Procedimentos autorais no documentário brasileiro no Século XXI: três estudos de casos
Ano de defesa: | 2016 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
|
Departamento: |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19136 |
Resumo: | The present study is focused on the relations between author and work in the documentary field. The main subject is to rediscover imprints of knowledge of the maker considering his technical and intelectual options. Along with it, the proposal is to evaluate how the documentary maker relates with the city and the figures within. The corpus of this work is composed by three audiovisual plays that reference to the city of São Paulo: “A Margem do Concreto” (2005) of Evaldo Mocarzel, “Elevado 3.5” (2006) of João Sodré and “Mataram Meu Irmão” (2013) of Cristiano Burlan, all enrolled and rewarded works in the Festival Internacional de Documentários de São Paulo “É Tudo Verdade”. The theoretical frameworks mobilize the books “...mas afinal o que é mesmo documentário?” of Fernão Ramos, “Introdução ao Documentário” of Bill Nichols, “Espelho Partido – Tradição e transformação do documentário” of Silvio Da-Rin and “Cineastas e Imagens do Povo” of Jean-Claude Bernardet. Methodologically the execution of this project demanded bibliographic review and interviews with the mentioned makers |
id |
PUC_SP-1_d68ed344250338494f7bd8b57feb9a42 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/19136 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Motta, Leda Tenorio dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253391A4Perez, Edwin2016-10-04T16:54:52Z2016-06-30Perez, Edwin. Procedimentos autorais no documentário brasileiro no Século XXI: três estudos de casos. 2016. 103 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19136The present study is focused on the relations between author and work in the documentary field. The main subject is to rediscover imprints of knowledge of the maker considering his technical and intelectual options. Along with it, the proposal is to evaluate how the documentary maker relates with the city and the figures within. The corpus of this work is composed by three audiovisual plays that reference to the city of São Paulo: “A Margem do Concreto” (2005) of Evaldo Mocarzel, “Elevado 3.5” (2006) of João Sodré and “Mataram Meu Irmão” (2013) of Cristiano Burlan, all enrolled and rewarded works in the Festival Internacional de Documentários de São Paulo “É Tudo Verdade”. The theoretical frameworks mobilize the books “...mas afinal o que é mesmo documentário?” of Fernão Ramos, “Introdução ao Documentário” of Bill Nichols, “Espelho Partido – Tradição e transformação do documentário” of Silvio Da-Rin and “Cineastas e Imagens do Povo” of Jean-Claude Bernardet. Methodologically the execution of this project demanded bibliographic review and interviews with the mentioned makersA presente pesquisa está voltada para as relações entre autor e obra no campo do documentário. Trata-se especificamente de reencontrar marcas da formação do realizador em suas opções técnicas e intelectuais. Em paralelo objetiva-se ainda examinar como o documentarista se relaciona com a cidade e suas personagens. O corpus do trabalho é constituído de três peças audiovisuais que têm por universo de referência a cidade de São Paulo: “A Margem do Concreto” (2005) de Evaldo Mocarzel, “Elevado 3.5” (2006) de João Sodré e “Mataram Meu Irmão” (2013) de Cristiano Burlan, trabalhos inscritos e premiados no Festival Internacional de Documentários de São Paulo “É Tudo Verdade”. Os referenciais teóricos mobilizam os livros “...mas afinal o que é mesmo documentário?” de Fernão Ramos, “Introdução ao Documentário” de Bill Nichols, “Espelho Partido – Tradição e transformação do documentário” de Silvio Da-Rin e “Cineastas e Imagens do Povo” de Jean-Claude Bernardet. Metodologicamente a execução do projeto demandou revisão bibliográfica e entrevistas com os referidos realizadoresapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/39859/Edwin%20Perez.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e SemióticaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCinemaDocumentárioAudiovisualIndependent cinemaDocumentaryAudiovisualCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOProcedimentos autorais no documentário brasileiro no Século XXI: três estudos de casosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTEdwin Perez.pdf.txtEdwin Perez.pdf.txtExtracted texttext/plain180951https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/19136/4/Edwin%20Perez.pdf.txt8c7888636c7fd04a70cd56f5a256f6b9MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82165https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/19136/1/license.txtbd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468MD51ORIGINALEdwin Perez.pdfEdwin Perez.pdfapplication/pdf4614292https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/19136/2/Edwin%20Perez.pdf2a8b9cc64310582ee85d6c6bc0601aa8MD52THUMBNAILEdwin Perez.pdf.jpgEdwin Perez.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1957https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/19136/3/Edwin%20Perez.pdf.jpg636c68a5bc104d6504120d71d5354aeeMD53handle/191362022-04-28 17:00:13.089oai:repositorio.pucsp.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T20:00:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Procedimentos autorais no documentário brasileiro no Século XXI: três estudos de casos |
title |
Procedimentos autorais no documentário brasileiro no Século XXI: três estudos de casos |
spellingShingle |
Procedimentos autorais no documentário brasileiro no Século XXI: três estudos de casos Perez, Edwin Cinema Documentário Audiovisual Independent cinema Documentary Audiovisual CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
Procedimentos autorais no documentário brasileiro no Século XXI: três estudos de casos |
title_full |
Procedimentos autorais no documentário brasileiro no Século XXI: três estudos de casos |
title_fullStr |
Procedimentos autorais no documentário brasileiro no Século XXI: três estudos de casos |
title_full_unstemmed |
Procedimentos autorais no documentário brasileiro no Século XXI: três estudos de casos |
title_sort |
Procedimentos autorais no documentário brasileiro no Século XXI: três estudos de casos |
author |
Perez, Edwin |
author_facet |
Perez, Edwin |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Motta, Leda Tenorio da |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253391A4 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perez, Edwin |
contributor_str_mv |
Motta, Leda Tenorio da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema Documentário Audiovisual |
topic |
Cinema Documentário Audiovisual Independent cinema Documentary Audiovisual CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Independent cinema Documentary Audiovisual |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
The present study is focused on the relations between author and work in the documentary field. The main subject is to rediscover imprints of knowledge of the maker considering his technical and intelectual options. Along with it, the proposal is to evaluate how the documentary maker relates with the city and the figures within. The corpus of this work is composed by three audiovisual plays that reference to the city of São Paulo: “A Margem do Concreto” (2005) of Evaldo Mocarzel, “Elevado 3.5” (2006) of João Sodré and “Mataram Meu Irmão” (2013) of Cristiano Burlan, all enrolled and rewarded works in the Festival Internacional de Documentários de São Paulo “É Tudo Verdade”. The theoretical frameworks mobilize the books “...mas afinal o que é mesmo documentário?” of Fernão Ramos, “Introdução ao Documentário” of Bill Nichols, “Espelho Partido – Tradição e transformação do documentário” of Silvio Da-Rin and “Cineastas e Imagens do Povo” of Jean-Claude Bernardet. Methodologically the execution of this project demanded bibliographic review and interviews with the mentioned makers |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-10-04T16:54:52Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-06-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Perez, Edwin. Procedimentos autorais no documentário brasileiro no Século XXI: três estudos de casos. 2016. 103 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19136 |
identifier_str_mv |
Perez, Edwin. Procedimentos autorais no documentário brasileiro no Século XXI: três estudos de casos. 2016. 103 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19136 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/19136/4/Edwin%20Perez.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/19136/1/license.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/19136/2/Edwin%20Perez.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/19136/3/Edwin%20Perez.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8c7888636c7fd04a70cd56f5a256f6b9 bd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468 2a8b9cc64310582ee85d6c6bc0601aa8 636c68a5bc104d6504120d71d5354aee |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793423980884918272 |