O papel das emo??es no processo decis?rio de compra de im?veis por casais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Medeiros, Janine Fleith de lattes
Orientador(a): Sampaio, Claudio Hoffmann lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Administra??o e Neg?cios
Departamento: Faculdade de Administra??o, Contabilidade e Economia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5548
Resumo: Essa disserta??o procurou analisar, atrav?s de um estudo explorat?rio de car?ter qualitativo, o papel das emo??es ao longo das etapas do processo de decis?o de compra de im?veis por casais. Para tanto, a partir das contribui??es conceituais dos estudos relacionados ? teoria cognitiva das emo??es, foi elaborado um instrumento de coleta de dados conciliando a abordagem indireta (simulada) com a abordagem direta (n?o simulada). A abordagem indireta foi utilizada para conhecer as interfer?ncias das emo??es positivas e negativas da Escala CES (Consumption Emotions Set), de Richins (1997), validada no Brasil por Lobato (2002), no processo de decis?o em estudo, enquanto a abordagem direta foi utilizada para investigar as manifesta??es cognitivas que ocorrem nas etapas do processo de decis?o. Os resultados foram analisados seguindo-se a metodologia de an?lise de conte?do, e revelaram a manifesta??o dos 07 (sete) fatores emocionais pertencentes ao grupo das emo??es positivas (encantamento, romantismo, satisfa??o, alegria, vibra??o, tranq?ilidade e surpresa) e de 05 (cinco) fatores pertencentes ao grupo das emo??es negativas (insatisfa??o, preocupa??o, vergonha, inveja e surpresa) no decorrer das 07 (sete) etapas do processo de decis?o de compra. Com base nos resultados, sugere-se que processos afetivos podem interferir na motiva??o, no processamento de informa??es, nas escolhas, no consumo e nas avalia??es de desempenho dos consumidores para compras de alto envolvimento.
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