Deslugariza??o : a provisoriedade das conversa??es na singularidade dos fios

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Souza, D?ris Helena de lattes
Orientador(a): Abrah?o, Maria Helena Menna Barreto lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o
Departamento: Faculdade de Educa?
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3831
Resumo: O presente trabalho apresenta o resultado de uma investiga??o realizada por quatro anos com alunas/professoras de um curso de Pedagogia, que at? 2006 habilitava-as para a doc?ncia de anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo analisa as pr?ticas destas alunas/professoras, no sentido de perceber que a experi?ncia de estar-sendo-professora-ainda-estando-aluna envolve rela??es que ora capturam, ora libertam quem a vive, uma vez que esta experi?ncia ? um movimento de permanente vir a ser, tese deste trabalho. Esta tese relaciona o movimento de deslugariza??o com o contar de si e do outro de diferentes modos. Este trabalho ? marcado pelo di?logo com te?ricos como Foucault, Certeau, Bhabha, Marc ?uge e outros que se referem ?s rela??es de amizade no processo de ensinar e aprender. Junto a estas teoriza??es, problematiza-se a possibilidade estar-sendo-professora-ainda-estando-aluna pelos dispositivos que compuseram o material emp?rico analisado: os memoriais de vida, as expectativas em rela??o ? pr?tica docente e as cartas pedag?gicas. Todos eles parte integrante dos Relat?rios Finais de est?gio docente. O estar-sendo-professora-ainda-estando-aluna contrap?e-se, neste trabalho, ao ser professora e estar aluna, pois esta ? a diferen?a que o movimento de deslugariza??o busca tornar diferente
id P_RS_5d4f5b662b6c0716fc6e86e201d0011b
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3831
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Abrah?o, Maria Helena Menna BarretoCPF:05525225034http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786996H5CPF:38137674004http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701064D1Souza, D?ris Helena de2015-04-14T14:23:53Z2007-05-212007-01-12SOUZA, D?ris Helena de. Deslugariza??o : a provisoriedade das conversa??es na singularidade dos fios. 2007. 184 f. Tese (Doutorado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3831Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 390172.pdf: 782312 bytes, checksum: 34dfc2dcfd8930d10be04120887bda6b (MD5) Previous issue date: 2007-01-12O presente trabalho apresenta o resultado de uma investiga??o realizada por quatro anos com alunas/professoras de um curso de Pedagogia, que at? 2006 habilitava-as para a doc?ncia de anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo analisa as pr?ticas destas alunas/professoras, no sentido de perceber que a experi?ncia de estar-sendo-professora-ainda-estando-aluna envolve rela??es que ora capturam, ora libertam quem a vive, uma vez que esta experi?ncia ? um movimento de permanente vir a ser, tese deste trabalho. Esta tese relaciona o movimento de deslugariza??o com o contar de si e do outro de diferentes modos. Este trabalho ? marcado pelo di?logo com te?ricos como Foucault, Certeau, Bhabha, Marc ?uge e outros que se referem ?s rela??es de amizade no processo de ensinar e aprender. Junto a estas teoriza??es, problematiza-se a possibilidade estar-sendo-professora-ainda-estando-aluna pelos dispositivos que compuseram o material emp?rico analisado: os memoriais de vida, as expectativas em rela??o ? pr?tica docente e as cartas pedag?gicas. Todos eles parte integrante dos Relat?rios Finais de est?gio docente. O estar-sendo-professora-ainda-estando-aluna contrap?e-se, neste trabalho, ao ser professora e estar aluna, pois esta ? a diferen?a que o movimento de deslugariza??o busca tornar diferenteapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12831/390172.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??oPUCRSBRFaculdade de Educa?PEDAGOGIAPROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONALPROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONALRELA??O PROFESSOR-ALUNORELA??ES INTERPESSOAISCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAODeslugariza??o : a provisoriedade das conversa??es na singularidade dos fiosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL390172.pdf.jpg390172.pdf.jpgimage/jpeg4461http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3831/3/390172.pdf.jpg44784250e1878e5302664963b808a852MD53TEXT390172.pdf.txt390172.pdf.txttext/plain274298http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3831/2/390172.pdf.txt23821f1c8b648abca7bb137ba04671d0MD52ORIGINAL390172.pdfapplication/pdf782312http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3831/1/390172.pdf34dfc2dcfd8930d10be04120887bda6bMD51tede/38312015-04-17 15:54:57.14oai:tede2.pucrs.br:tede/3831Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Deslugariza??o : a provisoriedade das conversa??es na singularidade dos fios
title Deslugariza??o : a provisoriedade das conversa??es na singularidade dos fios
spellingShingle Deslugariza??o : a provisoriedade das conversa??es na singularidade dos fios
Souza, D?ris Helena de
PEDAGOGIA
PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL
PROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONAL
RELA??O PROFESSOR-ALUNO
RELA??ES INTERPESSOAIS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Deslugariza??o : a provisoriedade das conversa??es na singularidade dos fios
title_full Deslugariza??o : a provisoriedade das conversa??es na singularidade dos fios
title_fullStr Deslugariza??o : a provisoriedade das conversa??es na singularidade dos fios
title_full_unstemmed Deslugariza??o : a provisoriedade das conversa??es na singularidade dos fios
title_sort Deslugariza??o : a provisoriedade das conversa??es na singularidade dos fios
author Souza, D?ris Helena de
author_facet Souza, D?ris Helena de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Abrah?o, Maria Helena Menna Barreto
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:05525225034
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786996H5
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:38137674004
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701064D1
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, D?ris Helena de
contributor_str_mv Abrah?o, Maria Helena Menna Barreto
dc.subject.por.fl_str_mv PEDAGOGIA
PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL
PROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONAL
RELA??O PROFESSOR-ALUNO
RELA??ES INTERPESSOAIS
topic PEDAGOGIA
PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL
PROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONAL
RELA??O PROFESSOR-ALUNO
RELA??ES INTERPESSOAIS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente trabalho apresenta o resultado de uma investiga??o realizada por quatro anos com alunas/professoras de um curso de Pedagogia, que at? 2006 habilitava-as para a doc?ncia de anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo analisa as pr?ticas destas alunas/professoras, no sentido de perceber que a experi?ncia de estar-sendo-professora-ainda-estando-aluna envolve rela??es que ora capturam, ora libertam quem a vive, uma vez que esta experi?ncia ? um movimento de permanente vir a ser, tese deste trabalho. Esta tese relaciona o movimento de deslugariza??o com o contar de si e do outro de diferentes modos. Este trabalho ? marcado pelo di?logo com te?ricos como Foucault, Certeau, Bhabha, Marc ?uge e outros que se referem ?s rela??es de amizade no processo de ensinar e aprender. Junto a estas teoriza??es, problematiza-se a possibilidade estar-sendo-professora-ainda-estando-aluna pelos dispositivos que compuseram o material emp?rico analisado: os memoriais de vida, as expectativas em rela??o ? pr?tica docente e as cartas pedag?gicas. Todos eles parte integrante dos Relat?rios Finais de est?gio docente. O estar-sendo-professora-ainda-estando-aluna contrap?e-se, neste trabalho, ao ser professora e estar aluna, pois esta ? a diferen?a que o movimento de deslugariza??o busca tornar diferente
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-05-21
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-01-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:23:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, D?ris Helena de. Deslugariza??o : a provisoriedade das conversa??es na singularidade dos fios. 2007. 184 f. Tese (Doutorado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3831
identifier_str_mv SOUZA, D?ris Helena de. Deslugariza??o : a provisoriedade das conversa??es na singularidade dos fios. 2007. 184 f. Tese (Doutorado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -8451285793228477937
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7024413195758546274
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educa?
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3831/3/390172.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3831/2/390172.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3831/1/390172.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 44784250e1878e5302664963b808a852
23821f1c8b648abca7bb137ba04671d0
34dfc2dcfd8930d10be04120887bda6b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793198677327872