Ensino remoto na educação superior: evidências da manifestação da afetividade
Ano de defesa: | 2021 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
|
Departamento: |
Faculdade de Educação
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23838 |
Resumo: | The following dissertation is inserted in the research field of New Technologies at the post graduation program in Education: Curriculum from the Pontifícia Universidade Católica of São Paulo. The study reflects the evidence of affectivity that has emerged and marked the learning and the e-learning process in 2020, due to the pandemic, highlighted in the teachers-students relationship. The study is founded in a concept of affectivity by Henri Wallon. This exposition has a qualitative approach and displays a systematic review of scientific production texts (thesis, dissertations, and articles) that concern affectivity in the virtual learning environment related themes. The research identifies that the evidence of affection in the academy environment, during remote and online classes, is present and interferes in the motivational aspects and cognitive process, also in the learning involvement and in teacher-student relationships |
id |
PUC_SP-1_ee551f84a2c45e80b2a6ad5d227a34dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/23838 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Maria da Graça Moreira dahttp://lattes.cnpq.br/7868517261081624Oliveira, Fabiana Aparecida de2021-11-03T13:29:00Z2021-11-03T13:29:00Z2021-06-23Oliveira, Fabiana Aparecida de. Ensino remoto na educação superior: evidências da manifestação da afetividade. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23838The following dissertation is inserted in the research field of New Technologies at the post graduation program in Education: Curriculum from the Pontifícia Universidade Católica of São Paulo. The study reflects the evidence of affectivity that has emerged and marked the learning and the e-learning process in 2020, due to the pandemic, highlighted in the teachers-students relationship. The study is founded in a concept of affectivity by Henri Wallon. This exposition has a qualitative approach and displays a systematic review of scientific production texts (thesis, dissertations, and articles) that concern affectivity in the virtual learning environment related themes. The research identifies that the evidence of affection in the academy environment, during remote and online classes, is present and interferes in the motivational aspects and cognitive process, also in the learning involvement and in teacher-student relationshipsO presente estudo se insere no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, na linha de pesquisa Novas Tecnologias na Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. A pesquisa reflete sobre as evidências de afetividade que emergiram e marcaram o processo de ensino e aprendizagem e o ensino remoto experienciadas durante o ano de 2020, por razão da pandemia, destacadas nas relações professores-alunos. A pesquisa está fundamentada no conceito de afetividade segundo Henri Wallon. Esta pesquisa possui abordagem qualitativa, emprega a revisão sistemática de literatura de produções científicas (tese, dissertações e artigos) que abordam temas relacionados à afetividade nos ambientes virtuais de aprendizagem. O levantamento da pesquisa identifica que as evidências de afeto no meio acadêmico, durante as aulas remotas e as aulas a distância, estão presentes e interferem nos aspectos motivacionais e nos processos cognitivos, também no envolvimento com o aprendizado e na relação professor-alunoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOCurrículoEnsino à distânciaAfetividadeCurriculumDistance educationAffectivityEnsino remoto na educação superior: evidências da manifestação da afetividadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALFabiana Aparecida de Oliveira.pdfapplication/pdf1882847https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23838/1/Fabiana%20Aparecida%20de%20Oliveira.pdf58e943334cb62551129fe10b6221ff20MD51TEXTFabiana Aparecida de Oliveira.pdf.txtFabiana Aparecida de Oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain351056https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23838/2/Fabiana%20Aparecida%20de%20Oliveira.pdf.txt4f405d7342ed0f4ba000490a0705fc79MD52THUMBNAILFabiana Aparecida de Oliveira.pdf.jpgFabiana Aparecida de Oliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1224https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23838/3/Fabiana%20Aparecida%20de%20Oliveira.pdf.jpg0829b089fa99099d2e350f852dbfdeeaMD53handle/238382021-11-10 10:20:03.188oai:repositorio.pucsp.br:handle/23838Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2021-11-10T13:20:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino remoto na educação superior: evidências da manifestação da afetividade |
title |
Ensino remoto na educação superior: evidências da manifestação da afetividade |
spellingShingle |
Ensino remoto na educação superior: evidências da manifestação da afetividade Oliveira, Fabiana Aparecida de CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO Currículo Ensino à distância Afetividade Curriculum Distance education Affectivity |
title_short |
Ensino remoto na educação superior: evidências da manifestação da afetividade |
title_full |
Ensino remoto na educação superior: evidências da manifestação da afetividade |
title_fullStr |
Ensino remoto na educação superior: evidências da manifestação da afetividade |
title_full_unstemmed |
Ensino remoto na educação superior: evidências da manifestação da afetividade |
title_sort |
Ensino remoto na educação superior: evidências da manifestação da afetividade |
author |
Oliveira, Fabiana Aparecida de |
author_facet |
Oliveira, Fabiana Aparecida de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Maria da Graça Moreira da |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7868517261081624 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Fabiana Aparecida de |
contributor_str_mv |
Silva, Maria da Graça Moreira da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO Currículo Ensino à distância Afetividade Curriculum Distance education Affectivity |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Ensino à distância Afetividade |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Curriculum Distance education Affectivity |
description |
The following dissertation is inserted in the research field of New Technologies at the post graduation program in Education: Curriculum from the Pontifícia Universidade Católica of São Paulo. The study reflects the evidence of affectivity that has emerged and marked the learning and the e-learning process in 2020, due to the pandemic, highlighted in the teachers-students relationship. The study is founded in a concept of affectivity by Henri Wallon. This exposition has a qualitative approach and displays a systematic review of scientific production texts (thesis, dissertations, and articles) that concern affectivity in the virtual learning environment related themes. The research identifies that the evidence of affection in the academy environment, during remote and online classes, is present and interferes in the motivational aspects and cognitive process, also in the learning involvement and in teacher-student relationships |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-11-03T13:29:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-11-03T13:29:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-06-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Oliveira, Fabiana Aparecida de. Ensino remoto na educação superior: evidências da manifestação da afetividade. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23838 |
identifier_str_mv |
Oliveira, Fabiana Aparecida de. Ensino remoto na educação superior: evidências da manifestação da afetividade. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23838 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23838/1/Fabiana%20Aparecida%20de%20Oliveira.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23838/2/Fabiana%20Aparecida%20de%20Oliveira.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23838/3/Fabiana%20Aparecida%20de%20Oliveira.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
58e943334cb62551129fe10b6221ff20 4f405d7342ed0f4ba000490a0705fc79 0829b089fa99099d2e350f852dbfdeea |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793424066447671296 |