Arte na escola: a experiência estética como um dos caminhos para promoção da vocação humana para o ser mais
Ano de defesa: | 2013 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
|
Departamento: |
Educação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9695 |
Resumo: | This research seeks to identify subsidies for leading an art course for elementary and secondary grades which promotes the human vocation to be more - a concept developed by Paulo Freire - by creating opportunities for students to go through aesthetic experiences in the classroom, and other educational paths. These subsidies were identified from the point of view of students and former students of a private school in Santo André, São Paulo, about their experiences upon the art classes they had gone though in their lives. Under the light of theories of Paulo Freire, Elliot W. Eisner, Sam Intrator, Efland, Freedman and Stuhr, Ana Mae Barbosa, John Dewey and other theorists, the students contributions from a Focus Group procedure and open written questionnaires were analyzed bearing in mind a qualitative approach. Seeking the theories that underlie the practices reported and discussed by the research subjects, this study brought up the desirable characteristics for art classes, teacher s attitude and the evaluation processs proposed by them, in promoting the inherent human vocation to "be more", fundamental condition for student s autonomy development |
id |
PUC_SP-1_ec4df164ebf237964ad1be081659c393 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/9695 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Abramowicz, Merehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732303U9Lucca, Lisie De2016-04-27T14:31:04Z2013-03-262013-03-08Lucca, Lisie De. Arte na escola: a experiência estética como um dos caminhos para promoção da vocação humana para o ser mais. 2013. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9695This research seeks to identify subsidies for leading an art course for elementary and secondary grades which promotes the human vocation to be more - a concept developed by Paulo Freire - by creating opportunities for students to go through aesthetic experiences in the classroom, and other educational paths. These subsidies were identified from the point of view of students and former students of a private school in Santo André, São Paulo, about their experiences upon the art classes they had gone though in their lives. Under the light of theories of Paulo Freire, Elliot W. Eisner, Sam Intrator, Efland, Freedman and Stuhr, Ana Mae Barbosa, John Dewey and other theorists, the students contributions from a Focus Group procedure and open written questionnaires were analyzed bearing in mind a qualitative approach. Seeking the theories that underlie the practices reported and discussed by the research subjects, this study brought up the desirable characteristics for art classes, teacher s attitude and the evaluation processs proposed by them, in promoting the inherent human vocation to "be more", fundamental condition for student s autonomy developmentEsta pesquisa busca a identificação de subsídios para a liderança de um curso da disciplina de arte para as séries do ensino fundamental e médio que promova a vocação humana para o ser mais - conceito desenvolvido por Paulo Freire por meio da criação de oportunidades para os alunos passarem por experiências estéticas em sala de aula, entre outros caminhos pedagógicos. Estes subsídios foram identificados a partir do olhar de alunos e ex-alunos de uma escola particular em Santo André, São Paulo, sobre suas experiências de situações de aula de arte vividas desde a infância. À luz das teorias de Paulo Freire, Elliot W. Eisner, Sam Intrator, Efland, Freedman e Stuhr, Ana Mae Barbosa, John Dewey entre outros teóricos, foram analisadas as contribuições dos sujeitos de pesquisa por meio dos procedimentos de Grupo Focal e questionários com questões abertas, a partir de uma abordagem qualitativa. Ao buscar as teorias que subjazem às práticas relatadas e discutidas pelos sujeitos de pesquisa, este trabalho encontrou características desejáveis para que as aulas de arte, os professores da disciplina e a avaliação proposta por eles auxiliem na promoção da vocação humana para o ser mais , condição fundamental para o desenvolvimento da autonomia dos estudantesCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22691/Lisie%20De%20Lucca.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBREducaçãoArte-educaçãoExperiência estéticaAvaliação em arteVocação humanaArt educationCurriculumAesthetic experienceAssessment in artHuman vocationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOArte na escola: a experiência estética como um dos caminhos para promoção da vocação humana para o ser maisArt in schools: the aesthetic experience as one of the paths to promote the human vocation to be moreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTLisie De Lucca.pdf.txtLisie De Lucca.pdf.txtExtracted texttext/plain422493https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9695/3/Lisie%20De%20Lucca.pdf.txtd003d39a364a073d1e246f4bbb1b7675MD53ORIGINALLisie De Lucca.pdfapplication/pdf2248830https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9695/1/Lisie%20De%20Lucca.pdf72913ba64b96e878caed466fdf5c7c60MD51THUMBNAILLisie De Lucca.pdf.jpgLisie De Lucca.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9695/2/Lisie%20De%20Lucca.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/96952022-04-27 08:53:54.061oai:repositorio.pucsp.br:handle/9695Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T11:53:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Arte na escola: a experiência estética como um dos caminhos para promoção da vocação humana para o ser mais |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Art in schools: the aesthetic experience as one of the paths to promote the human vocation to be more |
title |
Arte na escola: a experiência estética como um dos caminhos para promoção da vocação humana para o ser mais |
spellingShingle |
Arte na escola: a experiência estética como um dos caminhos para promoção da vocação humana para o ser mais Lucca, Lisie De Arte-educação Experiência estética Avaliação em arte Vocação humana Art education Curriculum Aesthetic experience Assessment in art Human vocation CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
title_short |
Arte na escola: a experiência estética como um dos caminhos para promoção da vocação humana para o ser mais |
title_full |
Arte na escola: a experiência estética como um dos caminhos para promoção da vocação humana para o ser mais |
title_fullStr |
Arte na escola: a experiência estética como um dos caminhos para promoção da vocação humana para o ser mais |
title_full_unstemmed |
Arte na escola: a experiência estética como um dos caminhos para promoção da vocação humana para o ser mais |
title_sort |
Arte na escola: a experiência estética como um dos caminhos para promoção da vocação humana para o ser mais |
author |
Lucca, Lisie De |
author_facet |
Lucca, Lisie De |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Abramowicz, Mere |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732303U9 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucca, Lisie De |
contributor_str_mv |
Abramowicz, Mere |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte-educação Experiência estética Avaliação em arte Vocação humana |
topic |
Arte-educação Experiência estética Avaliação em arte Vocação humana Art education Curriculum Aesthetic experience Assessment in art Human vocation CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Art education Curriculum Aesthetic experience Assessment in art Human vocation |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
description |
This research seeks to identify subsidies for leading an art course for elementary and secondary grades which promotes the human vocation to be more - a concept developed by Paulo Freire - by creating opportunities for students to go through aesthetic experiences in the classroom, and other educational paths. These subsidies were identified from the point of view of students and former students of a private school in Santo André, São Paulo, about their experiences upon the art classes they had gone though in their lives. Under the light of theories of Paulo Freire, Elliot W. Eisner, Sam Intrator, Efland, Freedman and Stuhr, Ana Mae Barbosa, John Dewey and other theorists, the students contributions from a Focus Group procedure and open written questionnaires were analyzed bearing in mind a qualitative approach. Seeking the theories that underlie the practices reported and discussed by the research subjects, this study brought up the desirable characteristics for art classes, teacher s attitude and the evaluation processs proposed by them, in promoting the inherent human vocation to "be more", fundamental condition for student s autonomy development |
publishDate |
2013 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-03-26 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-03-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T14:31:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Lucca, Lisie De. Arte na escola: a experiência estética como um dos caminhos para promoção da vocação humana para o ser mais. 2013. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9695 |
identifier_str_mv |
Lucca, Lisie De. Arte na escola: a experiência estética como um dos caminhos para promoção da vocação humana para o ser mais. 2013. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9695 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9695/3/Lisie%20De%20Lucca.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9695/1/Lisie%20De%20Lucca.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9695/2/Lisie%20De%20Lucca.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d003d39a364a073d1e246f4bbb1b7675 72913ba64b96e878caed466fdf5c7c60 cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793423936071925760 |