Dificuldades na compreens?o e na forma??o de conceitos de n?meros racionais : uma proposta de solu??o

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Rosa, Rosane Ratzlaff da
Orientador(a): Viali, Lor? lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
Departamento: Faculdade de F?ca
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3312
Resumo: Este trabalho relata uma investiga??o que procurou determinar se o uso de planilha como recurso no ensino dos n?meros racionais na Educa??o B?sica contribui para a aprendizagem e uma maior reten??o desses conceitos a m?dio e longo prazo. A investiga??o foi realizada com uma amostra de alunos de duas turmas da sexta s?rie de uma escola p?blica de Porto Alegre. Os resultados indicaram que o uso da planilha favorece a aprendizagem e torna as aulas mais prazerosas para os alunos, que conseguiram visualizar os processos com os quais trabalharam. Um segundo teste aplicado cinco meses ap?s o primeiro mostrou que os alunos que utilizaram ? planilha apresentaram uma maior reten??o do conte?do. Os resultados apontam ainda que os alunos se sentem ? vontade com a tecnologia e quase todos disseram ficarem mais motivados com as aulas utilizando o computador e tamb?m preferem esse tipo de aula apesar das condi??es do laborat?rio utilizado n?o ser a ideal.
id P_RS_5e0a4137a8eb2308bcc5952d727ecff6
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3312
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Viali, Lor?CPF:11851686053http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790054Y1CPF:89842820068Rosa, Rosane Ratzlaff da2015-04-14T14:12:21Z2008-04-112007-12-19ROSA, Rosane Ratzlaff da. Dificuldades na compreens?o e na forma??o de conceitos de n?meros racionais : uma proposta de solu??o. 2007. 87 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3312Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 399551.pdf: 1712889 bytes, checksum: 2f649a2bd7854bc1d7ffaaa761da72dc (MD5) Previous issue date: 2007-12-19Este trabalho relata uma investiga??o que procurou determinar se o uso de planilha como recurso no ensino dos n?meros racionais na Educa??o B?sica contribui para a aprendizagem e uma maior reten??o desses conceitos a m?dio e longo prazo. A investiga??o foi realizada com uma amostra de alunos de duas turmas da sexta s?rie de uma escola p?blica de Porto Alegre. Os resultados indicaram que o uso da planilha favorece a aprendizagem e torna as aulas mais prazerosas para os alunos, que conseguiram visualizar os processos com os quais trabalharam. Um segundo teste aplicado cinco meses ap?s o primeiro mostrou que os alunos que utilizaram ? planilha apresentaram uma maior reten??o do conte?do. Os resultados apontam ainda que os alunos se sentem ? vontade com a tecnologia e quase todos disseram ficarem mais motivados com as aulas utilizando o computador e tamb?m preferem esse tipo de aula apesar das condi??es do laborat?rio utilizado n?o ser a ideal.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12667/399551.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caEDUCA??ON?MEROS RACIONAIS - M?TODOS DE ENSINOINFORM?TICA NA EDUCA??OMATEM?TICA MODERNA - M?TODOS DE ENSINON?MEROS RACIONAIS - M?TODOS DE ENSINOENSINO ATRAV?S DE COMPUTADORCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAODificuldades na compreens?o e na forma??o de conceitos de n?meros racionais : uma proposta de solu??oinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL399551.pdf.jpg399551.pdf.jpgimage/jpeg3227http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3312/3/399551.pdf.jpg39fd9f806e385380a079d72237f075b1MD53TEXT399551.pdf.txt399551.pdf.txttext/plain134335http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3312/2/399551.pdf.txt2fb242324443754dd6c48e891133c775MD52ORIGINAL399551.pdfapplication/pdf1712889http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3312/1/399551.pdf2f649a2bd7854bc1d7ffaaa761da72dcMD51tede/33122015-04-17 15:59:58.517oai:tede2.pucrs.br:tede/3312Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Dificuldades na compreens?o e na forma??o de conceitos de n?meros racionais : uma proposta de solu??o
title Dificuldades na compreens?o e na forma??o de conceitos de n?meros racionais : uma proposta de solu??o
spellingShingle Dificuldades na compreens?o e na forma??o de conceitos de n?meros racionais : uma proposta de solu??o
Rosa, Rosane Ratzlaff da
EDUCA??O
N?MEROS RACIONAIS - M?TODOS DE ENSINO
INFORM?TICA NA EDUCA??O
MATEM?TICA MODERNA - M?TODOS DE ENSINO
N?MEROS RACIONAIS - M?TODOS DE ENSINO
ENSINO ATRAV?S DE COMPUTADOR
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Dificuldades na compreens?o e na forma??o de conceitos de n?meros racionais : uma proposta de solu??o
title_full Dificuldades na compreens?o e na forma??o de conceitos de n?meros racionais : uma proposta de solu??o
title_fullStr Dificuldades na compreens?o e na forma??o de conceitos de n?meros racionais : uma proposta de solu??o
title_full_unstemmed Dificuldades na compreens?o e na forma??o de conceitos de n?meros racionais : uma proposta de solu??o
title_sort Dificuldades na compreens?o e na forma??o de conceitos de n?meros racionais : uma proposta de solu??o
author Rosa, Rosane Ratzlaff da
author_facet Rosa, Rosane Ratzlaff da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Viali, Lor?
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:11851686053
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790054Y1
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:89842820068
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Rosane Ratzlaff da
contributor_str_mv Viali, Lor?
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCA??O
N?MEROS RACIONAIS - M?TODOS DE ENSINO
INFORM?TICA NA EDUCA??O
MATEM?TICA MODERNA - M?TODOS DE ENSINO
N?MEROS RACIONAIS - M?TODOS DE ENSINO
ENSINO ATRAV?S DE COMPUTADOR
topic EDUCA??O
N?MEROS RACIONAIS - M?TODOS DE ENSINO
INFORM?TICA NA EDUCA??O
MATEM?TICA MODERNA - M?TODOS DE ENSINO
N?MEROS RACIONAIS - M?TODOS DE ENSINO
ENSINO ATRAV?S DE COMPUTADOR
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este trabalho relata uma investiga??o que procurou determinar se o uso de planilha como recurso no ensino dos n?meros racionais na Educa??o B?sica contribui para a aprendizagem e uma maior reten??o desses conceitos a m?dio e longo prazo. A investiga??o foi realizada com uma amostra de alunos de duas turmas da sexta s?rie de uma escola p?blica de Porto Alegre. Os resultados indicaram que o uso da planilha favorece a aprendizagem e torna as aulas mais prazerosas para os alunos, que conseguiram visualizar os processos com os quais trabalharam. Um segundo teste aplicado cinco meses ap?s o primeiro mostrou que os alunos que utilizaram ? planilha apresentaram uma maior reten??o do conte?do. Os resultados apontam ainda que os alunos se sentem ? vontade com a tecnologia e quase todos disseram ficarem mais motivados com as aulas utilizando o computador e tamb?m preferem esse tipo de aula apesar das condi??es do laborat?rio utilizado n?o ser a ideal.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-12-19
dc.date.available.fl_str_mv 2008-04-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROSA, Rosane Ratzlaff da. Dificuldades na compreens?o e na forma??o de conceitos de n?meros racionais : uma proposta de solu??o. 2007. 87 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3312
identifier_str_mv ROSA, Rosane Ratzlaff da. Dificuldades na compreens?o e na forma??o de conceitos de n?meros racionais : uma proposta de solu??o. 2007. 87 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de F?ca
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3312/3/399551.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3312/2/399551.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3312/1/399551.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 39fd9f806e385380a079d72237f075b1
2fb242324443754dd6c48e891133c775
2f649a2bd7854bc1d7ffaaa761da72dc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793194828005376