5Fernandes, Fernanda Pereira2016-04-28T20:38:12Z2012-07-182012-05-23Fernandes, Fernanda Pereira. Desenvolvendo um repertório comportamental Pró Saber: estudo de caso com pai de aluno que apresenta um baixo desempenho escolar. 2012. 136 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15138Studies have indicated parental involvement and lack of appropriate contingencies to a behavioral repertoire Pro Knowing relevant variables in states of low academic performance, highlighting the importance of parental guidance in the management of these contingencies. The objective of this research was to determine whether orientation meetings with instructions on behavior analysis and behavioral repertoire planning Pro Knowing, could contribute to a parent whose child has below-average academic performance, should plan strategies that would help the child improve the behavior of study. We conducted a case study with the parent of a student of 13 years, enrolled in the 8th year of a private school in Cuiabá-MT. Initially was done an interview with the father, he replied to a questionnaire, two teachers filled out an evaluation of the student's behavior and the last test was used for school performance. Then the meetings were held with the father, and later repeated the initial procedures. After the proposed intervention, notice a few changes in parenting practices, the amount of notes on the agenda, as well as the assessment that teachers make about the student's behavior, but the same amount of grades remain below averageEstudos vêm apontando o envolvimento parental e a falta de contingências adequadas a um repertório comportamental Pró Saber como variáveis relevantes em quadros de baixo rendimento escolar, destacando a importância da orientação dos pais no manejo dessas contingências. O objetivo desta pesquisa foi verificar se encontros de orientação, com instruções sobre análise do comportamento e planejamento de repertório comportamental Pró Saber, poderiam colaborar para que um pai, cujo filho que apresenta rendimento escolar abaixo da média, planejasse estratégias que auxiliassem o filho a aprimorar o comportamento de estudar. Foi realizado um estudo de caso com o pai de um aluno de 13 anos, matriculado no 8º ano de uma escola particular de Cuiabá-MT. Inicialmente foi realizada uma entrevista com o pai, este respondeu a um questionário, dois professores preencheram uma avaliação do comportamento do aluno e neste último foi aplicado o teste de desempenho escolar. Em seguida foram realizados os encontros com o pai e, posteriormente, repetidos os procedimentos iniciais. Após a intervenção proposta, notam-se algumas mudanças nas práticas parentais, na quantidade de anotações na agenda, bem como na avaliação que os professores fazem sobre o comportamento do aluno, mas a mesma quantidade de notas abaixo da média permaneceapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/31543/Fernanda%20Pereira%20Fernandes.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia ClínicaPUC-SPBRPsicologiaOrientação de paisBaixo rendimento escolarIntervenção comportamentalPráticas parentaisAdvising parentsPoor school performanceBehavioral interventionParenting practicesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIADesenvolvendo um repertório comportamental Pró Saber: estudo de caso com pai de aluno que apresenta um baixo desempenho escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTFernanda Pereira Fernandes.pdf.txtFernanda Pereira Fernandes.pdf.txtExtracted texttext/plain196478https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/15138/3/Fernanda%20Pereira%20Fernandes.pdf.txt1cc618330a41943fbdd7daf923d7d65cMD53ORIGINALFernanda Pereira Fernandes.pdfapplication/pdf6063124https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/15138/1/Fernanda%20Pereira%20Fernandes.pdf6eb245dc619fecc0944b24ee430dbb05MD51THUMBNAILFernanda Pereira Fernandes.pdf.jpgFernanda Pereira Fernandes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2138https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/15138/2/Fernanda%20Pereira%20Fernandes.pdf.jpge9e0da7da0c792111b53ef9ec8cd4ddfMD52handle/151382022-04-27 23:27:12.237oai:repositorio.pucsp.br:handle/15138Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T02:27:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Desenvolvendo um repertório comportamental Pró Saber: estudo de caso com pai de aluno que apresenta um baixo desempenho escolar
title Desenvolvendo um repertório comportamental Pró Saber: estudo de caso com pai de aluno que apresenta um baixo desempenho escolar
spellingShingle Desenvolvendo um repertório comportamental Pró Saber: estudo de caso com pai de aluno que apresenta um baixo desempenho escolar
Fernandes, Fernanda Pereira
Orientação de pais
Baixo rendimento escolar
Intervenção comportamental
Práticas parentais
Advising parents
Poor school performance
Behavioral intervention
Parenting practices
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short Desenvolvendo um repertório comportamental Pró Saber: estudo de caso com pai de aluno que apresenta um baixo desempenho escolar
title_full Desenvolvendo um repertório comportamental Pró Saber: estudo de caso com pai de aluno que apresenta um baixo desempenho escolar
title_fullStr Desenvolvendo um repertório comportamental Pró Saber: estudo de caso com pai de aluno que apresenta um baixo desempenho escolar
title_full_unstemmed Desenvolvendo um repertório comportamental Pró Saber: estudo de caso com pai de aluno que apresenta um baixo desempenho escolar
title_sort Desenvolvendo um repertório comportamental Pró Saber: estudo de caso com pai de aluno que apresenta um baixo desempenho escolar
author Fernandes, Fernanda Pereira
author_facet Fernandes, Fernanda Pereira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kublikowski, Ida
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4484826H5
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Fernanda Pereira
contributor_str_mv Kublikowski, Ida
dc.subject.por.fl_str_mv Orientação de pais
Baixo rendimento escolar
Intervenção comportamental
Práticas parentais
topic Orientação de pais
Baixo rendimento escolar
Intervenção comportamental
Práticas parentais
Advising parents
Poor school performance
Behavioral intervention
Parenting practices
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Advising parents
Poor school performance
Behavioral intervention
Parenting practices
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description Studies have indicated parental involvement and lack of appropriate contingencies to a behavioral repertoire Pro Knowing relevant variables in states of low academic performance, highlighting the importance of parental guidance in the management of these contingencies. The objective of this research was to determine whether orientation meetings with instructions on behavior analysis and behavioral repertoire planning Pro Knowing, could contribute to a parent whose child has below-average academic performance, should plan strategies that would help the child improve the behavior of study. We conducted a case study with the parent of a student of 13 years, enrolled in the 8th year of a private school in Cuiabá-MT. Initially was done an interview with the father, he replied to a questionnaire, two teachers filled out an evaluation of the student's behavior and the last test was used for school performance. Then the meetings were held with the father, and later repeated the initial procedures. After the proposed intervention, notice a few changes in parenting practices, the amount of notes on the agenda, as well as the assessment that teachers make about the student's behavior, but the same amount of grades remain below average
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-07-18
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-05-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T20:38:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Fernandes, Fernanda Pereira. Desenvolvendo um repertório comportamental Pró Saber: estudo de caso com pai de aluno que apresenta um baixo desempenho escolar. 2012. 136 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15138
identifier_str_mv Fernandes, Fernanda Pereira. Desenvolvendo um repertório comportamental Pró Saber: estudo de caso com pai de aluno que apresenta um baixo desempenho escolar. 2012. 136 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/15138/3/Fernanda%20Pereira%20Fernandes.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/15138/1/Fernanda%20Pereira%20Fernandes.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/15138/2/Fernanda%20Pereira%20Fernandes.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1cc618330a41943fbdd7daf923d7d65c
6eb245dc619fecc0944b24ee430dbb05
e9e0da7da0c792111b53ef9ec8cd4ddf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424076183699456