Deslugariza??o : a provisoriedade das conversa??es na singularidade dos fios
Ano de defesa: | 2007 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o
|
Departamento: |
Faculdade de Educa?
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3831 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta o resultado de uma investiga??o realizada por quatro anos com alunas/professoras de um curso de Pedagogia, que at? 2006 habilitava-as para a doc?ncia de anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo analisa as pr?ticas destas alunas/professoras, no sentido de perceber que a experi?ncia de estar-sendo-professora-ainda-estando-aluna envolve rela??es que ora capturam, ora libertam quem a vive, uma vez que esta experi?ncia ? um movimento de permanente vir a ser, tese deste trabalho. Esta tese relaciona o movimento de deslugariza??o com o contar de si e do outro de diferentes modos. Este trabalho ? marcado pelo di?logo com te?ricos como Foucault, Certeau, Bhabha, Marc ?uge e outros que se referem ?s rela??es de amizade no processo de ensinar e aprender. Junto a estas teoriza??es, problematiza-se a possibilidade estar-sendo-professora-ainda-estando-aluna pelos dispositivos que compuseram o material emp?rico analisado: os memoriais de vida, as expectativas em rela??o ? pr?tica docente e as cartas pedag?gicas. Todos eles parte integrante dos Relat?rios Finais de est?gio docente. O estar-sendo-professora-ainda-estando-aluna contrap?e-se, neste trabalho, ao ser professora e estar aluna, pois esta ? a diferen?a que o movimento de deslugariza??o busca tornar diferente |
id |
P_RS_5d4f5b662b6c0716fc6e86e201d0011b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3831 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Abrah?o, Maria Helena Menna BarretoCPF:05525225034http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786996H5CPF:38137674004http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701064D1Souza, D?ris Helena de2015-04-14T14:23:53Z2007-05-212007-01-12SOUZA, D?ris Helena de. Deslugariza??o : a provisoriedade das conversa??es na singularidade dos fios. 2007. 184 f. Tese (Doutorado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3831Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 390172.pdf: 782312 bytes, checksum: 34dfc2dcfd8930d10be04120887bda6b (MD5) Previous issue date: 2007-01-12O presente trabalho apresenta o resultado de uma investiga??o realizada por quatro anos com alunas/professoras de um curso de Pedagogia, que at? 2006 habilitava-as para a doc?ncia de anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo analisa as pr?ticas destas alunas/professoras, no sentido de perceber que a experi?ncia de estar-sendo-professora-ainda-estando-aluna envolve rela??es que ora capturam, ora libertam quem a vive, uma vez que esta experi?ncia ? um movimento de permanente vir a ser, tese deste trabalho. Esta tese relaciona o movimento de deslugariza??o com o contar de si e do outro de diferentes modos. Este trabalho ? marcado pelo di?logo com te?ricos como Foucault, Certeau, Bhabha, Marc ?uge e outros que se referem ?s rela??es de amizade no processo de ensinar e aprender. Junto a estas teoriza??es, problematiza-se a possibilidade estar-sendo-professora-ainda-estando-aluna pelos dispositivos que compuseram o material emp?rico analisado: os memoriais de vida, as expectativas em rela??o ? pr?tica docente e as cartas pedag?gicas. Todos eles parte integrante dos Relat?rios Finais de est?gio docente. O estar-sendo-professora-ainda-estando-aluna contrap?e-se, neste trabalho, ao ser professora e estar aluna, pois esta ? a diferen?a que o movimento de deslugariza??o busca tornar diferenteapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12831/390172.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??oPUCRSBRFaculdade de Educa?PEDAGOGIAPROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONALPROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONALRELA??O PROFESSOR-ALUNORELA??ES INTERPESSOAISCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAODeslugariza??o : a provisoriedade das conversa??es na singularidade dos fiosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL390172.pdf.jpg390172.pdf.jpgimage/jpeg4461http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3831/3/390172.pdf.jpg44784250e1878e5302664963b808a852MD53TEXT390172.pdf.txt390172.pdf.txttext/plain274298http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3831/2/390172.pdf.txt23821f1c8b648abca7bb137ba04671d0MD52ORIGINAL390172.pdfapplication/pdf782312http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3831/1/390172.pdf34dfc2dcfd8930d10be04120887bda6bMD51tede/38312015-04-17 15:54:57.14oai:tede2.pucrs.br:tede/3831Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Deslugariza??o : a provisoriedade das conversa??es na singularidade dos fios |
title |
Deslugariza??o : a provisoriedade das conversa??es na singularidade dos fios |
spellingShingle |
Deslugariza??o : a provisoriedade das conversa??es na singularidade dos fios Souza, D?ris Helena de PEDAGOGIA PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL PROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONAL RELA??O PROFESSOR-ALUNO RELA??ES INTERPESSOAIS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Deslugariza??o : a provisoriedade das conversa??es na singularidade dos fios |
title_full |
Deslugariza??o : a provisoriedade das conversa??es na singularidade dos fios |
title_fullStr |
Deslugariza??o : a provisoriedade das conversa??es na singularidade dos fios |
title_full_unstemmed |
Deslugariza??o : a provisoriedade das conversa??es na singularidade dos fios |
title_sort |
Deslugariza??o : a provisoriedade das conversa??es na singularidade dos fios |
author |
Souza, D?ris Helena de |
author_facet |
Souza, D?ris Helena de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Abrah?o, Maria Helena Menna Barreto |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:05525225034 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786996H5 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:38137674004 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701064D1 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, D?ris Helena de |
contributor_str_mv |
Abrah?o, Maria Helena Menna Barreto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PEDAGOGIA PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL PROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONAL RELA??O PROFESSOR-ALUNO RELA??ES INTERPESSOAIS |
topic |
PEDAGOGIA PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL PROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONAL RELA??O PROFESSOR-ALUNO RELA??ES INTERPESSOAIS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O presente trabalho apresenta o resultado de uma investiga??o realizada por quatro anos com alunas/professoras de um curso de Pedagogia, que at? 2006 habilitava-as para a doc?ncia de anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo analisa as pr?ticas destas alunas/professoras, no sentido de perceber que a experi?ncia de estar-sendo-professora-ainda-estando-aluna envolve rela??es que ora capturam, ora libertam quem a vive, uma vez que esta experi?ncia ? um movimento de permanente vir a ser, tese deste trabalho. Esta tese relaciona o movimento de deslugariza??o com o contar de si e do outro de diferentes modos. Este trabalho ? marcado pelo di?logo com te?ricos como Foucault, Certeau, Bhabha, Marc ?uge e outros que se referem ?s rela??es de amizade no processo de ensinar e aprender. Junto a estas teoriza??es, problematiza-se a possibilidade estar-sendo-professora-ainda-estando-aluna pelos dispositivos que compuseram o material emp?rico analisado: os memoriais de vida, as expectativas em rela??o ? pr?tica docente e as cartas pedag?gicas. Todos eles parte integrante dos Relat?rios Finais de est?gio docente. O estar-sendo-professora-ainda-estando-aluna contrap?e-se, neste trabalho, ao ser professora e estar aluna, pois esta ? a diferen?a que o movimento de deslugariza??o busca tornar diferente |
publishDate |
2007 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-05-21 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-01-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:23:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA, D?ris Helena de. Deslugariza??o : a provisoriedade das conversa??es na singularidade dos fios. 2007. 184 f. Tese (Doutorado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3831 |
identifier_str_mv |
SOUZA, D?ris Helena de. Deslugariza??o : a provisoriedade das conversa??es na singularidade dos fios. 2007. 184 f. Tese (Doutorado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3831 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-8451285793228477937 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
7024413195758546274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educa? |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3831/3/390172.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3831/2/390172.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3831/1/390172.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
44784250e1878e5302664963b808a852 23821f1c8b648abca7bb137ba04671d0 34dfc2dcfd8930d10be04120887bda6b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1796793198677327872 |