A influ?ncia da adapta??o e da padroniza??o do composto mercadol?gico sobre a performance das empresas : uma meta-an?lise

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Engels, Juliana lattes
Orientador(a): Brei, Vin?cius Andrade lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Administra??o e Neg?cios
Departamento: Faculdade de Administra??o, Contabilidade e Economia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5550
Resumo: Para manterem-se competitivas, muitas empresas v?m buscando novos mercados, mas a internacionaliza??o de suas atividades requer um grande comprometimento. Quest?es culturais, ambientais e governamentais podem vir a afetar um dos principais objetivos da empresa: sua performance. Uma forma de conseguir bons resultados neste processo ? definir muito bem suas estrat?gias, dentre elas, a do programa de marketing internacional. De tal modo, as empresas podem escolher entre padronizar ou adaptar seu produto, promo??o, pre?o e distribui??o. Assim, as hip?teses constantes no presente estudo sugerem a exist?ncia de uma influ?ncia positiva da padroniza??o ou adapta??o dos elementos do composto mercadol?gico sobre a performance de uma empresa. A fim de test?-las foi adotado o m?todo de meta-an?lise. Para tanto foram acessados 16 artigos que compuseram a amostra. Com a an?lise dos dados obteve-se o effect size, atrav?s do qual se pode avaliar o tamanho ou for?a do efeito da rela??o existente entre as vari?veis. Os resultados suportaram as hip?teses, destacando-se a rela??o entre adapta??o do produto e performance, com um effect size elevado. As demais rela??es tamb?m foram confirmadas, mas o efeito mostrou-se mediano. Portanto, sugere-se a exist?ncia de uma influ?ncia positiva da adapta??o ou padroniza??o do composto mercadol?gico sobre a performance de uma empresa, cujo efeito ? de m?dia intensidade. Quanto ?s implica??es acad?micas, destacaram-se a import?ncia da intensifica??o de pesquisas nesta ?rea, especialmente a n?vel nacional, e a import?ncia do detalhamento e precis?o das an?lises estat?sticas apresentadas em artigos. Por fim, a principal implica??o gerencial ? que estudos como este podem colaborar no processo de tomada de decis?o feito pelas empresas, especialmente aquelas que ainda n?o est?o atuando em mercados externos mas que almejam esse objetivo.
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