Gosto popular na propaganda televisiva

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Faro, Clara Freire Filgueiras lattes
Orientador(a): Mira, Maria Celeste
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Departamento: Ciências Sociais
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3592
Resumo: This dissertation is inspired by the potential impact on Brazilian television and advertising caused by the middle class rising economic power and consumption increase. Seeking signs of the popular taste usage on advertising, this study is concentrated on the television and key medium. Researched data evidences that corporations study popular taste and apply it inside its advertising pieces pursuing middle class identification towards their brands. Despite growing Rede Globo efforts to approach this group, this dissertation concludes that SBT remains positioned as main reference when it comes to popular audience. Rede Globo has a bigger therefore broader audience; hence not a noticeable broadcaster of popular taste embedded advertisement
id PUC_SP-1_cc18e48fbf835ff4b5db8685e60d6714
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/3592
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Mira, Maria Celestehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4350197E2Faro, Clara Freire Filgueiras2016-04-26T14:55:00Z2014-10-232014-09-24Faro, Clara Freire Filgueiras. Gosto popular na propaganda televisiva. 2014. 154 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3592This dissertation is inspired by the potential impact on Brazilian television and advertising caused by the middle class rising economic power and consumption increase. Seeking signs of the popular taste usage on advertising, this study is concentrated on the television and key medium. Researched data evidences that corporations study popular taste and apply it inside its advertising pieces pursuing middle class identification towards their brands. Despite growing Rede Globo efforts to approach this group, this dissertation concludes that SBT remains positioned as main reference when it comes to popular audience. Rede Globo has a bigger therefore broader audience; hence not a noticeable broadcaster of popular taste embedded advertisementO presente trabalho é estimulado pela reflexão sobre o impacto na televisão e na propaganda causado pelo crescimento da importância econômica e aumento do consumo da camada média da população brasileira, chamada de classe C. Em busca de indícios do uso do gosto popular na propaganda, o estudo se concentra na televisão como principal meio. Os dados coletados neste trabalho permitem evidenciar que as empresas estudam o gosto popular e o utilizam em seus comerciais com o objetivo de gerar identificação da classe C com suas marcas e, em última instância, conquistá-la. Apesar do crescente esforço da Rede Globo de se aproximar desse público, o estudo conclui que o SBT mantém sua posição de referência quando se trata de audiência popular. A Rede Globo tem uma audiência mais abrangente e, portanto, não se destaca no que tange à veiculação específica de comerciais com características popularesapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/12150/Clara%20Freire%20Filgueiras%20Faro.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciências SociaisPUC-SPBRCiências SociaisConsumoPublicidadeTelevisãoClasse CGosto popularConsumptionAdvertisingTelevisionC ClassTastePopularCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASGosto popular na propaganda televisivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTClara Freire Filgueiras Faro.pdf.txtClara Freire Filgueiras Faro.pdf.txtExtracted texttext/plain238819https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3592/3/Clara%20Freire%20Filgueiras%20Faro.pdf.txt52e5fc754394a214bb2c25113f12c0e7MD53ORIGINALClara Freire Filgueiras Faro.pdfapplication/pdf2389372https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3592/1/Clara%20Freire%20Filgueiras%20Faro.pdf1688700edb266282575b6cca40de8457MD51THUMBNAILClara Freire Filgueiras Faro.pdf.jpgClara Freire Filgueiras Faro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3592/2/Clara%20Freire%20Filgueiras%20Faro.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/35922022-04-28 18:26:00.001oai:repositorio.pucsp.br:handle/3592Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T21:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Gosto popular na propaganda televisiva
title Gosto popular na propaganda televisiva
spellingShingle Gosto popular na propaganda televisiva
Faro, Clara Freire Filgueiras
Consumo
Publicidade
Televisão
Classe C
Gosto popular
Consumption
Advertising
Television
C Class
Taste
Popular
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short Gosto popular na propaganda televisiva
title_full Gosto popular na propaganda televisiva
title_fullStr Gosto popular na propaganda televisiva
title_full_unstemmed Gosto popular na propaganda televisiva
title_sort Gosto popular na propaganda televisiva
author Faro, Clara Freire Filgueiras
author_facet Faro, Clara Freire Filgueiras
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mira, Maria Celeste
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4350197E2
dc.contributor.author.fl_str_mv Faro, Clara Freire Filgueiras
contributor_str_mv Mira, Maria Celeste
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo
Publicidade
Televisão
Classe C
Gosto popular
topic Consumo
Publicidade
Televisão
Classe C
Gosto popular
Consumption
Advertising
Television
C Class
Taste
Popular
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Consumption
Advertising
Television
C Class
Taste
Popular
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description This dissertation is inspired by the potential impact on Brazilian television and advertising caused by the middle class rising economic power and consumption increase. Seeking signs of the popular taste usage on advertising, this study is concentrated on the television and key medium. Researched data evidences that corporations study popular taste and apply it inside its advertising pieces pursuing middle class identification towards their brands. Despite growing Rede Globo efforts to approach this group, this dissertation concludes that SBT remains positioned as main reference when it comes to popular audience. Rede Globo has a bigger therefore broader audience; hence not a noticeable broadcaster of popular taste embedded advertisement
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014-10-23
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-09-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-26T14:55:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Faro, Clara Freire Filgueiras. Gosto popular na propaganda televisiva. 2014. 154 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3592
identifier_str_mv Faro, Clara Freire Filgueiras. Gosto popular na propaganda televisiva. 2014. 154 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências Sociais
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3592/3/Clara%20Freire%20Filgueiras%20Faro.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3592/1/Clara%20Freire%20Filgueiras%20Faro.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3592/2/Clara%20Freire%20Filgueiras%20Faro.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 52e5fc754394a214bb2c25113f12c0e7
1688700edb266282575b6cca40de8457
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423982445199360