A contribuição da arte/educação comunitária para o atendimento técnico no abrigo infanto-juvenil "Meu Guri"

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Souza, Luiz Pereira de lattes
Orientador(a): Limena, Maria Margarida Cavalcanti
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Departamento: Ciências Sociais
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4102
Resumo: The objective of this research paper is to reflect upon and comprehend the implications of the program Community based Art Education, which has been implanted in a technical assistance of the Meu Guri youth shelter, following the enactment of the Child and Adolescent Statute (Federal Law nº 8069 de 13/07/1990). As this is a new discipline for this kind of assistance, a bibliographical review, based mainly on studies of BARBOSA (1995, 1998, 1999), was done about teaching the history of Art education in formal studies. Phenomena of an interdisciplinary character, which were based on projects promoted by the shelter s assistance team, were also analyzed. The choice of a qualitative methodology sought to understand the perspectives of the participating subjects with regards to the everyday institutional life of the shelter. This way, the shelter s employees (both educators and technicians) were as much the protagonists in this process as the sheltered children and adolescents were. Thus, from our research we were able to come up with a panorama of the politico-pedagogical dynamic at the shelter, which makes evident the necessity for the promotion of new interdisciplinary assistance paradigms that prepare both the children and adolescents in this protective regimen for a more complex, equitable, and inclusive society
id PUC_SP-1_f69a5248d1f50f2a5c9ab6cc15b43240
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/4102
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Limena, Maria Margarida Cavalcantihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4594012H5Souza, Luiz Pereira de2016-04-26T14:57:46Z2009-10-022009-06-15Souza, Luiz Pereira de. A contribuição da arte/educação comunitária para o atendimento técnico no abrigo infanto-juvenil "Meu Guri". 2009. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4102The objective of this research paper is to reflect upon and comprehend the implications of the program Community based Art Education, which has been implanted in a technical assistance of the Meu Guri youth shelter, following the enactment of the Child and Adolescent Statute (Federal Law nº 8069 de 13/07/1990). As this is a new discipline for this kind of assistance, a bibliographical review, based mainly on studies of BARBOSA (1995, 1998, 1999), was done about teaching the history of Art education in formal studies. Phenomena of an interdisciplinary character, which were based on projects promoted by the shelter s assistance team, were also analyzed. The choice of a qualitative methodology sought to understand the perspectives of the participating subjects with regards to the everyday institutional life of the shelter. This way, the shelter s employees (both educators and technicians) were as much the protagonists in this process as the sheltered children and adolescents were. Thus, from our research we were able to come up with a panorama of the politico-pedagogical dynamic at the shelter, which makes evident the necessity for the promotion of new interdisciplinary assistance paradigms that prepare both the children and adolescents in this protective regimen for a more complex, equitable, and inclusive societyEsta pesquisa tem como objetivo refletir e compreender as implicações da Arte/Educação Comunitária inserida no atendimento técnico do abrigo infanto-juvenil Meu Guri após a promulgação do Estatuto da criança e adolescente. (Lei Federal n º 8069 de 13/07/1990). Como se trata de uma disciplina nova neste tipo de atendimento, realizou-se uma revisão bibliográfica baseada principalmente nos estudos de BARBOSA (1995, 1998, 1999) sobre a história da Arte/Educação no ensino formal. Também foram analisados os fenômenos de caráter interdisciplinar baseados nos projetos promovidos pela equipe de atendimento do abrigo. A escolha da metodologia qualitativa buscou compreender a perspectiva dos sujeitos participantes do cotidiano institucional do abrigo. Desta forma, tanto funcionários (educadores e técnicos) como as crianças e adolescentes abrigados foram protagonistas nesse processo. Assim, constatamos nessa pesquisa um panorama da dinâmica político-pedagógica do abrigo, evidenciando também a necessidade da promoção de novos paradigmas interdisciplinares de atendimento que preparem as crianças e adolescentes atendidas nesse tipo de regime de proteção para uma sociedade mais complexa, solidária e inclusivaSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/12898/Luiz%20Pereira%20de%20Souza.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciências SociaisPUC-SPBRCiências SociaisArte/educação comunitáriaInterdisciplinaridadeAbrigo infanto-juvenilEstatuto da Criança e do AdolescenteMeu Guri - Centro de Atendimento BiopsicossocialCriancas -- Assistencia e instituicoesCriancas e adolescentes -- Estatuto legal, leis, etc -- BrasilCommunity based art educationInterdisciplinarityYouth shelterThe Child and Adolescent StatuteCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASA contribuição da arte/educação comunitária para o atendimento técnico no abrigo infanto-juvenil "Meu Guri"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTLuiz Pereira de Souza.pdf.txtLuiz Pereira de Souza.pdf.txtExtracted texttext/plain218366https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4102/3/Luiz%20Pereira%20de%20Souza.pdf.txt1ca0d544f29f785d46b7a7242a43c545MD53ORIGINALLuiz Pereira de Souza.pdfapplication/pdf1282700https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4102/1/Luiz%20Pereira%20de%20Souza.pdf7227c4537be96e18ed0ec2fa4621d7d6MD51THUMBNAILLuiz Pereira de Souza.pdf.jpgLuiz Pereira de Souza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4102/2/Luiz%20Pereira%20de%20Souza.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/41022022-04-27 14:52:27.636oai:repositorio.pucsp.br:handle/4102Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T17:52:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv A contribuição da arte/educação comunitária para o atendimento técnico no abrigo infanto-juvenil "Meu Guri"
title A contribuição da arte/educação comunitária para o atendimento técnico no abrigo infanto-juvenil "Meu Guri"
spellingShingle A contribuição da arte/educação comunitária para o atendimento técnico no abrigo infanto-juvenil "Meu Guri"
Souza, Luiz Pereira de
Arte/educação comunitária
Interdisciplinaridade
Abrigo infanto-juvenil
Estatuto da Criança e do Adolescente
Meu Guri - Centro de Atendimento Biopsicossocial
Criancas -- Assistencia e instituicoes
Criancas e adolescentes -- Estatuto legal, leis, etc -- Brasil
Community based art education
Interdisciplinarity
Youth shelter
The Child and Adolescent Statute
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short A contribuição da arte/educação comunitária para o atendimento técnico no abrigo infanto-juvenil "Meu Guri"
title_full A contribuição da arte/educação comunitária para o atendimento técnico no abrigo infanto-juvenil "Meu Guri"
title_fullStr A contribuição da arte/educação comunitária para o atendimento técnico no abrigo infanto-juvenil "Meu Guri"
title_full_unstemmed A contribuição da arte/educação comunitária para o atendimento técnico no abrigo infanto-juvenil "Meu Guri"
title_sort A contribuição da arte/educação comunitária para o atendimento técnico no abrigo infanto-juvenil "Meu Guri"
author Souza, Luiz Pereira de
author_facet Souza, Luiz Pereira de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Limena, Maria Margarida Cavalcanti
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4594012H5
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Luiz Pereira de
contributor_str_mv Limena, Maria Margarida Cavalcanti
dc.subject.por.fl_str_mv Arte/educação comunitária
Interdisciplinaridade
Abrigo infanto-juvenil
Estatuto da Criança e do Adolescente
Meu Guri - Centro de Atendimento Biopsicossocial
Criancas -- Assistencia e instituicoes
Criancas e adolescentes -- Estatuto legal, leis, etc -- Brasil
topic Arte/educação comunitária
Interdisciplinaridade
Abrigo infanto-juvenil
Estatuto da Criança e do Adolescente
Meu Guri - Centro de Atendimento Biopsicossocial
Criancas -- Assistencia e instituicoes
Criancas e adolescentes -- Estatuto legal, leis, etc -- Brasil
Community based art education
Interdisciplinarity
Youth shelter
The Child and Adolescent Statute
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Community based art education
Interdisciplinarity
Youth shelter
The Child and Adolescent Statute
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description The objective of this research paper is to reflect upon and comprehend the implications of the program Community based Art Education, which has been implanted in a technical assistance of the Meu Guri youth shelter, following the enactment of the Child and Adolescent Statute (Federal Law nº 8069 de 13/07/1990). As this is a new discipline for this kind of assistance, a bibliographical review, based mainly on studies of BARBOSA (1995, 1998, 1999), was done about teaching the history of Art education in formal studies. Phenomena of an interdisciplinary character, which were based on projects promoted by the shelter s assistance team, were also analyzed. The choice of a qualitative methodology sought to understand the perspectives of the participating subjects with regards to the everyday institutional life of the shelter. This way, the shelter s employees (both educators and technicians) were as much the protagonists in this process as the sheltered children and adolescents were. Thus, from our research we were able to come up with a panorama of the politico-pedagogical dynamic at the shelter, which makes evident the necessity for the promotion of new interdisciplinary assistance paradigms that prepare both the children and adolescents in this protective regimen for a more complex, equitable, and inclusive society
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-10-02
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-06-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-26T14:57:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Souza, Luiz Pereira de. A contribuição da arte/educação comunitária para o atendimento técnico no abrigo infanto-juvenil "Meu Guri". 2009. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4102
identifier_str_mv Souza, Luiz Pereira de. A contribuição da arte/educação comunitária para o atendimento técnico no abrigo infanto-juvenil "Meu Guri". 2009. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências Sociais
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4102/3/Luiz%20Pereira%20de%20Souza.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4102/1/Luiz%20Pereira%20de%20Souza.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4102/2/Luiz%20Pereira%20de%20Souza.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1ca0d544f29f785d46b7a7242a43c545
7227c4537be96e18ed0ec2fa4621d7d6
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423936077168640