Alfabetização: o impacto do ensino guiado por instruções fonológicas na aprendizagem da linguagem escrita

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Rocha, Marialice Hóss lattes
Orientador(a): Maluf, Maria Regina
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Departamento: Psicologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16186
Resumo: Learning how to read and write in an alphabetical writing system requires understanding that it is composed by letters (graphemes) representing sounds (phonemes) and that, according to its combination rules, graphic signs form words representing the sounds of the speech. Previous studies show that written language performance is related to the developing of phonological consciousness. In that context, this study aimed at assessing the results of an empirical intervention by means of a set of written language activities focusing on phonological consciousness development. The research subject was a second term student group of a state fundamental school in the Grande São Paulo region (Brazil). The study was conducted throughout two phases, each of them divided into three steps: pre-testing, intervention, and post-testing. Written language and phonological consciousness tests were applied at the beginning and at the end of the interventions. Twenty three students participated in the first phase and five in the second; the later ones revealed lower written language performance during the phase 1. The results show that the intervention was effective and improved the written language learning process as well as the phonological consciousness development. These findings suggest that phonological abilities are developed simultaneously to the written language learning process
id PUC_SP-1_d437a26d88a93e3d6eafb11b99951bed
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/16186
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Maluf, Maria Reginahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4897947T6Rocha, Marialice Hóss2016-04-28T20:56:54Z2015-06-232015-05-22Rocha, Marialice Hóss. Literacy: the impact of the teaching guided by phonological instructions in the learning of the written language. 2015. 195 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16186Learning how to read and write in an alphabetical writing system requires understanding that it is composed by letters (graphemes) representing sounds (phonemes) and that, according to its combination rules, graphic signs form words representing the sounds of the speech. Previous studies show that written language performance is related to the developing of phonological consciousness. In that context, this study aimed at assessing the results of an empirical intervention by means of a set of written language activities focusing on phonological consciousness development. The research subject was a second term student group of a state fundamental school in the Grande São Paulo region (Brazil). The study was conducted throughout two phases, each of them divided into three steps: pre-testing, intervention, and post-testing. Written language and phonological consciousness tests were applied at the beginning and at the end of the interventions. Twenty three students participated in the first phase and five in the second; the later ones revealed lower written language performance during the phase 1. The results show that the intervention was effective and improved the written language learning process as well as the phonological consciousness development. These findings suggest that phonological abilities are developed simultaneously to the written language learning processPara aprender ler e escrever num sistema de escrita alfabética é necessário compreender que este sistema de escrita é constituído de letras (grafemas) que representam sons (fonemas) e que, de acordo com suas regras de combinação, esses sinais gráficos formam palavras escritas que representam os sons da fala. Neste sentido, estudos anteriores demonstram que o desempenho em linguagem escrita está relacionado ao desenvolvimento de consciência fonológica. Foi objetivo da pesquisa verificar os resultados de uma intervenção, que consistiu em um conjunto de atividades de linguagem escrita com foco no desenvolvimento da consciência fonológica, em um grupo de crianças do 2º ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública da Grande São Paulo. A pesquisa foi realizada em duas etapas, sendo que cada etapa teve três fases: pré-teste, intervenção e pós-teste. Foram aplicadas provas de linguagem escrita e consciência fonológica no início e ao final das intervenções, sendo que na Etapa 1 participaram 23 crianças e na Etapa 2 participaram cinco crianças que apresentaram menor desempenho em linguagem escrita ao final da Etapa 1. O resultado das provas e as análises estatísticas demonstram que a intervenção foi benéfica e que a mesma promoveu aprendizagem da linguagem escrita, bem como o desenvolvimento da consciência fonológica. Tais resultados sugerem que as habilidades fonológicas são desenvolvidas concomitantemente à aprendizagem da linguagem escritaConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32420/Marialice%20Hoss%20Rocha.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaConsciência fonológicaLinguagem escritaAlfabetizaçãoPhonological consciousnessWritten languageReading learningCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALAlfabetização: o impacto do ensino guiado por instruções fonológicas na aprendizagem da linguagem escritaLiteracy: the impact of the teaching guided by phonological instructions in the learning of the written languageinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTMarialice Hoss Rocha.pdf.txtMarialice Hoss Rocha.pdf.txtExtracted texttext/plain357350https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16186/3/Marialice%20Hoss%20Rocha.pdf.txtf30028dbb8d982e5945e8674dbf20ceaMD53ORIGINALMarialice Hoss Rocha.pdfapplication/pdf4204254https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16186/1/Marialice%20Hoss%20Rocha.pdfb7eccdc0fce6732fd00b70489e4081f8MD51THUMBNAILMarialice Hoss Rocha.pdf.jpgMarialice Hoss Rocha.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3297https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16186/2/Marialice%20Hoss%20Rocha.pdf.jpg4c4168bddf764a3bc9dec60d4bb32f3eMD52handle/161862022-04-27 15:37:02.376oai:repositorio.pucsp.br:handle/16186Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T18:37:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Alfabetização: o impacto do ensino guiado por instruções fonológicas na aprendizagem da linguagem escrita
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Literacy: the impact of the teaching guided by phonological instructions in the learning of the written language
title Alfabetização: o impacto do ensino guiado por instruções fonológicas na aprendizagem da linguagem escrita
spellingShingle Alfabetização: o impacto do ensino guiado por instruções fonológicas na aprendizagem da linguagem escrita
Rocha, Marialice Hóss
Consciência fonológica
Linguagem escrita
Alfabetização
Phonological consciousness
Written language
Reading learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
title_short Alfabetização: o impacto do ensino guiado por instruções fonológicas na aprendizagem da linguagem escrita
title_full Alfabetização: o impacto do ensino guiado por instruções fonológicas na aprendizagem da linguagem escrita
title_fullStr Alfabetização: o impacto do ensino guiado por instruções fonológicas na aprendizagem da linguagem escrita
title_full_unstemmed Alfabetização: o impacto do ensino guiado por instruções fonológicas na aprendizagem da linguagem escrita
title_sort Alfabetização: o impacto do ensino guiado por instruções fonológicas na aprendizagem da linguagem escrita
author Rocha, Marialice Hóss
author_facet Rocha, Marialice Hóss
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maluf, Maria Regina
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4897947T6
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Marialice Hóss
contributor_str_mv Maluf, Maria Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Consciência fonológica
Linguagem escrita
Alfabetização
topic Consciência fonológica
Linguagem escrita
Alfabetização
Phonological consciousness
Written language
Reading learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Phonological consciousness
Written language
Reading learning
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
description Learning how to read and write in an alphabetical writing system requires understanding that it is composed by letters (graphemes) representing sounds (phonemes) and that, according to its combination rules, graphic signs form words representing the sounds of the speech. Previous studies show that written language performance is related to the developing of phonological consciousness. In that context, this study aimed at assessing the results of an empirical intervention by means of a set of written language activities focusing on phonological consciousness development. The research subject was a second term student group of a state fundamental school in the Grande São Paulo region (Brazil). The study was conducted throughout two phases, each of them divided into three steps: pre-testing, intervention, and post-testing. Written language and phonological consciousness tests were applied at the beginning and at the end of the interventions. Twenty three students participated in the first phase and five in the second; the later ones revealed lower written language performance during the phase 1. The results show that the intervention was effective and improved the written language learning process as well as the phonological consciousness development. These findings suggest that phonological abilities are developed simultaneously to the written language learning process
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015-06-23
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-05-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T20:56:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Rocha, Marialice Hóss. Literacy: the impact of the teaching guided by phonological instructions in the learning of the written language. 2015. 195 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16186
identifier_str_mv Rocha, Marialice Hóss. Literacy: the impact of the teaching guided by phonological instructions in the learning of the written language. 2015. 195 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16186/3/Marialice%20Hoss%20Rocha.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16186/1/Marialice%20Hoss%20Rocha.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16186/2/Marialice%20Hoss%20Rocha.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f30028dbb8d982e5945e8674dbf20cea
b7eccdc0fce6732fd00b70489e4081f8
4c4168bddf764a3bc9dec60d4bb32f3e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424062108663808