Educa??o continuada : um processo itinerante na constru??o de si com vistas ? transforma??o da pr?tica docente de professores de educa??o b?sica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Moro, Valderesa lattes
Orientador(a): Portal, Leda L?sia Franciosi lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o
Departamento: Faculdade de Educa?
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3534
Resumo: Nesta pesquisa de abordagem qualitativa e enfoque no estudo de caso, tem-se como objetivo investigar de que forma a proposta de educa??o continuada da Sociedade Caritativa e Liter?ria S?o Francisco de Assis, Zona Norte, SCALIFRA-ZN contribui na constru??o de si e da pr?tica docente de professores de Educa??o B?sica. Para tanto, as repercuss?es do projeto de educa??o continuada nos professores do Col?gio Franciscano Sant Anna foram essenciais. O referencial te?rico de sustenta??o baseou-se em Merino (1999 e 2000) e Josso (2004), o que possibilitou a reflex?o sobre a import?ncia de um projeto de educa??o continuada que contemple a??es para a forma??o de si e para a transforma??o da pr?tica docente. Para a coleta de dados, foram utilizadas as entrevistas semi-estruturada, focal e observa??es da pesquisadora. Os dados foram analisados, segundo Moraes (1999 e 2002), e os resultados mostraram que a participa??o no projeto de educa??o continuada propiciou mudan?a no Ser pessoa dos docentes, incentivando-os a empreenderem inova??es na pr?tica pedag?gica de sala de aula. Evidenciou-se com o embasamento te?rico que o ser humano ? um itinerante e, como humano, est? em processo de construir-se, porque ainda n?o ? o que deve ser. Necessita tornar-se consciente e assumir seu estado de ser em devir, investindo em uma educa??o continuada que contemple o desenvolvimento das diversas dimens?es que o constituem, de forma emocional, afetiva, cognitiva e espiritual. A contribui??o desta pesquisa, pela an?lise e interpreta??o de seus resultados, est? na ?nfase da autoforma??o para a constru??o de si, do ser professor, como ser inteiro, o que resulta numa pr?tica pedag?gica humanizadora. A partir de um projeto de educa??o continuada que considera o ser humano em sua inteireza, encontra-se uma alternativa poss?vel para qualificar o professor, a escola e a Educa??o B?sica, promovendo uma ?tica do cuidado com a vida planet?ria.
id P_RS_11430594ae6682d2c6c9420726235789
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3534
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Portal, Leda L?sia FranciosiCPF:29243980025http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788845H8CPF:27118061034http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4564692E4Moro, Valderesa2015-04-14T14:22:34Z2011-08-122008-01-08MORO, Valderesa. Educa??o continuada : um processo itinerante na constru??o de si com vistas ? transforma??o da pr?tica docente de professores de educa??o b?sica. 2008. 186 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3534Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 399735.pdf: 1299584 bytes, checksum: b2caee8f6bb4e699a15168af12a07b4d (MD5) Previous issue date: 2008-01-08Nesta pesquisa de abordagem qualitativa e enfoque no estudo de caso, tem-se como objetivo investigar de que forma a proposta de educa??o continuada da Sociedade Caritativa e Liter?ria S?o Francisco de Assis, Zona Norte, SCALIFRA-ZN contribui na constru??o de si e da pr?tica docente de professores de Educa??o B?sica. Para tanto, as repercuss?es do projeto de educa??o continuada nos professores do Col?gio Franciscano Sant Anna foram essenciais. O referencial te?rico de sustenta??o baseou-se em Merino (1999 e 2000) e Josso (2004), o que possibilitou a reflex?o sobre a import?ncia de um projeto de educa??o continuada que contemple a??es para a forma??o de si e para a transforma??o da pr?tica docente. Para a coleta de dados, foram utilizadas as entrevistas semi-estruturada, focal e observa??es da pesquisadora. Os dados foram analisados, segundo Moraes (1999 e 2002), e os resultados mostraram que a participa??o no projeto de educa??o continuada propiciou mudan?a no Ser pessoa dos docentes, incentivando-os a empreenderem inova??es na pr?tica pedag?gica de sala de aula. Evidenciou-se com o embasamento te?rico que o ser humano ? um itinerante e, como humano, est? em processo de construir-se, porque ainda n?o ? o que deve ser. Necessita tornar-se consciente e assumir seu estado de ser em devir, investindo em uma educa??o continuada que contemple o desenvolvimento das diversas dimens?es que o constituem, de forma emocional, afetiva, cognitiva e espiritual. A contribui??o desta pesquisa, pela an?lise e interpreta??o de seus resultados, est? na ?nfase da autoforma??o para a constru??o de si, do ser professor, como ser inteiro, o que resulta numa pr?tica pedag?gica humanizadora. A partir de um projeto de educa??o continuada que considera o ser humano em sua inteireza, encontra-se uma alternativa poss?vel para qualificar o professor, a escola e a Educa??o B?sica, promovendo uma ?tica do cuidado com a vida planet?ria.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13047/399735.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??oPUCRSBRFaculdade de Educa?EDUCA??OPROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONALPR?TICA DE ENSINOEDUCA??O B?SICAEDUCA??O CONTINUADACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEduca??o continuada : um processo itinerante na constru??o de si com vistas ? transforma??o da pr?tica docente de professores de educa??o b?sicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL399735.pdf.jpg399735.pdf.jpgimage/jpeg3935http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3534/3/399735.pdf.jpge655dd8a9d7f06dbb211084f0cb6dce4MD53TEXT399735.pdf.txt399735.pdf.txttext/plain427319http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3534/2/399735.pdf.txt6ecdd4fe3d3f2eb71ed2a54988053d96MD52ORIGINAL399735.pdfapplication/pdf1299584http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3534/1/399735.pdfb2caee8f6bb4e699a15168af12a07b4dMD51tede/35342015-04-17 15:54:57.839oai:tede2.pucrs.br:tede/3534Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Educa??o continuada : um processo itinerante na constru??o de si com vistas ? transforma??o da pr?tica docente de professores de educa??o b?sica
title Educa??o continuada : um processo itinerante na constru??o de si com vistas ? transforma??o da pr?tica docente de professores de educa??o b?sica
spellingShingle Educa??o continuada : um processo itinerante na constru??o de si com vistas ? transforma??o da pr?tica docente de professores de educa??o b?sica
Moro, Valderesa
EDUCA??O
PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL
PR?TICA DE ENSINO
EDUCA??O B?SICA
EDUCA??O CONTINUADA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Educa??o continuada : um processo itinerante na constru??o de si com vistas ? transforma??o da pr?tica docente de professores de educa??o b?sica
title_full Educa??o continuada : um processo itinerante na constru??o de si com vistas ? transforma??o da pr?tica docente de professores de educa??o b?sica
title_fullStr Educa??o continuada : um processo itinerante na constru??o de si com vistas ? transforma??o da pr?tica docente de professores de educa??o b?sica
title_full_unstemmed Educa??o continuada : um processo itinerante na constru??o de si com vistas ? transforma??o da pr?tica docente de professores de educa??o b?sica
title_sort Educa??o continuada : um processo itinerante na constru??o de si com vistas ? transforma??o da pr?tica docente de professores de educa??o b?sica
author Moro, Valderesa
author_facet Moro, Valderesa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Portal, Leda L?sia Franciosi
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:29243980025
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788845H8
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:27118061034
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4564692E4
dc.contributor.author.fl_str_mv Moro, Valderesa
contributor_str_mv Portal, Leda L?sia Franciosi
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCA??O
PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL
PR?TICA DE ENSINO
EDUCA??O B?SICA
EDUCA??O CONTINUADA
topic EDUCA??O
PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL
PR?TICA DE ENSINO
EDUCA??O B?SICA
EDUCA??O CONTINUADA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Nesta pesquisa de abordagem qualitativa e enfoque no estudo de caso, tem-se como objetivo investigar de que forma a proposta de educa??o continuada da Sociedade Caritativa e Liter?ria S?o Francisco de Assis, Zona Norte, SCALIFRA-ZN contribui na constru??o de si e da pr?tica docente de professores de Educa??o B?sica. Para tanto, as repercuss?es do projeto de educa??o continuada nos professores do Col?gio Franciscano Sant Anna foram essenciais. O referencial te?rico de sustenta??o baseou-se em Merino (1999 e 2000) e Josso (2004), o que possibilitou a reflex?o sobre a import?ncia de um projeto de educa??o continuada que contemple a??es para a forma??o de si e para a transforma??o da pr?tica docente. Para a coleta de dados, foram utilizadas as entrevistas semi-estruturada, focal e observa??es da pesquisadora. Os dados foram analisados, segundo Moraes (1999 e 2002), e os resultados mostraram que a participa??o no projeto de educa??o continuada propiciou mudan?a no Ser pessoa dos docentes, incentivando-os a empreenderem inova??es na pr?tica pedag?gica de sala de aula. Evidenciou-se com o embasamento te?rico que o ser humano ? um itinerante e, como humano, est? em processo de construir-se, porque ainda n?o ? o que deve ser. Necessita tornar-se consciente e assumir seu estado de ser em devir, investindo em uma educa??o continuada que contemple o desenvolvimento das diversas dimens?es que o constituem, de forma emocional, afetiva, cognitiva e espiritual. A contribui??o desta pesquisa, pela an?lise e interpreta??o de seus resultados, est? na ?nfase da autoforma??o para a constru??o de si, do ser professor, como ser inteiro, o que resulta numa pr?tica pedag?gica humanizadora. A partir de um projeto de educa??o continuada que considera o ser humano em sua inteireza, encontra-se uma alternativa poss?vel para qualificar o professor, a escola e a Educa??o B?sica, promovendo uma ?tica do cuidado com a vida planet?ria.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-01-08
dc.date.available.fl_str_mv 2011-08-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:22:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MORO, Valderesa. Educa??o continuada : um processo itinerante na constru??o de si com vistas ? transforma??o da pr?tica docente de professores de educa??o b?sica. 2008. 186 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3534
identifier_str_mv MORO, Valderesa. Educa??o continuada : um processo itinerante na constru??o de si com vistas ? transforma??o da pr?tica docente de professores de educa??o b?sica. 2008. 186 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -8451285793228477937
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7024413195758546274
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educa?
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3534/3/399735.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3534/2/399735.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3534/1/399735.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e655dd8a9d7f06dbb211084f0cb6dce4
6ecdd4fe3d3f2eb71ed2a54988053d96
b2caee8f6bb4e699a15168af12a07b4d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793196771016704