A problemática da abordagem das doenças sexualmente transmissíveis pelos professores de Ciências/Biologia de escolas públicas: uma realidade de Sorocaba
Ano de defesa: | 2013 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde
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Departamento: |
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde
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País: |
BR
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Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9468 |
Resumo: | We sought to in this study reveal how the approach is performed on sexually transmitted diseases (STD) in state schools in the Sorocaba region with the highest rate of STDs; pinpoint the challenges and possibilities of this approach by the teacher of Science / Biology these institutions and get along with the teachers of these schools, alternative approaches significantly. It was the study of qualitative profile that had the cooperation of 9 faculty of Science / Biology, 2 coordinators of these schools of Sorocaba (SP) and coordinator of the Family Health Unit of the district in which the research took place. Through individual interviews, semi-structured, recorded, transcribed and analyzed, the results showed that teachers need better preparation to act in this theme, and that lack of stimulation directly influences the search for better results. It was also observed that it is essential the team's involvement in the theme of Health, through working with teachers for such changes to occur in the current scenario of STDs with this population of young people, and that despite the fact that this need not occur as should, however, with the research was possible to discern such involvement |
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Lanza, Leni Boghossiamhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4250163Z5Silva, Amanda de Oliveira2016-04-27T13:10:22Z2013-09-132013-08-27Silva, Amanda de Oliveira. A problemática da abordagem das doenças sexualmente transmissíveis pelos professores de Ciências/Biologia de escolas públicas: uma realidade de Sorocaba. 2013. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação nas Profissões da Saúde) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sorocaba, 2013.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9468We sought to in this study reveal how the approach is performed on sexually transmitted diseases (STD) in state schools in the Sorocaba region with the highest rate of STDs; pinpoint the challenges and possibilities of this approach by the teacher of Science / Biology these institutions and get along with the teachers of these schools, alternative approaches significantly. It was the study of qualitative profile that had the cooperation of 9 faculty of Science / Biology, 2 coordinators of these schools of Sorocaba (SP) and coordinator of the Family Health Unit of the district in which the research took place. Through individual interviews, semi-structured, recorded, transcribed and analyzed, the results showed that teachers need better preparation to act in this theme, and that lack of stimulation directly influences the search for better results. It was also observed that it is essential the team's involvement in the theme of Health, through working with teachers for such changes to occur in the current scenario of STDs with this population of young people, and that despite the fact that this need not occur as should, however, with the research was possible to discern such involvementBuscou-se, neste estudo, revelar como é realizada a abordagem sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) em escolas estaduais de Sorocaba, da região com o maior índice de DST, apontar os desafios e as possibilidades dessa abordagem pelo docente de Ciências/Biologia dessas instituições; e buscar, juntamente com os professores dessas escolas, alternativas para abordagens significativas. Trata-se de estudo de perfil qualitativo, que contou com a colaboração de 9 docentes de Ciências/Biologia, 2 coordenadoras dessas escolas de Sorocaba (SP) e 1 coordenadora da Unidade Saúde da Família do bairro em que a pesquisa ocorreu. Por meio de entrevistas individuais, semiestruturadas, gravadas, posteriormente transcritas e analisadas, os resultados demonstraram que os docentes precisam de um melhor preparo para atuar nessa temática, e que a falta de estímulo influencia diretamente a busca por melhores resultados. Observou-se, também, que é essencial o envolvimento da equipe de Saúde na temática, por meio de trabalho em conjunto com tais docentes, para que ocorram mudanças no cenário atual das DSTs junto a essa população de jovens, e que apesar dessa necessidade, tal envolvimento não ocorre como deveria. Porém, com a pesquisa, foi possível vislumbrar tal possibilidadeapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22449/Amanda%20de%20Oliveira%20Silva.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da SaúdePUC-SPBRFaculdade de Ciências Médicas e da SaúdeEducaçãoDoenças Sexualmente TransmissíveisEscola públicaEducationSexually Transmitted DiseasesPublic schoolCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOA problemática da abordagem das doenças sexualmente transmissíveis pelos professores de Ciências/Biologia de escolas públicas: uma realidade de SorocabaApproach on STDs in public schools by teachers of Science / Biology of the city of Sorocaba (SP): problems and possibilitiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTAmanda de Oliveira Silva.pdf.txtAmanda de Oliveira Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain185478https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9468/3/Amanda%20de%20Oliveira%20Silva.pdf.txtdc7747acccf95636223109ea47e82687MD53ORIGINALAmanda de Oliveira Silva.pdfapplication/pdf780656https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9468/1/Amanda%20de%20Oliveira%20Silva.pdf092e6db007c95d6c29d51236ed5dead9MD51THUMBNAILAmanda de Oliveira Silva.pdf.jpgAmanda de Oliveira Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3368https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9468/2/Amanda%20de%20Oliveira%20Silva.pdf.jpg64b3356c7b1c85a8a03ec5be0988366aMD52handle/94682022-04-27 14:10:19.16oai:repositorio.pucsp.br:handle/9468Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T17:10:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
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