A Educação Infantil frente aos diferentes padrões de sono e vigília de crianças de 0 a 3 anos: dilemas e equívocos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Santos, Maria Goreti Miguel
Orientador(a): Davis, Claudia Leme Ferreira
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Departamento: Psicologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16228
Resumo: Sleep is an activity that has remained unchanged in day care centers which deal with infants up to the age of 3 years old. This paper aimed at investigating how educators of public schools for children dealt with the different sleep and/or vigil rhythms of these children; nevertheless, an analysis of the collected data showed us that there were other practices that have also remained unchanged and that are part of the institutional routine of these children. It is, therefore, of vital importance to re-examine the educational background of those professionals who are responsible for young children. In fact, the data collected shows that there is a waste of time that could be used in a more productive way in terms of how these children develop and learn. As time is not used adequately, there is no progress and the objectives of Children Education tend to be minimized. We hope results shown here will make it possible to debate in depth such an important issue which has not been properly studied yet
id PUC_SP-1_e3dce28664d4cc3bf58f641dc423c21a
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/16228
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Davis, Claudia Leme FerreiraSantos, Maria Goreti Miguel2016-04-28T20:57:00Z2006-06-262006-06-02Santos, Maria Goreti Miguel. A Educação Infantil frente aos diferentes padrões de sono e vigília de crianças de 0 a 3 anos: dilemas e equívocos. 2006. 99 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16228Sleep is an activity that has remained unchanged in day care centers which deal with infants up to the age of 3 years old. This paper aimed at investigating how educators of public schools for children dealt with the different sleep and/or vigil rhythms of these children; nevertheless, an analysis of the collected data showed us that there were other practices that have also remained unchanged and that are part of the institutional routine of these children. It is, therefore, of vital importance to re-examine the educational background of those professionals who are responsible for young children. In fact, the data collected shows that there is a waste of time that could be used in a more productive way in terms of how these children develop and learn. As time is not used adequately, there is no progress and the objectives of Children Education tend to be minimized. We hope results shown here will make it possible to debate in depth such an important issue which has not been properly studied yetO sono é uma atividade de caráter cristalizado nas instituições de Educação Infantil de atendimento à criança de 0 à 3 anos. Este trabalho teve por objetivo investigar como os educadores de uma escola pública de Educação Infantil lidavam com os diferentes ritmos de sono e vigília das crianças de 0 à 3 anos. No entanto, a análise dos dados coletados permitiu identificar, além das respostas buscadas, várias outras práticas cristalizadas, que engendram a rotina institucional das crianças. É urgente e necessário repensar a formação profissional daqueles que atuam junto à criança pequena. De fato, os dados revelam desperdício de um tempo precioso, que poderia ser utilizado em prol do desenvolvimento e da aprendizagem da clientela. Como isso não ocorre, os propósitos da instituição são desvirtuados e o papel da Educação Infantil tende a ser desvalorizado. Espera-se que os resultados aqui alcançados permitam aprofundar e discutir um assunto importante, ainda não devidamente estudadoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32430/MARIA%20GORETI%20MIGUEL%20SANTOS.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaCrechesSono vespertinoCriançasEducação InfantilPsicologia da EducaçãoVygotskiWallonEducação de criançasCrianças - SonoCrechesDay care centersNAPSChildChildren educationEducation PsychologyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALA Educação Infantil frente aos diferentes padrões de sono e vigília de crianças de 0 a 3 anos: dilemas e equívocosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMARIA GORETI MIGUEL SANTOS.pdfapplication/pdf259181https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16228/1/MARIA%20GORETI%20MIGUEL%20SANTOS.pdf5043925d5a1c4d1d5326f59b2e1c87b0MD51TEXTMARIA GORETI MIGUEL SANTOS.pdf.txtMARIA GORETI MIGUEL SANTOS.pdf.txtExtracted Texttext/plain137284https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16228/2/MARIA%20GORETI%20MIGUEL%20SANTOS.pdf.txt74665990632ea61eccebc1bfff3b2f5aMD52THUMBNAILMARIA GORETI MIGUEL SANTOS.pdf.jpgMARIA GORETI MIGUEL SANTOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16228/3/MARIA%20GORETI%20MIGUEL%20SANTOS.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD53handle/162282023-06-30 10:14:18.775oai:repositorio.pucsp.br:handle/16228Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-06-30T13:14:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv A Educação Infantil frente aos diferentes padrões de sono e vigília de crianças de 0 a 3 anos: dilemas e equívocos
title A Educação Infantil frente aos diferentes padrões de sono e vigília de crianças de 0 a 3 anos: dilemas e equívocos
spellingShingle A Educação Infantil frente aos diferentes padrões de sono e vigília de crianças de 0 a 3 anos: dilemas e equívocos
Santos, Maria Goreti Miguel
Creches
Sono vespertino
Crianças
Educação Infantil
Psicologia da Educação
Vygotski
Wallon
Educação de crianças
Crianças - Sono
Creches
Day care centers
NAPS
Child
Children education
Education Psychology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
title_short A Educação Infantil frente aos diferentes padrões de sono e vigília de crianças de 0 a 3 anos: dilemas e equívocos
title_full A Educação Infantil frente aos diferentes padrões de sono e vigília de crianças de 0 a 3 anos: dilemas e equívocos
title_fullStr A Educação Infantil frente aos diferentes padrões de sono e vigília de crianças de 0 a 3 anos: dilemas e equívocos
title_full_unstemmed A Educação Infantil frente aos diferentes padrões de sono e vigília de crianças de 0 a 3 anos: dilemas e equívocos
title_sort A Educação Infantil frente aos diferentes padrões de sono e vigília de crianças de 0 a 3 anos: dilemas e equívocos
author Santos, Maria Goreti Miguel
author_facet Santos, Maria Goreti Miguel
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Davis, Claudia Leme Ferreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maria Goreti Miguel
contributor_str_mv Davis, Claudia Leme Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Creches
Sono vespertino
Crianças
Educação Infantil
Psicologia da Educação
Vygotski
Wallon
Educação de crianças
Crianças - Sono
Creches
topic Creches
Sono vespertino
Crianças
Educação Infantil
Psicologia da Educação
Vygotski
Wallon
Educação de crianças
Crianças - Sono
Creches
Day care centers
NAPS
Child
Children education
Education Psychology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Day care centers
NAPS
Child
Children education
Education Psychology
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
description Sleep is an activity that has remained unchanged in day care centers which deal with infants up to the age of 3 years old. This paper aimed at investigating how educators of public schools for children dealt with the different sleep and/or vigil rhythms of these children; nevertheless, an analysis of the collected data showed us that there were other practices that have also remained unchanged and that are part of the institutional routine of these children. It is, therefore, of vital importance to re-examine the educational background of those professionals who are responsible for young children. In fact, the data collected shows that there is a waste of time that could be used in a more productive way in terms of how these children develop and learn. As time is not used adequately, there is no progress and the objectives of Children Education tend to be minimized. We hope results shown here will make it possible to debate in depth such an important issue which has not been properly studied yet
publishDate 2006
dc.date.available.fl_str_mv 2006-06-26
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-06-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T20:57:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Santos, Maria Goreti Miguel. A Educação Infantil frente aos diferentes padrões de sono e vigília de crianças de 0 a 3 anos: dilemas e equívocos. 2006. 99 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16228
identifier_str_mv Santos, Maria Goreti Miguel. A Educação Infantil frente aos diferentes padrões de sono e vigília de crianças de 0 a 3 anos: dilemas e equívocos. 2006. 99 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16228/1/MARIA%20GORETI%20MIGUEL%20SANTOS.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16228/2/MARIA%20GORETI%20MIGUEL%20SANTOS.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16228/3/MARIA%20GORETI%20MIGUEL%20SANTOS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5043925d5a1c4d1d5326f59b2e1c87b0
74665990632ea61eccebc1bfff3b2f5a
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424085813821440