Um projeto, muitas proje??es : an?lise do processo de implementa??o de um programa empresarial de interven??o social

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Timm, Ana Carina
Orientador(a): M?ller, L?cia Helena Alves lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Ci?ncias Sociais
Departamento: Faculdade de Filosofia e Ci?ncias Humanas
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4667
Resumo: Este trabalho buscou analisar a complexidade das intera??es entre os diferentes agentes envolvidos na implementa??o de um programa empresarial de interven??o social: o Projeto TIM M?sica nas Escolas. Para tanto, foi feita a identifica??o e a caracteriza??o de cada um dos agentes envolvidos: A TIM Participa??es S.A., empresa mantenedora do Projeto; a La Fabbrica, empresa respons?vel pela formula??o e implementa??o do projeto; a Secretaria Municipal de Educa??o de Porto Alegre, interlocutora junto ?s escolas em que o projeto foi implantado; os professores, os alunos e as suas fam?lias, que eram o p?blico do projeto. O trabalho levou-nos a perceber as in?meras dificuldades e contradi??es envolvidas na tentativa de implementa??o de um projeto que se prop?e a colocar, em pr?tica, ideias que se pretendem universais, como a da Cultura da Paz, proposta pela UNESCO, em contextos em que os conflitos s?o parte integrante da vida cotidiana. Conflitos esses relacionados com a criminalidade, a desigualdade social, a quest?es relativas ?s disputas em torno de diferentes projetos pol?ticos, as quest?es relacionadas ? desmotiva??o e ? desvaloriza??o dos professores e demais profissionais da educa??o e do pr?prio ensino p?blico.
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