Forma??o do professor especialista : um desafio pedag?gico?

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Granville, Cristiane Diello lattes
Orientador(a): Engers, Maria Em?lia Amaral lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o
Departamento: Faculdade de Educa?
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3597
Resumo: Esta pesquisa buscou investigar como a atua??o do professor em sala de aula, na qualidade de mediador da aprendizagem, foi influenciada pela sua forma??o, sua hist?ria de vida e seu perfil pessoal. Para tanto prop?s como objetivo analisar o percurso pessoal e profissional dos professores especialistas, que atuam de 5? a 8? s?rie do Ensino Fundamental e no Ensino M?dio. Os participantes foram indicados pelos alunos como os educadores que fazem maior ou menor diferen?a em sua aprendizagem. Desejou saber como essa diferen?a ? constitu?da a partir de suas viv?ncias, suas cren?as, seu perfil, suas concep??es e sua forma??o e como esses fatores interferem nas pr?ticas pedag?gicas. A investiga??o caracterizou-se como por uma abordagem de estudo de caso vinculado ao paradigma qualitativo. O referencial te?rico fundamental est? ancorado em Feuerstein, Dewey, Sch?n, N?voa e Tavares. Esse possibilitou refletir sobre a import?ncia da media??o, da resili?ncia e da forma??o reflexiva no desenvolvimento docente, analisando a profunda rela??o indissoci?vel da pessoa e do profissional. Utilizou-se de question?rio fechado, observa??es e entrevista semi-estruturada, submetida ? an?lise de conte?do (Engers, 1987). Os resultados revelaram que quanto mais os docentes apresentam-se desenvolvidos pessoalmente de forma integral, melhor seus alunos percebem uma pr?tica pedag?gica que marca positivamente sua vida escolar. De acordo com os resultados evidenciados pela an?lise de dados e pelo aporte te?rico desenvolvido na disserta??o, fica evidente que a resili?ncia e a forma??o reflexiva podem constituir-se em ferramentas eficazes na forma??o de professores. Esses fatores, quando considerados, podem resultar em especialistas mais comprometidos com os processos pedag?gicos e que revelam caracter?sticas de mediadores eficazes da aprendizagem. A contribui??o dessa pesquisa, pela compreens?o e interpreta??o de seus resultados, enfatiza a import?ncia de programas de forma??o continuada que busquem desenvolver professores em suas dimens?es pessoais e profissionais, com compet?ncias e habilidades t?cnicas, pedag?gicas e humanas.
id P_RS_53d6c64a090e568350b7dc8f67ca9b5a
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3597
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Engers, Maria Em?lia AmaralCPF:00500631034http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786996P8CPF:80895506068http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4234747Z5Granville, Cristiane Diello2015-04-14T14:22:52Z2009-04-022009-12-16GRANVILLE, Cristiane Diello. Forma??o do professor especialista : um desafio pedag?gico?. 2009. 110 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3597Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 410835.pdf: 935697 bytes, checksum: bd01e1eb3de374de5d3ea960bcf0dfa8 (MD5) Previous issue date: 2009-12-16Esta pesquisa buscou investigar como a atua??o do professor em sala de aula, na qualidade de mediador da aprendizagem, foi influenciada pela sua forma??o, sua hist?ria de vida e seu perfil pessoal. Para tanto prop?s como objetivo analisar o percurso pessoal e profissional dos professores especialistas, que atuam de 5? a 8? s?rie do Ensino Fundamental e no Ensino M?dio. Os participantes foram indicados pelos alunos como os educadores que fazem maior ou menor diferen?a em sua aprendizagem. Desejou saber como essa diferen?a ? constitu?da a partir de suas viv?ncias, suas cren?as, seu perfil, suas concep??es e sua forma??o e como esses fatores interferem nas pr?ticas pedag?gicas. A investiga??o caracterizou-se como por uma abordagem de estudo de caso vinculado ao paradigma qualitativo. O referencial te?rico fundamental est? ancorado em Feuerstein, Dewey, Sch?n, N?voa e Tavares. Esse possibilitou refletir sobre a import?ncia da media??o, da resili?ncia e da forma??o reflexiva no desenvolvimento docente, analisando a profunda rela??o indissoci?vel da pessoa e do profissional. Utilizou-se de question?rio fechado, observa??es e entrevista semi-estruturada, submetida ? an?lise de conte?do (Engers, 1987). Os resultados revelaram que quanto mais os docentes apresentam-se desenvolvidos pessoalmente de forma integral, melhor seus alunos percebem uma pr?tica pedag?gica que marca positivamente sua vida escolar. De acordo com os resultados evidenciados pela an?lise de dados e pelo aporte te?rico desenvolvido na disserta??o, fica evidente que a resili?ncia e a forma??o reflexiva podem constituir-se em ferramentas eficazes na forma??o de professores. Esses fatores, quando considerados, podem resultar em especialistas mais comprometidos com os processos pedag?gicos e que revelam caracter?sticas de mediadores eficazes da aprendizagem. A contribui??o dessa pesquisa, pela compreens?o e interpreta??o de seus resultados, enfatiza a import?ncia de programas de forma??o continuada que busquem desenvolver professores em suas dimens?es pessoais e profissionais, com compet?ncias e habilidades t?cnicas, pedag?gicas e humanas.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13065/410835.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??oPUCRSBRFaculdade de Educa?EDUCA??OPROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONALPROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONALAPRENDIZAGEMMEDIA??OPEDAGOGIACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOForma??o do professor especialista : um desafio pedag?gico?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL410835.pdf.jpg410835.pdf.jpgimage/jpeg3171http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3597/3/410835.pdf.jpg9998a1d2df44b65c898a93a28203bb74MD53TEXT410835.pdf.txt410835.pdf.txttext/plain226534http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3597/2/410835.pdf.txt74477cc59e4bd6c5f77eddf99854256aMD52ORIGINAL410835.pdfapplication/pdf935697http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3597/1/410835.pdfbd01e1eb3de374de5d3ea960bcf0dfa8MD51tede/35972015-04-17 15:54:57.884oai:tede2.pucrs.br:tede/3597Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Forma??o do professor especialista : um desafio pedag?gico?
title Forma??o do professor especialista : um desafio pedag?gico?
spellingShingle Forma??o do professor especialista : um desafio pedag?gico?
Granville, Cristiane Diello
EDUCA??O
PROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONAL
PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL
APRENDIZAGEM
MEDIA??O
PEDAGOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Forma??o do professor especialista : um desafio pedag?gico?
title_full Forma??o do professor especialista : um desafio pedag?gico?
title_fullStr Forma??o do professor especialista : um desafio pedag?gico?
title_full_unstemmed Forma??o do professor especialista : um desafio pedag?gico?
title_sort Forma??o do professor especialista : um desafio pedag?gico?
author Granville, Cristiane Diello
author_facet Granville, Cristiane Diello
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Engers, Maria Em?lia Amaral
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:00500631034
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786996P8
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:80895506068
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4234747Z5
dc.contributor.author.fl_str_mv Granville, Cristiane Diello
contributor_str_mv Engers, Maria Em?lia Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCA??O
PROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONAL
PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL
APRENDIZAGEM
MEDIA??O
PEDAGOGIA
topic EDUCA??O
PROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONAL
PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL
APRENDIZAGEM
MEDIA??O
PEDAGOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta pesquisa buscou investigar como a atua??o do professor em sala de aula, na qualidade de mediador da aprendizagem, foi influenciada pela sua forma??o, sua hist?ria de vida e seu perfil pessoal. Para tanto prop?s como objetivo analisar o percurso pessoal e profissional dos professores especialistas, que atuam de 5? a 8? s?rie do Ensino Fundamental e no Ensino M?dio. Os participantes foram indicados pelos alunos como os educadores que fazem maior ou menor diferen?a em sua aprendizagem. Desejou saber como essa diferen?a ? constitu?da a partir de suas viv?ncias, suas cren?as, seu perfil, suas concep??es e sua forma??o e como esses fatores interferem nas pr?ticas pedag?gicas. A investiga??o caracterizou-se como por uma abordagem de estudo de caso vinculado ao paradigma qualitativo. O referencial te?rico fundamental est? ancorado em Feuerstein, Dewey, Sch?n, N?voa e Tavares. Esse possibilitou refletir sobre a import?ncia da media??o, da resili?ncia e da forma??o reflexiva no desenvolvimento docente, analisando a profunda rela??o indissoci?vel da pessoa e do profissional. Utilizou-se de question?rio fechado, observa??es e entrevista semi-estruturada, submetida ? an?lise de conte?do (Engers, 1987). Os resultados revelaram que quanto mais os docentes apresentam-se desenvolvidos pessoalmente de forma integral, melhor seus alunos percebem uma pr?tica pedag?gica que marca positivamente sua vida escolar. De acordo com os resultados evidenciados pela an?lise de dados e pelo aporte te?rico desenvolvido na disserta??o, fica evidente que a resili?ncia e a forma??o reflexiva podem constituir-se em ferramentas eficazes na forma??o de professores. Esses fatores, quando considerados, podem resultar em especialistas mais comprometidos com os processos pedag?gicos e que revelam caracter?sticas de mediadores eficazes da aprendizagem. A contribui??o dessa pesquisa, pela compreens?o e interpreta??o de seus resultados, enfatiza a import?ncia de programas de forma??o continuada que busquem desenvolver professores em suas dimens?es pessoais e profissionais, com compet?ncias e habilidades t?cnicas, pedag?gicas e humanas.
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-04-02
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-12-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:22:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GRANVILLE, Cristiane Diello. Forma??o do professor especialista : um desafio pedag?gico?. 2009. 110 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3597
identifier_str_mv GRANVILLE, Cristiane Diello. Forma??o do professor especialista : um desafio pedag?gico?. 2009. 110 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -8451285793228477937
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7024413195758546274
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educa?
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3597/3/410835.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3597/2/410835.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3597/1/410835.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9998a1d2df44b65c898a93a28203bb74
74477cc59e4bd6c5f77eddf99854256a
bd01e1eb3de374de5d3ea960bcf0dfa8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793196953468928