Gestão universitária em instituições particulares: os documentos intitucionais como indicadores de modelo de gestão

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Souza, José Carlos Victorino de lattes
Orientador(a): Masetto, Marcos Tarciso
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10015
Resumo: In this research we intend to investigate the university management model in the private superior educational institution -SEI, the role of the IDP- Institutional Development Project and the IPP-Institutional Pedagogical Project, (NSSEE) National System of the Superior Education Evaluation's dimensions and indicators as management model's indicators. The research question is: dDo the IDP, IPP and NSSEE's dimensions and indicators refer to a new university management model in a SEI? The chosen methodological path was the bibliographic research with the application of semi-structured interviews to eight private SEI's Deans. The quality of Superior Education should be the result of a management work constructed and shared by its actors that interfere in educational scenario: skilled professionals, professors with technical and pedagogical competences that are loyal to the Institution. One remarkable indicator in the research reveals that positive results not always are achieved due to a lack of follow-up and evaluation activities. For this reason, we believe that a management model able to achieve objectives of professional education with quality and actuality turned out to be relevant in this moment
id PUC_SP-1_fc4964e2de9d250b72b6879a19d789db
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/10015
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Masetto, Marcos Tarcisohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770632H6Souza, José Carlos Victorino de2016-04-27T14:32:04Z2008-01-232007-11-23Souza, José Carlos Victorino de. Gestão universitária em instituições particulares: os documentos intitucionais como indicadores de modelo de gestão. 2007. 208 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10015In this research we intend to investigate the university management model in the private superior educational institution -SEI, the role of the IDP- Institutional Development Project and the IPP-Institutional Pedagogical Project, (NSSEE) National System of the Superior Education Evaluation's dimensions and indicators as management model's indicators. The research question is: dDo the IDP, IPP and NSSEE's dimensions and indicators refer to a new university management model in a SEI? The chosen methodological path was the bibliographic research with the application of semi-structured interviews to eight private SEI's Deans. The quality of Superior Education should be the result of a management work constructed and shared by its actors that interfere in educational scenario: skilled professionals, professors with technical and pedagogical competences that are loyal to the Institution. One remarkable indicator in the research reveals that positive results not always are achieved due to a lack of follow-up and evaluation activities. For this reason, we believe that a management model able to achieve objectives of professional education with quality and actuality turned out to be relevant in this momentNesta pesquisa pretendemos investigar os modelos de gestão universitária nas IES privadas, o papel do Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Projeto Pedagógico Institucional (PPI), das Dimensões e dos Indicadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), como indicadores de um modelo de gestão. A problemática da pesquisa é o questionamento relativo a se o PDI, o PPI, as dimensões e os Indicadores do SINAES indicam um novo modelo de gestão universitária de uma IES. O caminho metodológico escolhido foi pela realização de pesquisas bibliográficas com aplicação de entrevistas semiestruturadas junto a oito reitores de IES privadas. A qualidade da educação superior deve ser o resultado de um trabalho de gestão construída e partilhada por seus atores que interferem no cenário educacional: profissionais capacitados, docentes dotados de competência técnica e pedagógica, comprometidos com a Instituição. Um indicador relevante na pesquisa revela que resultados positivos nem sempre são alcançados, por ausência de acompanhamento e de avaliação de suas atividades. Por isso, acreditamos que a reflexão sobre um modelo de gestão capaz de alcançar objetivos de educação profissional com qualidade e atualidade se faz relevante neste momentoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23186/Jose%20Carlos%20Victorino%20de%20Souza.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBREducaçãoGestão universitáriaPlano de desenvolvimento institucionalProjeto pedagógico institucionalDimensões e indicadores do SINAESEducacao superior -- BrasilUniversidades e faculdades particulares -- AdministracaoUniversidades e faculdades -- Brasil -- AvaliacaoUniversity managementInstitutional development planInstitutional pedagogical projectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOGestão universitária em instituições particulares: os documentos intitucionais como indicadores de modelo de gestãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTJose Carlos Victorino de Souza.pdf.txtJose Carlos Victorino de Souza.pdf.txtExtracted texttext/plain495549https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10015/3/Jose%20Carlos%20Victorino%20de%20Souza.pdf.txt5d18ef6a71bf33eba4ecdd5b2869ba7bMD53ORIGINALJose Carlos Victorino de Souza.pdfapplication/pdf670766https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10015/1/Jose%20Carlos%20Victorino%20de%20Souza.pdfafa86952aaca604b584a81d3f9cb6f1bMD51THUMBNAILJose Carlos Victorino de Souza.pdf.jpgJose Carlos Victorino de Souza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10015/2/Jose%20Carlos%20Victorino%20de%20Souza.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/100152022-04-27 09:59:53.599oai:repositorio.pucsp.br:handle/10015Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T12:59:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Gestão universitária em instituições particulares: os documentos intitucionais como indicadores de modelo de gestão
title Gestão universitária em instituições particulares: os documentos intitucionais como indicadores de modelo de gestão
spellingShingle Gestão universitária em instituições particulares: os documentos intitucionais como indicadores de modelo de gestão
Souza, José Carlos Victorino de
Gestão universitária
Plano de desenvolvimento institucional
Projeto pedagógico institucional
Dimensões e indicadores do SINAES
Educacao superior -- Brasil
Universidades e faculdades particulares -- Administracao
Universidades e faculdades -- Brasil -- Avaliacao
University management
Institutional development plan
Institutional pedagogical project
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Gestão universitária em instituições particulares: os documentos intitucionais como indicadores de modelo de gestão
title_full Gestão universitária em instituições particulares: os documentos intitucionais como indicadores de modelo de gestão
title_fullStr Gestão universitária em instituições particulares: os documentos intitucionais como indicadores de modelo de gestão
title_full_unstemmed Gestão universitária em instituições particulares: os documentos intitucionais como indicadores de modelo de gestão
title_sort Gestão universitária em instituições particulares: os documentos intitucionais como indicadores de modelo de gestão
author Souza, José Carlos Victorino de
author_facet Souza, José Carlos Victorino de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Masetto, Marcos Tarciso
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770632H6
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, José Carlos Victorino de
contributor_str_mv Masetto, Marcos Tarciso
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão universitária
Plano de desenvolvimento institucional
Projeto pedagógico institucional
Dimensões e indicadores do SINAES
Educacao superior -- Brasil
Universidades e faculdades particulares -- Administracao
Universidades e faculdades -- Brasil -- Avaliacao
topic Gestão universitária
Plano de desenvolvimento institucional
Projeto pedagógico institucional
Dimensões e indicadores do SINAES
Educacao superior -- Brasil
Universidades e faculdades particulares -- Administracao
Universidades e faculdades -- Brasil -- Avaliacao
University management
Institutional development plan
Institutional pedagogical project
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv University management
Institutional development plan
Institutional pedagogical project
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description In this research we intend to investigate the university management model in the private superior educational institution -SEI, the role of the IDP- Institutional Development Project and the IPP-Institutional Pedagogical Project, (NSSEE) National System of the Superior Education Evaluation's dimensions and indicators as management model's indicators. The research question is: dDo the IDP, IPP and NSSEE's dimensions and indicators refer to a new university management model in a SEI? The chosen methodological path was the bibliographic research with the application of semi-structured interviews to eight private SEI's Deans. The quality of Superior Education should be the result of a management work constructed and shared by its actors that interfere in educational scenario: skilled professionals, professors with technical and pedagogical competences that are loyal to the Institution. One remarkable indicator in the research reveals that positive results not always are achieved due to a lack of follow-up and evaluation activities. For this reason, we believe that a management model able to achieve objectives of professional education with quality and actuality turned out to be relevant in this moment
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-11-23
dc.date.available.fl_str_mv 2008-01-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T14:32:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Souza, José Carlos Victorino de. Gestão universitária em instituições particulares: os documentos intitucionais como indicadores de modelo de gestão. 2007. 208 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10015
identifier_str_mv Souza, José Carlos Victorino de. Gestão universitária em instituições particulares: os documentos intitucionais como indicadores de modelo de gestão. 2007. 208 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10015/3/Jose%20Carlos%20Victorino%20de%20Souza.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10015/1/Jose%20Carlos%20Victorino%20de%20Souza.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10015/2/Jose%20Carlos%20Victorino%20de%20Souza.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5d18ef6a71bf33eba4ecdd5b2869ba7b
afa86952aaca604b584a81d3f9cb6f1b
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424066286190592