Ensino remoto na educação superior: evidências da manifestação da afetividade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Oliveira, Fabiana Aparecida de
Orientador(a): Silva, Maria da Graça Moreira da lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Departamento: Faculdade de Educação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23838
Resumo: The following dissertation is inserted in the research field of New Technologies at the post graduation program in Education: Curriculum from the Pontifícia Universidade Católica of São Paulo. The study reflects the evidence of affectivity that has emerged and marked the learning and the e-learning process in 2020, due to the pandemic, highlighted in the teachers-students relationship. The study is founded in a concept of affectivity by Henri Wallon. This exposition has a qualitative approach and displays a systematic review of scientific production texts (thesis, dissertations, and articles) that concern affectivity in the virtual learning environment related themes. The research identifies that the evidence of affection in the academy environment, during remote and online classes, is present and interferes in the motivational aspects and cognitive process, also in the learning involvement and in teacher-student relationships
id PUC_SP-1_ee551f84a2c45e80b2a6ad5d227a34dc
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/23838
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Silva, Maria da Graça Moreira dahttp://lattes.cnpq.br/7868517261081624Oliveira, Fabiana Aparecida de2021-11-03T13:29:00Z2021-11-03T13:29:00Z2021-06-23Oliveira, Fabiana Aparecida de. Ensino remoto na educação superior: evidências da manifestação da afetividade. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23838The following dissertation is inserted in the research field of New Technologies at the post graduation program in Education: Curriculum from the Pontifícia Universidade Católica of São Paulo. The study reflects the evidence of affectivity that has emerged and marked the learning and the e-learning process in 2020, due to the pandemic, highlighted in the teachers-students relationship. The study is founded in a concept of affectivity by Henri Wallon. This exposition has a qualitative approach and displays a systematic review of scientific production texts (thesis, dissertations, and articles) that concern affectivity in the virtual learning environment related themes. The research identifies that the evidence of affection in the academy environment, during remote and online classes, is present and interferes in the motivational aspects and cognitive process, also in the learning involvement and in teacher-student relationshipsO presente estudo se insere no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, na linha de pesquisa Novas Tecnologias na Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. A pesquisa reflete sobre as evidências de afetividade que emergiram e marcaram o processo de ensino e aprendizagem e o ensino remoto experienciadas durante o ano de 2020, por razão da pandemia, destacadas nas relações professores-alunos. A pesquisa está fundamentada no conceito de afetividade segundo Henri Wallon. Esta pesquisa possui abordagem qualitativa, emprega a revisão sistemática de literatura de produções científicas (tese, dissertações e artigos) que abordam temas relacionados à afetividade nos ambientes virtuais de aprendizagem. O levantamento da pesquisa identifica que as evidências de afeto no meio acadêmico, durante as aulas remotas e as aulas a distância, estão presentes e interferem nos aspectos motivacionais e nos processos cognitivos, também no envolvimento com o aprendizado e na relação professor-alunoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOCurrículoEnsino à distânciaAfetividadeCurriculumDistance educationAffectivityEnsino remoto na educação superior: evidências da manifestação da afetividadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALFabiana Aparecida de Oliveira.pdfapplication/pdf1882847https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23838/1/Fabiana%20Aparecida%20de%20Oliveira.pdf58e943334cb62551129fe10b6221ff20MD51TEXTFabiana Aparecida de Oliveira.pdf.txtFabiana Aparecida de Oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain351056https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23838/2/Fabiana%20Aparecida%20de%20Oliveira.pdf.txt4f405d7342ed0f4ba000490a0705fc79MD52THUMBNAILFabiana Aparecida de Oliveira.pdf.jpgFabiana Aparecida de Oliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1224https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23838/3/Fabiana%20Aparecida%20de%20Oliveira.pdf.jpg0829b089fa99099d2e350f852dbfdeeaMD53handle/238382021-11-10 10:20:03.188oai:repositorio.pucsp.br:handle/23838Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2021-11-10T13:20:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino remoto na educação superior: evidências da manifestação da afetividade
title Ensino remoto na educação superior: evidências da manifestação da afetividade
spellingShingle Ensino remoto na educação superior: evidências da manifestação da afetividade
Oliveira, Fabiana Aparecida de
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Currículo
Ensino à distância
Afetividade
Curriculum
Distance education
Affectivity
title_short Ensino remoto na educação superior: evidências da manifestação da afetividade
title_full Ensino remoto na educação superior: evidências da manifestação da afetividade
title_fullStr Ensino remoto na educação superior: evidências da manifestação da afetividade
title_full_unstemmed Ensino remoto na educação superior: evidências da manifestação da afetividade
title_sort Ensino remoto na educação superior: evidências da manifestação da afetividade
author Oliveira, Fabiana Aparecida de
author_facet Oliveira, Fabiana Aparecida de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Maria da Graça Moreira da
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7868517261081624
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Fabiana Aparecida de
contributor_str_mv Silva, Maria da Graça Moreira da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Currículo
Ensino à distância
Afetividade
Curriculum
Distance education
Affectivity
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Ensino à distância
Afetividade
dc.subject.eng.fl_str_mv Curriculum
Distance education
Affectivity
description The following dissertation is inserted in the research field of New Technologies at the post graduation program in Education: Curriculum from the Pontifícia Universidade Católica of São Paulo. The study reflects the evidence of affectivity that has emerged and marked the learning and the e-learning process in 2020, due to the pandemic, highlighted in the teachers-students relationship. The study is founded in a concept of affectivity by Henri Wallon. This exposition has a qualitative approach and displays a systematic review of scientific production texts (thesis, dissertations, and articles) that concern affectivity in the virtual learning environment related themes. The research identifies that the evidence of affection in the academy environment, during remote and online classes, is present and interferes in the motivational aspects and cognitive process, also in the learning involvement and in teacher-student relationships
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-03T13:29:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-11-03T13:29:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-06-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Oliveira, Fabiana Aparecida de. Ensino remoto na educação superior: evidências da manifestação da afetividade. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23838
identifier_str_mv Oliveira, Fabiana Aparecida de. Ensino remoto na educação superior: evidências da manifestação da afetividade. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23838
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23838/1/Fabiana%20Aparecida%20de%20Oliveira.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23838/2/Fabiana%20Aparecida%20de%20Oliveira.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23838/3/Fabiana%20Aparecida%20de%20Oliveira.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 58e943334cb62551129fe10b6221ff20
4f405d7342ed0f4ba000490a0705fc79
0829b089fa99099d2e350f852dbfdeea
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424066447671296