A educação de alunos com altas habilidades e superdotação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Abe, Elenita Moura Meireles lattes
Orientador(a): Chizzotti, Antonio lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Departamento: Faculdade de Educação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24305
Resumo: This research analyzed the perception of teachers in the identification and inclusion of students with specific school skills - high skills and giftedness - at Municipal School Maria Eulália Vieira, in the municipality of Três Lagoas, MS, and sought to identify what measures were taken by teachers and other educational bodies to enable such individuals to make better use of their specific capabilities. The means commonly used to identify the intellectual and cognitive potential of students in the school environment and, concomitantly, public policies aimed at the inclusion of students and the improvement of teachers that make up the multidisciplinary team involved in their educational integration were appreciated. The scope is also the quantification of students diagnosed with high skills and gifted, served by the municipality and referred to specialized care. The research was carried out through a case study, through the application of questionnaires and subsequent interviews with the teachers of the municipal school Maria Eulália Vieira de Três Lagoas, MS, in addition to the bibliographic review, statistical analyzes and educational booklets of public policies provided by the government and applied in inclusion
id PUC_SP-1_ebdf96752d4d1addeacb666ee9408cb0
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/24305
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Chizzotti, Antoniohttp://lattes.cnpq.br/7886576325991695http://lattes.cnpq.br/9985123060548444Abe, Elenita Moura Meireles2022-02-02T18:52:40Z2022-02-02T18:52:40Z2021-03-09Abe, Elenita Moura Meireles. A educação de alunos com altas habilidades e superdotação. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24305This research analyzed the perception of teachers in the identification and inclusion of students with specific school skills - high skills and giftedness - at Municipal School Maria Eulália Vieira, in the municipality of Três Lagoas, MS, and sought to identify what measures were taken by teachers and other educational bodies to enable such individuals to make better use of their specific capabilities. The means commonly used to identify the intellectual and cognitive potential of students in the school environment and, concomitantly, public policies aimed at the inclusion of students and the improvement of teachers that make up the multidisciplinary team involved in their educational integration were appreciated. The scope is also the quantification of students diagnosed with high skills and gifted, served by the municipality and referred to specialized care. The research was carried out through a case study, through the application of questionnaires and subsequent interviews with the teachers of the municipal school Maria Eulália Vieira de Três Lagoas, MS, in addition to the bibliographic review, statistical analyzes and educational booklets of public policies provided by the government and applied in inclusionA presente pesquisa analisou a percepção dos professores na identificação e na inclusão de alunos com aptidões escolares específicas - altas habilidades e superdotação - na Escola Municipal Maria Eulália Vieira, no município de Três Lagoas, MS, e procurou identificar quais as medidas realizadas pelos docentes e demais órgãos educacionais para possibilitar a tais indivíduos o melhor aproveitamento de suas capacidades específicas. Foram apreciados os meios comumente utilizados para a identificação do potencial intelectual e cognitivo dos alunos no ambiente escolar e, concomitantemente, as políticas públicas que visam a inclusão dos discentes e o aprimoramento dos professores que compõem a equipe multidisciplinar envolvida na integração educacional destes. Tem-se, ainda, como escopo, a quantificação de alunos diagnosticados com altas habilidades e superdotados, atendidos pelo município e encaminhados para atendimento especializado. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso, através da aplicação de questionários e posterior entrevista com os professores da escola municipal Maria Eulália Vieira de Três Lagoas, MS, além da revisão bibliográfica, análises estatísticas e cartilhas educacionais de políticas públicas disponibilizadas pelo governo e aplicadas na inclusãoConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOAltas HabilidadesSuperdotaçãoInclusãoHigh SkillsGiftednessInclusionA educação de alunos com altas habilidades e superdotaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALElenita Moura Meireles Abe.pdfapplication/pdf1592469https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24305/1/Elenita%20Moura%20Meireles%20Abe.pdfd3a18f063749bfe29d36037b27ed54ccMD51TEXTElenita Moura Meireles Abe.pdf.txtElenita Moura Meireles Abe.pdf.txtExtracted texttext/plain259534https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24305/2/Elenita%20Moura%20Meireles%20Abe.pdf.txtb5068fd3faa5ff56eb309005a717031bMD52THUMBNAILElenita Moura Meireles Abe.pdf.jpgElenita Moura Meireles Abe.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1210https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24305/3/Elenita%20Moura%20Meireles%20Abe.pdf.jpg90f4a768632c88460d467d570bfa3d6bMD53handle/243052022-10-28 10:22:46.771oai:repositorio.pucsp.br:handle/24305Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-28T13:22:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A educação de alunos com altas habilidades e superdotação
title A educação de alunos com altas habilidades e superdotação
spellingShingle A educação de alunos com altas habilidades e superdotação
Abe, Elenita Moura Meireles
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Altas Habilidades
Superdotação
Inclusão
High Skills
Giftedness
Inclusion
title_short A educação de alunos com altas habilidades e superdotação
title_full A educação de alunos com altas habilidades e superdotação
title_fullStr A educação de alunos com altas habilidades e superdotação
title_full_unstemmed A educação de alunos com altas habilidades e superdotação
title_sort A educação de alunos com altas habilidades e superdotação
author Abe, Elenita Moura Meireles
author_facet Abe, Elenita Moura Meireles
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Chizzotti, Antonio
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7886576325991695
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9985123060548444
dc.contributor.author.fl_str_mv Abe, Elenita Moura Meireles
contributor_str_mv Chizzotti, Antonio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Altas Habilidades
Superdotação
Inclusão
High Skills
Giftedness
Inclusion
dc.subject.por.fl_str_mv Altas Habilidades
Superdotação
Inclusão
dc.subject.eng.fl_str_mv High Skills
Giftedness
Inclusion
description This research analyzed the perception of teachers in the identification and inclusion of students with specific school skills - high skills and giftedness - at Municipal School Maria Eulália Vieira, in the municipality of Três Lagoas, MS, and sought to identify what measures were taken by teachers and other educational bodies to enable such individuals to make better use of their specific capabilities. The means commonly used to identify the intellectual and cognitive potential of students in the school environment and, concomitantly, public policies aimed at the inclusion of students and the improvement of teachers that make up the multidisciplinary team involved in their educational integration were appreciated. The scope is also the quantification of students diagnosed with high skills and gifted, served by the municipality and referred to specialized care. The research was carried out through a case study, through the application of questionnaires and subsequent interviews with the teachers of the municipal school Maria Eulália Vieira de Três Lagoas, MS, in addition to the bibliographic review, statistical analyzes and educational booklets of public policies provided by the government and applied in inclusion
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-03-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-02T18:52:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-02T18:52:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Abe, Elenita Moura Meireles. A educação de alunos com altas habilidades e superdotação. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24305
identifier_str_mv Abe, Elenita Moura Meireles. A educação de alunos com altas habilidades e superdotação. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24305/1/Elenita%20Moura%20Meireles%20Abe.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24305/2/Elenita%20Moura%20Meireles%20Abe.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24305/3/Elenita%20Moura%20Meireles%20Abe.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d3a18f063749bfe29d36037b27ed54cc
b5068fd3faa5ff56eb309005a717031b
90f4a768632c88460d467d570bfa3d6b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423990813884416