Arte na escola: a experiência estética como um dos caminhos para promoção da vocação humana para o ser mais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Lucca, Lisie De lattes
Orientador(a): Abramowicz, Mere
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9695
Resumo: This research seeks to identify subsidies for leading an art course for elementary and secondary grades which promotes the human vocation to be more - a concept developed by Paulo Freire - by creating opportunities for students to go through aesthetic experiences in the classroom, and other educational paths. These subsidies were identified from the point of view of students and former students of a private school in Santo André, São Paulo, about their experiences upon the art classes they had gone though in their lives. Under the light of theories of Paulo Freire, Elliot W. Eisner, Sam Intrator, Efland, Freedman and Stuhr, Ana Mae Barbosa, John Dewey and other theorists, the students contributions from a Focus Group procedure and open written questionnaires were analyzed bearing in mind a qualitative approach. Seeking the theories that underlie the practices reported and discussed by the research subjects, this study brought up the desirable characteristics for art classes, teacher s attitude and the evaluation processs proposed by them, in promoting the inherent human vocation to "be more", fundamental condition for student s autonomy development
id PUC_SP-1_ec4df164ebf237964ad1be081659c393
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/9695
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Abramowicz, Merehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732303U9Lucca, Lisie De2016-04-27T14:31:04Z2013-03-262013-03-08Lucca, Lisie De. Arte na escola: a experiência estética como um dos caminhos para promoção da vocação humana para o ser mais. 2013. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9695This research seeks to identify subsidies for leading an art course for elementary and secondary grades which promotes the human vocation to be more - a concept developed by Paulo Freire - by creating opportunities for students to go through aesthetic experiences in the classroom, and other educational paths. These subsidies were identified from the point of view of students and former students of a private school in Santo André, São Paulo, about their experiences upon the art classes they had gone though in their lives. Under the light of theories of Paulo Freire, Elliot W. Eisner, Sam Intrator, Efland, Freedman and Stuhr, Ana Mae Barbosa, John Dewey and other theorists, the students contributions from a Focus Group procedure and open written questionnaires were analyzed bearing in mind a qualitative approach. Seeking the theories that underlie the practices reported and discussed by the research subjects, this study brought up the desirable characteristics for art classes, teacher s attitude and the evaluation processs proposed by them, in promoting the inherent human vocation to "be more", fundamental condition for student s autonomy developmentEsta pesquisa busca a identificação de subsídios para a liderança de um curso da disciplina de arte para as séries do ensino fundamental e médio que promova a vocação humana para o ser mais - conceito desenvolvido por Paulo Freire por meio da criação de oportunidades para os alunos passarem por experiências estéticas em sala de aula, entre outros caminhos pedagógicos. Estes subsídios foram identificados a partir do olhar de alunos e ex-alunos de uma escola particular em Santo André, São Paulo, sobre suas experiências de situações de aula de arte vividas desde a infância. À luz das teorias de Paulo Freire, Elliot W. Eisner, Sam Intrator, Efland, Freedman e Stuhr, Ana Mae Barbosa, John Dewey entre outros teóricos, foram analisadas as contribuições dos sujeitos de pesquisa por meio dos procedimentos de Grupo Focal e questionários com questões abertas, a partir de uma abordagem qualitativa. Ao buscar as teorias que subjazem às práticas relatadas e discutidas pelos sujeitos de pesquisa, este trabalho encontrou características desejáveis para que as aulas de arte, os professores da disciplina e a avaliação proposta por eles auxiliem na promoção da vocação humana para o ser mais , condição fundamental para o desenvolvimento da autonomia dos estudantesCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22691/Lisie%20De%20Lucca.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBREducaçãoArte-educaçãoExperiência estéticaAvaliação em arteVocação humanaArt educationCurriculumAesthetic experienceAssessment in artHuman vocationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOArte na escola: a experiência estética como um dos caminhos para promoção da vocação humana para o ser maisArt in schools: the aesthetic experience as one of the paths to promote the human vocation to be moreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTLisie De Lucca.pdf.txtLisie De Lucca.pdf.txtExtracted texttext/plain422493https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9695/3/Lisie%20De%20Lucca.pdf.txtd003d39a364a073d1e246f4bbb1b7675MD53ORIGINALLisie De Lucca.pdfapplication/pdf2248830https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9695/1/Lisie%20De%20Lucca.pdf72913ba64b96e878caed466fdf5c7c60MD51THUMBNAILLisie De Lucca.pdf.jpgLisie De Lucca.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9695/2/Lisie%20De%20Lucca.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/96952022-04-27 08:53:54.061oai:repositorio.pucsp.br:handle/9695Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T11:53:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Arte na escola: a experiência estética como um dos caminhos para promoção da vocação humana para o ser mais
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Art in schools: the aesthetic experience as one of the paths to promote the human vocation to be more
title Arte na escola: a experiência estética como um dos caminhos para promoção da vocação humana para o ser mais
spellingShingle Arte na escola: a experiência estética como um dos caminhos para promoção da vocação humana para o ser mais
Lucca, Lisie De
Arte-educação
Experiência estética
Avaliação em arte
Vocação humana
Art education
Curriculum
Aesthetic experience
Assessment in art
Human vocation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
title_short Arte na escola: a experiência estética como um dos caminhos para promoção da vocação humana para o ser mais
title_full Arte na escola: a experiência estética como um dos caminhos para promoção da vocação humana para o ser mais
title_fullStr Arte na escola: a experiência estética como um dos caminhos para promoção da vocação humana para o ser mais
title_full_unstemmed Arte na escola: a experiência estética como um dos caminhos para promoção da vocação humana para o ser mais
title_sort Arte na escola: a experiência estética como um dos caminhos para promoção da vocação humana para o ser mais
author Lucca, Lisie De
author_facet Lucca, Lisie De
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Abramowicz, Mere
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732303U9
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucca, Lisie De
contributor_str_mv Abramowicz, Mere
dc.subject.por.fl_str_mv Arte-educação
Experiência estética
Avaliação em arte
Vocação humana
topic Arte-educação
Experiência estética
Avaliação em arte
Vocação humana
Art education
Curriculum
Aesthetic experience
Assessment in art
Human vocation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
dc.subject.eng.fl_str_mv Art education
Curriculum
Aesthetic experience
Assessment in art
Human vocation
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
description This research seeks to identify subsidies for leading an art course for elementary and secondary grades which promotes the human vocation to be more - a concept developed by Paulo Freire - by creating opportunities for students to go through aesthetic experiences in the classroom, and other educational paths. These subsidies were identified from the point of view of students and former students of a private school in Santo André, São Paulo, about their experiences upon the art classes they had gone though in their lives. Under the light of theories of Paulo Freire, Elliot W. Eisner, Sam Intrator, Efland, Freedman and Stuhr, Ana Mae Barbosa, John Dewey and other theorists, the students contributions from a Focus Group procedure and open written questionnaires were analyzed bearing in mind a qualitative approach. Seeking the theories that underlie the practices reported and discussed by the research subjects, this study brought up the desirable characteristics for art classes, teacher s attitude and the evaluation processs proposed by them, in promoting the inherent human vocation to "be more", fundamental condition for student s autonomy development
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-03-26
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-03-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T14:31:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Lucca, Lisie De. Arte na escola: a experiência estética como um dos caminhos para promoção da vocação humana para o ser mais. 2013. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9695
identifier_str_mv Lucca, Lisie De. Arte na escola: a experiência estética como um dos caminhos para promoção da vocação humana para o ser mais. 2013. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9695/3/Lisie%20De%20Lucca.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9695/1/Lisie%20De%20Lucca.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9695/2/Lisie%20De%20Lucca.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d003d39a364a073d1e246f4bbb1b7675
72913ba64b96e878caed466fdf5c7c60
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423936071925760