O jogo do NIM: uma alternativa para reforçar o algoritmo da divisão no sexto ano do ensino fundamental
Ano de defesa: | 2009 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
|
Departamento: |
Educação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11390 |
Resumo: | Games have always been a part of the daily life from children since the first years of age. Thus, when they play, they question, ask questions, focus, abstract, use their imagination and spend hours playing. This way, the purpose of this study was to verify how the NIM game can help the construction or improvement of the division algorithm. A qualitative research was done with the application of a prior test and some students were selected to participate in the workshops that involved the NIM game. This study was based on Brouseau s Theory of Didactic Situations (1996) and the methodological choice was based on the theory of Didactic Engineering from Artigue (1996) that contributed to the achievement of our goals. Facing the results presented in the prior test and even in the after test, the difficulties presented by the students were clear, regarding the division algorithm and that can be of great value for future studies about the theme |
id |
PUC_SP-1_ea5cf62887de9646450f560a8263ed2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/11390 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Maria José Ferreira dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4201993Z4Cassiano, Milton2016-04-27T16:58:54Z2009-07-082009-05-15Cassiano, Milton. O jogo do NIM: uma alternativa para reforçar o algoritmo da divisão no sexto ano do ensino fundamental. 2009. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11390Games have always been a part of the daily life from children since the first years of age. Thus, when they play, they question, ask questions, focus, abstract, use their imagination and spend hours playing. This way, the purpose of this study was to verify how the NIM game can help the construction or improvement of the division algorithm. A qualitative research was done with the application of a prior test and some students were selected to participate in the workshops that involved the NIM game. This study was based on Brouseau s Theory of Didactic Situations (1996) and the methodological choice was based on the theory of Didactic Engineering from Artigue (1996) that contributed to the achievement of our goals. Facing the results presented in the prior test and even in the after test, the difficulties presented by the students were clear, regarding the division algorithm and that can be of great value for future studies about the themeO jogo sempre fez parte do dia a dia das crianças desde os primeiros anos de idade. Assim, quando jogam elas questionam, fazem perguntas, concentram-se, abstraem, usam a imaginação e ficam horas a fio brincando. Desse modo, este estudo teve como objetivo verificar como o jogo do NIM pode auxiliar na construção ou aprimoramento do Algoritmo da Divisão. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, com aplicação de um pré-teste para que alguns alunos fossem selecionados para participarem das oficinas que envolviam o jogo do NIM. O presente estudo baseou-se na Teoria das Situações Didáticas de Brousseau (1996) e a escolha metodológica apoiou-se nos pressupostos da Engenharia Didática de Artigue (1996) que contribuíram para o alcance de nossos objetivos. Diante dos resultados apresentados no pré-teste e mesmo no pós-teste, as dificuldades apresentadas pelos estudantes, perante o Algoritmo da Divisão, ficaram claras, o que pode ser de grande valia para estudos futuros a respeito do temaSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23716/Milton%20Cassiano.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoJogos educacionaisAlgoritmo da divisãoJogo do NIMMatematica elementarJogos no ensino da matematicaEducational gamesAlgorithmNIM gameLearning teachingCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAO jogo do NIM: uma alternativa para reforçar o algoritmo da divisão no sexto ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTMilton Cassiano.pdf.txtMilton Cassiano.pdf.txtExtracted texttext/plain265467https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11390/3/Milton%20Cassiano.pdf.txt62b6e875452f3fc3559cda4f9fc40473MD53ORIGINALMilton Cassiano.pdfapplication/pdf2491618https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11390/1/Milton%20Cassiano.pdf95c55c98dce7f49e53273451d23ec0ecMD51THUMBNAILMilton Cassiano.pdf.jpgMilton Cassiano.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11390/2/Milton%20Cassiano.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/113902022-04-27 12:30:52.937oai:repositorio.pucsp.br:handle/11390Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T15:30:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O jogo do NIM: uma alternativa para reforçar o algoritmo da divisão no sexto ano do ensino fundamental |
title |
O jogo do NIM: uma alternativa para reforçar o algoritmo da divisão no sexto ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
O jogo do NIM: uma alternativa para reforçar o algoritmo da divisão no sexto ano do ensino fundamental Cassiano, Milton Jogos educacionais Algoritmo da divisão Jogo do NIM Matematica elementar Jogos no ensino da matematica Educational games Algorithm NIM game Learning teaching CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
O jogo do NIM: uma alternativa para reforçar o algoritmo da divisão no sexto ano do ensino fundamental |
title_full |
O jogo do NIM: uma alternativa para reforçar o algoritmo da divisão no sexto ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
O jogo do NIM: uma alternativa para reforçar o algoritmo da divisão no sexto ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
O jogo do NIM: uma alternativa para reforçar o algoritmo da divisão no sexto ano do ensino fundamental |
title_sort |
O jogo do NIM: uma alternativa para reforçar o algoritmo da divisão no sexto ano do ensino fundamental |
author |
Cassiano, Milton |
author_facet |
Cassiano, Milton |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Maria José Ferreira da |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4201993Z4 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cassiano, Milton |
contributor_str_mv |
Silva, Maria José Ferreira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos educacionais Algoritmo da divisão Jogo do NIM Matematica elementar Jogos no ensino da matematica |
topic |
Jogos educacionais Algoritmo da divisão Jogo do NIM Matematica elementar Jogos no ensino da matematica Educational games Algorithm NIM game Learning teaching CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Educational games Algorithm NIM game Learning teaching |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
Games have always been a part of the daily life from children since the first years of age. Thus, when they play, they question, ask questions, focus, abstract, use their imagination and spend hours playing. This way, the purpose of this study was to verify how the NIM game can help the construction or improvement of the division algorithm. A qualitative research was done with the application of a prior test and some students were selected to participate in the workshops that involved the NIM game. This study was based on Brouseau s Theory of Didactic Situations (1996) and the methodological choice was based on the theory of Didactic Engineering from Artigue (1996) that contributed to the achievement of our goals. Facing the results presented in the prior test and even in the after test, the difficulties presented by the students were clear, regarding the division algorithm and that can be of great value for future studies about the theme |
publishDate |
2009 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-07-08 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-05-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T16:58:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Cassiano, Milton. O jogo do NIM: uma alternativa para reforçar o algoritmo da divisão no sexto ano do ensino fundamental. 2009. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11390 |
identifier_str_mv |
Cassiano, Milton. O jogo do NIM: uma alternativa para reforçar o algoritmo da divisão no sexto ano do ensino fundamental. 2009. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11390 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11390/3/Milton%20Cassiano.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11390/1/Milton%20Cassiano.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11390/2/Milton%20Cassiano.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
62b6e875452f3fc3559cda4f9fc40473 95c55c98dce7f49e53273451d23ec0ec cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793423972605362176 |