O despertar do ser sensível: educação ecológica e complexidade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Santos, Ligia Nicacio lattes
Orientador(a): Limena, Maria Margarida Cavalcanti
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Departamento: Ciências Sociais
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3628
Resumo: Understanding Man under a transdisciplinary perspective, the study aims to understand the role of environmental education in human, civic and especially manifold human beings, making them able to think the complex world in a responsible and sustainable way. To this end, we sought to develop a transdisciplinary research based on authors who work the land and human issues from now and ecological education as a transformation tool, such as Edgar Morin, Francisco Gutierrez, Humberto Maturana, Francisco Varela and Moacir Gadotti. The work begins with a preamble in which it demonstrates the emergence of life on the planet, to elucidates need to think the planet as a living and autonomous entity and the relationships within it as multiple and complex. From this understanding, the work is divided into three parts, the first focused on the definitions and concepts that are focused on the socio-ecological crisis sweeping the planet today, sustainability and environmental education within a global framework of complexity. The second part is located in the preparation of the analysis of Eco-pedagogical experiments conducted by the researcher in the year 2011, the Unified Educational Center (CEU) Pêra Marmelo, and finally, the third part of the study closes, bringing the final considerations and pointing the necessary paradigm shift for education that we believe is responsible for the change in attitude and way of seeing and acting in the world today
id PUC_SP-1_e62985c84438180f5c11b79668655f86
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/3628
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Limena, Maria Margarida Cavalcantihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4219755A8Santos, Ligia Nicacio2016-04-26T14:55:15Z2015-04-242015-03-24Santos, Ligia Nicacio. O despertar do ser sensível: educação ecológica e complexidade. 2015. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3628Understanding Man under a transdisciplinary perspective, the study aims to understand the role of environmental education in human, civic and especially manifold human beings, making them able to think the complex world in a responsible and sustainable way. To this end, we sought to develop a transdisciplinary research based on authors who work the land and human issues from now and ecological education as a transformation tool, such as Edgar Morin, Francisco Gutierrez, Humberto Maturana, Francisco Varela and Moacir Gadotti. The work begins with a preamble in which it demonstrates the emergence of life on the planet, to elucidates need to think the planet as a living and autonomous entity and the relationships within it as multiple and complex. From this understanding, the work is divided into three parts, the first focused on the definitions and concepts that are focused on the socio-ecological crisis sweeping the planet today, sustainability and environmental education within a global framework of complexity. The second part is located in the preparation of the analysis of Eco-pedagogical experiments conducted by the researcher in the year 2011, the Unified Educational Center (CEU) Pêra Marmelo, and finally, the third part of the study closes, bringing the final considerations and pointing the necessary paradigm shift for education that we believe is responsible for the change in attitude and way of seeing and acting in the world todayCompreendendo o Homem sob uma perspectiva transdisciplinar, o estudo tem como objetivo principal entender o papel da educação ecológica na formação humana, cidadã e, sobretudo, multíplice dos seres humanos, tornando-os capazes de pensar o mundo complexo de forma responsável e sustentável. Para tal, buscouse elaborar uma pesquisa transdisciplinar baseada em autores que trabalham as questões terrestres e humanas da atualidade e a educação ecológica como ferramenta de transformação, como Edgar Morin, Francisco Gutierrez, Humberto Maturana, Francisco Varela e Moacir Gadotti. O trabalho inicia-se com um preâmbulo em que se demonstra o surgimento da vida no planeta, elucida-se a necessidade de se pensar o planeta como uma entidade viva e autônoma e as relações dentro dele como múltiplas e complexas. A partir deste entendimento, o trabalho divide-se em três partes, sendo a primeira focada nas definições e conceitos que se voltam à crise socioecológica que assola o planeta hoje, a sustentabilidade e a educação ecológica dentro de um quadro de complexidade mundial. Na segunda parte, situa-se a elaboração da análise das experiências Ecopedagógicas realizadas pela pesquisadora no ano de 2011, no Centro Educacional Unificado (CEU) Pêra Marmelo, e, por fim, a terceira parte fecha o estudo, trazendo as considerações finais e apontando a necessária mudança de paradigma para que a educação que acreditamos seja responsável pela mudança de postura e forma de enxergar e agir no mundo atualCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/12305/Ligia%20Nicacio%20Santos.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciências SociaisPUC-SPBRCiências SociaisEducação ecológicaExperiências ecopedagógicasEcological EducationEco-pedagogical experimentsCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASO despertar do ser sensível: educação ecológica e complexidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTLigia Nicacio Santos.pdf.txtLigia Nicacio Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain225223https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3628/3/Ligia%20Nicacio%20Santos.pdf.txte609872026c73fbcc96e2e11b05490c5MD53ORIGINALLigia Nicacio Santos.pdfapplication/pdf1328282https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3628/1/Ligia%20Nicacio%20Santos.pdf171ddea17bef52c4b39e765d93ed3225MD51THUMBNAILLigia Nicacio Santos.pdf.jpgLigia Nicacio Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3616https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3628/2/Ligia%20Nicacio%20Santos.pdf.jpg253f1a4188eba5d60d5a30840b35ee24MD52handle/36282022-04-28 18:37:30.092oai:repositorio.pucsp.br:handle/3628Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T21:37:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv O despertar do ser sensível: educação ecológica e complexidade
title O despertar do ser sensível: educação ecológica e complexidade
spellingShingle O despertar do ser sensível: educação ecológica e complexidade
Santos, Ligia Nicacio
Educação ecológica
Experiências ecopedagógicas
Ecological Education
Eco-pedagogical experiments
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short O despertar do ser sensível: educação ecológica e complexidade
title_full O despertar do ser sensível: educação ecológica e complexidade
title_fullStr O despertar do ser sensível: educação ecológica e complexidade
title_full_unstemmed O despertar do ser sensível: educação ecológica e complexidade
title_sort O despertar do ser sensível: educação ecológica e complexidade
author Santos, Ligia Nicacio
author_facet Santos, Ligia Nicacio
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Limena, Maria Margarida Cavalcanti
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4219755A8
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ligia Nicacio
contributor_str_mv Limena, Maria Margarida Cavalcanti
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ecológica
Experiências ecopedagógicas
topic Educação ecológica
Experiências ecopedagógicas
Ecological Education
Eco-pedagogical experiments
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Ecological Education
Eco-pedagogical experiments
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description Understanding Man under a transdisciplinary perspective, the study aims to understand the role of environmental education in human, civic and especially manifold human beings, making them able to think the complex world in a responsible and sustainable way. To this end, we sought to develop a transdisciplinary research based on authors who work the land and human issues from now and ecological education as a transformation tool, such as Edgar Morin, Francisco Gutierrez, Humberto Maturana, Francisco Varela and Moacir Gadotti. The work begins with a preamble in which it demonstrates the emergence of life on the planet, to elucidates need to think the planet as a living and autonomous entity and the relationships within it as multiple and complex. From this understanding, the work is divided into three parts, the first focused on the definitions and concepts that are focused on the socio-ecological crisis sweeping the planet today, sustainability and environmental education within a global framework of complexity. The second part is located in the preparation of the analysis of Eco-pedagogical experiments conducted by the researcher in the year 2011, the Unified Educational Center (CEU) Pêra Marmelo, and finally, the third part of the study closes, bringing the final considerations and pointing the necessary paradigm shift for education that we believe is responsible for the change in attitude and way of seeing and acting in the world today
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015-04-24
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-26T14:55:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Santos, Ligia Nicacio. O despertar do ser sensível: educação ecológica e complexidade. 2015. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3628
identifier_str_mv Santos, Ligia Nicacio. O despertar do ser sensível: educação ecológica e complexidade. 2015. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências Sociais
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3628/3/Ligia%20Nicacio%20Santos.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3628/1/Ligia%20Nicacio%20Santos.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3628/2/Ligia%20Nicacio%20Santos.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e609872026c73fbcc96e2e11b05490c5
171ddea17bef52c4b39e765d93ed3225
253f1a4188eba5d60d5a30840b35ee24
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423927329947648