Estudo sobre a influência do posicionamento de marca no desempenho competitivo das organizações

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Mourad, Aimãn I. lattes
Orientador(a): Serralvo, Francisco Antonio
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Departamento: Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1150
Resumo: Having a differentiated positioning is essential for a organization to survive in some highly competitive, and fast in terms of technology and globalized markets. The positioning is considered one of the key elements in modern marketing management, however, the term positioning has introduced some confusion between marketing and academic professionals. Using mind share and market share as measurable variables of brand positioning and competitive performance, respectively, this study sought to identify the main objective when the brand positioning can influence the competitive performance of an organization. To this end, a quantitative approach was used on a longitudinal desk research and applied to the Spearman correlation technique. It was not possible to identify if the brand positioning is determinant on competitive performance, however, it was concluded that this exerts a moderate influence on the organization's competitive performance, since the analyzed period showed a moderate positive correlation between the variables, indicating they moves in in the same direction and that the greater the growth of a variable, the larger the probability of occurring the same with each other, contributing to earlier studies. This study also corroborate the definition and distinction in relation to the concepts of brand positioning and competitive positioning, besides to proposing the use of identity as a leading element for the brand positioning strategy
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spelling Serralvo, Francisco Antoniohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4318982A9Mourad, Aimãn I.2016-04-25T16:44:46Z2016-02-232016-01-27Mourad, Aimãn I.. Estudo sobre a influência do posicionamento de marca no desempenho competitivo das organizações. 2016. 93 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1150Having a differentiated positioning is essential for a organization to survive in some highly competitive, and fast in terms of technology and globalized markets. The positioning is considered one of the key elements in modern marketing management, however, the term positioning has introduced some confusion between marketing and academic professionals. Using mind share and market share as measurable variables of brand positioning and competitive performance, respectively, this study sought to identify the main objective when the brand positioning can influence the competitive performance of an organization. To this end, a quantitative approach was used on a longitudinal desk research and applied to the Spearman correlation technique. It was not possible to identify if the brand positioning is determinant on competitive performance, however, it was concluded that this exerts a moderate influence on the organization's competitive performance, since the analyzed period showed a moderate positive correlation between the variables, indicating they moves in in the same direction and that the greater the growth of a variable, the larger the probability of occurring the same with each other, contributing to earlier studies. This study also corroborate the definition and distinction in relation to the concepts of brand positioning and competitive positioning, besides to proposing the use of identity as a leading element for the brand positioning strategyTer um posicionamento diferenciado é indispensável para a organização sobreviver em alguns mercados altamente competitivos, globalizados e velozes em termos tecnológicos. O posicionamento é considerado um dos elementos-chave na gestão de marketing moderna, porém, o termo posicionamento tem apresentado certa confusão entre profissionais de marketing e acadêmicos. Utilizando o mind share e o market share como variáveis mensuráveis do posicionamento de marca e do desempenho competitivo, respectivamente, o presente trabalho buscou como objetivo principal identificar quanto o posicionamento de marca pode influenciar no desempenho competitivo de uma organização. Para isso, foi utilizada uma abordagem quantitativa em uma desk research longitudinal e aplicou-se a técnica de correlação de Spearman. Não foi possível apontar se o posicionamento de marca é determinante do desempenho competitivo, contudo, concluiu-se que este exerce influência moderada no desempenho da organização, dado que o período analisado apresentou correlação positiva moderada entre as variáveis, indicando que estas movimentam-se na mesma direção e que quanto maior o crescimento de uma variável, maior a probabilidade de ocorrer o mesmo com a outra, contribuindo com estudos anteriores. Este estudo também corroborar na definição e distinção em relação aos conceitos de posicionamento de marca e posicionamento competitivo, além de propor a utilização da identidade como elemento direcionador para a estratégia de posicionamento de marcaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/2387/Aiman%20I%20Mourad.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em AdministraçãoPUC-SPBRFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e AtuariaisPosicionamento de marcaDesempenho competitivoMarcasBrand positioningCompetitive performanceMind shareMarket shareBrandsCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOEstudo sobre a influência do posicionamento de marca no desempenho competitivo das organizaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTAiman I Mourad.pdf.txtAiman I Mourad.pdf.txtExtracted texttext/plain180365https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1150/3/Aiman%20I%20Mourad.pdf.txt62b767232da77a61abfd58296429210eMD53ORIGINALAiman I Mourad.pdfapplication/pdf835035https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1150/1/Aiman%20I%20Mourad.pdf22b317316a9fe33feb87a64d3fb86e6aMD51THUMBNAILAiman I Mourad.pdf.jpgAiman I Mourad.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1150/2/Aiman%20I%20Mourad.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/11502022-12-20 13:41:05.243oai:repositorio.pucsp.br:handle/1150Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-12-20T16:41:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
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