A percep??o do professor sobre as rela??es interpessoais no ensino da matem?tica
Ano de defesa: | 2007 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
|
Departamento: |
Faculdade de F?ca
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3527 |
Resumo: | Este estudo investiga as opini?es de seis professores de Matem?tica, de tr?s escolas de Ensino Fundamental, na Rede P?blica de Porto Alegre, sobre o relacionamento interpessoal e sua influ?ncia no processo de ensino e aprendizagem. Tamb?m pesquisei as rela??es do professor com os alunos como estimulador da aprendizagem. Para isso, trabalhei com as modalidades de comunica??o do professor de Matem?tica e seus posicionamentos sobre a import?ncia das rela??es humanas em sala de aula. Observei suas falas, o modo como teciam as comunica??es e redes de rela??es com os alunos, em entrevistas semi-estruturadas. Durante esta pesquisa, reforcei a cren?a na for?a do v?nculo afetivo estabelecido com os alunos no processo de aprender, para a forma??o de pessoas conscientes e capazes. O objetivo principal da pesquisa foi analisar as opini?es dos professores de Matem?tica, do Ensino Fundamental, de escolas p?blicas estaduais, sobre a influ?ncia dos relacionamentos interpessoais no processo de ensino e aprendizagem dos conte?dos matem?ticos. Para aprofundar o tema direcionei quest?es que remetessem ao cotidiano das situa??es de sala de aula, no encontro entre professor e alunos. Esta pesquisa tem relev?ncia, ? medida que faz pensar sobre os relacionamentos interpessoais como propulsores do desejo de aprender e de despertar o interesse e a curiosidade dos alunos. Tamb?m remete ao contexto dos par?metros/limites t?o necess?rios em sala de aula. O professor precisa saber o que faz, como faz e portanto, como deve-se relacionar e exigir do outro, pois s? assim ser?o criadas as condi??es para que ocorram o ensino e a aprendizagem. |
id |
P_RS_00b6dc70a176b10d9b938e028bc44078 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3527 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ramos, Maria Beatriz JacquesCPF:31673899072http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782124T3CPF:93341113053http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4594281P8Machado, Karina de Oliveira2015-04-14T14:13:17Z2007-10-262007-07-03MACHADO, Karina de Oliveira. A percep??o do professor sobre as rela??es interpessoais no ensino da matem?tica. 2007. 89 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3527Made available in DSpace on 2015-04-14T14:13:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 396009.pdf: 490540 bytes, checksum: b56c1366199b9e1654ac1cf692088b1c (MD5) Previous issue date: 2007-07-03Este estudo investiga as opini?es de seis professores de Matem?tica, de tr?s escolas de Ensino Fundamental, na Rede P?blica de Porto Alegre, sobre o relacionamento interpessoal e sua influ?ncia no processo de ensino e aprendizagem. Tamb?m pesquisei as rela??es do professor com os alunos como estimulador da aprendizagem. Para isso, trabalhei com as modalidades de comunica??o do professor de Matem?tica e seus posicionamentos sobre a import?ncia das rela??es humanas em sala de aula. Observei suas falas, o modo como teciam as comunica??es e redes de rela??es com os alunos, em entrevistas semi-estruturadas. Durante esta pesquisa, reforcei a cren?a na for?a do v?nculo afetivo estabelecido com os alunos no processo de aprender, para a forma??o de pessoas conscientes e capazes. O objetivo principal da pesquisa foi analisar as opini?es dos professores de Matem?tica, do Ensino Fundamental, de escolas p?blicas estaduais, sobre a influ?ncia dos relacionamentos interpessoais no processo de ensino e aprendizagem dos conte?dos matem?ticos. Para aprofundar o tema direcionei quest?es que remetessem ao cotidiano das situa??es de sala de aula, no encontro entre professor e alunos. Esta pesquisa tem relev?ncia, ? medida que faz pensar sobre os relacionamentos interpessoais como propulsores do desejo de aprender e de despertar o interesse e a curiosidade dos alunos. Tamb?m remete ao contexto dos par?metros/limites t?o necess?rios em sala de aula. O professor precisa saber o que faz, como faz e portanto, como deve-se relacionar e exigir do outro, pois s? assim ser?o criadas as condi??es para que ocorram o ensino e a aprendizagem.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12833/396009.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caMATEM?TICA - ENSINO FUNDAMENTALRELA??O PROFESSOR-ALUNOAPRENDIZAGEMAFETIVIDADEPSICOLOGIA EDUCACIONALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA percep??o do professor sobre as rela??es interpessoais no ensino da matem?ticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL396009.pdf.jpg396009.pdf.jpgimage/jpeg3120http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3527/3/396009.pdf.jpgd8440b6cb12ce6bf1a28180287a326c2MD53TEXT396009.pdf.txt396009.pdf.txttext/plain166755http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3527/2/396009.pdf.txt592164325324c7fbb125871de7c01edbMD52ORIGINAL396009.pdfapplication/pdf490540http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3527/1/396009.pdfb56c1366199b9e1654ac1cf692088b1cMD51tede/35272015-04-17 15:59:58.972oai:tede2.pucrs.br:tede/3527Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A percep??o do professor sobre as rela??es interpessoais no ensino da matem?tica |
title |
A percep??o do professor sobre as rela??es interpessoais no ensino da matem?tica |
spellingShingle |
A percep??o do professor sobre as rela??es interpessoais no ensino da matem?tica Machado, Karina de Oliveira MATEM?TICA - ENSINO FUNDAMENTAL RELA??O PROFESSOR-ALUNO APRENDIZAGEM AFETIVIDADE PSICOLOGIA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A percep??o do professor sobre as rela??es interpessoais no ensino da matem?tica |
title_full |
A percep??o do professor sobre as rela??es interpessoais no ensino da matem?tica |
title_fullStr |
A percep??o do professor sobre as rela??es interpessoais no ensino da matem?tica |
title_full_unstemmed |
A percep??o do professor sobre as rela??es interpessoais no ensino da matem?tica |
title_sort |
A percep??o do professor sobre as rela??es interpessoais no ensino da matem?tica |
author |
Machado, Karina de Oliveira |
author_facet |
Machado, Karina de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ramos, Maria Beatriz Jacques |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:31673899072 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782124T3 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:93341113053 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4594281P8 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Karina de Oliveira |
contributor_str_mv |
Ramos, Maria Beatriz Jacques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MATEM?TICA - ENSINO FUNDAMENTAL RELA??O PROFESSOR-ALUNO APRENDIZAGEM AFETIVIDADE PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
topic |
MATEM?TICA - ENSINO FUNDAMENTAL RELA??O PROFESSOR-ALUNO APRENDIZAGEM AFETIVIDADE PSICOLOGIA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este estudo investiga as opini?es de seis professores de Matem?tica, de tr?s escolas de Ensino Fundamental, na Rede P?blica de Porto Alegre, sobre o relacionamento interpessoal e sua influ?ncia no processo de ensino e aprendizagem. Tamb?m pesquisei as rela??es do professor com os alunos como estimulador da aprendizagem. Para isso, trabalhei com as modalidades de comunica??o do professor de Matem?tica e seus posicionamentos sobre a import?ncia das rela??es humanas em sala de aula. Observei suas falas, o modo como teciam as comunica??es e redes de rela??es com os alunos, em entrevistas semi-estruturadas. Durante esta pesquisa, reforcei a cren?a na for?a do v?nculo afetivo estabelecido com os alunos no processo de aprender, para a forma??o de pessoas conscientes e capazes. O objetivo principal da pesquisa foi analisar as opini?es dos professores de Matem?tica, do Ensino Fundamental, de escolas p?blicas estaduais, sobre a influ?ncia dos relacionamentos interpessoais no processo de ensino e aprendizagem dos conte?dos matem?ticos. Para aprofundar o tema direcionei quest?es que remetessem ao cotidiano das situa??es de sala de aula, no encontro entre professor e alunos. Esta pesquisa tem relev?ncia, ? medida que faz pensar sobre os relacionamentos interpessoais como propulsores do desejo de aprender e de despertar o interesse e a curiosidade dos alunos. Tamb?m remete ao contexto dos par?metros/limites t?o necess?rios em sala de aula. O professor precisa saber o que faz, como faz e portanto, como deve-se relacionar e exigir do outro, pois s? assim ser?o criadas as condi??es para que ocorram o ensino e a aprendizagem. |
publishDate |
2007 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-10-26 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-07-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:13:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MACHADO, Karina de Oliveira. A percep??o do professor sobre as rela??es interpessoais no ensino da matem?tica. 2007. 89 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3527 |
identifier_str_mv |
MACHADO, Karina de Oliveira. A percep??o do professor sobre as rela??es interpessoais no ensino da matem?tica. 2007. 89 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3527 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3565627554998330423 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
6574392640991280001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de F?ca |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3527/3/396009.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3527/2/396009.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3527/1/396009.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d8440b6cb12ce6bf1a28180287a326c2 592164325324c7fbb125871de7c01edb b56c1366199b9e1654ac1cf692088b1c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1796793196366266368 |