Ensino de filosofia em Moçambique: Filosofia como Potência para Aprendizagem Significativa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Chambisse, Ernesto Daniel
Orientador(a): Rios, Terezinha Azerêdo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9949
Resumo: This dissertation examines the conditions under which happens Philosophy teaching in ESG II (Grades 11 and 12) in Mozambique, by testing the hypothesis that the way Pilosophy is taught at the moment does not contribute to enhacing its potencial for significant learning in the classroom. The work departs from observations of Philosophy teaching practice carried out by teacher trainees from the Universidade Pedagógica. It was made a revision of specialized and complementary literature and a field research in three selected schools one for pre-testing and the other two for in-depth research. The methodological approach is based on qualitative research in the form of a case study. The results of this research lead to the conclusion that there is a need of urgent changes in the conditions under which Philosophy and other ESG II subjects are taught, such as: precarious working conditions, lack of teachinglearning materials, lack of stimuli for the teachers, excess of rigor in MEC planning. This dissertation demonstrate the potential contributions of Philosophy in enhancing the teaching-learning process in Philosophy and other subjects of the curriculum and it has as a purpose the improvement of teaching, especially of Philosophy teaching in Mozambique
id PUC_SP-1_e8b41a5c254e0896e6afa023d3a8e44d
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/9949
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Rios, Terezinha AzerêdoChambisse, Ernesto Daniel2016-04-27T14:31:54Z2007-05-222006-08-03Chambisse, Ernesto Daniel. Ensino de filosofia em Moçambique: Filosofia como Potência para Aprendizagem Significativa. 2006. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9949This dissertation examines the conditions under which happens Philosophy teaching in ESG II (Grades 11 and 12) in Mozambique, by testing the hypothesis that the way Pilosophy is taught at the moment does not contribute to enhacing its potencial for significant learning in the classroom. The work departs from observations of Philosophy teaching practice carried out by teacher trainees from the Universidade Pedagógica. It was made a revision of specialized and complementary literature and a field research in three selected schools one for pre-testing and the other two for in-depth research. The methodological approach is based on qualitative research in the form of a case study. The results of this research lead to the conclusion that there is a need of urgent changes in the conditions under which Philosophy and other ESG II subjects are taught, such as: precarious working conditions, lack of teachinglearning materials, lack of stimuli for the teachers, excess of rigor in MEC planning. This dissertation demonstrate the potential contributions of Philosophy in enhancing the teaching-learning process in Philosophy and other subjects of the curriculum and it has as a purpose the improvement of teaching, especially of Philosophy teaching in MozambiqueEste estudo analisa as condições em que o ensino de filosofia se realiza no Ensino Secundário Geral do 2º ciclo em Moçambique, procurando testar a hipótese segundo a qual a forma como aí se ensina a Filosofia não contribui para a realização da sua potência de aprendizagem significativa na sala de aulas. O estudo tem origem em preocupações vivenciadas no acompanhamento das práticas e estágios pedagógicos dos futuros professores de filosofia em formação na Universidade Pedagógica. Foi realizada uma revisão da bibliografia referente ao tema e um trabalho de campo em 3 escolas previamente seleccionadas, sendo uma para pré-testagem e outras duas para o trabalho mais profundo. A abordagem metodológica baseou-se na investigação quantitativa e foi orientada para o estudo do caso. Os resultados da pesquisa apontam para uma necessidade premente da mudança nas condições em que decorre o ensino de Filosofia e de outras disciplinas nas escolas moçambicanas do 2º ciclo. Constatou-se a existência de falhas que se revelam, entre outras, em condições precárias de trabalho, falta de material didáctico, superlotação das turmas, falta de estímulos para os professores, rigidez nas planificações do Ministério da Educação e Cultura. Na conclusão procura-se apresentar uma breve proposta tendo em vista o melhoramento das condições do ensino e muito especialmente do ensino de Filosofia em Moçambiqueapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23077/Dissertacao%20%20ERNESTO%20DANIEL%20CHAMBISSE.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBREducaçãoMoçambiqueEnsino Secundário GeralCurrículoEnsino de FilosofiaAprendizagem significativaAprendizagemFilosofia -- Estudo e ensinoEducacao -- MocambiqueMozambiqueSecond phase of Secondary Education (ESG II)CurriculumSignificant learning Philosophy syllabusCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEnsino de filosofia em Moçambique: Filosofia como Potência para Aprendizagem Significativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALDissertacao ERNESTO DANIEL CHAMBISSE.pdfapplication/pdf302415https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9949/1/Dissertacao%20%20ERNESTO%20DANIEL%20CHAMBISSE.pdfda2f26ae38346f8abd51bad512289378MD51TEXTDissertacao ERNESTO DANIEL CHAMBISSE.pdf.txtDissertacao ERNESTO DANIEL CHAMBISSE.pdf.txtExtracted Texttext/plain234311https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9949/2/Dissertacao%20%20ERNESTO%20DANIEL%20CHAMBISSE.pdf.txt4d830d53d47a45010edd25617e9bc534MD52THUMBNAILDissertacao ERNESTO DANIEL CHAMBISSE.pdf.jpgDissertacao ERNESTO DANIEL CHAMBISSE.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9949/3/Dissertacao%20%20ERNESTO%20DANIEL%20CHAMBISSE.pdf.jpg8c1280dca4077478b5fad29883580c72MD53handle/99492022-04-27 09:51:23.958oai:repositorio.pucsp.br:handle/9949Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T12:51:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Ensino de filosofia em Moçambique: Filosofia como Potência para Aprendizagem Significativa
title Ensino de filosofia em Moçambique: Filosofia como Potência para Aprendizagem Significativa
spellingShingle Ensino de filosofia em Moçambique: Filosofia como Potência para Aprendizagem Significativa
Chambisse, Ernesto Daniel
Moçambique
Ensino Secundário Geral
Currículo
Ensino de Filosofia
Aprendizagem significativa
Aprendizagem
Filosofia -- Estudo e ensino
Educacao -- Mocambique
Mozambique
Second phase of Secondary Education (ESG II)
Curriculum
Significant learning Philosophy syllabus
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Ensino de filosofia em Moçambique: Filosofia como Potência para Aprendizagem Significativa
title_full Ensino de filosofia em Moçambique: Filosofia como Potência para Aprendizagem Significativa
title_fullStr Ensino de filosofia em Moçambique: Filosofia como Potência para Aprendizagem Significativa
title_full_unstemmed Ensino de filosofia em Moçambique: Filosofia como Potência para Aprendizagem Significativa
title_sort Ensino de filosofia em Moçambique: Filosofia como Potência para Aprendizagem Significativa
author Chambisse, Ernesto Daniel
author_facet Chambisse, Ernesto Daniel
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rios, Terezinha Azerêdo
dc.contributor.author.fl_str_mv Chambisse, Ernesto Daniel
contributor_str_mv Rios, Terezinha Azerêdo
dc.subject.por.fl_str_mv Moçambique
Ensino Secundário Geral
Currículo
Ensino de Filosofia
Aprendizagem significativa
Aprendizagem
Filosofia -- Estudo e ensino
Educacao -- Mocambique
topic Moçambique
Ensino Secundário Geral
Currículo
Ensino de Filosofia
Aprendizagem significativa
Aprendizagem
Filosofia -- Estudo e ensino
Educacao -- Mocambique
Mozambique
Second phase of Secondary Education (ESG II)
Curriculum
Significant learning Philosophy syllabus
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Mozambique
Second phase of Secondary Education (ESG II)
Curriculum
Significant learning Philosophy syllabus
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This dissertation examines the conditions under which happens Philosophy teaching in ESG II (Grades 11 and 12) in Mozambique, by testing the hypothesis that the way Pilosophy is taught at the moment does not contribute to enhacing its potencial for significant learning in the classroom. The work departs from observations of Philosophy teaching practice carried out by teacher trainees from the Universidade Pedagógica. It was made a revision of specialized and complementary literature and a field research in three selected schools one for pre-testing and the other two for in-depth research. The methodological approach is based on qualitative research in the form of a case study. The results of this research lead to the conclusion that there is a need of urgent changes in the conditions under which Philosophy and other ESG II subjects are taught, such as: precarious working conditions, lack of teachinglearning materials, lack of stimuli for the teachers, excess of rigor in MEC planning. This dissertation demonstrate the potential contributions of Philosophy in enhancing the teaching-learning process in Philosophy and other subjects of the curriculum and it has as a purpose the improvement of teaching, especially of Philosophy teaching in Mozambique
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-08-03
dc.date.available.fl_str_mv 2007-05-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T14:31:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Chambisse, Ernesto Daniel. Ensino de filosofia em Moçambique: Filosofia como Potência para Aprendizagem Significativa. 2006. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9949
identifier_str_mv Chambisse, Ernesto Daniel. Ensino de filosofia em Moçambique: Filosofia como Potência para Aprendizagem Significativa. 2006. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9949
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9949/1/Dissertacao%20%20ERNESTO%20DANIEL%20CHAMBISSE.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9949/2/Dissertacao%20%20ERNESTO%20DANIEL%20CHAMBISSE.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9949/3/Dissertacao%20%20ERNESTO%20DANIEL%20CHAMBISSE.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv da2f26ae38346f8abd51bad512289378
4d830d53d47a45010edd25617e9bc534
8c1280dca4077478b5fad29883580c72
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424090230423552