A contribuição da arte/educação comunitária para o atendimento técnico no abrigo infanto-juvenil "Meu Guri"
Ano de defesa: | 2009 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
|
Departamento: |
Ciências Sociais
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4102 |
Resumo: | The objective of this research paper is to reflect upon and comprehend the implications of the program Community based Art Education, which has been implanted in a technical assistance of the Meu Guri youth shelter, following the enactment of the Child and Adolescent Statute (Federal Law nº 8069 de 13/07/1990). As this is a new discipline for this kind of assistance, a bibliographical review, based mainly on studies of BARBOSA (1995, 1998, 1999), was done about teaching the history of Art education in formal studies. Phenomena of an interdisciplinary character, which were based on projects promoted by the shelter s assistance team, were also analyzed. The choice of a qualitative methodology sought to understand the perspectives of the participating subjects with regards to the everyday institutional life of the shelter. This way, the shelter s employees (both educators and technicians) were as much the protagonists in this process as the sheltered children and adolescents were. Thus, from our research we were able to come up with a panorama of the politico-pedagogical dynamic at the shelter, which makes evident the necessity for the promotion of new interdisciplinary assistance paradigms that prepare both the children and adolescents in this protective regimen for a more complex, equitable, and inclusive society |
id |
PUC_SP-1_f69a5248d1f50f2a5c9ab6cc15b43240 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/4102 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Limena, Maria Margarida Cavalcantihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4594012H5Souza, Luiz Pereira de2016-04-26T14:57:46Z2009-10-022009-06-15Souza, Luiz Pereira de. A contribuição da arte/educação comunitária para o atendimento técnico no abrigo infanto-juvenil "Meu Guri". 2009. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4102The objective of this research paper is to reflect upon and comprehend the implications of the program Community based Art Education, which has been implanted in a technical assistance of the Meu Guri youth shelter, following the enactment of the Child and Adolescent Statute (Federal Law nº 8069 de 13/07/1990). As this is a new discipline for this kind of assistance, a bibliographical review, based mainly on studies of BARBOSA (1995, 1998, 1999), was done about teaching the history of Art education in formal studies. Phenomena of an interdisciplinary character, which were based on projects promoted by the shelter s assistance team, were also analyzed. The choice of a qualitative methodology sought to understand the perspectives of the participating subjects with regards to the everyday institutional life of the shelter. This way, the shelter s employees (both educators and technicians) were as much the protagonists in this process as the sheltered children and adolescents were. Thus, from our research we were able to come up with a panorama of the politico-pedagogical dynamic at the shelter, which makes evident the necessity for the promotion of new interdisciplinary assistance paradigms that prepare both the children and adolescents in this protective regimen for a more complex, equitable, and inclusive societyEsta pesquisa tem como objetivo refletir e compreender as implicações da Arte/Educação Comunitária inserida no atendimento técnico do abrigo infanto-juvenil Meu Guri após a promulgação do Estatuto da criança e adolescente. (Lei Federal n º 8069 de 13/07/1990). Como se trata de uma disciplina nova neste tipo de atendimento, realizou-se uma revisão bibliográfica baseada principalmente nos estudos de BARBOSA (1995, 1998, 1999) sobre a história da Arte/Educação no ensino formal. Também foram analisados os fenômenos de caráter interdisciplinar baseados nos projetos promovidos pela equipe de atendimento do abrigo. A escolha da metodologia qualitativa buscou compreender a perspectiva dos sujeitos participantes do cotidiano institucional do abrigo. Desta forma, tanto funcionários (educadores e técnicos) como as crianças e adolescentes abrigados foram protagonistas nesse processo. Assim, constatamos nessa pesquisa um panorama da dinâmica político-pedagógica do abrigo, evidenciando também a necessidade da promoção de novos paradigmas interdisciplinares de atendimento que preparem as crianças e adolescentes atendidas nesse tipo de regime de proteção para uma sociedade mais complexa, solidária e inclusivaSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/12898/Luiz%20Pereira%20de%20Souza.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciências SociaisPUC-SPBRCiências SociaisArte/educação comunitáriaInterdisciplinaridadeAbrigo infanto-juvenilEstatuto da Criança e do AdolescenteMeu Guri - Centro de Atendimento BiopsicossocialCriancas -- Assistencia e instituicoesCriancas e adolescentes -- Estatuto legal, leis, etc -- BrasilCommunity based art educationInterdisciplinarityYouth shelterThe Child and Adolescent StatuteCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASA contribuição da arte/educação comunitária para o atendimento técnico no abrigo infanto-juvenil "Meu Guri"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTLuiz Pereira de Souza.pdf.txtLuiz Pereira de Souza.pdf.txtExtracted texttext/plain218366https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4102/3/Luiz%20Pereira%20de%20Souza.pdf.txt1ca0d544f29f785d46b7a7242a43c545MD53ORIGINALLuiz Pereira de Souza.pdfapplication/pdf1282700https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4102/1/Luiz%20Pereira%20de%20Souza.pdf7227c4537be96e18ed0ec2fa4621d7d6MD51THUMBNAILLuiz Pereira de Souza.pdf.jpgLuiz Pereira de Souza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4102/2/Luiz%20Pereira%20de%20Souza.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/41022022-04-27 14:52:27.636oai:repositorio.pucsp.br:handle/4102Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T17:52:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A contribuição da arte/educação comunitária para o atendimento técnico no abrigo infanto-juvenil "Meu Guri" |
title |
A contribuição da arte/educação comunitária para o atendimento técnico no abrigo infanto-juvenil "Meu Guri" |
spellingShingle |
A contribuição da arte/educação comunitária para o atendimento técnico no abrigo infanto-juvenil "Meu Guri" Souza, Luiz Pereira de Arte/educação comunitária Interdisciplinaridade Abrigo infanto-juvenil Estatuto da Criança e do Adolescente Meu Guri - Centro de Atendimento Biopsicossocial Criancas -- Assistencia e instituicoes Criancas e adolescentes -- Estatuto legal, leis, etc -- Brasil Community based art education Interdisciplinarity Youth shelter The Child and Adolescent Statute CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
title_short |
A contribuição da arte/educação comunitária para o atendimento técnico no abrigo infanto-juvenil "Meu Guri" |
title_full |
A contribuição da arte/educação comunitária para o atendimento técnico no abrigo infanto-juvenil "Meu Guri" |
title_fullStr |
A contribuição da arte/educação comunitária para o atendimento técnico no abrigo infanto-juvenil "Meu Guri" |
title_full_unstemmed |
A contribuição da arte/educação comunitária para o atendimento técnico no abrigo infanto-juvenil "Meu Guri" |
title_sort |
A contribuição da arte/educação comunitária para o atendimento técnico no abrigo infanto-juvenil "Meu Guri" |
author |
Souza, Luiz Pereira de |
author_facet |
Souza, Luiz Pereira de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Limena, Maria Margarida Cavalcanti |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4594012H5 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Luiz Pereira de |
contributor_str_mv |
Limena, Maria Margarida Cavalcanti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte/educação comunitária Interdisciplinaridade Abrigo infanto-juvenil Estatuto da Criança e do Adolescente Meu Guri - Centro de Atendimento Biopsicossocial Criancas -- Assistencia e instituicoes Criancas e adolescentes -- Estatuto legal, leis, etc -- Brasil |
topic |
Arte/educação comunitária Interdisciplinaridade Abrigo infanto-juvenil Estatuto da Criança e do Adolescente Meu Guri - Centro de Atendimento Biopsicossocial Criancas -- Assistencia e instituicoes Criancas e adolescentes -- Estatuto legal, leis, etc -- Brasil Community based art education Interdisciplinarity Youth shelter The Child and Adolescent Statute CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Community based art education Interdisciplinarity Youth shelter The Child and Adolescent Statute |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
The objective of this research paper is to reflect upon and comprehend the implications of the program Community based Art Education, which has been implanted in a technical assistance of the Meu Guri youth shelter, following the enactment of the Child and Adolescent Statute (Federal Law nº 8069 de 13/07/1990). As this is a new discipline for this kind of assistance, a bibliographical review, based mainly on studies of BARBOSA (1995, 1998, 1999), was done about teaching the history of Art education in formal studies. Phenomena of an interdisciplinary character, which were based on projects promoted by the shelter s assistance team, were also analyzed. The choice of a qualitative methodology sought to understand the perspectives of the participating subjects with regards to the everyday institutional life of the shelter. This way, the shelter s employees (both educators and technicians) were as much the protagonists in this process as the sheltered children and adolescents were. Thus, from our research we were able to come up with a panorama of the politico-pedagogical dynamic at the shelter, which makes evident the necessity for the promotion of new interdisciplinary assistance paradigms that prepare both the children and adolescents in this protective regimen for a more complex, equitable, and inclusive society |
publishDate |
2009 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-10-02 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-06-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-26T14:57:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Souza, Luiz Pereira de. A contribuição da arte/educação comunitária para o atendimento técnico no abrigo infanto-juvenil "Meu Guri". 2009. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4102 |
identifier_str_mv |
Souza, Luiz Pereira de. A contribuição da arte/educação comunitária para o atendimento técnico no abrigo infanto-juvenil "Meu Guri". 2009. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Ciências Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4102/3/Luiz%20Pereira%20de%20Souza.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4102/1/Luiz%20Pereira%20de%20Souza.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4102/2/Luiz%20Pereira%20de%20Souza.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1ca0d544f29f785d46b7a7242a43c545 7227c4537be96e18ed0ec2fa4621d7d6 cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793423936077168640 |