O jogo do NIM: uma alternativa para reforçar o algoritmo da divisão no sexto ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Cassiano, Milton lattes
Orientador(a): Silva, Maria José Ferreira da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11390
Resumo: Games have always been a part of the daily life from children since the first years of age. Thus, when they play, they question, ask questions, focus, abstract, use their imagination and spend hours playing. This way, the purpose of this study was to verify how the NIM game can help the construction or improvement of the division algorithm. A qualitative research was done with the application of a prior test and some students were selected to participate in the workshops that involved the NIM game. This study was based on Brouseau s Theory of Didactic Situations (1996) and the methodological choice was based on the theory of Didactic Engineering from Artigue (1996) that contributed to the achievement of our goals. Facing the results presented in the prior test and even in the after test, the difficulties presented by the students were clear, regarding the division algorithm and that can be of great value for future studies about the theme
id PUC_SP-1_ea5cf62887de9646450f560a8263ed2b
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/11390
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Silva, Maria José Ferreira dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4201993Z4Cassiano, Milton2016-04-27T16:58:54Z2009-07-082009-05-15Cassiano, Milton. O jogo do NIM: uma alternativa para reforçar o algoritmo da divisão no sexto ano do ensino fundamental. 2009. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11390Games have always been a part of the daily life from children since the first years of age. Thus, when they play, they question, ask questions, focus, abstract, use their imagination and spend hours playing. This way, the purpose of this study was to verify how the NIM game can help the construction or improvement of the division algorithm. A qualitative research was done with the application of a prior test and some students were selected to participate in the workshops that involved the NIM game. This study was based on Brouseau s Theory of Didactic Situations (1996) and the methodological choice was based on the theory of Didactic Engineering from Artigue (1996) that contributed to the achievement of our goals. Facing the results presented in the prior test and even in the after test, the difficulties presented by the students were clear, regarding the division algorithm and that can be of great value for future studies about the themeO jogo sempre fez parte do dia a dia das crianças desde os primeiros anos de idade. Assim, quando jogam elas questionam, fazem perguntas, concentram-se, abstraem, usam a imaginação e ficam horas a fio brincando. Desse modo, este estudo teve como objetivo verificar como o jogo do NIM pode auxiliar na construção ou aprimoramento do Algoritmo da Divisão. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, com aplicação de um pré-teste para que alguns alunos fossem selecionados para participarem das oficinas que envolviam o jogo do NIM. O presente estudo baseou-se na Teoria das Situações Didáticas de Brousseau (1996) e a escolha metodológica apoiou-se nos pressupostos da Engenharia Didática de Artigue (1996) que contribuíram para o alcance de nossos objetivos. Diante dos resultados apresentados no pré-teste e mesmo no pós-teste, as dificuldades apresentadas pelos estudantes, perante o Algoritmo da Divisão, ficaram claras, o que pode ser de grande valia para estudos futuros a respeito do temaSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23716/Milton%20Cassiano.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoJogos educacionaisAlgoritmo da divisãoJogo do NIMMatematica elementarJogos no ensino da matematicaEducational gamesAlgorithmNIM gameLearning teachingCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAO jogo do NIM: uma alternativa para reforçar o algoritmo da divisão no sexto ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTMilton Cassiano.pdf.txtMilton Cassiano.pdf.txtExtracted texttext/plain265467https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11390/3/Milton%20Cassiano.pdf.txt62b6e875452f3fc3559cda4f9fc40473MD53ORIGINALMilton Cassiano.pdfapplication/pdf2491618https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11390/1/Milton%20Cassiano.pdf95c55c98dce7f49e53273451d23ec0ecMD51THUMBNAILMilton Cassiano.pdf.jpgMilton Cassiano.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11390/2/Milton%20Cassiano.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/113902022-04-27 12:30:52.937oai:repositorio.pucsp.br:handle/11390Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T15:30:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv O jogo do NIM: uma alternativa para reforçar o algoritmo da divisão no sexto ano do ensino fundamental
title O jogo do NIM: uma alternativa para reforçar o algoritmo da divisão no sexto ano do ensino fundamental
spellingShingle O jogo do NIM: uma alternativa para reforçar o algoritmo da divisão no sexto ano do ensino fundamental
Cassiano, Milton
Jogos educacionais
Algoritmo da divisão
Jogo do NIM
Matematica elementar
Jogos no ensino da matematica
Educational games
Algorithm
NIM game
Learning teaching
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short O jogo do NIM: uma alternativa para reforçar o algoritmo da divisão no sexto ano do ensino fundamental
title_full O jogo do NIM: uma alternativa para reforçar o algoritmo da divisão no sexto ano do ensino fundamental
title_fullStr O jogo do NIM: uma alternativa para reforçar o algoritmo da divisão no sexto ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed O jogo do NIM: uma alternativa para reforçar o algoritmo da divisão no sexto ano do ensino fundamental
title_sort O jogo do NIM: uma alternativa para reforçar o algoritmo da divisão no sexto ano do ensino fundamental
author Cassiano, Milton
author_facet Cassiano, Milton
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Maria José Ferreira da
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4201993Z4
dc.contributor.author.fl_str_mv Cassiano, Milton
contributor_str_mv Silva, Maria José Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos educacionais
Algoritmo da divisão
Jogo do NIM
Matematica elementar
Jogos no ensino da matematica
topic Jogos educacionais
Algoritmo da divisão
Jogo do NIM
Matematica elementar
Jogos no ensino da matematica
Educational games
Algorithm
NIM game
Learning teaching
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational games
Algorithm
NIM game
Learning teaching
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Games have always been a part of the daily life from children since the first years of age. Thus, when they play, they question, ask questions, focus, abstract, use their imagination and spend hours playing. This way, the purpose of this study was to verify how the NIM game can help the construction or improvement of the division algorithm. A qualitative research was done with the application of a prior test and some students were selected to participate in the workshops that involved the NIM game. This study was based on Brouseau s Theory of Didactic Situations (1996) and the methodological choice was based on the theory of Didactic Engineering from Artigue (1996) that contributed to the achievement of our goals. Facing the results presented in the prior test and even in the after test, the difficulties presented by the students were clear, regarding the division algorithm and that can be of great value for future studies about the theme
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-07-08
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-05-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:58:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Cassiano, Milton. O jogo do NIM: uma alternativa para reforçar o algoritmo da divisão no sexto ano do ensino fundamental. 2009. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11390
identifier_str_mv Cassiano, Milton. O jogo do NIM: uma alternativa para reforçar o algoritmo da divisão no sexto ano do ensino fundamental. 2009. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11390/3/Milton%20Cassiano.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11390/1/Milton%20Cassiano.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11390/2/Milton%20Cassiano.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 62b6e875452f3fc3559cda4f9fc40473
95c55c98dce7f49e53273451d23ec0ec
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423972605362176