Sentidos-significados da violência escolar: a constituição da identidade de alunos com problemas comportamentais
Ano de defesa: | 2010 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
|
Departamento: |
Lingüística
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13465 |
Resumo: | This research aimed at investigating the senses and meanings of school violence in the view of four fifth grade students of a public school in São Paulo, verifying the implications of such senses and meanings to the construction of their social identities. As a theme, violence has been the focus of discussion in several social spheres, and the increasing concern of the general public with issues of violence is one of the factors that justify the development of this research. The theoretical assumptions that support this research are the socio-cultural-historical theory (VYGOSTKY 1934/2001), the concepts of sense and meaning (VYGOTSKY, 1934/1984; 1934/2001), the concept of violence (CHESNAIS, 1982; ARENDT, 1994; MACIEL, 2000; SANTOS, 2001; DEBARBIEUX, 2001; CHARLOT, 2002; NOGUEIRA, 2007) and the concept of identity (WOODWARD, 2000, HALL, 2001; SILVA, 2001; MOITA LOPES, 2006). This investigation was developed as an interpretive research (MOITA LOPES, 1994) since it sought to understand the studied phenomenon by means of the analysis of senses and meanings. For the analysis and the interpretation of data, the concept of topic (JUBRAN, 1992; KOCH, 1995) was used. Results indicate that actions of violence are constituted as mediational tools in the participants social interaction contexts, and in such social interactions, their identities as violent people are constructed |
id |
PUC_SP-1_daeab4ab339422525f43f29f2487deb7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/13465 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Lessa, Angela Brambila Cavenaghi Themudohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4200514P3Pereira, Andréa Milius2016-04-28T18:22:10Z2010-09-222010-09-03Pereira, Andréa Milius. Sentidos-significados da violência escolar: a constituição da identidade de alunos com problemas comportamentais. 2010. 119 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13465This research aimed at investigating the senses and meanings of school violence in the view of four fifth grade students of a public school in São Paulo, verifying the implications of such senses and meanings to the construction of their social identities. As a theme, violence has been the focus of discussion in several social spheres, and the increasing concern of the general public with issues of violence is one of the factors that justify the development of this research. The theoretical assumptions that support this research are the socio-cultural-historical theory (VYGOSTKY 1934/2001), the concepts of sense and meaning (VYGOTSKY, 1934/1984; 1934/2001), the concept of violence (CHESNAIS, 1982; ARENDT, 1994; MACIEL, 2000; SANTOS, 2001; DEBARBIEUX, 2001; CHARLOT, 2002; NOGUEIRA, 2007) and the concept of identity (WOODWARD, 2000, HALL, 2001; SILVA, 2001; MOITA LOPES, 2006). This investigation was developed as an interpretive research (MOITA LOPES, 1994) since it sought to understand the studied phenomenon by means of the analysis of senses and meanings. For the analysis and the interpretation of data, the concept of topic (JUBRAN, 1992; KOCH, 1995) was used. Results indicate that actions of violence are constituted as mediational tools in the participants social interaction contexts, and in such social interactions, their identities as violent people are constructedEste estudo teve como objetivo investigar os sentidos-significados da violência escolar na perspectiva de quatro alunos da quinta-série de uma escola pública de São Paulo, verificando quais as implicações desses sentidos-significados em relação à construção de suas identidades sociais. A violência tem sido alvo de discussão em diversos âmbitos sociais e a crescente preocupação da sociedade em geral. A esse respeito é um dos fatores que justificam o desenvolvimento desta pesquisa. Os pressupostos teóricos que fundamentaram a presente pesquisa foram a teoria sócio-histórica-cultural (VYGOSTKY 1934/2001), o conceito de sentido-significado (VYGOTSKY, 1934/1984; 1934/2001), o conceito de violência (CHESNAIS, 1982; ARENDT, 1994; MACIEL, 2000; SANTOS, 2001; DEBARBIEUX, 2001; CHARLOT, 2002; NOGUEIRA, 2007) e o conceito de identidade (WOODWARD, 2000, HALL, 2001; SILVA, 2001; MOITA LOPES, 2006). Esta investigação caracterizou-se como uma pesquisa interpretativista (MOITA LOPES, 1994), pois buscou compreender o fenômeno estudado por meio da análise dos sentidos-significados. Para a análise e interpretação dos dados, foi utilizado o conceito de tópico (JUBRAN, 1992; KOCH, 1995). Os resultados demonstraram que as ações de violência são constituídas como instrumentos de mediação nos contextos de interação social dos participantes e nessas interações sociais são construídas suas identidades como pessoas violentasSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30185/Andrea%20Milius%20Pereira.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da LinguagemPUC-SPBRLingüísticaEducaçãoSentido-significadoIdentidadeViolênciaProblemas comportamentaisIndisciplinaEducationSense-meaningIdentityViolenceBehavioral problemsLack of disciplineCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADASentidos-significados da violência escolar: a constituição da identidade de alunos com problemas comportamentaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTAndrea Milius Pereira.pdf.txtAndrea Milius Pereira.pdf.txtExtracted texttext/plain222863https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13465/3/Andrea%20Milius%20Pereira.pdf.txt74c10f6281976ff473dd4e72cb9e7bccMD53ORIGINALAndrea Milius Pereira.pdfapplication/pdf339600https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13465/1/Andrea%20Milius%20Pereira.pdf89ad5b7f8ee7d5b9cb99b976a61ae8ceMD51THUMBNAILAndrea Milius Pereira.pdf.jpgAndrea Milius Pereira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13465/2/Andrea%20Milius%20Pereira.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/134652022-04-28 10:45:24.161oai:repositorio.pucsp.br:handle/13465Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T13:45:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Sentidos-significados da violência escolar: a constituição da identidade de alunos com problemas comportamentais |
title |
Sentidos-significados da violência escolar: a constituição da identidade de alunos com problemas comportamentais |
spellingShingle |
Sentidos-significados da violência escolar: a constituição da identidade de alunos com problemas comportamentais Pereira, Andréa Milius Educação Sentido-significado Identidade Violência Problemas comportamentais Indisciplina Education Sense-meaning Identity Violence Behavioral problems Lack of discipline CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
title_short |
Sentidos-significados da violência escolar: a constituição da identidade de alunos com problemas comportamentais |
title_full |
Sentidos-significados da violência escolar: a constituição da identidade de alunos com problemas comportamentais |
title_fullStr |
Sentidos-significados da violência escolar: a constituição da identidade de alunos com problemas comportamentais |
title_full_unstemmed |
Sentidos-significados da violência escolar: a constituição da identidade de alunos com problemas comportamentais |
title_sort |
Sentidos-significados da violência escolar: a constituição da identidade de alunos com problemas comportamentais |
author |
Pereira, Andréa Milius |
author_facet |
Pereira, Andréa Milius |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lessa, Angela Brambila Cavenaghi Themudo |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4200514P3 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Andréa Milius |
contributor_str_mv |
Lessa, Angela Brambila Cavenaghi Themudo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Sentido-significado Identidade Violência Problemas comportamentais Indisciplina |
topic |
Educação Sentido-significado Identidade Violência Problemas comportamentais Indisciplina Education Sense-meaning Identity Violence Behavioral problems Lack of discipline CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Sense-meaning Identity Violence Behavioral problems Lack of discipline |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
description |
This research aimed at investigating the senses and meanings of school violence in the view of four fifth grade students of a public school in São Paulo, verifying the implications of such senses and meanings to the construction of their social identities. As a theme, violence has been the focus of discussion in several social spheres, and the increasing concern of the general public with issues of violence is one of the factors that justify the development of this research. The theoretical assumptions that support this research are the socio-cultural-historical theory (VYGOSTKY 1934/2001), the concepts of sense and meaning (VYGOTSKY, 1934/1984; 1934/2001), the concept of violence (CHESNAIS, 1982; ARENDT, 1994; MACIEL, 2000; SANTOS, 2001; DEBARBIEUX, 2001; CHARLOT, 2002; NOGUEIRA, 2007) and the concept of identity (WOODWARD, 2000, HALL, 2001; SILVA, 2001; MOITA LOPES, 2006). This investigation was developed as an interpretive research (MOITA LOPES, 1994) since it sought to understand the studied phenomenon by means of the analysis of senses and meanings. For the analysis and the interpretation of data, the concept of topic (JUBRAN, 1992; KOCH, 1995) was used. Results indicate that actions of violence are constituted as mediational tools in the participants social interaction contexts, and in such social interactions, their identities as violent people are constructed |
publishDate |
2010 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-09-22 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-09-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-28T18:22:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Pereira, Andréa Milius. Sentidos-significados da violência escolar: a constituição da identidade de alunos com problemas comportamentais. 2010. 119 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13465 |
identifier_str_mv |
Pereira, Andréa Milius. Sentidos-significados da violência escolar: a constituição da identidade de alunos com problemas comportamentais. 2010. 119 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13465 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Lingüística |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13465/3/Andrea%20Milius%20Pereira.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13465/1/Andrea%20Milius%20Pereira.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13465/2/Andrea%20Milius%20Pereira.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
74c10f6281976ff473dd4e72cb9e7bcc 89ad5b7f8ee7d5b9cb99b976a61ae8ce cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793423979521769472 |