Sustentabilidade e acessibilidade no ensino superior : contribui??es para um diagn?stico socioambiental da PUCRS

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Borges, Jorge Amaro de Souza
Orientador(a): Carvalho, Isabel Cristina de Moura lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o
Departamento: Faculdade de Educa?
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3756
Resumo: This research sought to identify, through a campus environmental diagnosis of Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS), how occurs the internalization of practices and policies for sustainability and accessibility in this university aiming to contribute to the understanding of this process in higher education. Initially, the work gathered information from the website of environmentalization PUCRS and institutional documents. The results were grouped into categories related to teaching, research, extension and management. In a second step, we applied the Test of Sustainability to assess how users perceive the Porto Alegre campus sustainability measures and how they act individually in this way. From the analysis, we claim that the PUCRS follows a trend of sustainability and institutionalization and this process can be observed in Brazilian and Iberoamericans universities as well. At the same time, the response shows the users' perception reveals the necessity to strengthen environmental education for citizenship. Likewise, the dialogue between the concept of accessibility begins to make connections in the field theory, which still deserves further elaboration.
id P_RS_5da71818f949c2297011708a5ddce0ec
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3756
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Carvalho, Isabel Cristina de MouraCPF:00153371706http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782300D2CPF:98645765004Borges, Jorge Amaro de Souza2015-04-14T14:23:32Z2013-05-072013-02-21BORGES, Jorge Amaro de Souza. Sustentabilidade e acessibilidade no ensino superior : contribui??es para um diagn?stico socioambiental da PUCRS. 2013. 290 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3756This research sought to identify, through a campus environmental diagnosis of Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS), how occurs the internalization of practices and policies for sustainability and accessibility in this university aiming to contribute to the understanding of this process in higher education. Initially, the work gathered information from the website of environmentalization PUCRS and institutional documents. The results were grouped into categories related to teaching, research, extension and management. In a second step, we applied the Test of Sustainability to assess how users perceive the Porto Alegre campus sustainability measures and how they act individually in this way. From the analysis, we claim that the PUCRS follows a trend of sustainability and institutionalization and this process can be observed in Brazilian and Iberoamericans universities as well. At the same time, the response shows the users' perception reveals the necessity to strengthen environmental education for citizenship. Likewise, the dialogue between the concept of accessibility begins to make connections in the field theory, which still deserves further elaboration.A presente pesquisa buscou identificar, atrav?s de um diagn?stico socioambiental do campus de Porto Alegre da Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul (PUCRS), como ocorre a internaliza??o de pr?ticas e pol?ticas de sustentabilidade e de acessibilidade nesta universidade contribuindo para a compreens?o deste processo no ?mbito do ensino superior. O trabalho, inicialmente, consistiu em levantar informa??es de ambientaliza??o na p?gina eletr?nica da PUCRS e em documentos institucionais, sendo os resultados agrupados em categorias relacionadas a ensino, pesquisa, extens?o e gest?o. Em uma segunda etapa, aplicou-se o Teste de Sustentabilidade, para avaliar como os usu?rios do campus Porto Alegre percebem as medidas de sustentabilidade e como atuam nesta dire??o, de forma individual. A partir da an?lise, podemos observar que a PUCRS segue uma tend?ncia de institucionaliza??o da sustentabilidade e este processo p?de ser observado em universidades brasileiras e iberoamericanas. Ao mesmo tempo, a resposta da percep??o dos usu?rios mostra a necessidade do fortalecimento de a??es de educa??o ambiental para a cidadania. Da mesma forma, o di?logo entre os conceito de acessibilidade e sustentabilidade come?a a estabelecer conex?es no campo te?rico, que merece ainda maior aprofundamento.Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 447753.pdf: 4098882 bytes, checksum: 3fc2166291a8994c9555554287f84c79 (MD5) Previous issue date: 2013-02-21application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/7705/447753.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??oPUCRSBRFaculdade de Educa?EDUCA??O AMBIENTALSUSTENTABILIDADEPESSOAS COM DEFICI?NCIAINCLUS?O SOCIALACESSIBILIDADECIDADANIACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOSustentabilidade e acessibilidade no ensino superior : contribui??es para um diagn?stico socioambiental da PUCRSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL447753.pdf.jpg447753.pdf.jpgimage/jpeg3411http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3756/3/447753.pdf.jpg434ae11051d6dbac2a51d0b0458d1dd3MD53TEXT447753.pdf.txt447753.pdf.txttext/plain319572http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3756/2/447753.pdf.txt0c85155a9cf162e4a984a5eaa9ce14e8MD52ORIGINAL447753.pdfapplication/pdf4098882http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3756/1/447753.pdf3fc2166291a8994c9555554287f84c79MD51tede/37562015-04-17 15:54:56.677oai:tede2.pucrs.br:tede/3756Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Sustentabilidade e acessibilidade no ensino superior : contribui??es para um diagn?stico socioambiental da PUCRS
title Sustentabilidade e acessibilidade no ensino superior : contribui??es para um diagn?stico socioambiental da PUCRS
spellingShingle Sustentabilidade e acessibilidade no ensino superior : contribui??es para um diagn?stico socioambiental da PUCRS
Borges, Jorge Amaro de Souza
EDUCA??O AMBIENTAL
SUSTENTABILIDADE
PESSOAS COM DEFICI?NCIA
INCLUS?O SOCIAL
ACESSIBILIDADE
CIDADANIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Sustentabilidade e acessibilidade no ensino superior : contribui??es para um diagn?stico socioambiental da PUCRS
title_full Sustentabilidade e acessibilidade no ensino superior : contribui??es para um diagn?stico socioambiental da PUCRS
title_fullStr Sustentabilidade e acessibilidade no ensino superior : contribui??es para um diagn?stico socioambiental da PUCRS
title_full_unstemmed Sustentabilidade e acessibilidade no ensino superior : contribui??es para um diagn?stico socioambiental da PUCRS
title_sort Sustentabilidade e acessibilidade no ensino superior : contribui??es para um diagn?stico socioambiental da PUCRS
author Borges, Jorge Amaro de Souza
author_facet Borges, Jorge Amaro de Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Isabel Cristina de Moura
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:00153371706
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782300D2
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:98645765004
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Jorge Amaro de Souza
contributor_str_mv Carvalho, Isabel Cristina de Moura
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCA??O AMBIENTAL
SUSTENTABILIDADE
PESSOAS COM DEFICI?NCIA
INCLUS?O SOCIAL
ACESSIBILIDADE
CIDADANIA
topic EDUCA??O AMBIENTAL
SUSTENTABILIDADE
PESSOAS COM DEFICI?NCIA
INCLUS?O SOCIAL
ACESSIBILIDADE
CIDADANIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This research sought to identify, through a campus environmental diagnosis of Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS), how occurs the internalization of practices and policies for sustainability and accessibility in this university aiming to contribute to the understanding of this process in higher education. Initially, the work gathered information from the website of environmentalization PUCRS and institutional documents. The results were grouped into categories related to teaching, research, extension and management. In a second step, we applied the Test of Sustainability to assess how users perceive the Porto Alegre campus sustainability measures and how they act individually in this way. From the analysis, we claim that the PUCRS follows a trend of sustainability and institutionalization and this process can be observed in Brazilian and Iberoamericans universities as well. At the same time, the response shows the users' perception reveals the necessity to strengthen environmental education for citizenship. Likewise, the dialogue between the concept of accessibility begins to make connections in the field theory, which still deserves further elaboration.
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-05-07
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-02-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:23:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BORGES, Jorge Amaro de Souza. Sustentabilidade e acessibilidade no ensino superior : contribui??es para um diagn?stico socioambiental da PUCRS. 2013. 290 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3756
identifier_str_mv BORGES, Jorge Amaro de Souza. Sustentabilidade e acessibilidade no ensino superior : contribui??es para um diagn?stico socioambiental da PUCRS. 2013. 290 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -8451285793228477937
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7024413195758546274
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educa?
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3756/3/447753.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3756/2/447753.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3756/1/447753.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 434ae11051d6dbac2a51d0b0458d1dd3
0c85155a9cf162e4a984a5eaa9ce14e8
3fc2166291a8994c9555554287f84c79
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793198388969472