Africanidades: a lei n. 10.639/03 na visão de professores

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Arruda, Marcelo Guimarães lattes
Orientador(a): Campos, Maria Malta
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9723
Resumo: 10.639/03, in two public high schools of São Paulo, located in the north of the capital, which are part of the same jurisdictional Board of Education. The investigation sought to ascertain how the inclusion of the issue of African History and Culture in the school curriculum is being done, how teachers are being trained on this topic and what is their perception of the Law. Data collection was conducted through a questionnaire sent to two pedagogical coordinators at the Board of Education and through semi structured interviews with three teachers of a school and a teacher from the second school. The results show that there is a work done by the Board of Education, directed to the implementation of the law through the implementation of some federal projects, providing continuing education for pedagogical coordinators, teachers and representatives of this area, which should act as multipliers at the school level. But schools still walk at a very slow pace, performing occasional activities without an interdisciplinary integration. The data analysis also reveals a certain discomfort of some teachers while discussing this theme, and not everyone agrees with the need for such a Law. The study suggests that much remains to be done in education in order to build new racial ethnic relations
id PUC_SP-1_d5413b002493dc5272d252d4093961ca
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/9723
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Campos, Maria Maltahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4499601J2Arruda, Marcelo Guimarães2016-04-27T14:31:09Z2013-08-082013-06-21Arruda, Marcelo Guimarães. Africanidades: a lei n. 10.639/03 na visão de professores. 2013. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/972310.639/03, in two public high schools of São Paulo, located in the north of the capital, which are part of the same jurisdictional Board of Education. The investigation sought to ascertain how the inclusion of the issue of African History and Culture in the school curriculum is being done, how teachers are being trained on this topic and what is their perception of the Law. Data collection was conducted through a questionnaire sent to two pedagogical coordinators at the Board of Education and through semi structured interviews with three teachers of a school and a teacher from the second school. The results show that there is a work done by the Board of Education, directed to the implementation of the law through the implementation of some federal projects, providing continuing education for pedagogical coordinators, teachers and representatives of this area, which should act as multipliers at the school level. But schools still walk at a very slow pace, performing occasional activities without an interdisciplinary integration. The data analysis also reveals a certain discomfort of some teachers while discussing this theme, and not everyone agrees with the need for such a Law. The study suggests that much remains to be done in education in order to build new racial ethnic relationsEsta dissertação apresenta uma análise sobre o processo de implementação da Lei nº 10.639/03, em duas escolas de Ensino Médio da rede pública estadual de São Paulo, localizadas na zona norte da capital, jurisdicionadas a mesma Diretoria de Ensino. A investigação buscou verificar como ocorre a inclusão do tema da História e da Cultura Africana no currículo escolar, como os professores vem sendo formados sobre esse tema e qual sua percepção sobre a Lei. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário encaminhado a duas técnicas da Diretoria de Ensino e por entrevistas semi estruturadas realizadas com três professores de uma das escolas e um professor da segunda escola. Os resultados obtidos revelam que há um trabalho realizado por parte da Diretoria de Ensino, direcionado à implantação da lei, através da operacionalização de projetos de âmbito federal, proporcionando uma formação continuada, com foco no professor coordenador, e professores representantes de área, que devem atuar como multiplicadores. Porém as escolas ainda caminham num ritmo muito lento, realizando atividades pontuais, sem uma integração interdisciplinar. A análise das entrevistas revela também certo desconforto de alguns professores na discussão dessa temática, sendo que nem todos concordam com a necessidade da Lei. Os dados sugerem o quanto ainda resta a fazer no campo educacional para a construção de novas relações étnico raciaisapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22681/Marcelo%20Guimaraes%20Arruda.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBREducaçãoRelações étnico raciaisEnsino MédioRacial ethnic relationsCurriculumHigh SchoolCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOAfricanidades: a lei n. 10.639/03 na visão de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTMarcelo Guimaraes Arruda.pdf.txtMarcelo Guimaraes Arruda.pdf.txtExtracted texttext/plain187721https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9723/3/Marcelo%20Guimaraes%20Arruda.pdf.txtf2d8ccbce157bcdd94f378c6016407a2MD53ORIGINALMarcelo Guimaraes Arruda.pdfapplication/pdf272300https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9723/1/Marcelo%20Guimaraes%20Arruda.pdf3ce863f5ba3469ca038556b9808e7bf0MD51THUMBNAILMarcelo Guimaraes Arruda.pdf.jpgMarcelo Guimaraes Arruda.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1959https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9723/2/Marcelo%20Guimaraes%20Arruda.pdf.jpg7981b1220203c685f7dea99ba548282aMD52handle/97232022-04-27 08:55:40.206oai:repositorio.pucsp.br:handle/9723Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T11:55:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Africanidades: a lei n. 10.639/03 na visão de professores
title Africanidades: a lei n. 10.639/03 na visão de professores
spellingShingle Africanidades: a lei n. 10.639/03 na visão de professores
Arruda, Marcelo Guimarães
Relações étnico raciais
Ensino Médio
Racial ethnic relations
Curriculum
High School
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
title_short Africanidades: a lei n. 10.639/03 na visão de professores
title_full Africanidades: a lei n. 10.639/03 na visão de professores
title_fullStr Africanidades: a lei n. 10.639/03 na visão de professores
title_full_unstemmed Africanidades: a lei n. 10.639/03 na visão de professores
title_sort Africanidades: a lei n. 10.639/03 na visão de professores
author Arruda, Marcelo Guimarães
author_facet Arruda, Marcelo Guimarães
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Campos, Maria Malta
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4499601J2
dc.contributor.author.fl_str_mv Arruda, Marcelo Guimarães
contributor_str_mv Campos, Maria Malta
dc.subject.por.fl_str_mv Relações étnico raciais
Ensino Médio
topic Relações étnico raciais
Ensino Médio
Racial ethnic relations
Curriculum
High School
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
dc.subject.eng.fl_str_mv Racial ethnic relations
Curriculum
High School
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
description 10.639/03, in two public high schools of São Paulo, located in the north of the capital, which are part of the same jurisdictional Board of Education. The investigation sought to ascertain how the inclusion of the issue of African History and Culture in the school curriculum is being done, how teachers are being trained on this topic and what is their perception of the Law. Data collection was conducted through a questionnaire sent to two pedagogical coordinators at the Board of Education and through semi structured interviews with three teachers of a school and a teacher from the second school. The results show that there is a work done by the Board of Education, directed to the implementation of the law through the implementation of some federal projects, providing continuing education for pedagogical coordinators, teachers and representatives of this area, which should act as multipliers at the school level. But schools still walk at a very slow pace, performing occasional activities without an interdisciplinary integration. The data analysis also reveals a certain discomfort of some teachers while discussing this theme, and not everyone agrees with the need for such a Law. The study suggests that much remains to be done in education in order to build new racial ethnic relations
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-08-08
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-06-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T14:31:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Arruda, Marcelo Guimarães. Africanidades: a lei n. 10.639/03 na visão de professores. 2013. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9723
identifier_str_mv Arruda, Marcelo Guimarães. Africanidades: a lei n. 10.639/03 na visão de professores. 2013. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9723
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9723/3/Marcelo%20Guimaraes%20Arruda.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9723/1/Marcelo%20Guimaraes%20Arruda.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9723/2/Marcelo%20Guimaraes%20Arruda.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f2d8ccbce157bcdd94f378c6016407a2
3ce863f5ba3469ca038556b9808e7bf0
7981b1220203c685f7dea99ba548282a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424029809377280