Ferramentas de comunica??o em organiza??es n?o-governamentais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Borba, Cl?udia Paes
Orientador(a): Perin, Marcelo Gattermann lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Administra??o e Neg?cios
Departamento: Faculdade de Administra??o, Contabilidade e Economia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5538
Resumo: No Brasil, organiza??es n?o-governamentais (ONGs), sem fins lucrativos surgidas durante o regime militar em defesa das desigualdades sociais, perfazem um universo de cerca de nove mil institui??es no pa?s. De caracter?sticas distintas das demais organiza??es sociais existentes, as ONGs baseiam-se pelo trabalho volunt?rio e lutam por diferentes causas sociais e por popula??es que vivem ? margem da sociedade. As peculiaridades das ferramentas de comunica??o, a partir da Comunica??o Integrada de Marketing s?o analisadas sob a ?tica destas organiza??es n?o-governamentais, identificando formas de atua??o ora similares a empresas comerciais que visam lucro, ora totalmente distintas. Neste trabalho procurou-se analisar a rela??o de ferramentas de comunica??o em ONGs, a partir da formula??o de tr?s objetivos espec?ficos: identificar o processo de forma??o de comunica??o nas ONGs selecionadas; verificar o objetivo da comunica??o das ONGs selecionadas e identificar as peculiaridades das ferramentas de comunica??o nas ONGs selecionadas. Foi realizada uma pesquisa explorat?ria e Estudo de Caso com duas ONGs da cidade de Porto Alegre. Para a coleta de dados foram utilizadas as t?cnicas de entrevistas, observa??o e an?lise de documentos. A an?lise de dados foi feita por categorias e nos resultados foram destacadas as rela??es existentes entre as diferentes ferramentas de comunica??o e as peculiaridades da aplica??o de ferramentas de comunica??o no contexto das ONGs. As peculiaridades encontradas foram: aus?ncia de recursos para a??es de comunica??o; aus?ncia de departamentos e profissionais espec?ficos para a ?rea; uso mais intenso da propaganda comparado a outras ferramentas de comunica??o, pertencentes ? Comunica??o Integrada de Marketing; depend?ncia do trabalho volunt?rio; uso desigual das ferramentas de comunica??o entre as ONGs estudadas; uso da ferramenta de comunica??o para dissemina??o da causa social e para a capta??o de recursos e por fim, o uso de linguagem e ve?culos de comunica??o de maneira similar ?s empresas que visam lucro.
id P_RS_3d9fec23e94c60b21904e8cc5e68aecc
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/5538
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Perin, Marcelo GattermannCPF:53845358904http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721682Y9CPF:48475653049Borba, Cl?udia Paes2015-04-14T14:51:57Z2006-11-222006-08-31BORBA, Cl?udia Paes. Ferramentas de comunica??o em organiza??es n?o-governamentais. 2006. 189 f. Disserta??o (Mestrado em Administra??o e neg?cios) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5538Made available in DSpace on 2015-04-14T14:51:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 384245.pdf: 1885988 bytes, checksum: c1283cecc3554a7317762608d40c1541 (MD5) Previous issue date: 2006-08-31No Brasil, organiza??es n?o-governamentais (ONGs), sem fins lucrativos surgidas durante o regime militar em defesa das desigualdades sociais, perfazem um universo de cerca de nove mil institui??es no pa?s. De caracter?sticas distintas das demais organiza??es sociais existentes, as ONGs baseiam-se pelo trabalho volunt?rio e lutam por diferentes causas sociais e por popula??es que vivem ? margem da sociedade. As peculiaridades das ferramentas de comunica??o, a partir da Comunica??o Integrada de Marketing s?o analisadas sob a ?tica destas organiza??es n?o-governamentais, identificando formas de atua??o ora similares a empresas comerciais que visam lucro, ora totalmente distintas. Neste trabalho procurou-se analisar a rela??o de ferramentas de comunica??o em ONGs, a partir da formula??o de tr?s objetivos espec?ficos: identificar o processo de forma??o de comunica??o nas ONGs selecionadas; verificar o objetivo da comunica??o das ONGs selecionadas e identificar as peculiaridades das ferramentas de comunica??o nas ONGs selecionadas. Foi realizada uma pesquisa explorat?ria e Estudo de Caso com duas ONGs da cidade de Porto Alegre. Para a coleta de dados foram utilizadas as t?cnicas de entrevistas, observa??o e an?lise de documentos. A an?lise de dados foi feita por categorias e nos resultados foram destacadas as rela??es existentes entre as diferentes ferramentas de comunica??o e as peculiaridades da aplica??o de ferramentas de comunica??o no contexto das ONGs. As peculiaridades encontradas foram: aus?ncia de recursos para a??es de comunica??o; aus?ncia de departamentos e profissionais espec?ficos para a ?rea; uso mais intenso da propaganda comparado a outras ferramentas de comunica??o, pertencentes ? Comunica??o Integrada de Marketing; depend?ncia do trabalho volunt?rio; uso desigual das ferramentas de comunica??o entre as ONGs estudadas; uso da ferramenta de comunica??o para dissemina??o da causa social e para a capta??o de recursos e por fim, o uso de linguagem e ve?culos de comunica??o de maneira similar ?s empresas que visam lucro.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/16635/384245.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Administra??o e Neg?ciosPUCRSBRFaculdade de Administra??o, Contabilidade e EconomiaMARKETINGCOMUNICA??O ORGANIZACIONALMEIOS DE COMUNICA??OORGANIZA??ES N?O-GOVERNAMENTAISCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASFerramentas de comunica??o em organiza??es n?o-governamentaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis32441290670938363746006004410494103952189146info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL384245.pdf.jpg384245.pdf.jpgimage/jpeg4489http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5538/3/384245.pdf.jpg0a018dff3502211297c7d416940c1c75MD53TEXT384245.pdf.txt384245.pdf.txttext/plain396385http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5538/2/384245.pdf.txt980ce0b674eb9fc542259b67ad4d4219MD52ORIGINAL384245.pdfapplication/pdf1885988http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5538/1/384245.pdfc1283cecc3554a7317762608d40c1541MD51tede/55382015-05-14 10:11:25.109oai:tede2.pucrs.br:tede/5538Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-05-14T13:11:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Ferramentas de comunica??o em organiza??es n?o-governamentais
title Ferramentas de comunica??o em organiza??es n?o-governamentais
spellingShingle Ferramentas de comunica??o em organiza??es n?o-governamentais
Borba, Cl?udia Paes
MARKETING
COMUNICA??O ORGANIZACIONAL
MEIOS DE COMUNICA??O
ORGANIZA??ES N?O-GOVERNAMENTAIS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
title_short Ferramentas de comunica??o em organiza??es n?o-governamentais
title_full Ferramentas de comunica??o em organiza??es n?o-governamentais
title_fullStr Ferramentas de comunica??o em organiza??es n?o-governamentais
title_full_unstemmed Ferramentas de comunica??o em organiza??es n?o-governamentais
title_sort Ferramentas de comunica??o em organiza??es n?o-governamentais
author Borba, Cl?udia Paes
author_facet Borba, Cl?udia Paes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Perin, Marcelo Gattermann
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:53845358904
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721682Y9
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:48475653049
dc.contributor.author.fl_str_mv Borba, Cl?udia Paes
contributor_str_mv Perin, Marcelo Gattermann
dc.subject.por.fl_str_mv MARKETING
COMUNICA??O ORGANIZACIONAL
MEIOS DE COMUNICA??O
ORGANIZA??ES N?O-GOVERNAMENTAIS
topic MARKETING
COMUNICA??O ORGANIZACIONAL
MEIOS DE COMUNICA??O
ORGANIZA??ES N?O-GOVERNAMENTAIS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
description No Brasil, organiza??es n?o-governamentais (ONGs), sem fins lucrativos surgidas durante o regime militar em defesa das desigualdades sociais, perfazem um universo de cerca de nove mil institui??es no pa?s. De caracter?sticas distintas das demais organiza??es sociais existentes, as ONGs baseiam-se pelo trabalho volunt?rio e lutam por diferentes causas sociais e por popula??es que vivem ? margem da sociedade. As peculiaridades das ferramentas de comunica??o, a partir da Comunica??o Integrada de Marketing s?o analisadas sob a ?tica destas organiza??es n?o-governamentais, identificando formas de atua??o ora similares a empresas comerciais que visam lucro, ora totalmente distintas. Neste trabalho procurou-se analisar a rela??o de ferramentas de comunica??o em ONGs, a partir da formula??o de tr?s objetivos espec?ficos: identificar o processo de forma??o de comunica??o nas ONGs selecionadas; verificar o objetivo da comunica??o das ONGs selecionadas e identificar as peculiaridades das ferramentas de comunica??o nas ONGs selecionadas. Foi realizada uma pesquisa explorat?ria e Estudo de Caso com duas ONGs da cidade de Porto Alegre. Para a coleta de dados foram utilizadas as t?cnicas de entrevistas, observa??o e an?lise de documentos. A an?lise de dados foi feita por categorias e nos resultados foram destacadas as rela??es existentes entre as diferentes ferramentas de comunica??o e as peculiaridades da aplica??o de ferramentas de comunica??o no contexto das ONGs. As peculiaridades encontradas foram: aus?ncia de recursos para a??es de comunica??o; aus?ncia de departamentos e profissionais espec?ficos para a ?rea; uso mais intenso da propaganda comparado a outras ferramentas de comunica??o, pertencentes ? Comunica??o Integrada de Marketing; depend?ncia do trabalho volunt?rio; uso desigual das ferramentas de comunica??o entre as ONGs estudadas; uso da ferramenta de comunica??o para dissemina??o da causa social e para a capta??o de recursos e por fim, o uso de linguagem e ve?culos de comunica??o de maneira similar ?s empresas que visam lucro.
publishDate 2006
dc.date.available.fl_str_mv 2006-11-22
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-08-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:51:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BORBA, Cl?udia Paes. Ferramentas de comunica??o em organiza??es n?o-governamentais. 2006. 189 f. Disserta??o (Mestrado em Administra??o e neg?cios) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5538
identifier_str_mv BORBA, Cl?udia Paes. Ferramentas de comunica??o em organiza??es n?o-governamentais. 2006. 189 f. Disserta??o (Mestrado em Administra??o e neg?cios) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3244129067093836374
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.department.fl_str_mv 4410494103952189146
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Administra??o e Neg?cios
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Administra??o, Contabilidade e Economia
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5538/3/384245.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5538/2/384245.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5538/1/384245.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0a018dff3502211297c7d416940c1c75
980ce0b674eb9fc542259b67ad4d4219
c1283cecc3554a7317762608d40c1541
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793210357415936