Dificuldades na compreens?o e na forma??o de conceitos de n?meros racionais : uma proposta de solu??o
Ano de defesa: | 2007 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
|
Departamento: |
Faculdade de F?ca
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3312 |
Resumo: | Este trabalho relata uma investiga??o que procurou determinar se o uso de planilha como recurso no ensino dos n?meros racionais na Educa??o B?sica contribui para a aprendizagem e uma maior reten??o desses conceitos a m?dio e longo prazo. A investiga??o foi realizada com uma amostra de alunos de duas turmas da sexta s?rie de uma escola p?blica de Porto Alegre. Os resultados indicaram que o uso da planilha favorece a aprendizagem e torna as aulas mais prazerosas para os alunos, que conseguiram visualizar os processos com os quais trabalharam. Um segundo teste aplicado cinco meses ap?s o primeiro mostrou que os alunos que utilizaram ? planilha apresentaram uma maior reten??o do conte?do. Os resultados apontam ainda que os alunos se sentem ? vontade com a tecnologia e quase todos disseram ficarem mais motivados com as aulas utilizando o computador e tamb?m preferem esse tipo de aula apesar das condi??es do laborat?rio utilizado n?o ser a ideal. |
id |
P_RS_5e0a4137a8eb2308bcc5952d727ecff6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3312 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Viali, Lor?CPF:11851686053http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790054Y1CPF:89842820068Rosa, Rosane Ratzlaff da2015-04-14T14:12:21Z2008-04-112007-12-19ROSA, Rosane Ratzlaff da. Dificuldades na compreens?o e na forma??o de conceitos de n?meros racionais : uma proposta de solu??o. 2007. 87 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3312Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 399551.pdf: 1712889 bytes, checksum: 2f649a2bd7854bc1d7ffaaa761da72dc (MD5) Previous issue date: 2007-12-19Este trabalho relata uma investiga??o que procurou determinar se o uso de planilha como recurso no ensino dos n?meros racionais na Educa??o B?sica contribui para a aprendizagem e uma maior reten??o desses conceitos a m?dio e longo prazo. A investiga??o foi realizada com uma amostra de alunos de duas turmas da sexta s?rie de uma escola p?blica de Porto Alegre. Os resultados indicaram que o uso da planilha favorece a aprendizagem e torna as aulas mais prazerosas para os alunos, que conseguiram visualizar os processos com os quais trabalharam. Um segundo teste aplicado cinco meses ap?s o primeiro mostrou que os alunos que utilizaram ? planilha apresentaram uma maior reten??o do conte?do. Os resultados apontam ainda que os alunos se sentem ? vontade com a tecnologia e quase todos disseram ficarem mais motivados com as aulas utilizando o computador e tamb?m preferem esse tipo de aula apesar das condi??es do laborat?rio utilizado n?o ser a ideal.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12667/399551.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caEDUCA??ON?MEROS RACIONAIS - M?TODOS DE ENSINOINFORM?TICA NA EDUCA??OMATEM?TICA MODERNA - M?TODOS DE ENSINON?MEROS RACIONAIS - M?TODOS DE ENSINOENSINO ATRAV?S DE COMPUTADORCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAODificuldades na compreens?o e na forma??o de conceitos de n?meros racionais : uma proposta de solu??oinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL399551.pdf.jpg399551.pdf.jpgimage/jpeg3227http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3312/3/399551.pdf.jpg39fd9f806e385380a079d72237f075b1MD53TEXT399551.pdf.txt399551.pdf.txttext/plain134335http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3312/2/399551.pdf.txt2fb242324443754dd6c48e891133c775MD52ORIGINAL399551.pdfapplication/pdf1712889http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3312/1/399551.pdf2f649a2bd7854bc1d7ffaaa761da72dcMD51tede/33122015-04-17 15:59:58.517oai:tede2.pucrs.br:tede/3312Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Dificuldades na compreens?o e na forma??o de conceitos de n?meros racionais : uma proposta de solu??o |
title |
Dificuldades na compreens?o e na forma??o de conceitos de n?meros racionais : uma proposta de solu??o |
spellingShingle |
Dificuldades na compreens?o e na forma??o de conceitos de n?meros racionais : uma proposta de solu??o Rosa, Rosane Ratzlaff da EDUCA??O N?MEROS RACIONAIS - M?TODOS DE ENSINO INFORM?TICA NA EDUCA??O MATEM?TICA MODERNA - M?TODOS DE ENSINO N?MEROS RACIONAIS - M?TODOS DE ENSINO ENSINO ATRAV?S DE COMPUTADOR CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Dificuldades na compreens?o e na forma??o de conceitos de n?meros racionais : uma proposta de solu??o |
title_full |
Dificuldades na compreens?o e na forma??o de conceitos de n?meros racionais : uma proposta de solu??o |
title_fullStr |
Dificuldades na compreens?o e na forma??o de conceitos de n?meros racionais : uma proposta de solu??o |
title_full_unstemmed |
Dificuldades na compreens?o e na forma??o de conceitos de n?meros racionais : uma proposta de solu??o |
title_sort |
Dificuldades na compreens?o e na forma??o de conceitos de n?meros racionais : uma proposta de solu??o |
author |
Rosa, Rosane Ratzlaff da |
author_facet |
Rosa, Rosane Ratzlaff da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Viali, Lor? |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:11851686053 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790054Y1 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:89842820068 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Rosane Ratzlaff da |
contributor_str_mv |
Viali, Lor? |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCA??O N?MEROS RACIONAIS - M?TODOS DE ENSINO INFORM?TICA NA EDUCA??O MATEM?TICA MODERNA - M?TODOS DE ENSINO N?MEROS RACIONAIS - M?TODOS DE ENSINO ENSINO ATRAV?S DE COMPUTADOR |
topic |
EDUCA??O N?MEROS RACIONAIS - M?TODOS DE ENSINO INFORM?TICA NA EDUCA??O MATEM?TICA MODERNA - M?TODOS DE ENSINO N?MEROS RACIONAIS - M?TODOS DE ENSINO ENSINO ATRAV?S DE COMPUTADOR CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este trabalho relata uma investiga??o que procurou determinar se o uso de planilha como recurso no ensino dos n?meros racionais na Educa??o B?sica contribui para a aprendizagem e uma maior reten??o desses conceitos a m?dio e longo prazo. A investiga??o foi realizada com uma amostra de alunos de duas turmas da sexta s?rie de uma escola p?blica de Porto Alegre. Os resultados indicaram que o uso da planilha favorece a aprendizagem e torna as aulas mais prazerosas para os alunos, que conseguiram visualizar os processos com os quais trabalharam. Um segundo teste aplicado cinco meses ap?s o primeiro mostrou que os alunos que utilizaram ? planilha apresentaram uma maior reten??o do conte?do. Os resultados apontam ainda que os alunos se sentem ? vontade com a tecnologia e quase todos disseram ficarem mais motivados com as aulas utilizando o computador e tamb?m preferem esse tipo de aula apesar das condi??es do laborat?rio utilizado n?o ser a ideal. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-12-19 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-04-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:12:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ROSA, Rosane Ratzlaff da. Dificuldades na compreens?o e na forma??o de conceitos de n?meros racionais : uma proposta de solu??o. 2007. 87 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3312 |
identifier_str_mv |
ROSA, Rosane Ratzlaff da. Dificuldades na compreens?o e na forma??o de conceitos de n?meros racionais : uma proposta de solu??o. 2007. 87 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3312 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3565627554998330423 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
6574392640991280001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de F?ca |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3312/3/399551.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3312/2/399551.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3312/1/399551.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
39fd9f806e385380a079d72237f075b1 2fb242324443754dd6c48e891133c775 2f649a2bd7854bc1d7ffaaa761da72dc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1796793194828005376 |