A percep??o do professor sobre as rela??es interpessoais no ensino da matem?tica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Machado, Karina de Oliveira lattes
Orientador(a): Ramos, Maria Beatriz Jacques lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
Departamento: Faculdade de F?ca
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3527
Resumo: Este estudo investiga as opini?es de seis professores de Matem?tica, de tr?s escolas de Ensino Fundamental, na Rede P?blica de Porto Alegre, sobre o relacionamento interpessoal e sua influ?ncia no processo de ensino e aprendizagem. Tamb?m pesquisei as rela??es do professor com os alunos como estimulador da aprendizagem. Para isso, trabalhei com as modalidades de comunica??o do professor de Matem?tica e seus posicionamentos sobre a import?ncia das rela??es humanas em sala de aula. Observei suas falas, o modo como teciam as comunica??es e redes de rela??es com os alunos, em entrevistas semi-estruturadas. Durante esta pesquisa, reforcei a cren?a na for?a do v?nculo afetivo estabelecido com os alunos no processo de aprender, para a forma??o de pessoas conscientes e capazes. O objetivo principal da pesquisa foi analisar as opini?es dos professores de Matem?tica, do Ensino Fundamental, de escolas p?blicas estaduais, sobre a influ?ncia dos relacionamentos interpessoais no processo de ensino e aprendizagem dos conte?dos matem?ticos. Para aprofundar o tema direcionei quest?es que remetessem ao cotidiano das situa??es de sala de aula, no encontro entre professor e alunos. Esta pesquisa tem relev?ncia, ? medida que faz pensar sobre os relacionamentos interpessoais como propulsores do desejo de aprender e de despertar o interesse e a curiosidade dos alunos. Tamb?m remete ao contexto dos par?metros/limites t?o necess?rios em sala de aula. O professor precisa saber o que faz, como faz e portanto, como deve-se relacionar e exigir do outro, pois s? assim ser?o criadas as condi??es para que ocorram o ensino e a aprendizagem.
id P_RS_00b6dc70a176b10d9b938e028bc44078
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3527
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Ramos, Maria Beatriz JacquesCPF:31673899072http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782124T3CPF:93341113053http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4594281P8Machado, Karina de Oliveira2015-04-14T14:13:17Z2007-10-262007-07-03MACHADO, Karina de Oliveira. A percep??o do professor sobre as rela??es interpessoais no ensino da matem?tica. 2007. 89 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3527Made available in DSpace on 2015-04-14T14:13:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 396009.pdf: 490540 bytes, checksum: b56c1366199b9e1654ac1cf692088b1c (MD5) Previous issue date: 2007-07-03Este estudo investiga as opini?es de seis professores de Matem?tica, de tr?s escolas de Ensino Fundamental, na Rede P?blica de Porto Alegre, sobre o relacionamento interpessoal e sua influ?ncia no processo de ensino e aprendizagem. Tamb?m pesquisei as rela??es do professor com os alunos como estimulador da aprendizagem. Para isso, trabalhei com as modalidades de comunica??o do professor de Matem?tica e seus posicionamentos sobre a import?ncia das rela??es humanas em sala de aula. Observei suas falas, o modo como teciam as comunica??es e redes de rela??es com os alunos, em entrevistas semi-estruturadas. Durante esta pesquisa, reforcei a cren?a na for?a do v?nculo afetivo estabelecido com os alunos no processo de aprender, para a forma??o de pessoas conscientes e capazes. O objetivo principal da pesquisa foi analisar as opini?es dos professores de Matem?tica, do Ensino Fundamental, de escolas p?blicas estaduais, sobre a influ?ncia dos relacionamentos interpessoais no processo de ensino e aprendizagem dos conte?dos matem?ticos. Para aprofundar o tema direcionei quest?es que remetessem ao cotidiano das situa??es de sala de aula, no encontro entre professor e alunos. Esta pesquisa tem relev?ncia, ? medida que faz pensar sobre os relacionamentos interpessoais como propulsores do desejo de aprender e de despertar o interesse e a curiosidade dos alunos. Tamb?m remete ao contexto dos par?metros/limites t?o necess?rios em sala de aula. O professor precisa saber o que faz, como faz e portanto, como deve-se relacionar e exigir do outro, pois s? assim ser?o criadas as condi??es para que ocorram o ensino e a aprendizagem.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12833/396009.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caMATEM?TICA - ENSINO FUNDAMENTALRELA??O PROFESSOR-ALUNOAPRENDIZAGEMAFETIVIDADEPSICOLOGIA EDUCACIONALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA percep??o do professor sobre as rela??es interpessoais no ensino da matem?ticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL396009.pdf.jpg396009.pdf.jpgimage/jpeg3120http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3527/3/396009.pdf.jpgd8440b6cb12ce6bf1a28180287a326c2MD53TEXT396009.pdf.txt396009.pdf.txttext/plain166755http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3527/2/396009.pdf.txt592164325324c7fbb125871de7c01edbMD52ORIGINAL396009.pdfapplication/pdf490540http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3527/1/396009.pdfb56c1366199b9e1654ac1cf692088b1cMD51tede/35272015-04-17 15:59:58.972oai:tede2.pucrs.br:tede/3527Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv A percep??o do professor sobre as rela??es interpessoais no ensino da matem?tica
title A percep??o do professor sobre as rela??es interpessoais no ensino da matem?tica
spellingShingle A percep??o do professor sobre as rela??es interpessoais no ensino da matem?tica
Machado, Karina de Oliveira
MATEM?TICA - ENSINO FUNDAMENTAL
RELA??O PROFESSOR-ALUNO
APRENDIZAGEM
AFETIVIDADE
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A percep??o do professor sobre as rela??es interpessoais no ensino da matem?tica
title_full A percep??o do professor sobre as rela??es interpessoais no ensino da matem?tica
title_fullStr A percep??o do professor sobre as rela??es interpessoais no ensino da matem?tica
title_full_unstemmed A percep??o do professor sobre as rela??es interpessoais no ensino da matem?tica
title_sort A percep??o do professor sobre as rela??es interpessoais no ensino da matem?tica
author Machado, Karina de Oliveira
author_facet Machado, Karina de Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Maria Beatriz Jacques
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:31673899072
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782124T3
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:93341113053
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4594281P8
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Karina de Oliveira
contributor_str_mv Ramos, Maria Beatriz Jacques
dc.subject.por.fl_str_mv MATEM?TICA - ENSINO FUNDAMENTAL
RELA??O PROFESSOR-ALUNO
APRENDIZAGEM
AFETIVIDADE
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
topic MATEM?TICA - ENSINO FUNDAMENTAL
RELA??O PROFESSOR-ALUNO
APRENDIZAGEM
AFETIVIDADE
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este estudo investiga as opini?es de seis professores de Matem?tica, de tr?s escolas de Ensino Fundamental, na Rede P?blica de Porto Alegre, sobre o relacionamento interpessoal e sua influ?ncia no processo de ensino e aprendizagem. Tamb?m pesquisei as rela??es do professor com os alunos como estimulador da aprendizagem. Para isso, trabalhei com as modalidades de comunica??o do professor de Matem?tica e seus posicionamentos sobre a import?ncia das rela??es humanas em sala de aula. Observei suas falas, o modo como teciam as comunica??es e redes de rela??es com os alunos, em entrevistas semi-estruturadas. Durante esta pesquisa, reforcei a cren?a na for?a do v?nculo afetivo estabelecido com os alunos no processo de aprender, para a forma??o de pessoas conscientes e capazes. O objetivo principal da pesquisa foi analisar as opini?es dos professores de Matem?tica, do Ensino Fundamental, de escolas p?blicas estaduais, sobre a influ?ncia dos relacionamentos interpessoais no processo de ensino e aprendizagem dos conte?dos matem?ticos. Para aprofundar o tema direcionei quest?es que remetessem ao cotidiano das situa??es de sala de aula, no encontro entre professor e alunos. Esta pesquisa tem relev?ncia, ? medida que faz pensar sobre os relacionamentos interpessoais como propulsores do desejo de aprender e de despertar o interesse e a curiosidade dos alunos. Tamb?m remete ao contexto dos par?metros/limites t?o necess?rios em sala de aula. O professor precisa saber o que faz, como faz e portanto, como deve-se relacionar e exigir do outro, pois s? assim ser?o criadas as condi??es para que ocorram o ensino e a aprendizagem.
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-10-26
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-07-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:13:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MACHADO, Karina de Oliveira. A percep??o do professor sobre as rela??es interpessoais no ensino da matem?tica. 2007. 89 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3527
identifier_str_mv MACHADO, Karina de Oliveira. A percep??o do professor sobre as rela??es interpessoais no ensino da matem?tica. 2007. 89 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de F?ca
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3527/3/396009.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3527/2/396009.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3527/1/396009.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d8440b6cb12ce6bf1a28180287a326c2
592164325324c7fbb125871de7c01edb
b56c1366199b9e1654ac1cf692088b1c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793196366266368