A educação de alunos com altas habilidades e superdotação
Ano de defesa: | 2021 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
|
Departamento: |
Faculdade de Educação
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24305 |
Resumo: | This research analyzed the perception of teachers in the identification and inclusion of students with specific school skills - high skills and giftedness - at Municipal School Maria Eulália Vieira, in the municipality of Três Lagoas, MS, and sought to identify what measures were taken by teachers and other educational bodies to enable such individuals to make better use of their specific capabilities. The means commonly used to identify the intellectual and cognitive potential of students in the school environment and, concomitantly, public policies aimed at the inclusion of students and the improvement of teachers that make up the multidisciplinary team involved in their educational integration were appreciated. The scope is also the quantification of students diagnosed with high skills and gifted, served by the municipality and referred to specialized care. The research was carried out through a case study, through the application of questionnaires and subsequent interviews with the teachers of the municipal school Maria Eulália Vieira de Três Lagoas, MS, in addition to the bibliographic review, statistical analyzes and educational booklets of public policies provided by the government and applied in inclusion |
id |
PUC_SP-1_ebdf96752d4d1addeacb666ee9408cb0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/24305 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Chizzotti, Antoniohttp://lattes.cnpq.br/7886576325991695http://lattes.cnpq.br/9985123060548444Abe, Elenita Moura Meireles2022-02-02T18:52:40Z2022-02-02T18:52:40Z2021-03-09Abe, Elenita Moura Meireles. A educação de alunos com altas habilidades e superdotação. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24305This research analyzed the perception of teachers in the identification and inclusion of students with specific school skills - high skills and giftedness - at Municipal School Maria Eulália Vieira, in the municipality of Três Lagoas, MS, and sought to identify what measures were taken by teachers and other educational bodies to enable such individuals to make better use of their specific capabilities. The means commonly used to identify the intellectual and cognitive potential of students in the school environment and, concomitantly, public policies aimed at the inclusion of students and the improvement of teachers that make up the multidisciplinary team involved in their educational integration were appreciated. The scope is also the quantification of students diagnosed with high skills and gifted, served by the municipality and referred to specialized care. The research was carried out through a case study, through the application of questionnaires and subsequent interviews with the teachers of the municipal school Maria Eulália Vieira de Três Lagoas, MS, in addition to the bibliographic review, statistical analyzes and educational booklets of public policies provided by the government and applied in inclusionA presente pesquisa analisou a percepção dos professores na identificação e na inclusão de alunos com aptidões escolares específicas - altas habilidades e superdotação - na Escola Municipal Maria Eulália Vieira, no município de Três Lagoas, MS, e procurou identificar quais as medidas realizadas pelos docentes e demais órgãos educacionais para possibilitar a tais indivíduos o melhor aproveitamento de suas capacidades específicas. Foram apreciados os meios comumente utilizados para a identificação do potencial intelectual e cognitivo dos alunos no ambiente escolar e, concomitantemente, as políticas públicas que visam a inclusão dos discentes e o aprimoramento dos professores que compõem a equipe multidisciplinar envolvida na integração educacional destes. Tem-se, ainda, como escopo, a quantificação de alunos diagnosticados com altas habilidades e superdotados, atendidos pelo município e encaminhados para atendimento especializado. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso, através da aplicação de questionários e posterior entrevista com os professores da escola municipal Maria Eulália Vieira de Três Lagoas, MS, além da revisão bibliográfica, análises estatísticas e cartilhas educacionais de políticas públicas disponibilizadas pelo governo e aplicadas na inclusãoConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOAltas HabilidadesSuperdotaçãoInclusãoHigh SkillsGiftednessInclusionA educação de alunos com altas habilidades e superdotaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALElenita Moura Meireles Abe.pdfapplication/pdf1592469https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24305/1/Elenita%20Moura%20Meireles%20Abe.pdfd3a18f063749bfe29d36037b27ed54ccMD51TEXTElenita Moura Meireles Abe.pdf.txtElenita Moura Meireles Abe.pdf.txtExtracted texttext/plain259534https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24305/2/Elenita%20Moura%20Meireles%20Abe.pdf.txtb5068fd3faa5ff56eb309005a717031bMD52THUMBNAILElenita Moura Meireles Abe.pdf.jpgElenita Moura Meireles Abe.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1210https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24305/3/Elenita%20Moura%20Meireles%20Abe.pdf.jpg90f4a768632c88460d467d570bfa3d6bMD53handle/243052022-10-28 10:22:46.771oai:repositorio.pucsp.br:handle/24305Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-28T13:22:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A educação de alunos com altas habilidades e superdotação |
title |
A educação de alunos com altas habilidades e superdotação |
spellingShingle |
A educação de alunos com altas habilidades e superdotação Abe, Elenita Moura Meireles CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO Altas Habilidades Superdotação Inclusão High Skills Giftedness Inclusion |
title_short |
A educação de alunos com altas habilidades e superdotação |
title_full |
A educação de alunos com altas habilidades e superdotação |
title_fullStr |
A educação de alunos com altas habilidades e superdotação |
title_full_unstemmed |
A educação de alunos com altas habilidades e superdotação |
title_sort |
A educação de alunos com altas habilidades e superdotação |
author |
Abe, Elenita Moura Meireles |
author_facet |
Abe, Elenita Moura Meireles |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Chizzotti, Antonio |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7886576325991695 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9985123060548444 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abe, Elenita Moura Meireles |
contributor_str_mv |
Chizzotti, Antonio |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO Altas Habilidades Superdotação Inclusão High Skills Giftedness Inclusion |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Altas Habilidades Superdotação Inclusão |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
High Skills Giftedness Inclusion |
description |
This research analyzed the perception of teachers in the identification and inclusion of students with specific school skills - high skills and giftedness - at Municipal School Maria Eulália Vieira, in the municipality of Três Lagoas, MS, and sought to identify what measures were taken by teachers and other educational bodies to enable such individuals to make better use of their specific capabilities. The means commonly used to identify the intellectual and cognitive potential of students in the school environment and, concomitantly, public policies aimed at the inclusion of students and the improvement of teachers that make up the multidisciplinary team involved in their educational integration were appreciated. The scope is also the quantification of students diagnosed with high skills and gifted, served by the municipality and referred to specialized care. The research was carried out through a case study, through the application of questionnaires and subsequent interviews with the teachers of the municipal school Maria Eulália Vieira de Três Lagoas, MS, in addition to the bibliographic review, statistical analyzes and educational booklets of public policies provided by the government and applied in inclusion |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-03-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-02T18:52:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-02T18:52:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Abe, Elenita Moura Meireles. A educação de alunos com altas habilidades e superdotação. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24305 |
identifier_str_mv |
Abe, Elenita Moura Meireles. A educação de alunos com altas habilidades e superdotação. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24305 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24305/1/Elenita%20Moura%20Meireles%20Abe.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24305/2/Elenita%20Moura%20Meireles%20Abe.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24305/3/Elenita%20Moura%20Meireles%20Abe.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d3a18f063749bfe29d36037b27ed54cc b5068fd3faa5ff56eb309005a717031b 90f4a768632c88460d467d570bfa3d6b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793423990813884416 |