Teste de Apercep??o Familiar : sistema de categoriza??o das respostas e fidedignidade entre avaliadores
Ano de defesa: | 2008 |
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Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Psicologia
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Departamento: |
Faculdade de Psicologia
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País: |
BR
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/638 |
Resumo: | O teste projetivo Family Apperception Test (FAT) objetiva avaliar, do ponto de vista de quem responde ao teste, o processo de funcionamento e a estrutura familiar. O FAT ? constitu?do por 21 l?minas com cenas familiares, e a proposta ? que o examinando conte uma hist?ria para cada uma delas. Considerando a import?ncia da adapta??o de instrumentos psicol?gicos para a realidade em que s?o utilizados, este estudo teve como principal objetivo criar subs?dios para a adapta??o e uso do FAT ? realidade brasileira. Para isso, a presente tese de doutorado foi organizada em tr?s se??es. A primeira discute, teoricamente, o papel da capacidade de resolver conflitos como um indicador de sa?de em fam?lias, destacando que a disfuncionalidade destas n?o se atesta pela presen?a de problemas, mas sim por sua incapacidade de buscar estrat?gias para o enfrentamento dos mesmos. A segunda se??o descreve o processo de constru??o e desenvolvimento de um sistema de categoriza??o para analisar as respostas dadas ao FAT. Foram examinados estudos publicados sobre o assunto e realizou-se um exame sistem?tico do conte?do das categorias de an?lise propostas na vers?o original do FAT, para verificar sua adequa??o. Feito isso, definiu-se uma nova configura??o de categorias para composi??o do sistema de categoriza??o das respostas, a partir do qual as verbaliza??es de 30 crian?as e adolescentes foram escrutinadas, de forma independente, por duas pesquisadoras. Com esta a??o a consist?ncia l?gica das respostas foi verificada e chegou-se, assim, ? forma definitiva deste sistema. Na ?ltima se??o apresenta-se um estudo de fidedignidade entre avaliadores, para o qual foi realizada uma pesquisa quantitativa, envolvendo 160 crian?as e adolescentes das cidades de Belo Horizonte e Porto Alegre. Os instrumentos utilizados foram uma ficha de dados sociodemogr?ficos; o Teste Matrizes Progressivas de Raven, para medida de screening da capacidade cognitiva dos sujeitos; e o FAT. Para a coleta dos dados contataram-se escolas p?blicas e privadas e, antes da administra??o dos instrumentos, foi enviada uma carta e um termo de consentimento aos pais ou respons?veis pelos estudantes, sendo que traz?-lo assinado era condi??o para a participa??o dos mesmos. As hist?rias contadas para o FAT foram gravadas em material de ?udio, transcritas e submetidas ao exame de tr?s ju?zes (J1, J2 e J3), que fizeram avalia??es independentes. Para verificar o grau de concord?ncia entre os mesmos foi utilizada a estat?stica Kappa. Os resultados obtidos foram altamente satisfat?rios, uma vez que a concord?ncia alcan?ada foi substancial em algumas categorias, e quase perfeita na grande maioria delas. Isso significa que os tr?s ju?zes concordaram quase que integralmente em suas avalia??es. Os resultados desta tese colaboram com a adapta??o do FAT ? realidade brasileira, uma vez que, de posse de um sistema s?lido de categoriza??o das respostas, foi poss?vel chegar a ?ndices satisfat?rios de fidedignidade entre avaliadores, dando um importante passo no processo de qualifica??o de suas propriedades psicom?tricas. O FAT pode possibilitar uma amplia??o da compreens?o dos relacionamentos e processos presentes dentro de uma fam?lia, sob v?rias perspectivas, figurando como um instrumento capaz de avaliar e decodificar dados, tanto para uso em pesquisas, quanto para avalia??o cl?nica. |
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Foram examinados estudos publicados sobre o assunto e realizou-se um exame sistem?tico do conte?do das categorias de an?lise propostas na vers?o original do FAT, para verificar sua adequa??o. Feito isso, definiu-se uma nova configura??o de categorias para composi??o do sistema de categoriza??o das respostas, a partir do qual as verbaliza??es de 30 crian?as e adolescentes foram escrutinadas, de forma independente, por duas pesquisadoras. Com esta a??o a consist?ncia l?gica das respostas foi verificada e chegou-se, assim, ? forma definitiva deste sistema. Na ?ltima se??o apresenta-se um estudo de fidedignidade entre avaliadores, para o qual foi realizada uma pesquisa quantitativa, envolvendo 160 crian?as e adolescentes das cidades de Belo Horizonte e Porto Alegre. Os instrumentos utilizados foram uma ficha de dados sociodemogr?ficos; o Teste Matrizes Progressivas de Raven, para medida de screening da capacidade cognitiva dos sujeitos; e o FAT. 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