Sustentabilidade e acessibilidade no ensino superior : contribui??es para um diagn?stico socioambiental da PUCRS
Ano de defesa: | 2013 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o
|
Departamento: |
Faculdade de Educa?
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3756 |
Resumo: | This research sought to identify, through a campus environmental diagnosis of Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS), how occurs the internalization of practices and policies for sustainability and accessibility in this university aiming to contribute to the understanding of this process in higher education. Initially, the work gathered information from the website of environmentalization PUCRS and institutional documents. The results were grouped into categories related to teaching, research, extension and management. In a second step, we applied the Test of Sustainability to assess how users perceive the Porto Alegre campus sustainability measures and how they act individually in this way. From the analysis, we claim that the PUCRS follows a trend of sustainability and institutionalization and this process can be observed in Brazilian and Iberoamericans universities as well. At the same time, the response shows the users' perception reveals the necessity to strengthen environmental education for citizenship. Likewise, the dialogue between the concept of accessibility begins to make connections in the field theory, which still deserves further elaboration. |
id |
P_RS_5da71818f949c2297011708a5ddce0ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3756 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Carvalho, Isabel Cristina de MouraCPF:00153371706http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782300D2CPF:98645765004Borges, Jorge Amaro de Souza2015-04-14T14:23:32Z2013-05-072013-02-21BORGES, Jorge Amaro de Souza. Sustentabilidade e acessibilidade no ensino superior : contribui??es para um diagn?stico socioambiental da PUCRS. 2013. 290 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3756This research sought to identify, through a campus environmental diagnosis of Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS), how occurs the internalization of practices and policies for sustainability and accessibility in this university aiming to contribute to the understanding of this process in higher education. Initially, the work gathered information from the website of environmentalization PUCRS and institutional documents. The results were grouped into categories related to teaching, research, extension and management. In a second step, we applied the Test of Sustainability to assess how users perceive the Porto Alegre campus sustainability measures and how they act individually in this way. From the analysis, we claim that the PUCRS follows a trend of sustainability and institutionalization and this process can be observed in Brazilian and Iberoamericans universities as well. At the same time, the response shows the users' perception reveals the necessity to strengthen environmental education for citizenship. Likewise, the dialogue between the concept of accessibility begins to make connections in the field theory, which still deserves further elaboration.A presente pesquisa buscou identificar, atrav?s de um diagn?stico socioambiental do campus de Porto Alegre da Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul (PUCRS), como ocorre a internaliza??o de pr?ticas e pol?ticas de sustentabilidade e de acessibilidade nesta universidade contribuindo para a compreens?o deste processo no ?mbito do ensino superior. O trabalho, inicialmente, consistiu em levantar informa??es de ambientaliza??o na p?gina eletr?nica da PUCRS e em documentos institucionais, sendo os resultados agrupados em categorias relacionadas a ensino, pesquisa, extens?o e gest?o. Em uma segunda etapa, aplicou-se o Teste de Sustentabilidade, para avaliar como os usu?rios do campus Porto Alegre percebem as medidas de sustentabilidade e como atuam nesta dire??o, de forma individual. A partir da an?lise, podemos observar que a PUCRS segue uma tend?ncia de institucionaliza??o da sustentabilidade e este processo p?de ser observado em universidades brasileiras e iberoamericanas. Ao mesmo tempo, a resposta da percep??o dos usu?rios mostra a necessidade do fortalecimento de a??es de educa??o ambiental para a cidadania. Da mesma forma, o di?logo entre os conceito de acessibilidade e sustentabilidade come?a a estabelecer conex?es no campo te?rico, que merece ainda maior aprofundamento.Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 447753.pdf: 4098882 bytes, checksum: 3fc2166291a8994c9555554287f84c79 (MD5) Previous issue date: 2013-02-21application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/7705/447753.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??oPUCRSBRFaculdade de Educa?EDUCA??O AMBIENTALSUSTENTABILIDADEPESSOAS COM DEFICI?NCIAINCLUS?O SOCIALACESSIBILIDADECIDADANIACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOSustentabilidade e acessibilidade no ensino superior : contribui??es para um diagn?stico socioambiental da PUCRSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL447753.pdf.jpg447753.pdf.jpgimage/jpeg3411http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3756/3/447753.pdf.jpg434ae11051d6dbac2a51d0b0458d1dd3MD53TEXT447753.pdf.txt447753.pdf.txttext/plain319572http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3756/2/447753.pdf.txt0c85155a9cf162e4a984a5eaa9ce14e8MD52ORIGINAL447753.pdfapplication/pdf4098882http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3756/1/447753.pdf3fc2166291a8994c9555554287f84c79MD51tede/37562015-04-17 15:54:56.677oai:tede2.pucrs.br:tede/3756Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Sustentabilidade e acessibilidade no ensino superior : contribui??es para um diagn?stico socioambiental da PUCRS |
title |
Sustentabilidade e acessibilidade no ensino superior : contribui??es para um diagn?stico socioambiental da PUCRS |
spellingShingle |
Sustentabilidade e acessibilidade no ensino superior : contribui??es para um diagn?stico socioambiental da PUCRS Borges, Jorge Amaro de Souza EDUCA??O AMBIENTAL SUSTENTABILIDADE PESSOAS COM DEFICI?NCIA INCLUS?O SOCIAL ACESSIBILIDADE CIDADANIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Sustentabilidade e acessibilidade no ensino superior : contribui??es para um diagn?stico socioambiental da PUCRS |
title_full |
Sustentabilidade e acessibilidade no ensino superior : contribui??es para um diagn?stico socioambiental da PUCRS |
title_fullStr |
Sustentabilidade e acessibilidade no ensino superior : contribui??es para um diagn?stico socioambiental da PUCRS |
title_full_unstemmed |
Sustentabilidade e acessibilidade no ensino superior : contribui??es para um diagn?stico socioambiental da PUCRS |
title_sort |
Sustentabilidade e acessibilidade no ensino superior : contribui??es para um diagn?stico socioambiental da PUCRS |
author |
Borges, Jorge Amaro de Souza |
author_facet |
Borges, Jorge Amaro de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho, Isabel Cristina de Moura |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:00153371706 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782300D2 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:98645765004 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Jorge Amaro de Souza |
contributor_str_mv |
Carvalho, Isabel Cristina de Moura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCA??O AMBIENTAL SUSTENTABILIDADE PESSOAS COM DEFICI?NCIA INCLUS?O SOCIAL ACESSIBILIDADE CIDADANIA |
topic |
EDUCA??O AMBIENTAL SUSTENTABILIDADE PESSOAS COM DEFICI?NCIA INCLUS?O SOCIAL ACESSIBILIDADE CIDADANIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This research sought to identify, through a campus environmental diagnosis of Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS), how occurs the internalization of practices and policies for sustainability and accessibility in this university aiming to contribute to the understanding of this process in higher education. Initially, the work gathered information from the website of environmentalization PUCRS and institutional documents. The results were grouped into categories related to teaching, research, extension and management. In a second step, we applied the Test of Sustainability to assess how users perceive the Porto Alegre campus sustainability measures and how they act individually in this way. From the analysis, we claim that the PUCRS follows a trend of sustainability and institutionalization and this process can be observed in Brazilian and Iberoamericans universities as well. At the same time, the response shows the users' perception reveals the necessity to strengthen environmental education for citizenship. Likewise, the dialogue between the concept of accessibility begins to make connections in the field theory, which still deserves further elaboration. |
publishDate |
2013 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-05-07 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-02-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:23:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BORGES, Jorge Amaro de Souza. Sustentabilidade e acessibilidade no ensino superior : contribui??es para um diagn?stico socioambiental da PUCRS. 2013. 290 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3756 |
identifier_str_mv |
BORGES, Jorge Amaro de Souza. Sustentabilidade e acessibilidade no ensino superior : contribui??es para um diagn?stico socioambiental da PUCRS. 2013. 290 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3756 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-8451285793228477937 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
7024413195758546274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educa? |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3756/3/447753.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3756/2/447753.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3756/1/447753.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
434ae11051d6dbac2a51d0b0458d1dd3 0c85155a9cf162e4a984a5eaa9ce14e8 3fc2166291a8994c9555554287f84c79 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1796793198388969472 |