Gestão universitária em instituições particulares: os documentos intitucionais como indicadores de modelo de gestão
Ano de defesa: | 2007 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
|
Departamento: |
Educação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10015 |
Resumo: | In this research we intend to investigate the university management model in the private superior educational institution -SEI, the role of the IDP- Institutional Development Project and the IPP-Institutional Pedagogical Project, (NSSEE) National System of the Superior Education Evaluation's dimensions and indicators as management model's indicators. The research question is: dDo the IDP, IPP and NSSEE's dimensions and indicators refer to a new university management model in a SEI? The chosen methodological path was the bibliographic research with the application of semi-structured interviews to eight private SEI's Deans. The quality of Superior Education should be the result of a management work constructed and shared by its actors that interfere in educational scenario: skilled professionals, professors with technical and pedagogical competences that are loyal to the Institution. One remarkable indicator in the research reveals that positive results not always are achieved due to a lack of follow-up and evaluation activities. For this reason, we believe that a management model able to achieve objectives of professional education with quality and actuality turned out to be relevant in this moment |
id |
PUC_SP-1_fc4964e2de9d250b72b6879a19d789db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/10015 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Masetto, Marcos Tarcisohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770632H6Souza, José Carlos Victorino de2016-04-27T14:32:04Z2008-01-232007-11-23Souza, José Carlos Victorino de. Gestão universitária em instituições particulares: os documentos intitucionais como indicadores de modelo de gestão. 2007. 208 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10015In this research we intend to investigate the university management model in the private superior educational institution -SEI, the role of the IDP- Institutional Development Project and the IPP-Institutional Pedagogical Project, (NSSEE) National System of the Superior Education Evaluation's dimensions and indicators as management model's indicators. The research question is: dDo the IDP, IPP and NSSEE's dimensions and indicators refer to a new university management model in a SEI? The chosen methodological path was the bibliographic research with the application of semi-structured interviews to eight private SEI's Deans. The quality of Superior Education should be the result of a management work constructed and shared by its actors that interfere in educational scenario: skilled professionals, professors with technical and pedagogical competences that are loyal to the Institution. One remarkable indicator in the research reveals that positive results not always are achieved due to a lack of follow-up and evaluation activities. For this reason, we believe that a management model able to achieve objectives of professional education with quality and actuality turned out to be relevant in this momentNesta pesquisa pretendemos investigar os modelos de gestão universitária nas IES privadas, o papel do Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Projeto Pedagógico Institucional (PPI), das Dimensões e dos Indicadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), como indicadores de um modelo de gestão. A problemática da pesquisa é o questionamento relativo a se o PDI, o PPI, as dimensões e os Indicadores do SINAES indicam um novo modelo de gestão universitária de uma IES. O caminho metodológico escolhido foi pela realização de pesquisas bibliográficas com aplicação de entrevistas semiestruturadas junto a oito reitores de IES privadas. A qualidade da educação superior deve ser o resultado de um trabalho de gestão construída e partilhada por seus atores que interferem no cenário educacional: profissionais capacitados, docentes dotados de competência técnica e pedagógica, comprometidos com a Instituição. Um indicador relevante na pesquisa revela que resultados positivos nem sempre são alcançados, por ausência de acompanhamento e de avaliação de suas atividades. Por isso, acreditamos que a reflexão sobre um modelo de gestão capaz de alcançar objetivos de educação profissional com qualidade e atualidade se faz relevante neste momentoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23186/Jose%20Carlos%20Victorino%20de%20Souza.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBREducaçãoGestão universitáriaPlano de desenvolvimento institucionalProjeto pedagógico institucionalDimensões e indicadores do SINAESEducacao superior -- BrasilUniversidades e faculdades particulares -- AdministracaoUniversidades e faculdades -- Brasil -- AvaliacaoUniversity managementInstitutional development planInstitutional pedagogical projectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOGestão universitária em instituições particulares: os documentos intitucionais como indicadores de modelo de gestãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTJose Carlos Victorino de Souza.pdf.txtJose Carlos Victorino de Souza.pdf.txtExtracted texttext/plain495549https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10015/3/Jose%20Carlos%20Victorino%20de%20Souza.pdf.txt5d18ef6a71bf33eba4ecdd5b2869ba7bMD53ORIGINALJose Carlos Victorino de Souza.pdfapplication/pdf670766https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10015/1/Jose%20Carlos%20Victorino%20de%20Souza.pdfafa86952aaca604b584a81d3f9cb6f1bMD51THUMBNAILJose Carlos Victorino de Souza.pdf.jpgJose Carlos Victorino de Souza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10015/2/Jose%20Carlos%20Victorino%20de%20Souza.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/100152022-04-27 09:59:53.599oai:repositorio.pucsp.br:handle/10015Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T12:59:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Gestão universitária em instituições particulares: os documentos intitucionais como indicadores de modelo de gestão |
title |
Gestão universitária em instituições particulares: os documentos intitucionais como indicadores de modelo de gestão |
spellingShingle |
Gestão universitária em instituições particulares: os documentos intitucionais como indicadores de modelo de gestão Souza, José Carlos Victorino de Gestão universitária Plano de desenvolvimento institucional Projeto pedagógico institucional Dimensões e indicadores do SINAES Educacao superior -- Brasil Universidades e faculdades particulares -- Administracao Universidades e faculdades -- Brasil -- Avaliacao University management Institutional development plan Institutional pedagogical project CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Gestão universitária em instituições particulares: os documentos intitucionais como indicadores de modelo de gestão |
title_full |
Gestão universitária em instituições particulares: os documentos intitucionais como indicadores de modelo de gestão |
title_fullStr |
Gestão universitária em instituições particulares: os documentos intitucionais como indicadores de modelo de gestão |
title_full_unstemmed |
Gestão universitária em instituições particulares: os documentos intitucionais como indicadores de modelo de gestão |
title_sort |
Gestão universitária em instituições particulares: os documentos intitucionais como indicadores de modelo de gestão |
author |
Souza, José Carlos Victorino de |
author_facet |
Souza, José Carlos Victorino de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Masetto, Marcos Tarciso |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770632H6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, José Carlos Victorino de |
contributor_str_mv |
Masetto, Marcos Tarciso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão universitária Plano de desenvolvimento institucional Projeto pedagógico institucional Dimensões e indicadores do SINAES Educacao superior -- Brasil Universidades e faculdades particulares -- Administracao Universidades e faculdades -- Brasil -- Avaliacao |
topic |
Gestão universitária Plano de desenvolvimento institucional Projeto pedagógico institucional Dimensões e indicadores do SINAES Educacao superior -- Brasil Universidades e faculdades particulares -- Administracao Universidades e faculdades -- Brasil -- Avaliacao University management Institutional development plan Institutional pedagogical project CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
University management Institutional development plan Institutional pedagogical project |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
In this research we intend to investigate the university management model in the private superior educational institution -SEI, the role of the IDP- Institutional Development Project and the IPP-Institutional Pedagogical Project, (NSSEE) National System of the Superior Education Evaluation's dimensions and indicators as management model's indicators. The research question is: dDo the IDP, IPP and NSSEE's dimensions and indicators refer to a new university management model in a SEI? The chosen methodological path was the bibliographic research with the application of semi-structured interviews to eight private SEI's Deans. The quality of Superior Education should be the result of a management work constructed and shared by its actors that interfere in educational scenario: skilled professionals, professors with technical and pedagogical competences that are loyal to the Institution. One remarkable indicator in the research reveals that positive results not always are achieved due to a lack of follow-up and evaluation activities. For this reason, we believe that a management model able to achieve objectives of professional education with quality and actuality turned out to be relevant in this moment |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-11-23 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-01-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T14:32:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Souza, José Carlos Victorino de. Gestão universitária em instituições particulares: os documentos intitucionais como indicadores de modelo de gestão. 2007. 208 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10015 |
identifier_str_mv |
Souza, José Carlos Victorino de. Gestão universitária em instituições particulares: os documentos intitucionais como indicadores de modelo de gestão. 2007. 208 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10015/3/Jose%20Carlos%20Victorino%20de%20Souza.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10015/1/Jose%20Carlos%20Victorino%20de%20Souza.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10015/2/Jose%20Carlos%20Victorino%20de%20Souza.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5d18ef6a71bf33eba4ecdd5b2869ba7b afa86952aaca604b584a81d3f9cb6f1b cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793424066286190592 |