Aprendizagem nas organiza??es: a rela??o entre l?der gestor e colaboradores estrat?gicos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Moreira, ?ngelo Accorsi lattes
Orientador(a): Seminotti, Nedio Antonio lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Psicologia
Departamento: Faculdade de Psicologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/753
Resumo: Temos por objetivo investigar elementos da aprendizagem no processo formativo que ocorre na rela??o entre l?der gestor e colaboradores estrat?gicos em organiza??es. Por meio da teoria da complexidade como paradigma de entendimento, pretendemos discutir a aprendizagem nas organiza??es a partir dos referenciais de Edgar Morin e Lev Vigotski. A relev?ncia desta investiga??o est? em correlacionar esses dois autores em estudos organizacionais e principalmente compreender como ocorrem as rela??es de aprendizagens nos grupos de l?deres gestores e colaboradores estrat?gicos. Na se??o I, desenvolvemos no estudo te?rico as compreens?es acerca das organiza??es, da lideran?a e dos grupos a partir do paradigma da complexidade. Tamb?m discutimos a teoria da aprendizagem s?cio-interacionista e a aprendizagem a partir de E. Morin. Na se??o II, desenvolvemos a pesquisa emp?rica realizada com nove pessoas, sendo elas tr?s l?deres gestores e seis colaboradores estrat?gicos. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas e grupos focais que compuseram tr?s grupos, conforme a empresa de pertencimento. A an?lise de dados foi realizada por meio dos operadores da complexidade de E. Morin, bem como da compreens?o de aprendizagem de L. Vigotski. Emergiram das informa??es dois organizadores tem?ticos: 1) Rela??o de aprendizagem no grupo (L?der-gestor/colaborador estrat?gico e colaborador estrat?gico/l?der-gestor) e Cultura da Organiza??o; 2) Desenvolvimento profissional no Contexto da Organiza??o. Podemos inferir, por meio destes, que nas organiza??es pesquisadas, embora algumas vezes n?o existam programas formalizados de desenvolvimento de suas lideran?as, as pr?ticas nelas empreendidas efetivamente cumprem esta fun??o. As estrat?gias de aprendizagem nas organiza??es pesquisadas assinalam a presen?a de uma cultura aprendiz, sendo que nestes ambientes organizacionais as aprendizagens s?o decorrentes das rela??es, mediadas pelas condi??es de trabalho e da complexidade entre os l?deres gestores e os colaboradores l?deres. Nessas rela??es de aprendizagem, em n?vel estrat?gico nas organiza??es, foram encontrados a presen?a dos operadores da complexidade de Morin, bem como a aprendizagem inter e intrassubjetiva de Vigotski. Apesar de n?o esgotarmos os questionamentos, consideramos a pertin?ncia das discuss?es desses dois autores para os estudos das aprendizagens nas organiza??es
id P_RS_2fcc6751e249c4c26561d1c0791a61fa
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/753
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Seminotti, Nedio AntonioCPF:06986340044http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763034E6CPF:91785251015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771598A2Moreira, ?ngelo Accorsi2015-04-14T13:21:53Z2011-04-282011-01-11MOREIRA, ?ngelo Accorsi. Aprendizagem nas organiza??es: a rela??o entre l?der gestor e colaboradores estrat?gicos. 2011. 1 f. Disserta??o (Mestrado em Psicologia) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/753Made available in DSpace on 2015-04-14T13:21:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 430147.pdf: 525209 bytes, checksum: 7a0b952e921a8a95992082cb299b4ed3 (MD5) Previous issue date: 2011-01-11Temos por objetivo investigar elementos da aprendizagem no processo formativo que ocorre na rela??o entre l?der gestor e colaboradores estrat?gicos em organiza??es. Por meio da teoria da complexidade como paradigma de entendimento, pretendemos discutir a aprendizagem nas organiza??es a partir dos referenciais de Edgar Morin e Lev Vigotski. A relev?ncia desta investiga??o est? em correlacionar esses dois autores em estudos organizacionais e principalmente compreender como ocorrem as rela??es de aprendizagens nos grupos de l?deres gestores e colaboradores estrat?gicos. Na se??o I, desenvolvemos no estudo te?rico as compreens?es acerca das organiza??es, da lideran?a e dos grupos a partir do paradigma da complexidade. Tamb?m discutimos a teoria da aprendizagem s?cio-interacionista e a aprendizagem a partir de E. Morin. Na se??o II, desenvolvemos a pesquisa emp?rica realizada com nove pessoas, sendo elas tr?s l?deres gestores e seis colaboradores estrat?gicos. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas e grupos focais que compuseram tr?s grupos, conforme a empresa de pertencimento. A an?lise de dados foi realizada por meio dos operadores da complexidade de E. Morin, bem como da compreens?o de aprendizagem de L. Vigotski. Emergiram das informa??es dois organizadores tem?ticos: 1) Rela??o de aprendizagem no grupo (L?der-gestor/colaborador estrat?gico e colaborador estrat?gico/l?der-gestor) e Cultura da Organiza??o; 2) Desenvolvimento profissional no Contexto da Organiza??o. Podemos inferir, por meio destes, que nas organiza??es pesquisadas, embora algumas vezes n?o existam programas formalizados de desenvolvimento de suas lideran?as, as pr?ticas nelas empreendidas efetivamente cumprem esta fun??o. As estrat?gias de aprendizagem nas organiza??es pesquisadas assinalam a presen?a de uma cultura aprendiz, sendo que nestes ambientes organizacionais as aprendizagens s?o decorrentes das rela??es, mediadas pelas condi??es de trabalho e da complexidade entre os l?deres gestores e os colaboradores l?deres. Nessas rela??es de aprendizagem, em n?vel estrat?gico nas organiza??es, foram encontrados a presen?a dos operadores da complexidade de Morin, bem como a aprendizagem inter e intrassubjetiva de Vigotski. Apesar de n?o esgotarmos os questionamentos, consideramos a pertin?ncia das discuss?es desses dois autores para os estudos das aprendizagens nas organiza??esapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/7204/430147.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em PsicologiaPUCRSBRFaculdade de PsicologiaORGANIZA??ES EMPRESARIAISAPRENDIZAGEM ORGANIZACIONALCOMPORTAMENTO ORGANIZACIONALPSICOLOGIA DA APRENDIZAGEMCOMPLEXIDADELIDERAN?ACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAAprendizagem nas organiza??es: a rela??o entre l?der gestor e colaboradores estrat?gicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis25884262969480626985006002599381623216554467info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL430147.pdf.jpg430147.pdf.jpgimage/jpeg3077http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/753/3/430147.pdf.jpgbfcc4915142e663489151ce390aad9ecMD53TEXT430147.pdf.txt430147.pdf.txttext/plain254526http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/753/2/430147.pdf.txt85a591f6a188a86c25b0258dd1f1eeafMD52ORIGINAL430147.pdfapplication/pdf525209http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/753/1/430147.pdf7a0b952e921a8a95992082cb299b4ed3MD51tede/7532015-04-17 17:19:28.209oai:tede2.pucrs.br:tede/753Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T20:19:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Aprendizagem nas organiza??es: a rela??o entre l?der gestor e colaboradores estrat?gicos
title Aprendizagem nas organiza??es: a rela??o entre l?der gestor e colaboradores estrat?gicos
spellingShingle Aprendizagem nas organiza??es: a rela??o entre l?der gestor e colaboradores estrat?gicos
Moreira, ?ngelo Accorsi
ORGANIZA??ES EMPRESARIAIS
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
COMPLEXIDADE
LIDERAN?A
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short Aprendizagem nas organiza??es: a rela??o entre l?der gestor e colaboradores estrat?gicos
title_full Aprendizagem nas organiza??es: a rela??o entre l?der gestor e colaboradores estrat?gicos
title_fullStr Aprendizagem nas organiza??es: a rela??o entre l?der gestor e colaboradores estrat?gicos
title_full_unstemmed Aprendizagem nas organiza??es: a rela??o entre l?der gestor e colaboradores estrat?gicos
title_sort Aprendizagem nas organiza??es: a rela??o entre l?der gestor e colaboradores estrat?gicos
author Moreira, ?ngelo Accorsi
author_facet Moreira, ?ngelo Accorsi
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Seminotti, Nedio Antonio
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:06986340044
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763034E6
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:91785251015
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771598A2
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, ?ngelo Accorsi
contributor_str_mv Seminotti, Nedio Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv ORGANIZA??ES EMPRESARIAIS
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
COMPLEXIDADE
LIDERAN?A
topic ORGANIZA??ES EMPRESARIAIS
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
COMPLEXIDADE
LIDERAN?A
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description Temos por objetivo investigar elementos da aprendizagem no processo formativo que ocorre na rela??o entre l?der gestor e colaboradores estrat?gicos em organiza??es. Por meio da teoria da complexidade como paradigma de entendimento, pretendemos discutir a aprendizagem nas organiza??es a partir dos referenciais de Edgar Morin e Lev Vigotski. A relev?ncia desta investiga??o est? em correlacionar esses dois autores em estudos organizacionais e principalmente compreender como ocorrem as rela??es de aprendizagens nos grupos de l?deres gestores e colaboradores estrat?gicos. Na se??o I, desenvolvemos no estudo te?rico as compreens?es acerca das organiza??es, da lideran?a e dos grupos a partir do paradigma da complexidade. Tamb?m discutimos a teoria da aprendizagem s?cio-interacionista e a aprendizagem a partir de E. Morin. Na se??o II, desenvolvemos a pesquisa emp?rica realizada com nove pessoas, sendo elas tr?s l?deres gestores e seis colaboradores estrat?gicos. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas e grupos focais que compuseram tr?s grupos, conforme a empresa de pertencimento. A an?lise de dados foi realizada por meio dos operadores da complexidade de E. Morin, bem como da compreens?o de aprendizagem de L. Vigotski. Emergiram das informa??es dois organizadores tem?ticos: 1) Rela??o de aprendizagem no grupo (L?der-gestor/colaborador estrat?gico e colaborador estrat?gico/l?der-gestor) e Cultura da Organiza??o; 2) Desenvolvimento profissional no Contexto da Organiza??o. Podemos inferir, por meio destes, que nas organiza??es pesquisadas, embora algumas vezes n?o existam programas formalizados de desenvolvimento de suas lideran?as, as pr?ticas nelas empreendidas efetivamente cumprem esta fun??o. As estrat?gias de aprendizagem nas organiza??es pesquisadas assinalam a presen?a de uma cultura aprendiz, sendo que nestes ambientes organizacionais as aprendizagens s?o decorrentes das rela??es, mediadas pelas condi??es de trabalho e da complexidade entre os l?deres gestores e os colaboradores l?deres. Nessas rela??es de aprendizagem, em n?vel estrat?gico nas organiza??es, foram encontrados a presen?a dos operadores da complexidade de Morin, bem como a aprendizagem inter e intrassubjetiva de Vigotski. Apesar de n?o esgotarmos os questionamentos, consideramos a pertin?ncia das discuss?es desses dois autores para os estudos das aprendizagens nas organiza??es
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-04-28
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-01-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T13:21:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MOREIRA, ?ngelo Accorsi. Aprendizagem nas organiza??es: a rela??o entre l?der gestor e colaboradores estrat?gicos. 2011. 1 f. Disserta??o (Mestrado em Psicologia) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/753
identifier_str_mv MOREIRA, ?ngelo Accorsi. Aprendizagem nas organiza??es: a rela??o entre l?der gestor e colaboradores estrat?gicos. 2011. 1 f. Disserta??o (Mestrado em Psicologia) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 2588426296948062698
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 2599381623216554467
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/753/3/430147.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/753/2/430147.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/753/1/430147.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bfcc4915142e663489151ce390aad9ec
85a591f6a188a86c25b0258dd1f1eeaf
7a0b952e921a8a95992082cb299b4ed3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793175442980864