A utilização de material didático-pedagógico em ateliês de matemática, para o estudo do teorema de Pitágoras
Ano de defesa: | 2004 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
|
Departamento: |
Faculdade de Fíca
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3526 |
Resumo: | O presente trabalho tem por finalidade apresentar uma alternativa de procedimento no processo ensino-aprendizagem, objetivando proporcionar a utilização de material didático-pedagógico que possibilite uma melhor compreensão do estudo da Álgebra, a partir do Teorema de Pitágoras, contribuindo para a superação das dificuldades no ensino da mesma, bem como possibilitando que o aluno a relacione com o seu cotidiano. Esta prática foi desenvolvida em forma de Ateliês, uma alternativa de ensinoaprendizagem em que o trabalho é feito através de grupos cooperativos, usando materiais concretos e explorando situações do cotidiano, intercalando teoria e prática. O trabalho foi desenvolvido no Centro Educacional Dom, em Erechim/RS, envolvendo cerca de dez alunos, durante dois meses, totalizando oito encontros cada um de duas horas-aula. Foram elaboradas atividades sobre Álgebra e Teorema de Pitágoras, utilizando recursos didático-pedagógicos e situações problemas envolvendo a realidade dos alunos, da escola e do bairro onde ela se localiza. As atividades foram constantemente observadas para verificar o interesse, participação e envolvimento dos alunos no trabalho, no manuseio dos materiais didático-pedagógicos e nas discussões. Ainda aplicaram-se dois questionários, um no início da prática e outro no final, para avaliar a aprendizagem dos conceitos trabalhados durante os ateliês. No decorrer das práticas, oportunizou-se a promoção de experiências variadas, a socialização de idéias, a compreensão dos conteúdos tratados e debates sobre os mesmos, em um ambiente de constantes desafios e satisfações. A pós o relato das observações feitas em cada ateliê, da análise dos resultados obtidos nos testes e exercícios, encontram-se comentários sobre as entrevistas, as conclusões e considerações finais, em que se ressalta o crescimento dos alunos durante a prática, mostrando que o trabalho foi relevante para o desenvolvimento do conteúdo abordado. |
id |
P_RS_54b1b4cedd386a5ecb571dd2fdb63f55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3526 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Cury, Helena NoronhaCPF:9004430527http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728788U5CPF:92484263015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706243Z5Mottin, Elisandra2015-04-14T14:13:17Z2007-10-252004-03-11MOTTIN, Elisandra. A utilização de material didático-pedagógico em ateliês de matemática, para o estudo do teorema de Pitágoras. 2004. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3526Made available in DSpace on 2015-04-14T14:13:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 319835.pdf: 1326146 bytes, checksum: e75857947d277cd38cab46eaac2be7cd (MD5) Previous issue date: 2004-03-11O presente trabalho tem por finalidade apresentar uma alternativa de procedimento no processo ensino-aprendizagem, objetivando proporcionar a utilização de material didático-pedagógico que possibilite uma melhor compreensão do estudo da Álgebra, a partir do Teorema de Pitágoras, contribuindo para a superação das dificuldades no ensino da mesma, bem como possibilitando que o aluno a relacione com o seu cotidiano. Esta prática foi desenvolvida em forma de Ateliês, uma alternativa de ensinoaprendizagem em que o trabalho é feito através de grupos cooperativos, usando materiais concretos e explorando situações do cotidiano, intercalando teoria e prática. O trabalho foi desenvolvido no Centro Educacional Dom, em Erechim/RS, envolvendo cerca de dez alunos, durante dois meses, totalizando oito encontros cada um de duas horas-aula. Foram elaboradas atividades sobre Álgebra e Teorema de Pitágoras, utilizando recursos didático-pedagógicos e situações problemas envolvendo a realidade dos alunos, da escola e do bairro onde ela se localiza. As atividades foram constantemente observadas para verificar o interesse, participação e envolvimento dos alunos no trabalho, no manuseio dos materiais didático-pedagógicos e nas discussões. Ainda aplicaram-se dois questionários, um no início da prática e outro no final, para avaliar a aprendizagem dos conceitos trabalhados durante os ateliês. No decorrer das práticas, oportunizou-se a promoção de experiências variadas, a socialização de idéias, a compreensão dos conteúdos tratados e debates sobre os mesmos, em um ambiente de constantes desafios e satisfações. A pós o relato das observações feitas em cada ateliê, da análise dos resultados obtidos nos testes e exercícios, encontram-se comentários sobre as entrevistas, as conclusões e considerações finais, em que se ressalta o crescimento dos alunos durante a prática, mostrando que o trabalho foi relevante para o desenvolvimento do conteúdo abordado.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12821/319835.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaMATEMÁTICA - MÉTODOS DE ENSINOTEOREMA DE PITÁGORASMATEMÁTICA - DIDÁTICAAPRENDIZAGEMÁLGEBRA - ENSINOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA utilização de material didático-pedagógico em ateliês de matemática, para o estudo do teorema de Pitágorasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL319835.pdf.jpg319835.pdf.jpgimage/jpeg3172http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3526/3/319835.pdf.jpga53b328a701a30cd3c91149b27e37e5bMD53TEXT319835.pdf.txt319835.pdf.txttext/plain147745http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3526/2/319835.pdf.txtbb4f2b27a8a6d3fe74ad922c2c6dd151MD52ORIGINAL319835.pdfapplication/pdf1326146http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3526/1/319835.pdfe75857947d277cd38cab46eaac2be7cdMD51tede/35262015-04-17 15:59:58.966oai:tede2.pucrs.br:tede/3526Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A utilização de material didático-pedagógico em ateliês de matemática, para o estudo do teorema de Pitágoras |
title |
A utilização de material didático-pedagógico em ateliês de matemática, para o estudo do teorema de Pitágoras |
spellingShingle |
A utilização de material didático-pedagógico em ateliês de matemática, para o estudo do teorema de Pitágoras Mottin, Elisandra MATEMÁTICA - MÉTODOS DE ENSINO TEOREMA DE PITÁGORAS MATEMÁTICA - DIDÁTICA APRENDIZAGEM ÁLGEBRA - ENSINO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A utilização de material didático-pedagógico em ateliês de matemática, para o estudo do teorema de Pitágoras |
title_full |
A utilização de material didático-pedagógico em ateliês de matemática, para o estudo do teorema de Pitágoras |
title_fullStr |
A utilização de material didático-pedagógico em ateliês de matemática, para o estudo do teorema de Pitágoras |
title_full_unstemmed |
A utilização de material didático-pedagógico em ateliês de matemática, para o estudo do teorema de Pitágoras |
title_sort |
A utilização de material didático-pedagógico em ateliês de matemática, para o estudo do teorema de Pitágoras |
author |
Mottin, Elisandra |
author_facet |
Mottin, Elisandra |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cury, Helena Noronha |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:9004430527 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728788U5 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:92484263015 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706243Z5 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mottin, Elisandra |
contributor_str_mv |
Cury, Helena Noronha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MATEMÁTICA - MÉTODOS DE ENSINO TEOREMA DE PITÁGORAS MATEMÁTICA - DIDÁTICA APRENDIZAGEM ÁLGEBRA - ENSINO |
topic |
MATEMÁTICA - MÉTODOS DE ENSINO TEOREMA DE PITÁGORAS MATEMÁTICA - DIDÁTICA APRENDIZAGEM ÁLGEBRA - ENSINO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O presente trabalho tem por finalidade apresentar uma alternativa de procedimento no processo ensino-aprendizagem, objetivando proporcionar a utilização de material didático-pedagógico que possibilite uma melhor compreensão do estudo da Álgebra, a partir do Teorema de Pitágoras, contribuindo para a superação das dificuldades no ensino da mesma, bem como possibilitando que o aluno a relacione com o seu cotidiano. Esta prática foi desenvolvida em forma de Ateliês, uma alternativa de ensinoaprendizagem em que o trabalho é feito através de grupos cooperativos, usando materiais concretos e explorando situações do cotidiano, intercalando teoria e prática. O trabalho foi desenvolvido no Centro Educacional Dom, em Erechim/RS, envolvendo cerca de dez alunos, durante dois meses, totalizando oito encontros cada um de duas horas-aula. Foram elaboradas atividades sobre Álgebra e Teorema de Pitágoras, utilizando recursos didático-pedagógicos e situações problemas envolvendo a realidade dos alunos, da escola e do bairro onde ela se localiza. As atividades foram constantemente observadas para verificar o interesse, participação e envolvimento dos alunos no trabalho, no manuseio dos materiais didático-pedagógicos e nas discussões. Ainda aplicaram-se dois questionários, um no início da prática e outro no final, para avaliar a aprendizagem dos conceitos trabalhados durante os ateliês. No decorrer das práticas, oportunizou-se a promoção de experiências variadas, a socialização de idéias, a compreensão dos conteúdos tratados e debates sobre os mesmos, em um ambiente de constantes desafios e satisfações. A pós o relato das observações feitas em cada ateliê, da análise dos resultados obtidos nos testes e exercícios, encontram-se comentários sobre as entrevistas, as conclusões e considerações finais, em que se ressalta o crescimento dos alunos durante a prática, mostrando que o trabalho foi relevante para o desenvolvimento do conteúdo abordado. |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004-03-11 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-10-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:13:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MOTTIN, Elisandra. A utilização de material didático-pedagógico em ateliês de matemática, para o estudo do teorema de Pitágoras. 2004. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3526 |
identifier_str_mv |
MOTTIN, Elisandra. A utilização de material didático-pedagógico em ateliês de matemática, para o estudo do teorema de Pitágoras. 2004. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3526 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3565627554998330423 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
6574392640991280001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Fíca |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3526/3/319835.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3526/2/319835.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3526/1/319835.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a53b328a701a30cd3c91149b27e37e5b bb4f2b27a8a6d3fe74ad922c2c6dd151 e75857947d277cd38cab46eaac2be7cd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765470809686016 |