Entre o On e o Off: personalidades que se criam, a interação entre pessoas nas redes sociais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Picchia, Pedro da Cunha Del lattes
Orientador(a): Katz, Helena
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Departamento: Comunicação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4539
Resumo: This research aims to further the understanding of the relationship between on and offline personalities in digital social networks. It focuses on the behavior of users from the online social network Twitter. This network was specifically chosen because it provides not only comunicational relevance but also three distinguishing characteristics. The first is an unique freedom to create an avatar. The second is a high speed in the exchange of messages, which is significant because of the premisse that relevant users are those that interact frequently with the network. And, finally, an also unique following/follower structure, which promotes the emergence of leaders and subgroups. The theoretical framework is based on the concepts of digital-glocal environments proposed by Trivinho Dal Bello (2009), digital avatars as defined by Cavalheiro in his master's dissertation (2008), Lazarsfeld's (1995) theory of two-step-flow of information and also in a context analysis of the freudian theory presented in Mass Psychology (1921). The hypothesis is that the creation of an avatar personality follows influence and leadership patterns. The methodology is based on an analysis of widely shared posts from several users and interviews with three study participants who have popular avatars in Twitter
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spelling Katz, Helenahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4244284Y3Picchia, Pedro da Cunha Del2016-04-26T18:13:15Z2013-09-022013-05-24Picchia, Pedro da Cunha Del. Entre o On e o Off: personalidades que se criam, a interação entre pessoas nas redes sociais. 2013. 137 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4539This research aims to further the understanding of the relationship between on and offline personalities in digital social networks. It focuses on the behavior of users from the online social network Twitter. This network was specifically chosen because it provides not only comunicational relevance but also three distinguishing characteristics. The first is an unique freedom to create an avatar. The second is a high speed in the exchange of messages, which is significant because of the premisse that relevant users are those that interact frequently with the network. And, finally, an also unique following/follower structure, which promotes the emergence of leaders and subgroups. The theoretical framework is based on the concepts of digital-glocal environments proposed by Trivinho Dal Bello (2009), digital avatars as defined by Cavalheiro in his master's dissertation (2008), Lazarsfeld's (1995) theory of two-step-flow of information and also in a context analysis of the freudian theory presented in Mass Psychology (1921). The hypothesis is that the creation of an avatar personality follows influence and leadership patterns. The methodology is based on an analysis of widely shared posts from several users and interviews with three study participants who have popular avatars in TwitterA presente pesquisa tem como objetivo a compreensão, dentro das redes sociais digitais, da relação de uma personalidade on-line com a personalidade off-line. O seu objeto de estudo é o comportamento dos usuários da Rede Social na Internet Twitter, já que esta, além da sua relevância comunicacional, possui três aspectos que lhe distinguem: a liberdade singular na criação do avatar; a velocidade na troca de mensagens, uma vez que parto da proposta de que o usuário, para ter relevância, deve interagir com frequência em sua rede; e a estrutura proposta de seguidor-seguido, que é única e promove a formação de lideranças e subgrupos. A fundamentação teórica apoia-se no enquadramento de construção do ambiente digital-glocal proposto por Trivinho e Dal Bello (2009), no conceito de avatar digital apresentado por Cavalheiro em sua dissertação de mestrado (2008), em uma análise de contexto sob a ótica de Freud em seu texto Psicologia de Grupo (1921), bem como do fluxo de informação em two-step flow proposto por Lazarsfeld (1955). A hipótese é a de que a própria criação desta personalidade-avatarizada segue por padrões de influência e liderança. A metodologia se desenvolve por meio da análise de publicações de diversos usuários que se destacaram a partir do número de republicações e entrevistas com três personagens, cujos avatares têm grande exposição dentro do Twitterapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/13415/Pedro%20da%20Cunha%20Del%20Picchia.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e SemióticaPUC-SPBRComunicaçãoRedes SociaisPsicologiaComunicaçãoTwitterAvatarSocial networksPsychologyCommunicationTwitterAvatarApareSerCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOEntre o On e o Off: personalidades que se criam, a interação entre pessoas nas redes sociaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTPedro da Cunha Del Picchia.pdf.txtPedro da Cunha Del Picchia.pdf.txtExtracted texttext/plain345074https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4539/3/Pedro%20da%20Cunha%20Del%20Picchia.pdf.txt6c94e3493a213486a1d57e2b14a61284MD53ORIGINALPedro da Cunha Del Picchia.pdfapplication/pdf1973312https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4539/1/Pedro%20da%20Cunha%20Del%20Picchia.pdfc5d2c263dccd15795c0b3253c4aa4a57MD51THUMBNAILPedro da Cunha Del Picchia.pdf.jpgPedro da Cunha Del Picchia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1953https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4539/2/Pedro%20da%20Cunha%20Del%20Picchia.pdf.jpgf0342362ba109e502491a14b9ecb5426MD52handle/45392023-09-25 11:32:21.098oai:repositorio.pucsp.br:handle/4539Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-09-25T14:32:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
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