O despertar do ser sensível: educação ecológica e complexidade
Ano de defesa: | 2015 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
|
Departamento: |
Ciências Sociais
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3628 |
Resumo: | Understanding Man under a transdisciplinary perspective, the study aims to understand the role of environmental education in human, civic and especially manifold human beings, making them able to think the complex world in a responsible and sustainable way. To this end, we sought to develop a transdisciplinary research based on authors who work the land and human issues from now and ecological education as a transformation tool, such as Edgar Morin, Francisco Gutierrez, Humberto Maturana, Francisco Varela and Moacir Gadotti. The work begins with a preamble in which it demonstrates the emergence of life on the planet, to elucidates need to think the planet as a living and autonomous entity and the relationships within it as multiple and complex. From this understanding, the work is divided into three parts, the first focused on the definitions and concepts that are focused on the socio-ecological crisis sweeping the planet today, sustainability and environmental education within a global framework of complexity. The second part is located in the preparation of the analysis of Eco-pedagogical experiments conducted by the researcher in the year 2011, the Unified Educational Center (CEU) Pêra Marmelo, and finally, the third part of the study closes, bringing the final considerations and pointing the necessary paradigm shift for education that we believe is responsible for the change in attitude and way of seeing and acting in the world today |
id |
PUC_SP-1_e62985c84438180f5c11b79668655f86 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/3628 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Limena, Maria Margarida Cavalcantihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4219755A8Santos, Ligia Nicacio2016-04-26T14:55:15Z2015-04-242015-03-24Santos, Ligia Nicacio. O despertar do ser sensível: educação ecológica e complexidade. 2015. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3628Understanding Man under a transdisciplinary perspective, the study aims to understand the role of environmental education in human, civic and especially manifold human beings, making them able to think the complex world in a responsible and sustainable way. To this end, we sought to develop a transdisciplinary research based on authors who work the land and human issues from now and ecological education as a transformation tool, such as Edgar Morin, Francisco Gutierrez, Humberto Maturana, Francisco Varela and Moacir Gadotti. The work begins with a preamble in which it demonstrates the emergence of life on the planet, to elucidates need to think the planet as a living and autonomous entity and the relationships within it as multiple and complex. From this understanding, the work is divided into three parts, the first focused on the definitions and concepts that are focused on the socio-ecological crisis sweeping the planet today, sustainability and environmental education within a global framework of complexity. The second part is located in the preparation of the analysis of Eco-pedagogical experiments conducted by the researcher in the year 2011, the Unified Educational Center (CEU) Pêra Marmelo, and finally, the third part of the study closes, bringing the final considerations and pointing the necessary paradigm shift for education that we believe is responsible for the change in attitude and way of seeing and acting in the world todayCompreendendo o Homem sob uma perspectiva transdisciplinar, o estudo tem como objetivo principal entender o papel da educação ecológica na formação humana, cidadã e, sobretudo, multíplice dos seres humanos, tornando-os capazes de pensar o mundo complexo de forma responsável e sustentável. Para tal, buscouse elaborar uma pesquisa transdisciplinar baseada em autores que trabalham as questões terrestres e humanas da atualidade e a educação ecológica como ferramenta de transformação, como Edgar Morin, Francisco Gutierrez, Humberto Maturana, Francisco Varela e Moacir Gadotti. O trabalho inicia-se com um preâmbulo em que se demonstra o surgimento da vida no planeta, elucida-se a necessidade de se pensar o planeta como uma entidade viva e autônoma e as relações dentro dele como múltiplas e complexas. A partir deste entendimento, o trabalho divide-se em três partes, sendo a primeira focada nas definições e conceitos que se voltam à crise socioecológica que assola o planeta hoje, a sustentabilidade e a educação ecológica dentro de um quadro de complexidade mundial. Na segunda parte, situa-se a elaboração da análise das experiências Ecopedagógicas realizadas pela pesquisadora no ano de 2011, no Centro Educacional Unificado (CEU) Pêra Marmelo, e, por fim, a terceira parte fecha o estudo, trazendo as considerações finais e apontando a necessária mudança de paradigma para que a educação que acreditamos seja responsável pela mudança de postura e forma de enxergar e agir no mundo atualCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/12305/Ligia%20Nicacio%20Santos.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciências SociaisPUC-SPBRCiências SociaisEducação ecológicaExperiências ecopedagógicasEcological EducationEco-pedagogical experimentsCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASO despertar do ser sensível: educação ecológica e complexidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTLigia Nicacio Santos.pdf.txtLigia Nicacio Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain225223https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3628/3/Ligia%20Nicacio%20Santos.pdf.txte609872026c73fbcc96e2e11b05490c5MD53ORIGINALLigia Nicacio Santos.pdfapplication/pdf1328282https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3628/1/Ligia%20Nicacio%20Santos.pdf171ddea17bef52c4b39e765d93ed3225MD51THUMBNAILLigia Nicacio Santos.pdf.jpgLigia Nicacio Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3616https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3628/2/Ligia%20Nicacio%20Santos.pdf.jpg253f1a4188eba5d60d5a30840b35ee24MD52handle/36282022-04-28 18:37:30.092oai:repositorio.pucsp.br:handle/3628Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T21:37:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O despertar do ser sensível: educação ecológica e complexidade |
title |
O despertar do ser sensível: educação ecológica e complexidade |
spellingShingle |
O despertar do ser sensível: educação ecológica e complexidade Santos, Ligia Nicacio Educação ecológica Experiências ecopedagógicas Ecological Education Eco-pedagogical experiments CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
title_short |
O despertar do ser sensível: educação ecológica e complexidade |
title_full |
O despertar do ser sensível: educação ecológica e complexidade |
title_fullStr |
O despertar do ser sensível: educação ecológica e complexidade |
title_full_unstemmed |
O despertar do ser sensível: educação ecológica e complexidade |
title_sort |
O despertar do ser sensível: educação ecológica e complexidade |
author |
Santos, Ligia Nicacio |
author_facet |
Santos, Ligia Nicacio |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Limena, Maria Margarida Cavalcanti |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4219755A8 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ligia Nicacio |
contributor_str_mv |
Limena, Maria Margarida Cavalcanti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ecológica Experiências ecopedagógicas |
topic |
Educação ecológica Experiências ecopedagógicas Ecological Education Eco-pedagogical experiments CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Ecological Education Eco-pedagogical experiments |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
Understanding Man under a transdisciplinary perspective, the study aims to understand the role of environmental education in human, civic and especially manifold human beings, making them able to think the complex world in a responsible and sustainable way. To this end, we sought to develop a transdisciplinary research based on authors who work the land and human issues from now and ecological education as a transformation tool, such as Edgar Morin, Francisco Gutierrez, Humberto Maturana, Francisco Varela and Moacir Gadotti. The work begins with a preamble in which it demonstrates the emergence of life on the planet, to elucidates need to think the planet as a living and autonomous entity and the relationships within it as multiple and complex. From this understanding, the work is divided into three parts, the first focused on the definitions and concepts that are focused on the socio-ecological crisis sweeping the planet today, sustainability and environmental education within a global framework of complexity. The second part is located in the preparation of the analysis of Eco-pedagogical experiments conducted by the researcher in the year 2011, the Unified Educational Center (CEU) Pêra Marmelo, and finally, the third part of the study closes, bringing the final considerations and pointing the necessary paradigm shift for education that we believe is responsible for the change in attitude and way of seeing and acting in the world today |
publishDate |
2015 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-04-24 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-03-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-26T14:55:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Santos, Ligia Nicacio. O despertar do ser sensível: educação ecológica e complexidade. 2015. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3628 |
identifier_str_mv |
Santos, Ligia Nicacio. O despertar do ser sensível: educação ecológica e complexidade. 2015. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3628 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Ciências Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3628/3/Ligia%20Nicacio%20Santos.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3628/1/Ligia%20Nicacio%20Santos.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3628/2/Ligia%20Nicacio%20Santos.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e609872026c73fbcc96e2e11b05490c5 171ddea17bef52c4b39e765d93ed3225 253f1a4188eba5d60d5a30840b35ee24 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793423927329947648 |