O sentido da escolarização por estudantes do ensino médio: um estudo de caso em uma escola de periferia no Município de Osasco-SP

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Bilbao, Nicole Reys lattes
Orientador(a): Borin, Marisa do Espírito Santo lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Departamento: Ciências Sociais
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3609
Resumo: This dissertation have the objective to know the meaning of schooling for high school students. As methodology for the analysis this subject was chosen the Case Study methodolgy and a peripheral Public State School in the city of Osasco, located in the metropolitan Region of São Paulo. The study counts on four lines of analysis, that cross at the end with an analytical synthesis. The first one goes through general considerations of high school, trying to characterize the legislation about the educational process of high school in the state of São Paulo. The second one shows the Case of using educational tools in the selected school, its operation, locating it in the place where it operates. On the third axis is made a theoretical analysis about the family influence on the schooling process, since the education of children and teenagers is their responsibility. The fourth axis tells the educational path of families, dealing with perspectives and expectations about the meaning of schooling of their children. Last, all the results shows some possible ways to solve conflicting situations between the dimensions of education for the case study. Therefore, were conducted bibliographic surveys, analysis of content, systematic observation, participant observation, semistructured interviews, depth interviews and narrative interviews with students, school management, school coordination, teachers and student's families
id PUC_SP-1_c9ebc04adc923a8f3cc67d03824bd85e
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/3609
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Borin, Marisa do Espírito Santohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720546T6http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4215174J8Bilbao, Nicole Reys2016-04-26T14:55:08Z2015-03-092015-02-11Bilbao, Nicole Reys. O sentido da escolarização por estudantes do ensino médio: um estudo de caso em uma escola de periferia no Município de Osasco-SP. 2015. 76 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3609This dissertation have the objective to know the meaning of schooling for high school students. As methodology for the analysis this subject was chosen the Case Study methodolgy and a peripheral Public State School in the city of Osasco, located in the metropolitan Region of São Paulo. The study counts on four lines of analysis, that cross at the end with an analytical synthesis. The first one goes through general considerations of high school, trying to characterize the legislation about the educational process of high school in the state of São Paulo. The second one shows the Case of using educational tools in the selected school, its operation, locating it in the place where it operates. On the third axis is made a theoretical analysis about the family influence on the schooling process, since the education of children and teenagers is their responsibility. The fourth axis tells the educational path of families, dealing with perspectives and expectations about the meaning of schooling of their children. Last, all the results shows some possible ways to solve conflicting situations between the dimensions of education for the case study. Therefore, were conducted bibliographic surveys, analysis of content, systematic observation, participant observation, semistructured interviews, depth interviews and narrative interviews with students, school management, school coordination, teachers and student's familiesEste trabalho tem como objetivo conhecer o sentido da escolarização por alunos do Ensino Médio. Optou-se como metodologia para a analise deste tema o Estudo de Caso , tendo sido selecionada uma Escola Pública Estadual Periférica no Município de Osasco, da Região Metropolitana de São Paulo. A pesquisa conta com quatro eixos de análise, que se cruzam ao final com uma síntese analítica. O primeiro passa por considerações gerais sobre o Ensino Médio, procurando caracterizar a legislação referente ao processo educacional do Ensino Médio no Estado de São Paulo. O segundo apresenta o caso da utilização dos instrumentos educacionais na escola selecionada, seu funcionamento, localizando-a no espaço em que se insere. No terceiro eixo é feita uma análise teórica a respeito da influência da família no processo de escolarização, já que a educação de crianças e adolescentes é de sua responsabilidade. O quarto eixo narra a trajetória educacional de famílias, lidando com perspectivas e expectativas quanto ao sentido da escolarização de seus filhos. Por último, o conjunto dos resultados nos mostra alguns caminhos possíveis para a conciliação de situações conflitantes entre as dimensões da educação para o caso estudado. Para tanto, foram realizados levantamentos bibliográficos, análise de conteúdo, observação sistemática, observação participante, entrevistas semiestruturadas, entrevistas em profundidade e entrevistas narrativas, realizadas com alunos, direção da escola, coordenação de curso, professores e com famílias de estudantesConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/12251/Nicole%20Reys%20Bilbao.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciências SociaisPUC-SPBRCiências SociaisEnsino médioSentido de escolarizaçãoEscola PúblicaHigh SchoolMeaning of schoolingPublic SchoolCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASO sentido da escolarização por estudantes do ensino médio: um estudo de caso em uma escola de periferia no Município de Osasco-SPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTNicole Reys Bilbao.pdf.txtNicole Reys Bilbao.pdf.txtExtracted texttext/plain156884https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3609/3/Nicole%20Reys%20Bilbao.pdf.txt6e765acce59b899d4033bdfd07693ff2MD53ORIGINALNicole Reys Bilbao.pdfapplication/pdf404244https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3609/1/Nicole%20Reys%20Bilbao.pdf27ac34f4456fc7b585282613e41ee1b8MD51THUMBNAILNicole Reys Bilbao.pdf.jpgNicole Reys Bilbao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3609/2/Nicole%20Reys%20Bilbao.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/36092022-04-28 18:34:15.953oai:repositorio.pucsp.br:handle/3609Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T21:34:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv O sentido da escolarização por estudantes do ensino médio: um estudo de caso em uma escola de periferia no Município de Osasco-SP
title O sentido da escolarização por estudantes do ensino médio: um estudo de caso em uma escola de periferia no Município de Osasco-SP
spellingShingle O sentido da escolarização por estudantes do ensino médio: um estudo de caso em uma escola de periferia no Município de Osasco-SP
Bilbao, Nicole Reys
Ensino médio
Sentido de escolarização
Escola Pública
High School
Meaning of schooling
Public School
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short O sentido da escolarização por estudantes do ensino médio: um estudo de caso em uma escola de periferia no Município de Osasco-SP
title_full O sentido da escolarização por estudantes do ensino médio: um estudo de caso em uma escola de periferia no Município de Osasco-SP
title_fullStr O sentido da escolarização por estudantes do ensino médio: um estudo de caso em uma escola de periferia no Município de Osasco-SP
title_full_unstemmed O sentido da escolarização por estudantes do ensino médio: um estudo de caso em uma escola de periferia no Município de Osasco-SP
title_sort O sentido da escolarização por estudantes do ensino médio: um estudo de caso em uma escola de periferia no Município de Osasco-SP
author Bilbao, Nicole Reys
author_facet Bilbao, Nicole Reys
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Borin, Marisa do Espírito Santo
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720546T6
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4215174J8
dc.contributor.author.fl_str_mv Bilbao, Nicole Reys
contributor_str_mv Borin, Marisa do Espírito Santo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Sentido de escolarização
Escola Pública
topic Ensino médio
Sentido de escolarização
Escola Pública
High School
Meaning of schooling
Public School
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
dc.subject.eng.fl_str_mv High School
Meaning of schooling
Public School
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description This dissertation have the objective to know the meaning of schooling for high school students. As methodology for the analysis this subject was chosen the Case Study methodolgy and a peripheral Public State School in the city of Osasco, located in the metropolitan Region of São Paulo. The study counts on four lines of analysis, that cross at the end with an analytical synthesis. The first one goes through general considerations of high school, trying to characterize the legislation about the educational process of high school in the state of São Paulo. The second one shows the Case of using educational tools in the selected school, its operation, locating it in the place where it operates. On the third axis is made a theoretical analysis about the family influence on the schooling process, since the education of children and teenagers is their responsibility. The fourth axis tells the educational path of families, dealing with perspectives and expectations about the meaning of schooling of their children. Last, all the results shows some possible ways to solve conflicting situations between the dimensions of education for the case study. Therefore, were conducted bibliographic surveys, analysis of content, systematic observation, participant observation, semistructured interviews, depth interviews and narrative interviews with students, school management, school coordination, teachers and student's families
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-09
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-02-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-26T14:55:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Bilbao, Nicole Reys. O sentido da escolarização por estudantes do ensino médio: um estudo de caso em uma escola de periferia no Município de Osasco-SP. 2015. 76 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3609
identifier_str_mv Bilbao, Nicole Reys. O sentido da escolarização por estudantes do ensino médio: um estudo de caso em uma escola de periferia no Município de Osasco-SP. 2015. 76 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências Sociais
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3609/3/Nicole%20Reys%20Bilbao.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3609/1/Nicole%20Reys%20Bilbao.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3609/2/Nicole%20Reys%20Bilbao.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6e765acce59b899d4033bdfd07693ff2
27ac34f4456fc7b585282613e41ee1b8
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423948891815936