O processo de constru??o e de movimento dos significados culturais do consumo de roupas de segunda m?o em um brech? no Rio de Janeiro : uma etnografia
Ano de defesa: | 2010 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Administra??o e Neg?cios
|
Departamento: |
Faculdade de Administra??o, Contabilidade e Economia
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5582 |
Resumo: | O tema significado cultural dos bens de consumo se estabelece na academia a partir da d?cada de 1980, sendo constantemente abordado por autores das ?reas de marketing, antropologia e sociologia. Percebendo lacunas nos estudos do significado cultural dos bens de consumo, McCracken (1986) prop?e um modelo te?rico, apresentando a qualidade m?vel dos significados, atrav?s de uma estrutura definida, que ? utilizado como ponto de partida para a realiza??o dessa disserta??o. Considerando que as roupas podem ser entendidas como um bem de consumo que expressa os significados de uma cultura, penso ser instigante entender o significado cultural do consumo das roupas de segunda m?o. Desde seu in?cio, este mercado sofre vari?ncias, ampliando e reduzindo seu tamanho de acordo com acontecimentos s?cioculturais e econ?micos das diferentes ?pocas, mantendo sempre rela??o com a caridade e os segmentos mais pobres da popula??o. Por?m, hoje, percebo que este mercado come?a a penetrar nas altas sociedades, vestindo-se de novos significados, diferentes dos de sua origem. Assim, o objetivo dessa disserta??o ? compreender o processo de constru??o e de movimento dos significados culturais no consumo de roupas de segunda m?o, adquiridas pelos consumidores de um brech? sofisticado na cidade do Rio de Janeiro. Como objetivos espec?ficos, proponho: descrever o funcionamento do brech? onde s?o consumidas as roupas de segunda m?o, descrever quem s?o os consumidores de roupas de segunda m?o do brech? e descrever os significados culturais atribu?dos ao consumo destes bens. Para alcan?ar estes objetivos, me posiciono epistemologicamente de forma interpretativista, elegendo a etnografia como a via adequada para a realiza??o desta pesquisa. Os resultados deste estudo apresentam a din?mica do processo de constru??o e de movimento dos significados das roupas de segunda m?o, atrav?s de um processo flu?do, que permite a mudan?a e a transforma??o dos significados, sendo estes compartilhados entre seus agentes constitutivos bens de consumo, consumidores/formadores de opini?o, ponto de venda e contexto cultural. Al?m disto, como achado de campo, encontro significados atribu?dos ao ponto de venda point, casa da amiga, sofisticado e melhor que loja e significados para os bens de consumo qualidade, reciclagem de marcas de griffe, estar na moda e novo. |
id |
P_RS_0d1450cf126ed47b6a967c2388e622cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/5582 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Perin, Marcelo GattermannCPF:53845358904http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721682Y9CPF:65226720068http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4298549H6Kr?ger, Paula Lopes2015-04-14T14:52:07Z2010-04-282010-03-15KR?GER, Paula Lopes. O processo de constru??o e de movimento dos significados culturais do consumo de roupas de segunda m?o em um brech? no Rio de Janeiro : uma etnografia. 2010. 135 f. Disserta??o (Mestrado em Administra??o e neg?cios) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5582Made available in DSpace on 2015-04-14T14:52:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 422904.pdf: 3073555 bytes, checksum: e2e86f71074e3bfef28283129531ff4c (MD5) Previous issue date: 2010-03-15O tema significado cultural dos bens de consumo se estabelece na academia a partir da d?cada de 1980, sendo constantemente abordado por autores das ?reas de marketing, antropologia e sociologia. Percebendo lacunas nos estudos do significado cultural dos bens de consumo, McCracken (1986) prop?e um modelo te?rico, apresentando a qualidade m?vel dos significados, atrav?s de uma estrutura definida, que ? utilizado como ponto de partida para a realiza??o dessa disserta??o. Considerando que as roupas podem ser entendidas como um bem de consumo que expressa os significados de uma cultura, penso ser instigante entender o significado cultural do consumo das roupas de segunda m?o. Desde seu in?cio, este mercado sofre vari?ncias, ampliando e reduzindo seu tamanho de acordo com acontecimentos s?cioculturais e econ?micos das diferentes ?pocas, mantendo sempre rela??o com a caridade e os segmentos mais pobres da popula??o. Por?m, hoje, percebo que este mercado come?a a penetrar nas altas sociedades, vestindo-se de novos significados, diferentes dos de sua origem. Assim, o objetivo dessa disserta??o ? compreender o processo de constru??o e de movimento dos significados culturais no consumo de roupas de segunda m?o, adquiridas pelos consumidores de um brech? sofisticado na cidade do Rio de Janeiro. Como objetivos espec?ficos, proponho: descrever o funcionamento do brech? onde s?o consumidas as roupas de segunda m?o, descrever quem s?o os consumidores de roupas de segunda m?o do brech? e descrever os significados culturais atribu?dos ao consumo destes bens. Para alcan?ar estes objetivos, me posiciono epistemologicamente de forma interpretativista, elegendo a etnografia como a via adequada para a realiza??o desta pesquisa. Os resultados deste estudo apresentam a din?mica do processo de constru??o e de movimento dos significados das roupas de segunda m?o, atrav?s de um processo flu?do, que permite a mudan?a e a transforma??o dos significados, sendo estes compartilhados entre seus agentes constitutivos bens de consumo, consumidores/formadores de opini?o, ponto de venda e contexto cultural. Al?m disto, como achado de campo, encontro significados atribu?dos ao ponto de venda point, casa da amiga, sofisticado e melhor que loja e significados para os bens de consumo qualidade, reciclagem de marcas de griffe, estar na moda e novo.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/16738/422904.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Administra??o e Neg?ciosPUCRSBRFaculdade de Administra??o, Contabilidade e EconomiaADMINISTRA??O DE EMPRESASCONSUMO - ASPECTOS SOCIAISETNOGRAFIAVESTU?RIOCULTURA - ASPECTOS SOCIAISCULTURA - ASPECTOS PSICOL?GICOSPSICOLOGIA SOCIALCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOO processo de constru??o e de movimento dos significados culturais do consumo de roupas de segunda m?o em um brech? no Rio de Janeiro : uma etnografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis32441290670938363746006004410494103952189146info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL422904.pdf.jpg422904.pdf.jpgimage/jpeg3106http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5582/3/422904.pdf.jpg7c04de8f56b6aa9b27bd630b129b3173MD53TEXT422904.pdf.txt422904.pdf.txttext/plain268884http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5582/2/422904.pdf.txt052f64f5446a1ccd56d0c2c3fe939ad6MD52ORIGINAL422904.pdfapplication/pdf3073555http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5582/1/422904.pdfe2e86f71074e3bfef28283129531ff4cMD51tede/55822015-05-14 10:11:25.069oai:tede2.pucrs.br:tede/5582Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-05-14T13:11:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O processo de constru??o e de movimento dos significados culturais do consumo de roupas de segunda m?o em um brech? no Rio de Janeiro : uma etnografia |
title |
O processo de constru??o e de movimento dos significados culturais do consumo de roupas de segunda m?o em um brech? no Rio de Janeiro : uma etnografia |
spellingShingle |
O processo de constru??o e de movimento dos significados culturais do consumo de roupas de segunda m?o em um brech? no Rio de Janeiro : uma etnografia Kr?ger, Paula Lopes ADMINISTRA??O DE EMPRESAS CONSUMO - ASPECTOS SOCIAIS ETNOGRAFIA VESTU?RIO CULTURA - ASPECTOS SOCIAIS CULTURA - ASPECTOS PSICOL?GICOS PSICOLOGIA SOCIAL CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
O processo de constru??o e de movimento dos significados culturais do consumo de roupas de segunda m?o em um brech? no Rio de Janeiro : uma etnografia |
title_full |
O processo de constru??o e de movimento dos significados culturais do consumo de roupas de segunda m?o em um brech? no Rio de Janeiro : uma etnografia |
title_fullStr |
O processo de constru??o e de movimento dos significados culturais do consumo de roupas de segunda m?o em um brech? no Rio de Janeiro : uma etnografia |
title_full_unstemmed |
O processo de constru??o e de movimento dos significados culturais do consumo de roupas de segunda m?o em um brech? no Rio de Janeiro : uma etnografia |
title_sort |
O processo de constru??o e de movimento dos significados culturais do consumo de roupas de segunda m?o em um brech? no Rio de Janeiro : uma etnografia |
author |
Kr?ger, Paula Lopes |
author_facet |
Kr?ger, Paula Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Perin, Marcelo Gattermann |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:53845358904 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721682Y9 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:65226720068 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4298549H6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kr?ger, Paula Lopes |
contributor_str_mv |
Perin, Marcelo Gattermann |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ADMINISTRA??O DE EMPRESAS CONSUMO - ASPECTOS SOCIAIS ETNOGRAFIA VESTU?RIO CULTURA - ASPECTOS SOCIAIS CULTURA - ASPECTOS PSICOL?GICOS PSICOLOGIA SOCIAL |
topic |
ADMINISTRA??O DE EMPRESAS CONSUMO - ASPECTOS SOCIAIS ETNOGRAFIA VESTU?RIO CULTURA - ASPECTOS SOCIAIS CULTURA - ASPECTOS PSICOL?GICOS PSICOLOGIA SOCIAL CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
O tema significado cultural dos bens de consumo se estabelece na academia a partir da d?cada de 1980, sendo constantemente abordado por autores das ?reas de marketing, antropologia e sociologia. Percebendo lacunas nos estudos do significado cultural dos bens de consumo, McCracken (1986) prop?e um modelo te?rico, apresentando a qualidade m?vel dos significados, atrav?s de uma estrutura definida, que ? utilizado como ponto de partida para a realiza??o dessa disserta??o. Considerando que as roupas podem ser entendidas como um bem de consumo que expressa os significados de uma cultura, penso ser instigante entender o significado cultural do consumo das roupas de segunda m?o. Desde seu in?cio, este mercado sofre vari?ncias, ampliando e reduzindo seu tamanho de acordo com acontecimentos s?cioculturais e econ?micos das diferentes ?pocas, mantendo sempre rela??o com a caridade e os segmentos mais pobres da popula??o. Por?m, hoje, percebo que este mercado come?a a penetrar nas altas sociedades, vestindo-se de novos significados, diferentes dos de sua origem. Assim, o objetivo dessa disserta??o ? compreender o processo de constru??o e de movimento dos significados culturais no consumo de roupas de segunda m?o, adquiridas pelos consumidores de um brech? sofisticado na cidade do Rio de Janeiro. Como objetivos espec?ficos, proponho: descrever o funcionamento do brech? onde s?o consumidas as roupas de segunda m?o, descrever quem s?o os consumidores de roupas de segunda m?o do brech? e descrever os significados culturais atribu?dos ao consumo destes bens. Para alcan?ar estes objetivos, me posiciono epistemologicamente de forma interpretativista, elegendo a etnografia como a via adequada para a realiza??o desta pesquisa. Os resultados deste estudo apresentam a din?mica do processo de constru??o e de movimento dos significados das roupas de segunda m?o, atrav?s de um processo flu?do, que permite a mudan?a e a transforma??o dos significados, sendo estes compartilhados entre seus agentes constitutivos bens de consumo, consumidores/formadores de opini?o, ponto de venda e contexto cultural. Al?m disto, como achado de campo, encontro significados atribu?dos ao ponto de venda point, casa da amiga, sofisticado e melhor que loja e significados para os bens de consumo qualidade, reciclagem de marcas de griffe, estar na moda e novo. |
publishDate |
2010 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-04-28 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-03-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:52:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
KR?GER, Paula Lopes. O processo de constru??o e de movimento dos significados culturais do consumo de roupas de segunda m?o em um brech? no Rio de Janeiro : uma etnografia. 2010. 135 f. Disserta??o (Mestrado em Administra??o e neg?cios) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5582 |
identifier_str_mv |
KR?GER, Paula Lopes. O processo de constru??o e de movimento dos significados culturais do consumo de roupas de segunda m?o em um brech? no Rio de Janeiro : uma etnografia. 2010. 135 f. Disserta??o (Mestrado em Administra??o e neg?cios) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5582 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3244129067093836374 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
4410494103952189146 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de P?s-Gradua??o em Administra??o e Neg?cios |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Administra??o, Contabilidade e Economia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5582/3/422904.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5582/2/422904.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5582/1/422904.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7c04de8f56b6aa9b27bd630b129b3173 052f64f5446a1ccd56d0c2c3fe939ad6 e2e86f71074e3bfef28283129531ff4c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1796793210982367232 |