Educa??o continuada : um processo itinerante na constru??o de si com vistas ? transforma??o da pr?tica docente de professores de educa??o b?sica
Ano de defesa: | 2008 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o
|
Departamento: |
Faculdade de Educa?
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3534 |
Resumo: | Nesta pesquisa de abordagem qualitativa e enfoque no estudo de caso, tem-se como objetivo investigar de que forma a proposta de educa??o continuada da Sociedade Caritativa e Liter?ria S?o Francisco de Assis, Zona Norte, SCALIFRA-ZN contribui na constru??o de si e da pr?tica docente de professores de Educa??o B?sica. Para tanto, as repercuss?es do projeto de educa??o continuada nos professores do Col?gio Franciscano Sant Anna foram essenciais. O referencial te?rico de sustenta??o baseou-se em Merino (1999 e 2000) e Josso (2004), o que possibilitou a reflex?o sobre a import?ncia de um projeto de educa??o continuada que contemple a??es para a forma??o de si e para a transforma??o da pr?tica docente. Para a coleta de dados, foram utilizadas as entrevistas semi-estruturada, focal e observa??es da pesquisadora. Os dados foram analisados, segundo Moraes (1999 e 2002), e os resultados mostraram que a participa??o no projeto de educa??o continuada propiciou mudan?a no Ser pessoa dos docentes, incentivando-os a empreenderem inova??es na pr?tica pedag?gica de sala de aula. Evidenciou-se com o embasamento te?rico que o ser humano ? um itinerante e, como humano, est? em processo de construir-se, porque ainda n?o ? o que deve ser. Necessita tornar-se consciente e assumir seu estado de ser em devir, investindo em uma educa??o continuada que contemple o desenvolvimento das diversas dimens?es que o constituem, de forma emocional, afetiva, cognitiva e espiritual. A contribui??o desta pesquisa, pela an?lise e interpreta??o de seus resultados, est? na ?nfase da autoforma??o para a constru??o de si, do ser professor, como ser inteiro, o que resulta numa pr?tica pedag?gica humanizadora. A partir de um projeto de educa??o continuada que considera o ser humano em sua inteireza, encontra-se uma alternativa poss?vel para qualificar o professor, a escola e a Educa??o B?sica, promovendo uma ?tica do cuidado com a vida planet?ria. |
id |
P_RS_11430594ae6682d2c6c9420726235789 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3534 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Portal, Leda L?sia FranciosiCPF:29243980025http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788845H8CPF:27118061034http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4564692E4Moro, Valderesa2015-04-14T14:22:34Z2011-08-122008-01-08MORO, Valderesa. Educa??o continuada : um processo itinerante na constru??o de si com vistas ? transforma??o da pr?tica docente de professores de educa??o b?sica. 2008. 186 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3534Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 399735.pdf: 1299584 bytes, checksum: b2caee8f6bb4e699a15168af12a07b4d (MD5) Previous issue date: 2008-01-08Nesta pesquisa de abordagem qualitativa e enfoque no estudo de caso, tem-se como objetivo investigar de que forma a proposta de educa??o continuada da Sociedade Caritativa e Liter?ria S?o Francisco de Assis, Zona Norte, SCALIFRA-ZN contribui na constru??o de si e da pr?tica docente de professores de Educa??o B?sica. Para tanto, as repercuss?es do projeto de educa??o continuada nos professores do Col?gio Franciscano Sant Anna foram essenciais. O referencial te?rico de sustenta??o baseou-se em Merino (1999 e 2000) e Josso (2004), o que possibilitou a reflex?o sobre a import?ncia de um projeto de educa??o continuada que contemple a??es para a forma??o de si e para a transforma??o da pr?tica docente. Para a coleta de dados, foram utilizadas as entrevistas semi-estruturada, focal e observa??es da pesquisadora. Os dados foram analisados, segundo Moraes (1999 e 2002), e os resultados mostraram que a participa??o no projeto de educa??o continuada propiciou mudan?a no Ser pessoa dos docentes, incentivando-os a empreenderem inova??es na pr?tica pedag?gica de sala de aula. Evidenciou-se com o embasamento te?rico que o ser humano ? um itinerante e, como humano, est? em processo de construir-se, porque ainda n?o ? o que deve ser. Necessita tornar-se consciente e assumir seu estado de ser em devir, investindo em uma educa??o continuada que contemple o desenvolvimento das diversas dimens?es que o constituem, de forma emocional, afetiva, cognitiva e espiritual. A contribui??o desta pesquisa, pela an?lise e interpreta??o de seus resultados, est? na ?nfase da autoforma??o para a constru??o de si, do ser professor, como ser inteiro, o que resulta numa pr?tica pedag?gica humanizadora. A partir de um projeto de educa??o continuada que considera o ser humano em sua inteireza, encontra-se uma alternativa poss?vel para qualificar o professor, a escola e a Educa??o B?sica, promovendo uma ?tica do cuidado com a vida planet?ria.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13047/399735.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??oPUCRSBRFaculdade de Educa?EDUCA??OPROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONALPR?TICA DE ENSINOEDUCA??O B?SICAEDUCA??O CONTINUADACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEduca??o continuada : um processo itinerante na constru??o de si com vistas ? transforma??o da pr?tica docente de professores de educa??o b?sicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL399735.pdf.jpg399735.pdf.jpgimage/jpeg3935http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3534/3/399735.pdf.jpge655dd8a9d7f06dbb211084f0cb6dce4MD53TEXT399735.pdf.txt399735.pdf.txttext/plain427319http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3534/2/399735.pdf.txt6ecdd4fe3d3f2eb71ed2a54988053d96MD52ORIGINAL399735.pdfapplication/pdf1299584http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3534/1/399735.pdfb2caee8f6bb4e699a15168af12a07b4dMD51tede/35342015-04-17 15:54:57.839oai:tede2.pucrs.br:tede/3534Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Educa??o continuada : um processo itinerante na constru??o de si com vistas ? transforma??o da pr?tica docente de professores de educa??o b?sica |
title |
Educa??o continuada : um processo itinerante na constru??o de si com vistas ? transforma??o da pr?tica docente de professores de educa??o b?sica |
spellingShingle |
Educa??o continuada : um processo itinerante na constru??o de si com vistas ? transforma??o da pr?tica docente de professores de educa??o b?sica Moro, Valderesa EDUCA??O PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL PR?TICA DE ENSINO EDUCA??O B?SICA EDUCA??O CONTINUADA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Educa??o continuada : um processo itinerante na constru??o de si com vistas ? transforma??o da pr?tica docente de professores de educa??o b?sica |
title_full |
Educa??o continuada : um processo itinerante na constru??o de si com vistas ? transforma??o da pr?tica docente de professores de educa??o b?sica |
title_fullStr |
Educa??o continuada : um processo itinerante na constru??o de si com vistas ? transforma??o da pr?tica docente de professores de educa??o b?sica |
title_full_unstemmed |
Educa??o continuada : um processo itinerante na constru??o de si com vistas ? transforma??o da pr?tica docente de professores de educa??o b?sica |
title_sort |
Educa??o continuada : um processo itinerante na constru??o de si com vistas ? transforma??o da pr?tica docente de professores de educa??o b?sica |
author |
Moro, Valderesa |
author_facet |
Moro, Valderesa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Portal, Leda L?sia Franciosi |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:29243980025 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788845H8 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:27118061034 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4564692E4 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moro, Valderesa |
contributor_str_mv |
Portal, Leda L?sia Franciosi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCA??O PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL PR?TICA DE ENSINO EDUCA??O B?SICA EDUCA??O CONTINUADA |
topic |
EDUCA??O PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL PR?TICA DE ENSINO EDUCA??O B?SICA EDUCA??O CONTINUADA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Nesta pesquisa de abordagem qualitativa e enfoque no estudo de caso, tem-se como objetivo investigar de que forma a proposta de educa??o continuada da Sociedade Caritativa e Liter?ria S?o Francisco de Assis, Zona Norte, SCALIFRA-ZN contribui na constru??o de si e da pr?tica docente de professores de Educa??o B?sica. Para tanto, as repercuss?es do projeto de educa??o continuada nos professores do Col?gio Franciscano Sant Anna foram essenciais. O referencial te?rico de sustenta??o baseou-se em Merino (1999 e 2000) e Josso (2004), o que possibilitou a reflex?o sobre a import?ncia de um projeto de educa??o continuada que contemple a??es para a forma??o de si e para a transforma??o da pr?tica docente. Para a coleta de dados, foram utilizadas as entrevistas semi-estruturada, focal e observa??es da pesquisadora. Os dados foram analisados, segundo Moraes (1999 e 2002), e os resultados mostraram que a participa??o no projeto de educa??o continuada propiciou mudan?a no Ser pessoa dos docentes, incentivando-os a empreenderem inova??es na pr?tica pedag?gica de sala de aula. Evidenciou-se com o embasamento te?rico que o ser humano ? um itinerante e, como humano, est? em processo de construir-se, porque ainda n?o ? o que deve ser. Necessita tornar-se consciente e assumir seu estado de ser em devir, investindo em uma educa??o continuada que contemple o desenvolvimento das diversas dimens?es que o constituem, de forma emocional, afetiva, cognitiva e espiritual. A contribui??o desta pesquisa, pela an?lise e interpreta??o de seus resultados, est? na ?nfase da autoforma??o para a constru??o de si, do ser professor, como ser inteiro, o que resulta numa pr?tica pedag?gica humanizadora. A partir de um projeto de educa??o continuada que considera o ser humano em sua inteireza, encontra-se uma alternativa poss?vel para qualificar o professor, a escola e a Educa??o B?sica, promovendo uma ?tica do cuidado com a vida planet?ria. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-01-08 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-08-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:22:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MORO, Valderesa. Educa??o continuada : um processo itinerante na constru??o de si com vistas ? transforma??o da pr?tica docente de professores de educa??o b?sica. 2008. 186 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3534 |
identifier_str_mv |
MORO, Valderesa. Educa??o continuada : um processo itinerante na constru??o de si com vistas ? transforma??o da pr?tica docente de professores de educa??o b?sica. 2008. 186 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3534 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-8451285793228477937 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
7024413195758546274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educa? |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3534/3/399735.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3534/2/399735.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3534/1/399735.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e655dd8a9d7f06dbb211084f0cb6dce4 6ecdd4fe3d3f2eb71ed2a54988053d96 b2caee8f6bb4e699a15168af12a07b4d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1796793196771016704 |