Sentidos-significados da violência escolar: a constituição da identidade de alunos com problemas comportamentais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Pereira, Andréa Milius lattes
Orientador(a): Lessa, Angela Brambila Cavenaghi Themudo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Departamento: Lingüística
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13465
Resumo: This research aimed at investigating the senses and meanings of school violence in the view of four fifth grade students of a public school in São Paulo, verifying the implications of such senses and meanings to the construction of their social identities. As a theme, violence has been the focus of discussion in several social spheres, and the increasing concern of the general public with issues of violence is one of the factors that justify the development of this research. The theoretical assumptions that support this research are the socio-cultural-historical theory (VYGOSTKY 1934/2001), the concepts of sense and meaning (VYGOTSKY, 1934/1984; 1934/2001), the concept of violence (CHESNAIS, 1982; ARENDT, 1994; MACIEL, 2000; SANTOS, 2001; DEBARBIEUX, 2001; CHARLOT, 2002; NOGUEIRA, 2007) and the concept of identity (WOODWARD, 2000, HALL, 2001; SILVA, 2001; MOITA LOPES, 2006). This investigation was developed as an interpretive research (MOITA LOPES, 1994) since it sought to understand the studied phenomenon by means of the analysis of senses and meanings. For the analysis and the interpretation of data, the concept of topic (JUBRAN, 1992; KOCH, 1995) was used. Results indicate that actions of violence are constituted as mediational tools in the participants social interaction contexts, and in such social interactions, their identities as violent people are constructed
id PUC_SP-1_daeab4ab339422525f43f29f2487deb7
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/13465
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Lessa, Angela Brambila Cavenaghi Themudohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4200514P3Pereira, Andréa Milius2016-04-28T18:22:10Z2010-09-222010-09-03Pereira, Andréa Milius. Sentidos-significados da violência escolar: a constituição da identidade de alunos com problemas comportamentais. 2010. 119 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13465This research aimed at investigating the senses and meanings of school violence in the view of four fifth grade students of a public school in São Paulo, verifying the implications of such senses and meanings to the construction of their social identities. As a theme, violence has been the focus of discussion in several social spheres, and the increasing concern of the general public with issues of violence is one of the factors that justify the development of this research. The theoretical assumptions that support this research are the socio-cultural-historical theory (VYGOSTKY 1934/2001), the concepts of sense and meaning (VYGOTSKY, 1934/1984; 1934/2001), the concept of violence (CHESNAIS, 1982; ARENDT, 1994; MACIEL, 2000; SANTOS, 2001; DEBARBIEUX, 2001; CHARLOT, 2002; NOGUEIRA, 2007) and the concept of identity (WOODWARD, 2000, HALL, 2001; SILVA, 2001; MOITA LOPES, 2006). This investigation was developed as an interpretive research (MOITA LOPES, 1994) since it sought to understand the studied phenomenon by means of the analysis of senses and meanings. For the analysis and the interpretation of data, the concept of topic (JUBRAN, 1992; KOCH, 1995) was used. Results indicate that actions of violence are constituted as mediational tools in the participants social interaction contexts, and in such social interactions, their identities as violent people are constructedEste estudo teve como objetivo investigar os sentidos-significados da violência escolar na perspectiva de quatro alunos da quinta-série de uma escola pública de São Paulo, verificando quais as implicações desses sentidos-significados em relação à construção de suas identidades sociais. A violência tem sido alvo de discussão em diversos âmbitos sociais e a crescente preocupação da sociedade em geral. A esse respeito é um dos fatores que justificam o desenvolvimento desta pesquisa. Os pressupostos teóricos que fundamentaram a presente pesquisa foram a teoria sócio-histórica-cultural (VYGOSTKY 1934/2001), o conceito de sentido-significado (VYGOTSKY, 1934/1984; 1934/2001), o conceito de violência (CHESNAIS, 1982; ARENDT, 1994; MACIEL, 2000; SANTOS, 2001; DEBARBIEUX, 2001; CHARLOT, 2002; NOGUEIRA, 2007) e o conceito de identidade (WOODWARD, 2000, HALL, 2001; SILVA, 2001; MOITA LOPES, 2006). Esta investigação caracterizou-se como uma pesquisa interpretativista (MOITA LOPES, 1994), pois buscou compreender o fenômeno estudado por meio da análise dos sentidos-significados. Para a análise e interpretação dos dados, foi utilizado o conceito de tópico (JUBRAN, 1992; KOCH, 1995). Os resultados demonstraram que as ações de violência são constituídas como instrumentos de mediação nos contextos de interação social dos participantes e nessas interações sociais são construídas suas identidades como pessoas violentasSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30185/Andrea%20Milius%20Pereira.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da LinguagemPUC-SPBRLingüísticaEducaçãoSentido-significadoIdentidadeViolênciaProblemas comportamentaisIndisciplinaEducationSense-meaningIdentityViolenceBehavioral problemsLack of disciplineCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADASentidos-significados da violência escolar: a constituição da identidade de alunos com problemas comportamentaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTAndrea Milius Pereira.pdf.txtAndrea Milius Pereira.pdf.txtExtracted texttext/plain222863https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13465/3/Andrea%20Milius%20Pereira.pdf.txt74c10f6281976ff473dd4e72cb9e7bccMD53ORIGINALAndrea Milius Pereira.pdfapplication/pdf339600https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13465/1/Andrea%20Milius%20Pereira.pdf89ad5b7f8ee7d5b9cb99b976a61ae8ceMD51THUMBNAILAndrea Milius Pereira.pdf.jpgAndrea Milius Pereira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13465/2/Andrea%20Milius%20Pereira.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/134652022-04-28 10:45:24.161oai:repositorio.pucsp.br:handle/13465Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T13:45:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Sentidos-significados da violência escolar: a constituição da identidade de alunos com problemas comportamentais
title Sentidos-significados da violência escolar: a constituição da identidade de alunos com problemas comportamentais
spellingShingle Sentidos-significados da violência escolar: a constituição da identidade de alunos com problemas comportamentais
Pereira, Andréa Milius
Educação
Sentido-significado
Identidade
Violência
Problemas comportamentais
Indisciplina
Education
Sense-meaning
Identity
Violence
Behavioral problems
Lack of discipline
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
title_short Sentidos-significados da violência escolar: a constituição da identidade de alunos com problemas comportamentais
title_full Sentidos-significados da violência escolar: a constituição da identidade de alunos com problemas comportamentais
title_fullStr Sentidos-significados da violência escolar: a constituição da identidade de alunos com problemas comportamentais
title_full_unstemmed Sentidos-significados da violência escolar: a constituição da identidade de alunos com problemas comportamentais
title_sort Sentidos-significados da violência escolar: a constituição da identidade de alunos com problemas comportamentais
author Pereira, Andréa Milius
author_facet Pereira, Andréa Milius
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lessa, Angela Brambila Cavenaghi Themudo
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4200514P3
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Andréa Milius
contributor_str_mv Lessa, Angela Brambila Cavenaghi Themudo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Sentido-significado
Identidade
Violência
Problemas comportamentais
Indisciplina
topic Educação
Sentido-significado
Identidade
Violência
Problemas comportamentais
Indisciplina
Education
Sense-meaning
Identity
Violence
Behavioral problems
Lack of discipline
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Sense-meaning
Identity
Violence
Behavioral problems
Lack of discipline
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
description This research aimed at investigating the senses and meanings of school violence in the view of four fifth grade students of a public school in São Paulo, verifying the implications of such senses and meanings to the construction of their social identities. As a theme, violence has been the focus of discussion in several social spheres, and the increasing concern of the general public with issues of violence is one of the factors that justify the development of this research. The theoretical assumptions that support this research are the socio-cultural-historical theory (VYGOSTKY 1934/2001), the concepts of sense and meaning (VYGOTSKY, 1934/1984; 1934/2001), the concept of violence (CHESNAIS, 1982; ARENDT, 1994; MACIEL, 2000; SANTOS, 2001; DEBARBIEUX, 2001; CHARLOT, 2002; NOGUEIRA, 2007) and the concept of identity (WOODWARD, 2000, HALL, 2001; SILVA, 2001; MOITA LOPES, 2006). This investigation was developed as an interpretive research (MOITA LOPES, 1994) since it sought to understand the studied phenomenon by means of the analysis of senses and meanings. For the analysis and the interpretation of data, the concept of topic (JUBRAN, 1992; KOCH, 1995) was used. Results indicate that actions of violence are constituted as mediational tools in the participants social interaction contexts, and in such social interactions, their identities as violent people are constructed
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-09-22
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-09-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T18:22:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Pereira, Andréa Milius. Sentidos-significados da violência escolar: a constituição da identidade de alunos com problemas comportamentais. 2010. 119 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13465
identifier_str_mv Pereira, Andréa Milius. Sentidos-significados da violência escolar: a constituição da identidade de alunos com problemas comportamentais. 2010. 119 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Lingüística
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13465/3/Andrea%20Milius%20Pereira.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13465/1/Andrea%20Milius%20Pereira.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13465/2/Andrea%20Milius%20Pereira.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 74c10f6281976ff473dd4e72cb9e7bcc
89ad5b7f8ee7d5b9cb99b976a61ae8ce
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423979521769472